Una Estrella que no se apaga

Una Estrella que no se apaga Esther Earl

Resenhas - A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar

Eduarda 22/10/2018

Estrela
O livro é repleto de fotos e desenhos de Esther, que nós fazem ver sua vida. Palmas para a Editora Intrínseca pelo belíssimo trabalho na edição do livro, as páginas decoradas e coloridas ficaram fantásticas. Particularmente, considero Esther uma inspiração, e seria sua amiga se tivesse tido a oportunidade. As estrelas nunca serão as mesmas quando eu for observa-las, porque eu sei que no meio daquele infinito, a de Esther sempre estará lá. Estrelas, inevitavelmente se apagarão um dia, mas a de Esther não, ela sempre há de brilhar. Termino esse resumo com lágrimas em meu rosto.

Diego Lunkes 15/08/2018

Um dos benefícios que a leitura pode proporcionar é apresentar assuntos com os quais você dificilmente entraria em contato no seu dia-a-dia. Ler sobre determinado assunto é ter um vislumbre de ideias, sentimentos e experiências pessoais de um autor, narrador e/ou personagem. Talvez nenhum outro gênero aprofunde tanto este quesito quanto biografias. Neste sentido, a biografia de Esther Earl Grace se destaca por apresentar sua vida não somente nas palavras da própria autora, mas também em um mosaico com diversas fontes, além de transparecer verossimilhança através de seus relatos.

Talvez o nome de Esther não desperte nenhuma lembrança na maioria das pessoas, mas basta citar a personagem Hazel Grace do livro "A Culpa é das Estrelas" para perceber como um número considerável de pessoas conhece, em parte, a história de sua vida, ainda que não saibam disso. Contudo, embora o romance de John Green tenha sido parcialmente motivado pelas experiências de Esther, é importante ressaltar que o livro não reproduz (ou sequer tem a pretensão de reproduzir) a vida da garota e que, mais importante, Esther Earl não é Hazel Grace, nem Hazel Grace é Esther Earl.

Diagnosticada com câncer de tireoide aos doze anos, Esther Earl Grace decidiu por registrar sua jornada de combate à doença. Mas seu livro é mais do que isso. Nas palavras da própria autora "é uma história sobre uma garota que encarou uma experiência que mudou sua vida conhecida como Câncer de Tireoide. Esta não é uma daquelas histórias dramáticas do tipo ‘baseado em fatos reais’, especialmente porque Câncer de Tireoide não é um dos piores tipos de câncer. Este é uma história sobre mim, Esther Earl, enfrentando uma doença muito assustadora."

Essa veracidade proposta nas primeiras palavras, aliás, permeia o livro como um todo, a começar pelo fato da publicação acertadamente ter mantido os textos tal qual foram escritos, sem se preocupar com hipercorreções a fim de padronizar e formalizar a escrita. E não menos verossímeis são os relatos sobre o dia-a-dia de Esther, que englobam desde procedimentos detalhados sobre seu tratamento até entradas curtas e simples sobre dias de ócio. Este contraste ajuda o leitor a compreender que sim, a vida de Esther possui muitas situações peculiares, mas não, a vida de Esther não é definida apenas pela sua condição, nem tampouco é Esther.

A verossimilhança ainda está presente na variedade de relatos. Esther nos é apresentada sob seu próprio ponto de vista, mas também sob a visão de familiares, de amigos próximos, de amigos virtuais e da doutora responsável pelo diagnóstico e tratamento. Este leque de personalidades, de alguns relatos mais superficiais e de outros mais profundos, ajudam o leitor a combinar as diferentes informações, permitindo criar uma visão de Esther multifacetada, tridimensional e mais próxima da realidade.

As fontes das informações, por sua vez, corroboram para imergir ainda mais o leitor na vida e na pele da garota. Entradas de diários, posts de blogs, cartas, histórico de conversas online, bilhetes. Tudo isso fornece dicas sobre como Esther escrevia em diferentes situações, sobre o que costumava pensar, sobre opiniões a respeito dos mais variados assuntos.

O livro ainda exibe uma diagramação propositalmente elaborada para criar a impressão de se ter um diário em mãos. As páginas coloridas transmitem um tom infantil e inocente que combina com a personalidade de Esther. As fotografias em abundância ilustram momentos íntimos e descontraídos (fotografias que, por sinal, às vezes se encontram deslocadas no layout, como estivessem coladas na página). Mudanças de fonte e tamanho de letras marcam os diferentes tipos de textos. Alguns textos pessoais são acompanhados de uma fotografia do texto original, como a fotografia de uma carta, permitindo admirar a caligrafia de Esther. Desenhos, colorações, rasuras, erros gramaticas e semânticos são mantidos inalterados para que se mantenha o sentido que se pretendeu passar pelas palavras.

