The Kiss of Deception

The Kiss of Deception Mary E. Pearson
Mary E. Pearson

Resenhas - The Kiss of Deception

Emma 26/04/2022minha estante
SPOILER pra quem não leu!!!!!!????

O cara errado que vc passou apaixonada era o Kaden amg????

Briza 27/04/2022minha estante
Sim?eu to lendo o segundo e vi q ele não é ruim, mas ainda nn confio KKKKK

Emma 27/04/2022minha estante
Mds finalmente alguém que gostava dele tbmmm

Emma 27/04/2022minha estante
Gosto do Rafe, mas eu tava caidinha pelo Kaden kkkkkkkkkkk fiquei muito chateada quando descobri :(

Briza 27/04/2022minha estante
né!!! Eu tava achando ele super fofo com jeitinho de príncipe ??

Sim shhshshsshhshs

Déia 01/07/2022

O início é bem eletrizante, deixa no ar um misto de mistério e magia. No desenvolvimento resta uma história um pouco chata com muito romance e pouca fantasia. O final salvou tudo, fechamento sensacional. No contexto geral, gostei do livro e quero continuar a trilogia.
Olá

Victoria 02/07/2022minha estante
Querida, esse livro tem hot?

Déia 02/07/2022minha estante
Nesse primeiro volume não. É romance mais lento e leve.

Legal

Victoria 02/07/2022minha estante
Obrigada por tirar esse dúvida de mim querida ?

Annalisa 07/07/2020

The Kiss of Deception

Primeiro de tudo: Atire a primeira pedra quem não comprou essa série pela edição MARAVILHOSA da DarkSide? Porque eu comprei sem nem saber qual era a história, \o/

Antes da história propriamente dita, preciso fazer um parenteses aqui e comentar sobre o enredo histórico criado pela Mary como base de sustentação da história principal.
Sério, é inacreditável o quanto ela criou do passado para conseguir conta o presente, é como se existisse uma história do antes e do depois, você só lê o "depois", mas o "antes" está enraizado na cultura, religião e costumes dos povos, você enxergar e entrelaçar presente e passado; É um passado criado e construído minunciosamente com todos os elementos palpáveis, são como pilares de um templo perfeitamente planejados e realizados, é um passado que daria gosto de ler também.

"Era um vez, criança, há muito, muito tempo, sete estrelas que pendiam no céu. Uma para chacoalhar as montanhas, uma para revirar os oceanos, uma para afogar o ar; E quatro para testar os corações dos homens".

Lia, nossa protagonista vive neste mundo de guerra e tradições, acorrentada por sua posição e transtornada por seus deveres. Não se enxerga como personagem ativa, mas apenas um peão do reino de seu pai. Possui a posição de Primeira Filha, mas sinceramente não entende quais são as reais implicações de sua posição, na verdade, nem ela e nem ninguém. Sua posição de Primeira Filha é baseada em uma tradição passada ao longo dos anos, e fico com a impressão que seu real significado já se perdeu a muito tempo. Mas eles ainda continuam perpetuando a história, e utilizam Lia como fonte de barganha política. Obviamente ela é vendida para um casamento.

Casamento esse que obviamente também não acontece, todo o início da história acontece com Lia e sua fiel amiga fugindo do reino de seu pai, e partindo em busca da sua liberdade e independência. Ao mesmo tempo em que logo atrás delas vão as duas misteriosas personagens: o príncipe abandonado no altar e um assassino contratado para matá-la.

É ai que a coisa fica boa, porque a história é contada pelo ponto de vista dos três: Lia, Príncipe e Assassino. E entre esses dois últimos, você NÃO SABE quem é quem. Nem a Lia. Então você passa o resto da história tentado analisar os aspectos físicos, os trejeitos, as falas, as habilidades, a personalidade, o envolvimento dos dois com a Lia, sempre tentando descobrir quem é quem. E eu sinceramente errei, tinha certeza de quem era quem, e errei ao fim.

