A vegetariana

A vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

akasaori 03/07/2020

"A vegetariana" foi meu primeiro contato com a literatura sul-coreana. O choque cultural foi muito interessante e em certos momentos até desconfortável, mas ao chegar no final do livro não pude entender a metáfora que ele apresentou. Então, após assistir a resenha da Isabella Lubrano (Ler antes de morrer), pude entender o que a autora apresentou no texto e digo que foi incrível!
Entretanto, senti falta de mais momentos com ponto de vista da Yeonghye e maiores explicações sobre o plot, para que não fosse necessário que o leitor fizesse uma pesquisa para entendê-lo, já que vi diversas resenhas que avaliaram mal o livro por não ter esse conhecimento prévio.
Pretendo ler mais da literatura asiática, foi uma experiência muito interessante!

francis31 23/01/2021

muito bom, não entendi nada.
comecei o livro com uma ideia completamente diferente na minha cabeça e o que encontrei durante a leitura foi, sinceramente, um quebra-cabeça.

claro, há certos aspectos singulares que são 'fáceis' de entender, como, por exemplo, a submissão feminina dentro da história, a monstruosidade de um homem comum, numa sociedade igualmente comum, o isolamento em que a protagonista se coloca e como os outros ao seu redor reagem à mudança, porém, no geral ou num ponto de vista mais abrangente? não entendi nada.

não sei se o problema sou eu e a minha interpretação, a tradução diferenciada ou a história em si, porém, não é uma leitura que me adicionou.

Flávia Pasqualin 18/02/2020

CATARSE
Uma mulher completamente sem voz ativa perante os outros decide, da noite para o dia, se tornar vegetariana. A partir disso a vida de todos aqueles que a cercam sofrem as consequências dessa mudança repentina de comportamento. Uma história sobre resignação e protesto, repleta de camadas sobre as cobranças e abusos sofridos pelas mulheres ao longo de suas vidas, em especial aos praticados no próprio seio familiar. Uma leitura bastante enigmática e perturbadora.

Evelyn.Rosa 27/05/2022

A Vegetariana: uma leitura surpreendente
A Vegetariana conta a história de Yeonghye, moça introvertida e absolutamente comum que de repente decide parar de comer carne.
A história me prendeu desde o princípio pela facilidade e graça como é contada. Comecei a ler de maneira totalmente despretensiosa sem ao menos saber do que se tratava e me peguei totalmente envolvida já caminhando para a metade do livro.
Entretanto confesso que coloquei uma expectativa equivocada conforme a história foi se desenvolvendo, diferente da forma como comecei a leitura.
Imaginei que em algum momento a história fosse dar um salto para um lugar totalmente inesperado e fantástico, ou que a trama fosse se desenvolver beirando o terror. Talvez isso até aconteça, mas não dá forma como achei que iria acontecer e isso não é algo necessariamente ruim.
Mas com certeza estragou minha experiência com o livro. Porque A Vegetariana é uma experiência brutal mas ao mesmo tempo sutil.
Ela trata de assuntos tão íntimos e delicados que é preciso que o leitor esteja atento a sutilezas.
É uma história com bastante erotismo que fala sobre violências sofridas na infância e depressão.
Com certeza é uma leitura que eu recomendaria. É um livro que faz críticas bem pertinentes, mas minha dica para o leitor desavisado é: não construa expectativas conforme a trama for se desenvolvendo. Só siga em frente.
. . aisha ð­ 27/05/2022minha estante
Mt bom!!!! Obrigado pela recomendação

Larissa Guimarães 13/07/2021

Eu gostei muito da narrativa, é uma história totalmente perturbadora e acredito que cheia de simbolismos os quais não consegui decifrar totalmente.
Achei que ficaram lacunas a respeito dos sonhos, esperava um final esclarecedor. De qualquer forma, foi um livro que gostei, não sei explicar rs

@limakarla 13/12/2022

Absolutamente impactada com essa leitura e todos os seus desdobramentos. É uma aflição do início ao fim tentar compreender as motivações dos personagens, tentar entender minimamente o que acontecia ali, bem na parte que não conseguimos acessar: dentro dos pensamentos das pessoas.

