Catching Fire

Catching Fire Suzanne Collins

Resenhas - Catching Fire

juju 06/04/2023

Em chamas ?
Esse livro CONSOLIDOU meu amor pelo universo jogos vorazes.

como dizia tio haymitch ninguém nunca ganha os jogos, há sobreviventes, não vencedores.

acompanhar a katniss nesse livro é desesperador, a realização de que as coisas nunca vão ser como eram antes dos jogos e que apesar da promessa de segurança, ninguém que está sob um regime ditatorial está realmente seguro, ainda mais se você tenta burlar as regras com umas amoras.

para pessoal que reclama de triângulo amoroso, pessoalmente acho inexistente (gale, o que tenho a ver?), mas não só pelos personagens masculinos, katniss não é muito interessada em romance e apesar de ficar meio ?dividida?, ela não tenta escolher qual boy ela gosta mais (porque sabemos que não é nem uma competição ?), é meio que uma comparação entre futuros, o que ela acha que merece, etc e tal, o livro não é focado no romance, então se acalmem.

o que é mais reflexivo é a realização que a garota em chamas tem no final mas não vou contar porque odeio spoilers.

"É preciso dez vezes mais tempo para se colocar novamente em ordem do que é preciso para desmoronar."

isso é tudo, amigos!
beijinhos da ju

Kamilla.Silva 03/03/2022

Pressões e medos (Pressures and fears)
Katniss só tem 16 ou 17 anos e ela tem que lidar com toda a pressão interna e externa. Ela acha que pode controlar o que está acontecendo, mas ela não pode. Não cabe a ela resolver. A rebelião nos distritos está crescendo, Snow está a pressionando a acabar com isso, mas pode ser tarde demais. Ela também tem que lidar com seus próprios sentimentos em relação a Peeta e Gale, mas no final, todos sabem quem ela ama de verdade, menos ela. São tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo na vida de Katniss, que é compreensível se ela acabar por enlouquecer.

Katniss is only 16 or 17 and she needs to deal with all the internal and external pressure. She thinks she can control it, but she cannot. It?s not up to her. The rebellion in the districts are growing, Snow pressuring her to end it, but it could be too late. She also needs to face her own feelings for Peeta or Gale and at the end, everybody knows who she truly loves, besides herself. It is a lot of things happening at the same time in Katniss? life, that it?s understandable if she loses it.

guicepeda 01/01/2011

Resenha: Catching Fire - Suzanne Collins
Katniss e Peeta foram os vencedores dos Jogos Vorazes e voltam pra casa em segurança. Como recompensa, eles ficaram são ricos, vivendo agora na vila dos vencedores do Distrito 12 e estão tentando tocar suas vidas depois de passar pelo horror dos jogos.

Katniss Everdeen se sente indecisa quanto ao que sentiu, ou deixou de sentir por Peeta, seu eterno companheiro nos Jogos Vorazes, e prefere se afastar dele, para passar um tempo com a sua familia, e aos finais de semana, sair para caçar com Gale [seu melhor amigo] como nos velhos tempos.

Depois do ultima edição dos Jogos Vorazes, os distritos começaram a se rebelar contra a Capital, e aos olhos do Presidente Snow, Katniss foi quem deu a esperança e a força para eles começarem, e ele fará de tudo para ela pagar por isso.

Em Catching Fire temos a continuação dos acontecimentos de Jogos Vorazes e revivemos alguns fatos angustiantes pelos quais já passamos no primeiro livro da série. Katniss, Peeta e Gale estão de volta, muito mais maduros, e agora acostumados com a idéia do que passaram, querendo mostrar a Capital, que eles não são meros peões em seu tabuleiro de xadrez. Novos personagens são apresentados, e alguns já conhecidos voltam a cena, e ganham uma maior importância no desenvolver da história.

Continue lendo em : http://bit.ly/hn92Qc

May 12/06/2020

Continua muito bom
Como o primeiro esse livro continua muito bom, ansiosa pelo próximo :)

Gonçalez_ 16/08/2020

Ai socorro
N sei oq eu esperava desse livro mas foi mt melhor! Eu to chocada com o quanto eu gostei da história desse segundo livro me surpreendeu demais. Ainda senti dificuldade em me conectar com os personagens mas msm assim foi tudo de bom. O final te deixa literalmente querendo mttt ler o próximo. Recomendo!!

