A vegetariana

A vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

rach 19/12/2020

Raros livros me são difíceis a ambientação mas esse a falta de empatia por todos os personagens e pelo enredo me surpreendeu. Não sei nem como consegui chegar ao final. Espero que gostem mais do que eu consegui aproveitar.

Paula 14/12/2023

Estranho?
Não sei se é pela falta de costume em ler livros contemporâneos, sou mais adepta aos clássicos, mas achei uma leitura estranha, não gostei da escrita, algumas vezes bem apelativa e previsível. Pobre em conteúdo.
Rodrigo1001 04/01/2024minha estante
Estamos juntos! Detestei o livro. Superestimado e sem direção alguma. Um dos piores que li em 2022, na verdade. Abraços!

Paula 04/01/2024minha estante
Realmente, superestimado. Foi difícil concluir a leitura ?

Spolaor 26/01/2021

Angustiante
O tempo todo o livro possui uma atmosfera tensa! No desenrolar da história não conseguimos imaginar o que irá acontecer em seguida.

Bia 11/02/2023

"Eu tive um sonho "
É um livro bem esquisito diferente de tudo que já li. Temos três narrativa a que eu mais gostei foi da irmã, só não entendi o final.

É estranho e diferente, porém valeu a leitura.

Gabriel 19/04/2023

"Eu acredito que os seres humanos deveriam virar plantas"
Confesso que terminei esse livro meio sem entender necessariamente o que a autora quis contar. Depois de assistir a resenha da Isabella Lubrano, entendi melhor o que o enredo tenta dizer.

Gosto de ler esses livros da literatura oriental justamente pelo estilo da escrita onde os autores parecem ser capazes de compactar histórias e escrever em menos de 200 páginas tanta coisa que outros não conseguiriam fazer caber em 500.

A narrativa é fluida e os personagens são críveis, apesar de surtados em certos momentos e aspectos. A história de violência e silenciamento da protagonista é bem triste e certas descrições me deixaram um pouco mal (a parte do cachorro principalmente).

No fim, esse livro é um manifesto contra a violência e imposições sociais e sobre como enterrar certos sentimentos não é nem um pouco saudável.

Não cheguei a achar o livro incrível nem nada, mas achei interessante conhecer a prosa da autora e a obra em si que é bem famosa. Legal, mas gostei menos do que outros da literatura coreana.
bruno 19/04/2023minha estante
terminei atos humanos dessa autora com essa mesma sensação de confusão, ansioso pra ler esse

Gabriel 21/04/2023minha estante
Apesar da confusão, a escrita é muito boa e flui tranquilamente

Marcos774 17/02/2023

Seu corpo tem cheiro de carne
Foi minha primeira experiência com a autora e eu me surpreendi. Cada capítulo com uma reviravolta e uma escrita bem bacana. Achei que o final poderia ser bem mais explicado porém você consegue identificar todos os elementos/críticas que a autora utilizou na escrita do livro.

Roberta 21/04/2022

Uma leitura para ficar pensando depois
Não é um livro comum. Ele causa estranheza e talvez eu precise de tempo para digerir tudo que li. Val a pena ler.

Felipe 11/03/2021

A Vegetariana
Até o momento, das leituras que fiz em 2021, foi o romance que mais me surpreendeu. Confesso que no início não estava entendendo muita coisa e estava achando tudo muito louco. Mas com a leitura fluindo, logo percebemos até onde a autora quis chegar ou teve a intenção de chegar.

A história é narrada por três personagens, o marido, o cunhado e a irmã da personagem principal que se chama Yeonghye. Depois de um sonho, Yeonghye decide se tornar vegetariana e essa decisão gera mudanças drásticas não só em sua vida, como na de sua família.