E é esse mundo que nos é apresentado, é um clássico romance de fantasia com pegadas histórias e políticas. Sinceramente? Uma delícia de leitura, em alguns momentos acabe ficando um pouco monótona a narrativa, mas nada que depois não mude e a leitura flua com grande facilidade.

"Esse mundo, ele nos inspira, eles no cheira, eles no conhece e depois nos exala de novo, nos partilha. Você não está contida aqui nesse único lugar somente. O vento, o tempo, ele circula, repete, ensina, revela, alguns golpes de ceifeira cortando mais a fundo do que outros. O universo sabe. O universo tem uma longa memória. É assim que o dom funciona. No entanto, há aqueles que são mais abertos a compartilharem as coisas do que outros".

Sei que Lia tem muito a percorrer ainda, a verdadeira história dela ainda nem foi contada, ela precisa entender primeiro o que ela representa nesse mundo, qual sua real influência na história de suas tradições, o que sabem até então é uma gota, e o que nos será revelado, um oceano.

"Mas lembre-se criança, de que todos nós podemos ter as nossas próprias histórias e nossos próprios destinos e, às vezes, uma sorte aparentemente ruim, mas todos também fazemos parte de uma história maior. Uma história que transcende o solo, o vento, o tempo... e até mesmo nossas próprias lágrimas. Histórias mais grandiosas terão sua vez."

Vick 09/07/2020minha estante
Rafe ou Kaden?

Annalisa 09/07/2020minha estante
Quem eu prefiro dos dois?

Vick 19/07/2020minha estante
Sim

Annalisa 26/07/2020minha estante
Vick, sinceramente não sei;
Durante toda a leitura me vi trocano de preferência, mas se fosse para escolher como "melhor evolução do personagem" ficaria com Kaden.

Xanda 26/05/2021minha estante
A vontade que eu fiquei de ler agora ??

Oi

Victoria 02/07/2022minha estante
Amor, esse livro é lgbt?

Milena.Santos 02/07/2022minha estante
Não é não

Hum

Obrigada querida

Regina 05/04/2021

O livro em si é bom, a personagem da Lia é maravilhosa em todos os sentidos, a história tem uma proposta muito interessante, com todo o mistério de quem é o príncipe e de quem é o assassino.

Porém achei que o Rafe o Kaden, não foram muito bem trabalhados, eles não tem características marcantes que diferenciam um do outro, o que fez o livro, não ser tão bom quanto poderia ser, sem tirar o fato que logo no início eu consegui descobrir quem era quem.

Achei que tem uma parte do livro que ele fica um pouco chato e monótono, onde não acontece mais nada de interessante, e também onde já fica claro que ela já se decidiu de quem ela gosta, acabando nem tendo um triângulo amoroso (que era a proposta), talvez isso mude no decorrer dos outros livros, não sei. O livro vem ficar mais interessante já mais para o final, onde eu não conseguia parar de ler.

A respeito da escrita do livro, achei bastante agradável, e fluída, tipo quando os personagens vão de um lugar ao outro, ela nem perde muito tempo contando sobre cada árvore que eles passa ao decorrer do caminho, mas também da detalhes o suficiente para não parecer que eles se teletransportaram.
maria 05/04/2021minha estante
nossa, simm. eu achei o rafe e o kaden super sem graça, a autora poderia ter trabalhado mais, espero que nos próximos eles melhores

maria 05/04/2021minha estante
*melhorem

Regina 05/04/2021minha estante
Ahh que bom que n sou eu que tava ficando maluca, por ter achado eles parecido uns golens, iguais e sem personalidade kkk

Eduarda781 11/04/2021minha estante
pra mim foi muito fácil descobrir quem era o príncipe e quem era o assassino kkkkkk

Regina 11/04/2021minha estante
Simmm, ela deixou muito na cara logo no início do livro

Isadora 16/07/2016

The BOOK of deception
Depois de muito sofrimento, eu decidi me render. Parei em 52%, depois de pular muitas páginas e torcer para acabar logo. Mas ia demorar demais.