Juliana 05/05/2011

Mentecaptos Por Livros | www.mentecaptosporlivros.blogspot.com
Depois de ter sobrevivido aos Jogos Vorazes, Katniss e Peeta estão sendo vigiados pela Capital . Isso porque certas atitudes que lhes renderam a vitória e sobrevivência nos Jogos, acabou incitando alguns distritos escravizados a se rebelarem . Logo, Katniss é um símbolo de revolução para os Distritos de Panem .
Mas a Capital não está satisfeito com isso, então, arranja uma solução (sangrenta, of course) para calar os rebeldes e tentar conter uma possível rebelião dos Distritos .
Nessa continuação de Jogos Vorazes, Em Chamas têm menos ação e mais jogadas políticas. Katniss está caminhando em cima de uma corda, tentando provar a Capital que ela não tem a intenção de começar uma rebelião (e ela não teve) e por consequencia poupar sua família e seus amigos das ameaças de Presidente Snow. Mas nem tudo sai como a heroína espera, não é mesmo ?
Por mais violento e brutal que Jogos Vorazes tenha sido, Em Chamas é muito mais sombrio. Collins retrata bem como seria a vida de dois adolescentes que sobreviveram a um episódio tão terrível como foi a Arena. Quer dizer, o livro é TÃO bem feito, que você entra em pânico junto com a Kat toda vez que ela tem uma crise . Peeta está … bem , gente, ele é o Peeta *-* Não vou falar mais nada , porque senão vou soltar spoilers aqui, mas ele realmente ganha pontos no meu conceito nesse livro .
É apresentado vários personagens novos, muito interessantes aliás . Um deles foi o Finnick, um Vitorioso do Distrito 4 que me fez rir nos momentos menos prováveis possíveis.
E as reviravoltas na história ? Sim, Suzanne Collins realmente sabe deixar um leitor na beira da cadeira e suando frio .Eu não estou acreditando no que aconteceu com a pobre da Katniss e com o Peeta no final até agora.
O final foi, no mínimo e suavizando muito, pertubador . Até a última página eu já estava com cara de idiota e a boca aberta gritando “NÃO ! NÃO ! COMO VOCÊ PODE ? “ . Mas pois é, já era de se esperar isso da continuação de Jogos Vorazes né. Desnecessário dizer que eu recomendo o livro, certo ?

Super Quote : Katniss Everdeen ,a garota que estava em chamas, você forneceu uma faísca que, se abandonada, pode crescer em um inferno que destrua Panem . - Presidente da Capital

Bruna Fernández 24/02/2012

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br (com a Cine)
Quando eu terminei de ler Jogos Vorazes não sabia o que esperar do próximo volume da trilogia, Em chamas. O que aconteceria com Katniss e Peeta? Como ia ser a vida deles após os jogos? Eu procurei não ler qualquer tipo spoiler relacionado ao livro, incluindo sua sinopse, porque realmente queria ser tão surpreendida com o livro como fui com Jogos Vorazes. E preciso dizer, Em chamas superou qualquer expectativa que eu tinha, apesar de algumas decepções com os personagens.

Relembrando que a história se passa em um país fictício chamado Panem, liderado pela Capital, com 12 Distritos, sendo que um 13º foi destruído durante uma rebelião. Todos os anos acontecem os Jogos Vorazes, em um local não identificado, em que 24 pessoas (duas de cada distrito) devem duelar até a morte, pois somente um sairá vivo da arena: o vencedor. Contra todas possibilidades o 74º jogo teve dois vencedores: Katniss Everdeen e Peeta Mellark, que retornaram para casa, no Distrito 12. Logo eles devem dar início à “victory tour” pelo país, visitando todos os Distritos, do 11 ao 1. Porém antes disso Katniss recebe uma visita ameaçadora – que não vou revelar para não acabar com a graça – que a deixa preocupada com seus atos futuros, não somente por ela, mas também por seus amigos e por sua família.

