A vegetariana

A vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

Aline 30/03/2021

Livro envolvente que te prende na leitura , li muito rápido e recomendo a obra.

Camila 09/08/2020

Sobre dor e violência
Talvez esse romance seja, acima de tudo, sobre como as pequenas violências se tornam grandes, principalmente na vida de uma mulher em um país conservador. E se nos tornássemos plantas, quem sabe não sentiríamos essa dor e não nos tornaríamos mais bondosos? Termino esse livro com um buraco em meu peito, podia ser eu e podia ser você, no lugar da Yeonghye.

akasaori 03/07/2020

"A vegetariana" foi meu primeiro contato com a literatura sul-coreana. O choque cultural foi muito interessante e em certos momentos até desconfortável, mas ao chegar no final do livro não pude entender a metáfora que ele apresentou. Então, após assistir a resenha da Isabella Lubrano (Ler antes de morrer), pude entender o que a autora apresentou no texto e digo que foi incrível!
Entretanto, senti falta de mais momentos com ponto de vista da Yeonghye e maiores explicações sobre o plot, para que não fosse necessário que o leitor fizesse uma pesquisa para entendê-lo, já que vi diversas resenhas que avaliaram mal o livro por não ter esse conhecimento prévio.
Pretendo ler mais da literatura asiática, foi uma experiência muito interessante!

laah_eugenio 30/03/2022

o que foi isso
de duas coisas uma: eu fui muito burra pra entender esse livro ou simplesmente achei meio chato e não gostei (acontece). tirando isso eu realmente não sei o que dizer e nem o que eu achei dessa leitura. foi uma coisa tão surreal essas horas que passei imersa nessa loucura (não sei como definir de outra forma) que agora que li as últimas páginas entendi muito menos que quando tava iniciando o livro. han kang o que diabos é isso não tenho essa capacidade intelectual mulher

Anna1607 03/08/2023

Loucura como emancipação?
Acredito que mulheres de diferentes formas conseguem se relacionar com esse livro, a filha perfeita que sempre faz o que é esperado e numa epifania se vê sem viver, a mãe cujo fio de vida é segurado pelo sorriso do seu filho, a filha e mulher que sofreu abusos, normalizou isso e por fim, inevitavelmente, colapsou. Ele trás uma dualidade gritante entre os papéis de homem e mulher, como a mulher passa a ser descartável quando ela não atende a determinadas expectativas, é um livro denso, apesar de curto, é preciso ir além das palavras para o compreender.

Larissa Guimarães 13/07/2021

Eu gostei muito da narrativa, é uma história totalmente perturbadora e acredito que cheia de simbolismos os quais não consegui decifrar totalmente.
Achei que ficaram lacunas a respeito dos sonhos, esperava um final esclarecedor. De qualquer forma, foi um livro que gostei, não sei explicar rs

y o o n e 08/08/2021

"Eu acredito que os seres humanos devem virar plantas" Yi Sang

Começo com essa frase por achar que você precisa dela para iniciar o livro. É uma frase muito famosa na Coréia e significa que para você resistir as atrocidades do mundo, só sendo pacífico como uma planta.

Pois bem, 'A vegetariana' é um livro, antes de tudo, fácil de ler, porém não é tão simples de interpretá-lo.
O livro é curto, com construção textual simples, que não demanda esforço para lê-lo, realmente fluido. É divido em três partes, sendo a primeira narrada pelo marido da protagonista, a segunda pelo cunhado e a terceira pela irmã mais velha.