Primeiro, essa capa não tem nada a ver com a história! A protagonista tem "longos cabelos negros" e não "médios cabelos castanhos". A não ser que a protagonista vá mudar da metade para o fim, essa capa está errada (e é muito feia).

Segundo que até onde eu aguentei ler, o livro é somente sobre UM TRIÂNGULO AMOROSO. Somente e unicamente. Tem uma história de mágica, dons e patati patata que nada salvam a narrativa.

Até a metade, o livro foi sobre a protagonista ruborizando e se arrepiando pelos dois camaradas da história. Quando um chega, ela sente seu coração acelerado. Quando o outro chega, ela sente seu mundo tremendo. Uma hora, ela é salva do perigo por um; em outro momento, o outro lhe dá um beijo eletrizante. Ela também nunca consegue desviar o olhar pois está sempre hipnotizada pelos charmosos e enigmáticos olhos (de qualquer um dos dois fulanos da história).

Além de toda essa chatura citada acima, esse amor instantâneo estúpido, nós ainda temos uma protagonista que é uma péssima amiga. Ela decide que é seu dever contar uma mentira para amiga, porque amigas fazem isso mesmo, protegem suas BFF da verdade.

História rasa, protagonista rasa, fulanos rasos, capa feia.

Enfim... Enfim...

O livro é bobíssimo até os 52%. Muito, muito bobo mesmo. Desisti.

ATUALIZAÇÃO:

Eu li uma resenha super divertida no Goodreads onde a pessoa faz uma observação engraçada, que nem eu tinha percebido.

A fuga inicial basicamente se inicia, porque a princesa decide que seu noivo provavelmente é um velho decrepito horroroso. Então, porque a INTELIGENTE não pediu para uma criada sondar e ver como o príncipe era??!

Porque??? O livro ia acabar no primeiro capítulo.
Lili 19/07/2016minha estante
KKKKKK ruboriza e arrepia!!!não aguento mais essas protagonistas trêmulas e indecisas,detesto odeio, abomino triângulos amorosos,desisti de ler o livro!!!Para que uma série com tão pouco enredo e muita bobagem romântica e melosa!!!!?????

Isadora 25/09/2016minha estante
Pois é! Poderiam ter feito um livro menos superficial...

Iza Carla 08/01/2017minha estante
Decepcionei com o livro também, quanto à capa, acredito que seja Pauline na imagem, não Lia. A descrição bate com Pauline.

Isadora 22/05/2017minha estante
Realmente, se parece mais com a Paulie. E eu também me decepcionei.

@hialee 14/12/2017minha estante
Li todo e me senti enganada pela capa tbm.
Até que gostei do livro, mas minha maior questão contra o livro é que elas fogem a até que se saem bem na fuga. Porém quando chegam ai vilarejo não se desfazem dos burros que compraram no meio do caminho. Pq é claro ninguém ia perceber duas viajantes bonitas que aparentemente não tinham motivos pra estar ali chegando em burros. E é claro de todos os trabalhos que elas poderiam ter, trabalhar numa taberna onde passa todo tipo de gente todos os dias e ninguém exceto os dois caras desconfiaram de nada.