Ao ler esse livro, devemos ir com a mente aberta para adentrar na cultura coreana e também tentar entender todas as mudanças que a protagonista deseja para sua vida e o porquê dessas mudanças. É um livro muito bom e me tirou totalmente da minha zona de conforto. Estou sem palavras para descrever esse livro porque ele foi tão doido, interessante, perturbador e intrigante, que tudo que eu disser aqui, pode não fazer jus ao que o livro representa.
edu basílio 11/03/2021minha estante
... algo me escapou da leitura, sabe, porque eu terminei assim ==> :-|

edu basílio 11/03/2021minha estante
... algo me escapou nessa leitura, sabe, porque eu terminei assim ==> :-|

Felipe 13/03/2021minha estante
Edu. É um livro bem doido né. Eu fiquei vendo alguns vídeos e lendo algumas resenhas. Algumas coisas até batia com o que eu tinha pensado do livro, mas outras achei muita viagem. Mas literatura é isso né. Cada um sente algo quando lê. Depende do momento de leitura e tal, de algum conhecimento prévio sobre a cultura coreana. Para mim, pelo menos, não é um livro excelente, mas é um livro que coloca a gente para pensar alguns tópicos, mas de forma muito doida! Fantasiosa as vezes né. Hehe

Sofia136 24/06/2021

romance intimista e perturbador
A vegetaria é um romance único, com relatos intimistas, que embrulham o estômago, porém que nos fazem refletir sobre a condição humana. O enredo ilustra a história de Yeonghye, uma mulher coreana que decide parar de comer qualquer alimento de origem animal. Contudo, a narrativa é ensurdecedora por relatar apenas a visão dos outros sobre a personagem, apenas mostrar a submissão e dominação do corpo da mulher que sofre transtornos mentais. O livro me lembrou bastante " A metamorfose'', todavia com traços de autoria e originalidade. Assim como na prosa kafkatiana, vemos como a humanidade é perdida com a narrativa tecida pelo seio familiar, porém em '' A vegetariana'' existe um grande exemplo da condição da mulher em um universo patriarcal, onde seu corpo é constantemente erotizado, sua doença é vista como fetiche - por se mostrar pura e infantilizada- e suas palavras são silenciadas por toda sociedade. É uma grande trama sobre a relativização da saúde mental e da autonomia feminina. A obra é composta por três partes que podem ser lidas tanto por ordem numérica quanto independentes. Recomendo muito a obra para quem gosta de textos intensos apesar do número de páginas.

Nathy215 21/10/2020

De carne a planta.
"Acho que os humanos deveriam ser plantas" -Yi Sang

Amei a escrita, é algo que me chama muito atenção nos livros de autores asiáticos, é poético e trágico.

Demorei pra associar todas as questões do livro, desde o começo queria entender o por que a história se volta sobre o fato de Yeonghye ser vegetariana, mas não é bem sobre isso, né?!

Pra quem é vegetariano, sentiu a sutileza das violências por ser "diferente", por sair daquele padrão. A cena do pai obrigando ela a comer carne é tão exagerada, mas de certo real, alguns vegetarianos já passaram por essa situação, aquela violência singela, de falar "pode comer, não tem carne" e propositalmente a pessoa colocar aquele bacon na comida.. é isso, não é algo que parece relevante, mas qual a dificuldade das pessoas de aceitar as escolhas alheias?

A autora trás a visão de uma mulher em uma sociedade que ainda tem muito que evoluir, a protagonista vive sofrendo diversos tipos de violência e talvez se não fosse pelos "absurdos" da historia, seria normal, porque é normal a violencia contra mulher, é normal todo o abuso físico e psicológico, é normal ... bizarro é uma mulher poder fazer suas próprias escolhas.

Mesmo que nosso país ainda seja muito machista e misógino, não é de se comparar a opressão que as mulheres coreanas sofrem, a própria cultura coreana imprime a mulher como um objeto, uma bonequinha de porcelana que precisa ser cuidada, primeiro pelo pai e depois pelo marido, bem a "família tradicional", mas muitas das vezes violência vem de casa.

Um livro onde a própria protagonista não tem voz sobre sua história.

ka 14/11/2021

Vegetarianismo? Sonho? Esquizofrenia?
Uma estória de vegetarianismo que? Não. O livro não tem absolutamente nada a ver com o nome ou com o primeiro capítulo narrado pelo marido de Yeonghye.

