Doze anos de escravidão

Doze anos de escravidão Solomon Northup

Resenhas - 12 Anos de Escravidão

Ana Clara 08/07/2020

A incrível história de Solomon Northup, também posteriormente conhecido como Platt, é digna de atenção. Um homem muito inteligente e dedicado, conseguiu se sobressair sendo escravo e mesmo passando por situações desprezíveis, além de viver em condições inóspitas, ajudou outros escravos, sem perder a fé de que um dia conquistaria sua liberdade novamente e portanto voltaria ao encontro de sua família. Infelizmente ele foi um dos poucos negros, sequestrados do norte, que conseguiu reconquistar/comprovar sua alforria.
Este livro, mesmo sendo do século XIX, se mostra extremamente atual para entendermos o contexto dos movimentos antiracistas e "Black Lives matter".
O complemento dessa leitura pode ser feito com o filme, que apesar de não ser totalmente fiel as escrituras, apresenta a verdadeira face da escravidão.

Aline.menck 04/07/2020

Livro extremamente forte e intenso que fala a respeito dos anos de escravidão de Solomon Northup. Trata-se de uma história real, autobiográfica e impactante

@lucasmascarenhas 30/06/2020

como alguém poderia se contentar em viver na condição abjeta de escravo. Não
conseguia entender a moral da lei, ou da religião, que sustenta e reconhece o princípio da
Escravidão; nem mesmo uma única vez, regozijo-me em dizer, deixei de aconselhar
qualquer um que viesse a mim a procurar uma oportunidade e se lançar à liberdade

Luiza 27/06/2020

Super tocante, chocante e um terror, pois sabe-se que foi real e ainda é a realidade de muitas pessoas nos dias de hoje, por mais que achemos que já é passado, que já não é comum. É uma leitura cansativa devido ao vocabulário mais pesado e antigo, aos acontecimentos duros e difíceis de engolir e pelas descrições extensivas. Porém é fundamental de se ler, conhecer e se compadecer com a história.

Mii 26/06/2020

Um livro importante
Neste livro Solomon Northup relata um fato significante em sua vida: A escravidão.
Solomon era um homem livre, e foi sequestrado por homens brancos, foi submetido a situações desumanas e obrigado a assumir outra identidade.
Este é um livro que considero ser essencial para todos, pois, lembrar da história é extremamente importante.
Assisti também o documentário disponível na Netflix, e também o recomendo. Mas adianto já: é um filme difícil de se assistir e tem cenas fortes que retratam o que aconteceu. (assim como o livro). Em muitos momentos do livro e do documentário, me encontrei com lágrimas nos olhos.

Robson.Borges 24/06/2020

O filme foi raso perto da profundidade dessa história
O livro é muito bom por si só, pela história. Mas conhecer as particularidades da escravidão por quem viveu na pele (injustamente) e relacionar com as injustiças da sociedade atual não tem preço.
É inevitável comparar o livro com o filme, mesmo sendo mídias diferentes. Mas para quem assistiu o filme, nem imagina o qual profunda é a história, e vai perceber alguns desvios da narrativa original, momentos marcantes que o filme não conseguiu ilustrar.
A leitura é mais do que recomendada!

@literaturaemfoco84 15/06/2020

12 Anos de Escravidão
? SINOPSE: Talvez a melhor obra dentre todas as narrativas sobre a vida de um escravo, 12 Anos de Escravidão é um livro de memórias angustiante sobre um dos períodos mais sombrios da história norte-americana. Ele relata como Solomon Northup, nascido um homem livre em Nova York, foi atraído para Washington, D.C., em 1841, com a promessa de um emprego, e então drogado, espancado e vendido com escravo. Ele passou os doze anos seguintes de sua vida em cativeiro, trabalhando, na maior parte do tempo, em uma plantação de algodão na Louisiana.

? CONSIDERAÇÕES: Um livro interessante, forte, marcante, que nos mostra a história de um homem que, mesmo depois de haver perdido sua liberdade de forma tão covarde, e, desonesta, não perde a esperança e nem a fé em retomar sua vida, sua família, sua dignidade. De forma bem detalhada, a história de Solomon Northup nos mostra o quanto o homem pode padecer sofrimentos devido a um preconceito que infelizmente, se mostra atemporal. Porque se hoje não vemos mais os chicotes da escravidão, e nem os senhores de escravos como naquela época, eles de alguma forma estão dentro de muitos, ou até, dentro de nós mesmos, de forma a solapar nossas consciências, devido a um preconceito tão vil ( a cor da pele) mas, que muitas vezes faz com que seres humanos se vejam de forma distintas, e, até com desprezo. Esquecendo assim, o maior ensinamento do nosso mestre: O amor ao próximo. Recomendo essa leitura, como uma ótima reflexão sobre o tema.

Juliano.Ramos 12/06/2020

Assim como no filme, o livro é pesado, com cenas que deixam a gente arrasado, todo o sofrimento do Solomon é recompensado pela bondade humana, ele nunca perdeu a fé de ser liberto, e no momento certo foi liberto.