Dezza 24/02/2022

Surpreendente
Confesso que não peguei esse livro com tanta fé pra ler, achava que a história seria bem arrastada e sem graça, mas me enganei.
Amei a jornada da Lia, uma garota que escapou de um casamento arranjado para tentar ter uma vida normal e tranquila longe do seu reino, mas que acabou encontrando muitas pedras no caminho.
Kaden, um assassino, enviado para matá-la
Rafe, o príncipe, que foi atrás dela em busca de respostas para entender o porque da recusa pelo casamento.
Dai que se desenvolve a amizade e a aproximação.
Lia se vê apaixonada por um deles, mas também sente muito apego pelo outro, ficando um tanto dividida.
Vários conflitos vão acontecendo, pessoas atrás de Lia para levá-la para casa, outros a querendo pelo dom que ela carrega e até então não sabe controlar, um dom que supostamente a transforma em algo muito poderoso.
Amei o plot, amei o suspense criado pelo autora. Só não dei 5 estrelas, porque gostaria que ela tivesse feito um suspense maior em quem era o assassino e o príncipe. Mas enfim, amei o desenrolar e espero que o próximo seja ainda melhor.
Barbs Vr. 27/02/2022minha estante
Tem spoiler no seu comentário! Acho q só vc pode criar o alerta. Uma das melhores coisas do livro é justamente não saber quem é o príncipe ou o ladrão...

Dezza 27/02/2022minha estante
Não tem spoiler não, amg... no próprio livro já sabemos quem é o ladrão e o príncipe, a autora coloca kkkkk não sei se você leu, mas a autora não esconde a identidade deles

Barbs Vr. 28/02/2022minha estante
A gente só descobre na metade do livro. Até pq têm os capítulos separados, cada um entitulado como príncipe, ladrão, Rafa e Kaden.

Barbs Vr. 28/02/2022minha estante
Eu só quis dizer q pra quem tem intenção de ler, ou até mesmo já começou, na minha opinião isto seria um spoiler. É um dos diferencias do livro você ler tentando adivinhar quem é quem (até a metade). Depois q a autora revela, os capítulos não têm mais a divisão ladrão e príncipe, apenas os nomes dos personagens...
Mas pra deixar claro, já que por texto vale a interpretação, eu comentei de boa, tá?! Kkkk Vc faz o q quiser, eu só quis alertar mesmo. Sem treta ??
O importante é recomendar o livro, um dos meus favoritos, por sinal ?

Dezza 28/02/2022minha estante
Não estou tretando, relaxa kkkk
Só que quase sempre em resenhas existem spoilers, é uma conclusão da sua leitura, eu já peguei várias por ler por curiosidade, tanto que coloco pra sinalizar durante meus comentários pra não pegarem no meio do caminho. O livro é maravilhoso, só achei o suspense das identidades deles fraco. Mas fica tranquila, amore, não levei pro coração.

Deh 28/04/2019

Leitura arrastada. Nem me darei ao trabalho de comprar os próximos.
Esperava muito mais. Literalmente julguei - o pela capa, pois pelo menos da aparência do mesmo, não tenho o que falar. Porém a história não me prendeu, achei previsível muitas coisas, inclusive quem era o príncipe, que saquei desde o início. O enredo tem muitas falhas e o diálogo é bobo e sem graça. Enfim, peguei ranço e por todos esses motivos e por ser tratar de um livro caro, não irei me preocupar em comprar as continuações.
Carol.Fahl 28/04/2019minha estante
Eu também saquei quem era quem, mas no fim até q achei legalzinho

Deh 29/04/2019minha estante
Acho que eu criei expectativa demais sabe rsrs. No fim acho que me impliquei.. Kkk

Jefferson.Carvalho 28/05/2019minha estante
Nossa gostei da sua opinião, isso mostra o quanto um livro pode ter diversos pontos de vista. No meu caso eu amei a história e como ela se desenvolveu, eu achei que o príncipe era um personagem, e no final era outro. Me emocionei com algumas mortes que teve no desenrolar da trama.

Celly 06/10/2019minha estante
Concordo com você. Senti exatamente a mesma coisa quando estava lendo, no caso, terminei hoje, e pelo jeito não vou comprar a continuação.

Deh 12/10/2019minha estante
Pelo menos serve para enfeitar a estante rs

Paola 28/03/2024minha estante
Eu amo o Rafe demais aaaaa

Paola 28/03/2024minha estante
O Kaden eu achei meio sem noção. Ele realmente achou que ela querer construí um futuro em venda depois do que aconteceu com o irmão dela? KKKKKk

Lulunie 29/03/2024minha estante
Né, concerteza ela vai querer morar no reino das pessoas que mataram o irmão dela ??