A biografia de Esther se afasta do jeito tradicional de se fazer biografia. Isto é, relatos que, por mais profundos e completos que sejam, sempre estão limitados à visão de um autor. Ao invés disso, "A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar" compila uma ampla gama de informações, combinando a profundidade de ideias e sentimento vindos das palavras da própria autora com visões externas de entes próximos, o que cria uma visão mais rica, honesta e imersiva. É claro que no meio destes relatos encontram-se diversas passagens sobre fatos corriqueiros que podem cansar o leitor por apresentar nada de relevante. Mas esse é justamente um dos méritos desta biografia: retratar a vida como ela é.

site: https://barbaliterata.wordpress.com/2018/08/15/a-estrela-que-nunca-vai-se-apagar/

Ler é Literário 09/08/2018

Olá literários e pessoas apaixonadas por livros em geral!!!
Tudo bem com vocês??

Dia 3 de Agosto foi "Esther Day" e eu não vou me debruçar aqui explicando o que é esse dia para mim como Nerdfighter, pois quem acompanha a gente no Instagram (@lereliterario) deve ter visto o post que fiz explicando melhor sobre esse dia (se não viu é só clicar aqui) e tem um vídeo dos vlogbrothers que explica melhor sobre esse dia (e claro se você é bom, ou tenta arranhar o Inglês vai assistir. E claro se você amar John Green e Hank Green vai assistir com mais certeza ainda rsrsrsrs) é só clicar aqui.

"Enquanto muitos casais dizem: 'eu te amo' muitas vezes ao dia, esses outros tipos de amor, os que Esther sentia, muitas vezes passam despercebidos."

A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar (This Star Won't Go Out) é um livro que pra mim ainda fica difícil dizer que é de autoria da Esther Earl, pois a mesma nunca esperou que sua própria história fosse contada um dia ou até mesmo publicada e isso ocorreu através da intervenção de seus pais Lori e Wayne Earl que acabaram resolvendo trazer sua história para que mais pessoas conhecessem. O livro sobre a vida dessa jovem menina de nome com significado de estrela foi lançado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca e no mesmo vamos conhecer sobre a pessoa que acabou recebendo a dedicatória de A Culpa é das Estrelas.

"Fico surpreso que o livro tenha encontrado um público tão grande, mas a pessoa que eu mais queria que o tivesse lido nunca o fará."

Com introdução feita por John Green o livro irá trazer uma história que não se pensava ser contada, pois como eu disse a própria Esther não imaginava isso. Ela tinha aptidões para escrita e tinha histórias iniciadas ao qual nunca chegaram a ser terminadas, mas que eram algo que não envolvia sua vida pessoal.

"Sempre que escrevo alguma coisa e releio, faz pouco sentido. Talvez eu seja inteligente demais para o meu próprio cérebro. (;"

Se você espera uma biografia em que já se sabe o que está sendo escrito a cada palavra, então pode repensar isso pois o livro não trará nada desse tipo. Aqui você tem trechos de cartas, trechos de diários escritos, desenhos, relatos de familiares e amigos que chegaram a conhecer essa menina incrível que foi a Esther. É simplesmente algo que representa a graça, força de uma estrela que marcou e marca a todos que a conheceram e os que não chegaram a conhecê-la.

[...]

LEIA MAIS DA RESENHA NO BLOG

site: https://lereliterario.blogspot.com/2018/08/resenha-52-estrela-que-nunca-vai-se.html

whoismarianaa 17/07/2018

o livro é legal, mas acho que em alguns momentos ele ficou um pouco extenso, mas não foi nada que afetou muito.
Pra quem gosta de livros desse tipo acho uma boa recomendação mesmo que pra mim não tenha funcionado tanto, por isso que eu avaliei com 3 estrelas
gabriel 21/08/2018minha estante
Ui uma resenha bem sucinta

gabriel 21/08/2018minha estante
Opinativa

Poliana Lira 01/07/2018

Estee queria tanto tê-la conhecido...
Enrolei bastante pra ler esse livro, porque sabia o que essa estrela ia fazer comigo.. Chorei do início ao fim, senti saudades de uma mocinha que nem conheci, senti raiva por ela ter essa merda de doença, senti amor por ela ser quem ela é..
Espero que muitas pessoinhas leiam este livro e sejam mais como Esther Earl
Miihs 02/07/2018minha estante
Lizzy, te entendo vem comigo foi assim e queria ter conhecido ela

Poliana Lira 03/07/2018minha estante
Muito amor por essa menina. ???

