Doze anos de escravidão

Doze anos de escravidão Solomon Northup

Resenhas - 12 Anos de Escravidão

Andrea 11/11/2020

Uma história triste e revoltante
Já imaginava a indignação que sentiria ao ler esse livro, contudo, saber os detalhes da vida de uma pessoa forçada à escravidão é muito doloroso. Leitura extremamente necessária a todos!

Vanehelen 14/02/2020

Impactante!
A história da verdadeira escravidão citada por Solomon Northup, o homem que pode vivê-la e garante que nem as novelas nem os filmes podem relatar a verdadeira escravidão. O filme foi fielmente criado à partir desse livro e garanto que após ler o livro e ver o filme ou vice e versa, não vai entrar em conflito cinematográfico e literário, eu diria que foi retirado apenas as partes mais devastadoras contra o ser humano escravo, isso porque claro há uma "conduta" cinematográfica a ser respeitada. Páginas após páginas é impossível não criar seu micro filme na mente, impossível não sentir a solidão de Solomon durante a historia da escravidão dele e impossível não sentir a tristeza e frustração ao passar anos de seu relato, mas ao final sentirá uma sensação de liberdade e alívio assim como ele sentiu ao voltar para casa, talvez nunca chegamos a sentir a dele mas nesse livro seus sentidos serão ativados a cada página.

Tatá 07/03/2020

Único!
Minha primeira resenha, então é provável que seja bem imperfeita...
Fiquei impressionada ao perceber que a cada página o autor retratou com tantos detalhes os 12 anos de escravidão que viveu...
Nessa leitura foram surpreendentes para mim os trechos em que Solomon elogia algo/alguém ou descreve experiências boas e de aprendizado em meio a tantas crueldades e injustiças...
Em alguns momentos você fica tão triste e angustiado, ou esperançoso, quanto o próprio Solomon...
Recomendo o livro e considero a leitura extremamente necessária para todos!

Luh Lobo 21/10/2020

É um livro bem reflexivo, por vezes agoniante. Tem que ter muito psicológico para chegar até o final.

Liv 30/08/2021

Difícil de ler
Difícil ler, tive q parar várias vezes...
É difícil ver quanto uma pessoal sofreu e o que ela perdeu pela escravidão.
É um livro bem detalhado sobre o que o autor viveu, cada página mostra a vontade de Solomon em sobreviver e provar sua liberdade.

Fabrício 23/05/2020

Uma história que trata
Da triste realidade de um negro livre que foi sequestrado e vendido como escravo. É um livro curto, mas bem escrito, que nos causa repúdio pela escravidão. É narrado pelo próprio autor em primeira pessoa. Há uma adaptação para o cinema, mas achei o livro melhor.

@_larliterario 14/12/2021

Doze anos de Escravidão
Assisti a adaptação desse livro há alguns anos com meus pais e lembro que na época fiquei tão triste que nem conseguia falar.

Depois de ler o livro só posso dizer que estou ainda mais triste e revoltada com tudo isso. A escravidão assolou a vida de tantos seres humanos tratados com tanto descaso e falta de humanidade... Solomon mesmo nascido como homem livre, sentiu na pele tanta maldade.
É um livro precioso e creio que todos deveriam lê-lo. Mais ainda as pessoas que, ainda nos dia de hoje, são tão aquém ao que aconteceu.

Giovanna1242 10/06/2020

?as vozes de representantes patrióticos enchendo a boca para falar de liberdade e igualdade e o clangor das correntes dos pobres escravos quase que se mesclavam. Uma casa de escravos sob a sombra do Captólio!?

?Ele tratou de me silenciar, como se temesse que minha voz fosse ouvida. Mas eu não queria saber de ficar em silêncio e denunciei os autores de minha prisão, fossem quem fossem, como vilões irremediáveis?

Tamiris.Misael 28/01/2023

Trecho
"...não tenho comentários sobre a fazer sobre a escravidão. Aqueles que lerem este livro poderão formar duas próprias opiniões sobre essa "instituição peculiar."."

Solomon Northup

Fernanda Sleiman 28/07/2021

pesado
ja havia assistido o filme, mas nada nos toca tanto que as palavras de Solomon e os doses anos que ele viveu como escravo. e de pensar que tantas pessoas não tiveram a sorte de desfrutar da liberdade que Solomon teve. A escravidão é o mais vergonhoso feito da humanidade.

Amani.Cruz 07/08/2021

Aprendi o que não fazer
Assim como ?O Diário de Anne Frank? esse é um dos que nos ensinam o que não devemos fazer ou aceitar que seja feito dentro de uma sociedade.
Aceitar que a escravidão seja algo normal ou interessante é dizer ao mundo que o amor ao próximo não existe.
Gente, que livro! Relatos verídicos de um homem livre que foi sequestrado e submetido a 12 anos de escravidão.

fev 13/01/2021

#BingoLitNegra #LeiaNegros

Esse é um relato de cortar o coração em tantas partes que nem sei o que dizer. Acompanhar a saga de Solomon Northup, homem negro liberto que tornou-se escravo, é de um reflexão sobre liberdade das pessoas negras nos EUA. É muita dor, sofrimento, crueldade que ganham destaque por mais que haja pessoas boas em algumas partes dos relatos.

A escrita/tradução de Solomon fez com fosse mais fácil acompanhar os relatos por ele escritos. É de uma precisão e compartilhamento de informações na medida certa. Tem passagens muito poderosas e bonitas de serem lidas, ao mesmo instante que são dolorosas.

É um relato incrível. Enquanto lia pensava "que bom não ter vivido na época da escravidão", mas aí lembrei que ainda existe várias e até mesmo piores de escravizar a população negra seja em qual parte do mundo for.

Fica aqui a recomendação.

Moniky.Hartmann 13/02/2022

Maravilhoso
Um livro que não consegui parar de ler, uma história interessante, angustiante nas partes em que a brutalidade do homem era descrita, uma leitura indispensável.

Celio.Junior 09/02/2022

Percebi que o filme é extremamente fiel ao livro e o mesmo desconforto que tive em um tive em outro, ou seja, embrulho no estômago do começo ao fim. Ao mesmo tempo, percebi ainda mais profundamente a tensão no inconsiente de Solomon entre o negro instruído que entende seu direito à liberdade com àquele que internalizou a escravização que sofreu e busca "melhorar" suas atividades na plantação, uma disputa entre luta pela libertação e resignação atenuadora dos efeitos do cárcere.

Pedro 26/06/2014

Extremamente tocante.
12 Anos de Escravidão é um relato muito rico em informações sobre o antigo mercado escravista nos EUA daquela época (Meados de 1853). Um livro muito detalhista e que realmente nos deixar ciente do tema. Acima de tudo isso, é uma história de um homem, Solomon Northup, que nasceu livre, mas que por desventura da vida, viu-se algemado e vendido a um senhor de algodão.

Há inúmeras passagens revoltante e que nos deixam indignados e se perguntando como o ser humano pode fazer algo tão desumano. 80% do livro é só chicotadas, e saber que isso realmente acontecia, e ainda pode acontecer por aí, é muito triste.
O livro é bastante tocante, e não sei se vocês conseguiriam lê-lo por completo, mas fica aqui a minha indicação desse livro para todos. Eu super recomendo.