Paola 29/03/2024minha estante
E nem para ser um lugar bonito. É todo cinza monstruoso, o castelo parece um monstro sem olhos, não tem um verde naquele lugar e as pessoas andam com ossos pendurados na cintura véi

Paola 29/03/2024minha estante
E as crianças matam

Likka 29/11/2018

Um livro recheado de surpresas
Eu não conhecia a autora e não conhecia ninguém que tinha lido o livro. Fiquei atraída pela sinopse e procurei mais um pouco sobre ele na internet, então resolvi ler. Quando abri o livro fiquei encantada! Nunca tinha lido um livro dessa editora, então me surpreendi com a estética do livro. Ele veio com um marcador do livro e um pôster, além disso ele tem um mapa da região onde se passa a história desenhado por dentro da capa. Achei isso muito legal! Sempre que um lugar era citado eu voltava e olhava no mapa. Isso ajudava a me localizar hahaha.
A história é bem cativante assim como os personagens. O início da história é clichê, Lia foge do casamento arranjado e vai até Terravin com sua melhor amiga. Porém, dois homens a seguem nessa aventura, o Príncipe à quem sua mão foi prometida e o Assassino. O que mais gostei foi que assim como a protagonista você não sabe quem é quem. A leitura mexe um pouco com a questão dos estereótipos que criamos para as pessoas e a nossa imagem quem seria o Príncipe e quem seria o Assassino.

Lia é uma personagem forte, um pouco ingênua, mas inteligente. Ela precisa se passar por uma pessoa normal, já que ninguém pode descobrir que ela é a Princesa de Morrigan. Foi muito interessante ver como ela amadureceu tendo que encarar a vida fora do castelo. Desde o inicio fui cativada por Pauline, a melhor amiga de Lia, que é amigável, inteligente, forte, mas assim como Lia, um pouco ingênua. Gostei do poder feminino presente nas personagens.

Fiquei apaixonada por Kaden desde a primeira vez que ele apareceu. Ele é gentil, educado, forte e muito inteligente. Já Rafe, demorei mais para gostar. Ele é mais bruto e chega até a ser um pouco grosseiro, mas com o tempo ele mostra um lado mais gentil e amigo também. No final acabei apaixonada pelos dois! Hahaha! E é possível perceber que a Lia também ficou um pouco na dúvida, porém ela deixa claro que ela possui sentimentos mais fortes por um deles.

Eu me surpreendi muito com esse livro! Não esperava por nada disso. Eu esperava algo mais clichê e não a aventura que foi. Além disso, realmente gostei da escrita da autora, a leitura é viciante.
Lara Jacques 04/12/2018minha estante
O livro é escrito em inglês?

Likka 04/12/2018minha estante
Não, ele foi traduzido para português, mas o título permaneceu em inglês.

Lara Jacques 09/12/2018minha estante
Ah!! Obgg

Suellen vieira 10/12/2018minha estante
já eu sou o contrario gostei do Rafe desde o inicio, sei la so chegada em bady boys meio grosso, so não sei se a imagem passada pro ele nesse livro continuara pelos próximos, sinto que muitas coisas serão diferentes nos próximos livros em relação aos personagens, estou doida pra saber se só estou ficando doida ou tenho razão

Anna 22/03/2021

Deception.. isso resume meu sentimento...
Tinha muitas expectativas nesse livro: tinha uma capa linda, uma sinopse bacana, esperava demais dele. E só me decepcionei... ?
Até o festival a história vai que vai, é engraçada, leve, divertida. A partir dali tudo se perde, vira uma "jornada de heroína" chata, lenta, sem emoções..
O livro podia fácil ter umas cem páginas a menos, toda a viagem final não acrescenta muita coisa a história (talvez a parte dos ciganos, mas sei lá). Tenho zero interesse de ler as continuações...
Laura 22/03/2021minha estante
Eu acho q tem coisas na jornada dela nesse primeiro livro q só serão realmente relevantes no terceiro livro!!! Depois q é terminei a tribologia eu entendi q NADA foi escrito em vão

Laura 22/03/2021minha estante
Pra mim, o terceiro livro é com certeza o melhor!!!