Poliana Lira 03/07/2018minha estante
Muito amor por essa menina

Miihs 03/07/2018minha estante
A historia é mto incrivel

Dreh 31/03/2018

Escrito pela garota que inspirou John Green a escrever “A Culpa é das Estrelas”, este livro é bastante emocionante já que são escritos com as palavras da própria Esther Earl, com alguns trechos contados por seus pais e até um trecho escrito por John.

Ela conta sobre sua vida, desde antes de descobrir o câncer de tireoide, até depois. Como foi sua vida após o diagnóstico, qual foi sua rotina a a partir de então.

Ela conta até o momento em que conheceu John Green pessoalmente. Como fala aí na própria sinopse, tudo foi retirado de textos que ela escreveu antes de morrer, alguns de seus diários.

Yara Santos - @universodeutopia 31/03/2018

Acessem o ig: @universodeutopia
Universo de Utopia
06/02/16
A estrela que nunca vai se apagar - Esther Earl

A palavra que define este livro é: INCRÍVEL! Nunca gostei muito de biografias, mas ganhei este de meu cunhado e me encantei.

Esther Grace Earl é uma garota muito talentosa e alegre que inspirou John Green a escrever A culpa é das estrelas, aos 12 anos ela foi diagnosticada com câncer de tireoide.

Esta biografia é diferente de todas as outras, onde há depoimentos de amigos que ela fez durante sua curta vida de 16 anos, da família e de todos que tiveram o prazer de conviver com Esther.

Cara, ela é apaixonante, não é daquelas pessoas que ficam se torturando com a ideia de uma doença tão fatal que é o câncer, ela vivia seus dias como se fossem o último, e o livro nos mostra partes de seu diário, em como ela enfrentava os obstáculos, reportando sua vida como uma história de ficção.

Serviu de inspiração para milhares de pessoas no mundo inteiro, com o seu vlog e os grupos online dos quais fazia parte. Em suas fotografias, nunca deixava de ser carismática, assim como em seus desenhos.

É de fácil leitura e fascinação. Recomendo a todos, pois o câncer é mortal sim, mas não podemos deixa-lo ser uma morte enquanto há vida!

Amanda 04/03/2018

A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar
A primeira coisa que eu pensei quando recebi meu diagnóstico foi: "Meu Deus, minha vida acabou." Passei por meu período de tristeza, incompreensão e revolta. Porém, eu senti a necessidade de sair desse ciclo ruim de angústia, e percebi que estava na hora de eu encarar a situação da forma mais real e positiva possível. E a primeira coisa que eu pensei foi em procurar um livro que abordasse o tema sobre câncer na tireoide, e A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar foi a melhor coisa que apareceu na minha vida!! Como eu mudei após a leitura desse livro...Como minha visão de vida é diferente. A Esther me ensinou que todo dia eu tenho que me lembrar de ser incrível, e que eu preciso sempre de ser feliz e estar com pessoas que me fazem feliz. E que a vida foi feita para ser vivida em constante positividade e graça.
É uma leitura excelente para todos os tipos de pessoas e em qualquer situação da vida...
A vida é vista de uma forma muito mais valorizada aos olhos de quem descobre ter uma doença. Então, não deixem para perceber como é gostoso cada momento do dia apenas quando souberem que algo ruim pode vir a acontecer..
Livro nota mil!!!
Eduardo 06/03/2018minha estante
Que resenha linda! Todo amor, força e felicidade do mundo pra você nessa fase!