Narrado em três perspectivas diferentes sobre a mudança repentina de Yeonghye, a cada momento o leitor acha que a estória caminhará para um lado, mas caminha para algo totalmente aleatório e empolgante. O início do livro traz importantes reflexões acerca dos pré-conceitos com o vegetarianismo e manifestações feministas da personagem que se encontra em conflito consigo mesma e com o mundo.

No entanto, os dois capítulos seguintes são de total brisa que mais promovem reflexões psicoterapêuticas do que qualquer outra coisa. O único desenvolvimento que faltou foi a perspectiva de Yeonghye, mas acredito que a falta dela tenha sido a ideia principal da autora para trazer as sensações brisadas ao leitor.

?Tenho alguma coisa entalada na boca do estômago. Não sei o que é. Mas está sempre aqui. Mesmo depois de parar de usar sutiã, não deixei de sentir esse incômodo. Por mais que respire fundo, esse aperto no peito não passa.?

Buona Lettura!
A.C.L. 06/12/2021minha estante
Esse livro virou um dos meus favoritos. Eu amei que cada capítulo tem uma perspectiva e um narrador diferente. O livro é meio triste e poético. Adorei a resenha ?

K.Castanheda 03/06/2023

Uma imagem crual, quase palpável, do sofrimentos e dos silenciamentos presentes nas relações familiares.

Lipe 17/10/2021

Uma boa ideia má executada
Após ler algumas resenhas elogiando o título, decidi comprá-lo. Entretanto, não posso dizer o mesmo.

A premissa do livro é bem interessante. A protagonista tem um sonho horrível. Após esse sonho, ela decidi aderir a dieta vegetariana. Achei bem original.

O primeiro capítulo que é narrado pelo marido da protagonista. Ele comenta que a esposa dele nunca foi uma esposa tradicional. Não era muito vaidosa, não se importava quando ele chegava mais tarde em casa, não lhe cobrava explicações. Ap torna-se vegetariana, ela emagreceu muito, ficou com uma aparência de doente. Não aceitava carne na casa deles e nem qualquer alimento de origem animal. A mesma não aceitava que o marido a tocasse. Ela alegava que o corpo dele tinha cheiro de carne. Então, o casamento morno e pataco tornou sem sentido. Achei esse capítulo bem instigante. Temas bem delicados: relacionamento abusivo, não aceitação da família?
O Segundo capítulo que é narrado pelo cunhado, toma outro rumo. Os temas abordados anteriormente não são continuados. A narrativa vai pra outro rumo. Na minha perspectiva uma total fuga de tema. O terceiro capítulo é narrado pela irmã da protagonista. Ele se inicia de um horrível ocorrido. Depois desse ocorrido, a protagonista nunca mais foi a mesma. O livro foi pra um rumo. Eu só pensava: é sério isso?
As minhas críticas são: se a autora tivesse seguido a linha do 1 capítulo. O livro seria incrível. Entretanto, ela se perdeu. Deu relevâncias a fatos bobos, perdeu toda a mágica da estória.
Faltou um capítulo narrado pela protagonista. Só temos a visão delas por terceiros. Eu ainda acredito que falta uma certa coerência para certas atitudes, só ela explicaria.
A autora abordou alguns temas pertinentes e não os desenvolveu. Fiquei com o gostinho de quero mais. A estória ficou com muitas pontas soltas, falta de informações. O final ficou aberto.

Thárin 23/04/2020

Intrigante
O livro é dividido em 3 partes, que contam a mesma história em sequência temporal porém de pontos de vista diferentes. Chama atenção o fato de que nenhum deles é narrado pela própria protagonista.
Confesso que fiquei muito perturbada com vários trechos da narrativa que pra mim foram muito incômodos. Mas, já que a proposta do livro é tratar de sexualidade e loucura, acho que cumpriu bem a função.
Recomendo a quem deseja ter contato com uma cultura muito diferente da sua, e com um assunto que não costuma ser muito abordado na literatura de forma geral, mas já aviso que não é muito agradável.
Beatriz 24/05/2020minha estante
Tenho muita vontade de encarar

Thárin 25/05/2020minha estante
Boto fé!! Acho válido, recomendo, mas achei uma leitura muito estranha kkkkkkk