Anna 22/03/2021minha estante
Laura, só queria saber de quem foi o beijo que ela se decepcionou... Não sei se tenho fôlego para ler mais dois desse série.. rsrsr... Mas obrigada por dividir comigo a sua experiência! Acho que não sou mais público alvo dessa história (infelizmente!)

Laura 22/03/2021minha estante
Kkkkkk nunca tinha parado pra pensar qual dos beijos foi decepcionante!! Eu adoro esse tipo de universo q a autora criou, mas, pra quem não gosta muito, eu imagino q deva ser um saco mesmo kkkk

Angel 02/10/2016

Achei um pouco arrastado no início, acho que pelo fato de não gostar de triângulos amorosos de alguns livros, continuo não gostando. O livro tem seus altos e baixos, achei que o dom deveria ser mais explicado, mas deve acontecer nos próximos livros, mas no geral eu gostei do livro, tem uma história boa e que dá para mostrar bastante coisa, sou suspeita pq gosto de livros que tenham guerras e fantasia!
Rafa Ferrante 04/10/2016minha estante
eu queria tanto, tanto esse livro daí quando chegou em casa perdi a vontade de ler, por acaso vc sofre disso tbm?

Angel 04/10/2016minha estante
As vezes sim, muitas vezes o livro fica lá mofando, mas sempre acabo lendo! Rsrs. Na verdade acho q compro mais do q posso ler, tenho uma penca de livros e ainda continuo comprando e os mais interessantes vão sempre furando fila! Kkkk

Rafa Ferrante 04/10/2016minha estante
Angel somos gêmeos kkk comprei 5 semana passada e agora tô louco por 2 que baixou o preço rs

Angel 05/10/2016minha estante
Somos gêmeos mesmo! Kkkk

Jessica599 27/06/2016

Princesa Lia, venha cá e me ensine a ser incrível como você!
Princesa Arabella Celestine Idris Jezelia – ou somente Lia, como ela prefere ser chamada -, a Primeira Filha da Casa de Morringhan estava prometida em casamento ao Príncipe de Dalbreck, como uma estratégia política de seu pai, o rei, para apaziguar as rédeas entre os reinos. Mas Lia não estava disposta a ser entregue aos braços de um desconhecido para selar uma aliança política. Lia queria uma vida de verdade em que pudesse se casar por amor e ter o direito de tomar suas próprias decisões. É movida por esse desejo de liberdade que Lia foge do reino, partindo com sua amiga e antiga criada Pauline rumo a uma vida nova sem as riquezas e os luxos de Morrighan.

A Princesa era esperta, sabia que seria procurada pelo exército do rei e tentou falsificar todas as pistas da fuga, mas o que Lia não imaginava era que tinha um Assassino do reino inimigo - o reino de Venda - procurando por ela disposto a matá-la. Por outro lado, o Príncipe Herdeiro de Delbreck - aquele que casaria com ela - também partiu em busca de Lia; de orgulho ferido e movido pela curiosidade de saber quem era essa mulher que teve a coragem e audácia de abandonar um príncipe no altar.

A narrativa segue detalhando o cotidiano de Lia e Pauline em Terravin, um povoado simples que lhes serviu de abrigo. Lia foi me conquistando gradativamente pelo seu posicionamento diante de uma vida nova; sempre disposta a aprender, sincera consigo mesma, leal àqueles que ela ama e carregando nas veias a coragem de uma mulher determinada. A Princesa de Morrighan me surpreendeu, assim como as outras personagens, e nessa história a verdadeira protagonista é a força feminina.