Acompanhamos aqui, principalmente, duas irmãs que são marcadas pela violência em casa e que atravessam toda a história em uma mistura de loucura, angústia e traições. É difícil, mas muito sutil a forma como a autora fala sobre a dificuldade de uma mulher fazer suas próprias escolhas na cultura em que vive, quão questionável e inaceitável essas escolhas se tornam.

Passei boa parte do livro sem entender bem se gostava do que estava lendo, mas é uma história forte, que te prende e te faz querer desvendar cada um dos mistérios que vão acontecendo. Muitíssimo bem escrito também!
Renato Carvalho 28/12/2022minha estante
Exatamente! Mas vezes indigesto

renneboldo 28/12/2022minha estante
Fodaaaa

Kim 20/04/2020

Visceral
Leitura curtinha, mas impactante.
Iniciei a leitura sem ter lido o resumo e imaginei uma estória completamente diferente, mas não fui impactada negativamente.

Gostei bastante e me surpreendeu, mas não consigo recomendar para todo mundo. É um livro para se ler quando se está bem consigo mesmo, pois há conteúdos de gatilho.

Anna1607 03/08/2023

Loucura como emancipação?
Acredito que mulheres de diferentes formas conseguem se relacionar com esse livro, a filha perfeita que sempre faz o que é esperado e numa epifania se vê sem viver, a mãe cujo fio de vida é segurado pelo sorriso do seu filho, a filha e mulher que sofreu abusos, normalizou isso e por fim, inevitavelmente, colapsou. Ele trás uma dualidade gritante entre os papéis de homem e mulher, como a mulher passa a ser descartável quando ela não atende a determinadas expectativas, é um livro denso, apesar de curto, é preciso ir além das palavras para o compreender.

Vellasco 27/06/2020

Uma narrativa sobre liberdade individual.

Possui três narrativas a respeito de uma mulher que por conta dos seus sonhos resolve se tornar vegetariana, uma do marido, outra do cunhado e uma da irmã mais velha.

Em alguns aspectos se torna indigesto mas é isso que torna esse livro tão incrível.

Mari 04/02/2022

A vegetariana - Han Kang.
Não gostei desse livro, achei que ia ser só sobre uma mulher que vira vegetariana da noite pro dia, porém, é um livro que aborda bem mais do que isso. Esse não é o problema, o problema é que eu procurei um livro e achei outro.

Talvez se eu tivesse lido ele em um outro momento da minha vida (mais velha e mais madura) eu teria gostado.
Não tenho mais o que falar, não entendi quase nada pra poder fazer uma resenha melhor, e a parte que eu estava começando a entender foi bem no fim, que acabou de repente e sem nenhuma explicação.

Sei que o livro aborda muitos assuntos importantes e tabus, e é por isso que eu recomendo ele sim. Não é o meu estilo de livro, mas pode ser o seu, então leia e tire suas próprias conclusões.

inasantos 04/05/2021

Perturbador
Estava estagnada nas leituras tinha um tempo e peguei esse livro sem maiores pretensões, mas o livro é perturbador, a leitura prende. Sensação de querer saber e entender o que se passa o tempo todo.

Não é um livro sobre vegetarianismo, não é um livro pesado. É um livro sobre loucura e sanidade, sobre descaso e afeto.
Joana.Carvalho 04/05/2021minha estante
Será que fiquei com vontade de ler? ?

inasantos 05/05/2021minha estante
Você precisa ler Joana! Acho que será ótimo com a sua visão de psicóloga!!

Báh 19/04/2023

Não sei
Confesso que não me envolvi muito na narrativa, pra mim foi bem arrastado e confuso. Talvez não tenha lido em um bom momento, e por isso não consegui extrair muita coisa, mas achei interessante a história e a forma que foi contada. Consegui perceber algumas coisas que me passaram em branco depois de ler algumas resenhas, mas não sei se leria de novo com outro olhar.