Amanda 06/03/2018minha estante

Tatah 31/12/2017

Esther
Esther era uma garota incrível e não digo isso por que ela tinha câncer, e sim por ela ser tão maravilhosa ser esse exemplo de alegria e de ter esse talendo de espalhar alegria e ajudar quem precisase com gestos simples como uma conversar ou um conselho mesmo com todas  dificuldades , não é atoa que todos queriam conhece-la.
Ela fez muitos amigos na internet em um grupo chamado catitute muito mais que um grupo e sim uma segunda familia ,e como eles diziam ela fazia com que eles se sentisem unicos e especiais. É lindo ver o amor e gratidão que ela tem por seus amigos ,sua familia e a confiança que ela tenhta em Deus.

antribeiro 18/12/2017

O melhor livro que eu li em 2017 ?
Sem duvidas ? A estrela que nunca vai se apagar ? è o melhor livro que eu li em 2017 , ele conta a história da garota que inspirou John Green a escrever ? A culpa é das estrelas ? , embora eu achei bem diferente mais aí tudo bem .
Mais sobre o livro , è realmente maravilhoso e mágico , não te faz cair no tédio , e eu não achei triste pois a Esther hear ela mesmo com o câncer não se deixou abater e cair na tristeza , sem se falar que o livro trás referências maravilhosas o tempo todo como ? Harry Potter & John Green , eu amei realmente , não te faz cair no tédio em nenhum momento e tu vai querer devorar essa obra prima em um dia mesmo .

Canal Gostosa Leitura 26/11/2017

Resenha

Thuus 09/09/2017

A ESTRELA QUE NUNCA VAI SE APAGAR EM NOSSOS CORAÇÕES
A estrela que nunca vai se apagar- de Esther, Lori e Wayne Earl narra a história de Esther, uma menina alegre que inspirou John Green que a escrever A culpa é das estrelas. A vida dessa estrelinha foi publicada em um não ficção que nos conta a batalha de Esther, diagnosticada com câncer na tireoide em 2006,pela vida.

Dedicado principalmente aos amigos, familiares e a todos que torceram e apoiaram Esther enquanto ela lutava contra o câncer, AEQNVSA é contado através de cartas comemorativas, depoimentos de médicos e amigos, site atualizado pelos pais e da própria Esther por meio de seu diário.

Esther Grace Earl era uma menina que gostava de desenhar e de escrever, como deixa claro ao longo do livro. Quando não sabia como se expressar, ela escrevia. Escrevia para os pais, escrevia para si, escrevia sobre o que estava sentindo, sobre como se sentia a respeito da família, do câncer, de Deus e sobre tantas outras coisas.

A verdade é que o que a nossa estrela viveu foi duro, mas poderia ter sido ainda mais se ela não tivesse vivido com alegria e pensando positivo. A Esther era humana, era adolescente, ás vezes se sentia injustiçada pelo o que estava passando, pelas experiências que não estava vivendo, mas sempre buscava levantar o humor com a graça das pequenas coisas: uma ida ao restaurante, a um evento geek, fazendo vídeos pro Youtube, conversando com os amigos nos chats de internet.

Gosto de pensar que se qualquer um de nós tivesse o prazer de ter conhecido Esther ficaria muito feliz com isso. A aproximação que a biografia nos proporciona de Esther,com fotos e dos pensamentos expressos no diário de Earl, criam uma espécie de ponte entre o leitor e a figura incrível que foi Esther.

O QUE EU ACHEI

Conhecer Esther foi um presente, desde que vi a capa desse livro a alguns anos atrás, não desisti de conhecer sua história. Foi triste que por mais que eu já soubesse do fim, eu passei o livro todo torcendo por sua vida. Fiquei feliz pela ligação dela com Deus, uma forma que ela tinha de desabafar e se reconfortar quando não tinha mais a quem chorar. Ela tinha os pais delas? tinha, tinha sim. Mas houveram momentos em que Esther estava tão chateada com sua situação e como qualquer outra pessoa, também se chateava com os pais.

O livro tem 437 páginas e uma edição muito bonita. As fontes, cores, estrelas, para mim passam toda a alegria e a vontade que Esther tinha de viver. Até as ilustrações feitas por ela, fotos e o carinho com que escrevia sobre a família mostram a pessoa maravilhosa que ela era. E o sorriso da Esther na capa?!

Quanto a minha leitura, foi um pouco lenta, não sei se era a fase que eu estava que não cooperou muito, mas tive a impressão de que alguns depoimentos ficaram extensos demais e retardaram um poco o fluxo da leitura. Mas no geral é uma obra tão linda e feita com tanto carinho e amor, que isso nem tem tanta importância.

Esther ficou na nossa memória e no nosso coração, recomento a leitura para todas as pessoas.

**FOTOS NO BLOG

site: https://vieeclairee.wordpress.com/2017/08/26/1442/

Pri 06/09/2017

Que LIVRO!!??
O mundo precisa ler esse livro. Acho que nunca maia verei a vida da mesma forma.Eternamente grata por poder conhecer a história da Esther.