Giovanna1242 10/06/2020

?as vozes de representantes patrióticos enchendo a boca para falar de liberdade e igualdade e o clangor das correntes dos pobres escravos quase que se mesclavam. Uma casa de escravos sob a sombra do Captólio!?

?Ele tratou de me silenciar, como se temesse que minha voz fosse ouvida. Mas eu não queria saber de ficar em silêncio e denunciei os autores de minha prisão, fossem quem fossem, como vilões irremediáveis?

JV 01/06/2020

História forte e cruel, relatos difíceis de digerir mediante a tamanho brutalidade que todo um povo sofreu (Só não dou 5 estrelas pq teve momentos em que a leitura não fluiu tão bem).

"Eu ainda não havia aprendido a extensão da desumanidade de um homem para com outro homem; tampouco até que infinita medida de maldade um homem é capaz de ir pelo amor ao lucro."
Solomon Northup

Fabrício 23/05/2020

Uma história que trata
Da triste realidade de um negro livre que foi sequestrado e vendido como escravo. É um livro curto, mas bem escrito, que nos causa repúdio pela escravidão. É narrado pelo próprio autor em primeira pessoa. Há uma adaptação para o cinema, mas achei o livro melhor.

Leticia 21/05/2020

Leitura necessária
A história de um homem que nasceu livre, foi enganado, sequestrado e vendido como escravo. Passando de senhor a senhor por 12 anos.

Gladstonier 17/05/2020

Livro fantástico, que retrata um momento triste na história recente da humanidade (que se repetiu com diferentes autores ao longo dos milênios), a escravidão. O livro fala sobre Solomon Northup, um homem livre, negro, que é raptado e vendido como escravo no sul dos EUA. O livro mostra que, mesmo em contextos culturais difíceis, há pessoas que se adaptam e refletem a maldade social e outras que enxergam além do status quo. Solomon viveu 12 anos como escravo e conheceu o pior lado de homens que se achavam justos e que usavam a fé (de forma distorcida) para subjugar pessoas por causa da cor da pele, mas também conheceu bons homens que, apesar de terem sido ensinados que é normal a condição de escravo, sabiam que deveriam respeitar as pessoas, mesmo aquelas que são subservientes a elas. Um ponto interessante é o fato de Solomon ter que esconder que é letrado, pois isto soaria como algo ameaçador aos seus algozes. É a história de um bom homem, com sensibilidade artística (tocava violino muito bem), mas que teve a privação de sua liberdade e foi lançado à tirania escravagista. Leitura fantástica. Uma história real, com um enredo cruel, mas com um final feliz.

Etiene ~ @antologiapessoal 05/05/2020

Doze anos de escravidão foi uma leitura envolvente e reflexiva, e por vezes me exigiu pausas. E, sendo um livro que eu tinha há bastante tempo em casa, fiquei feliz em finalmente ultimá-lo. Vocês tem que concordar comigo: é muito bom ler uma obra com aquele cheirinho de novo, mas é super satisfatório terminar aquela que estava há um tempão contigo, esperando pacientemente o momento de ser lida. Essa foi.

Solomon nos conta sua história. A história de um negro livre que foi sequestrado e vendido como escravo no ano de 1841. O relato é dele, mas a história é de milhares de americanos que viveram cenas semelhantes. As páginas estão repletas de detalhes do serviço nas fazendas, da violência e da opressão vividas durante a Escravidão. E quanto mais profundamente Northup nos joga nesse buraco, mais fortemente sentimos a verdade em suas palavras. Não é uma história inventada, é uma história vivida.

A primeira casa de escravos em que Solomon ficou, assim que foi sequestrado, se localizava na cidade de Washington. Lá ele foi privado de sua liberdade e espancado por defendê-la. Na mesmíssima cidade onde, mais de um século depois, Barack Obama desfila como Presidente da Nação. Particularmente me emocionei muito ao notar isso na leitura do posfácio, uma real definição de "o mundo dá voltas, não é mesmo?". Minha noção é ínfima diante da magnitude dessa sensação, imagino a representatividade de forma suprema.

Ansiosa como estou para ver o filme, que foi ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2014, gostaria de transcrever o último parágrafo do livro e deixar essa reflexão para todos nós: "Será possível sentar num cinema escuro e assistir a Doze Anos de Escravidão de Steve McQueen, com seus 133 minutos de duração, quase 50 mil vezes no tempo que Solomon passou como escravo. A diferença entre o tempo que nós passamos no escuro e o dele é: você é livre para ir embora a qualquer momento.". Se é indigesto para nós que assistimos a duas horas de filme, imaginemos para quem viveu aquilo por doze anos.

Jussara 30/04/2020

Impactante
Um relato bem real acerca das crueldades a que negros foram expostos durante a escravidão, impossível não ficar feliz com a demorada porém bem vinda liberdade novamente adquirida por Solomon.