Os capítulos intercalam entre o ponto de vista de Lia, do Príncipe e do Assassino e, sabem o que é legal? O leitor não sabe quem é o Príncipe, nem quem é o Assassino. Essa peculiaridade na história de Mary E. Pearson faz com que a gente sinta aquele medo de não saber se está torcendo pela pessoa certa.

Com uma mitologia incrível e personagens cativantes, The Kiss of Deception insere o leitor nesse universo fantástico facilmente. Foi uma das minhas melhores leituras do ano até agora e espero que o livro dois não demore a chegar aqui no Brasil. O primeiro volume das Crônicas de Amor e Ódio está numa belíssima edição pela Darkside Books. Capa Dura, cheiroso, com marcador de fita e mapa. É um prato cheio para amantes de romance e fantasia YA se deliciarem.

site: www.arosadoprincipe.blogspot.com.br
kah 27/06/2016minha estante
minha nossa ja queria ler faz tempo, agora necessito

Jessica599 27/06/2016minha estante
kah, esse livro é muuuuuito bom! leia, leia! :DDD

Key 27/06/2016minha estante
Lia é foda!!! Rainha do meu s2

Jessica599 27/06/2016minha estante
hehehe! também acho ela muito foda! não vejo a hora de ler o livro dois!

jubs 07/05/2021minha estante
amg pfv me ajuda, eu tô lendo e tô perdida, o rafe é o príncipe e o kaden o assassino?

opslyn 08/05/2021minha estante
Jubs, pelo que entendi essa dúvida é comum quando se começa a ler, porque a autora faz isso propositalmente.
SPOILER
O Kaden é o assassino e o Rafe é o príncipe.

jubs 12/05/2021minha estante
obrigada amg, mas eu acho q vou abandonar pq tá bem chatinho

opslyn 14/05/2021minha estante
ele é meio paradinho mesmo, estou indo a trancos e barrancos ?

ila 19/04/2021

de fato, um beijo da decepção
esse livro foi uma montanha russa de sentimentos pra mim. comecei bastante empolgada e curti bastante o começo. chegou no meio com o plot do livro (que sinceramente, achei bastante confuso, apesar de ter caído exatamente no que a autora queria, acho que ela deu pistas falsas o tempo inteiro, muito incondizente com a atitude dos personagens) e comecei a achar um lenga, lenga sem fim. mais pro final, o livro ganha um ritmo e te motiva a ler pra saber como ele acaba.
no geral, não é um péssimo livro, talvez pra quem esteja começando a ler seja até legal, só que confesso que até agora tô tentando entender porquê dele ser tão hypado. a autora foca muito no romance e deixa a fantasia bem em segundo plano, boa parte do livro eu nem lembrava que era de fantasia. fiquei bastante chateada com as pistas falsas que ela deu para mascarar o plot. sigo sem entender o porquê de ser a pauline (uma personagem secundária) na capa e não a lia. demorei mais do que pensei que demoraria pra acabar, pensei seriamente em abandonar, só não fiz isso porque me apeguei a um personagem em específico. não sei se quero continuar a trilogia, mas se continuar, vai ser por conta desse personagem que espero que ganhe um bom destino.
resumindo: é um livro bem okzão, não vá com expectativas altas porque provavelmente você vai receber um beijo da decepção.
distritodoslivros 19/04/2021minha estante
O dois eh bem mais emocionante mas tb eh meio arrastadinho

ila 19/04/2021minha estante
uaaaa eu queria ler pelo meu kaden mas medo dele virar um monstro ou de ficar total de escanteio

distritodoslivros 19/04/2021minha estante
Hmmshsmshsms não posso contar kkkkkk

distritodoslivros 19/04/2021minha estante
Mas se ler o dois dai tem que ler até o fim