A interpretação do livro está nas entrelinhas, principalmente se você lembrar sempre da frase com a qual iniciei minha resenha.
A personagem principal, que sempre foi complacente, mediana e sem nenhum diferencial (pela visão do marido), decide um dia parar de comer carne (por conta de pesadelos que ela tem) e o que deveria ser uma decisão simples, se transforma em uma questão para as pessoas às sua volta, que em nenhum momento tentam entende-la, mas sim mudá-la.
Todo processo que a Yeonghye, desde a decisão de parar de comer carne até às cenas finais, são claramente um mecanismo de defesa para lidar com todo sofrimento vivenciado por ela desde sua infância.

francis31 23/01/2021

muito bom, não entendi nada.
comecei o livro com uma ideia completamente diferente na minha cabeça e o que encontrei durante a leitura foi, sinceramente, um quebra-cabeça.

claro, há certos aspectos singulares que são 'fáceis' de entender, como, por exemplo, a submissão feminina dentro da história, a monstruosidade de um homem comum, numa sociedade igualmente comum, o isolamento em que a protagonista se coloca e como os outros ao seu redor reagem à mudança, porém, no geral ou num ponto de vista mais abrangente? não entendi nada.

não sei se o problema sou eu e a minha interpretação, a tradução diferenciada ou a história em si, porém, não é uma leitura que me adicionou.

Ari 04/05/2023

Não é pra mim
Este foi uma indicação do nosso clube do livro!
uma história difícil de ler, algumas partes pesadas pra quem como eu, busca na leitura algo leve para descontrair!

arthur966 18/03/2021

aquela mente, à qual eu nunca tivera acesso, o seu interior, me pareceu uma armadilha sem fundo.

aconteceu isso comigo também quando eu parei de comer carne.

Kamila156 22/09/2022

Bom para nos tirar da zona de conforto.
É um livro que devorei em uma só sentada porque a leitura flui e é interessante observar como os personagens reagem à mudança de comportamento da personagem principal, a vegetariana. É possível imaginar que no passado, a vegetariana e sua irmã tinham uma relação bonita porque depois que o caos reina, a única coisa que resta é essa irmandade. Mas sinceramente? É um personagem mais asqueroso que o outro, infidelidades, mentiras, ausência, covardia? literalmente um pior que o outro.
Um ponto interessante da história é notar que somente através da mudança radical de alguém próximo a nos que acordamos para vida, até porque, todos estavam infelizes e não faziam nada sobre isso.
Há gatilhos sim durante a leitura relacionados a abusos, principalmente do homem contra a mulher, ou do mais forte contra o mais fraco. O livro pode muito bem ser uma crítica, mas confesso que depois da leitura tudo o que pensei é: O que acabou de acontecer aqui???

Evelyn.Rosa 27/05/2022

A Vegetariana: uma leitura surpreendente
A Vegetariana conta a história de Yeonghye, moça introvertida e absolutamente comum que de repente decide parar de comer carne.
A história me prendeu desde o princípio pela facilidade e graça como é contada. Comecei a ler de maneira totalmente despretensiosa sem ao menos saber do que se tratava e me peguei totalmente envolvida já caminhando para a metade do livro.
Entretanto confesso que coloquei uma expectativa equivocada conforme a história foi se desenvolvendo, diferente da forma como comecei a leitura.
Imaginei que em algum momento a história fosse dar um salto para um lugar totalmente inesperado e fantástico, ou que a trama fosse se desenvolver beirando o terror. Talvez isso até aconteça, mas não dá forma como achei que iria acontecer e isso não é algo necessariamente ruim.
Mas com certeza estragou minha experiência com o livro. Porque A Vegetariana é uma experiência brutal mas ao mesmo tempo sutil.
Ela trata de assuntos tão íntimos e delicados que é preciso que o leitor esteja atento a sutilezas.
É uma história com bastante erotismo que fala sobre violências sofridas na infância e depressão.
Com certeza é uma leitura que eu recomendaria. É um livro que faz críticas bem pertinentes, mas minha dica para o leitor desavisado é: não construa expectativas conforme a trama for se desenvolvendo. Só siga em frente.
. . aisha ð­ 27/05/2022minha estante
Mt bom!!!! Obrigado pela recomendação

Kim 20/04/2020

Visceral
Leitura curtinha, mas impactante.
Iniciei a leitura sem ter lido o resumo e imaginei uma estória completamente diferente, mas não fui impactada negativamente.

Gostei bastante e me surpreendeu, mas não consigo recomendar para todo mundo. É um livro para se ler quando se está bem consigo mesmo, pois há conteúdos de gatilho.