Em chamas novamente traz uma narrativa totalmente pelo ponto de vista de Katniss e devo confessar que, ao contrário de Jogos Vorazes, a personagem dessa vez pareceu um pouco imatura em algumas de suas decisões e em muitos momentos ela agiu muito mais com o coração do que com a razão, o que me fez ficar irritada e até achar a personagem, que antes adorava, um pouco chata e dramática. No entanto, mesmo com todo o “drama” de Katniss, ainda sim é muito compreensivo o porquê da personagem ter agido de certas formas.

Ao contrário de Katniss, Peeta foi um personagem que só amadureceu e pareceu lidar bem com todas as coisas que aconteceram ao longo da história, se antes Katniss se mantinha calma e procurava medir bem suas ações, dessa vez pareceu que Peeta estava mais calmo e racional. Também ao contrário do pensamento de muitas pessoas, não achei o melhor amigo de Katniss, Gale, egoísta ou imaturo. Até senti falta da participação dele história, mas com sorte o livro final dessa série deverá trazer muito mais de Gale e sua forte personalidade.

Uma coisa que gostei muito no livro, foi conhecer um pouco mais das ações da Capital e como eles realmente são capaz de tudo para manter os cidadãos dos distritos com medo e sempre de cabeça baixa a tudo o que é decidido. Algumas vezes cheguei até a lembrar da série Feios, de Scott Westerfeld, ao ver como as autoridades são cruéis para tentar manter a ordem. Obviamente os motivos são contrários e na série Jogos Vorazes, muito mais cruéis. Um exemplo da crueldade da Capital é curiosamente visto também com uma das partes mais tocantes da história, que acontece durante a visita de Katniss e Peeta ao Distrito 11, o lar de Rue, a garotinha que se tornou “amiga” de Katniss durante os jogos passados. A passagem foi muito bem escrita e me emocionou bastante.

É difícil dar mais um pouco da opinião sobre o livro sem soltar spoilers extremamente importantes da história, mas saibam que assim como em Jogos Vorazes, Em chamas me surpreendeu diversas vezes com o rumo da trama, enquanto ficava esperando a hora de alguma coisa acontecer, era surpreendida por algo novo, especialmente com o rumo que os personagens que eu tanto peguei simpatia, tiveram. O final do livro deixou um gancho incrível para o último volume da série, A esperança, e apesar de muitos fãs da saga não gostarem muito desse livro, é com certeza o que eu mais estou ansiosa para ler.

Gabi 01/04/2022

meio a meio
Essa é uma resenha sincera, eu não vou ficar dizendo que é uma livro incrível nem nada do tipo. As opiniões acerca de Jogos Vorazes são sempre bem divididas, ou ama ou odeia, porém, para mim não é bem assim.
Katniss consegue ser o tipo de personagem padrão de livros distópicos (não tem nada de mais, super comum, nada de extraordinária) mas que mesmo nestas condições vira uma pessoa totalmente importante.
E, são por esses fatores, dela não ser interessante a longo prazo, que faz o segundo livro da saga ser tão parado, pelo menos até a metade, a qual demorei quase 30 dias para ler, sempre sem muita vontade de continuar.
Entretanto, quando o plot começa a mudar, e o livro finalmente tem mais acontecimentos, ai sim fica bom, demorei dois dias para ler o resto. Em soma, demorei 29 dias para ler 200 páginas, e 2 dias para ler o restante (mais 200).
Enfim, se tá lendo continua, mas se force bastante, volto aqui se vale a pena ou não já que tô lendo o terceiro!

Ana 12/03/2022

Pra mim, o melhor livro da saga.
Acho que li Em Chamas pela primeira vez quando tinha meus 12/13 anos. Toda a releitura foi recheada de nostalgia desse tempo que nunca vai voltar. Da vontade de ser como Katniss, uma adolescente destemida contra esse mundo que precisa de mudança. E da vontade de ter por perto alguém como Peeta, que, apesar de toda a dor, consegue manter o coração bondoso e cheio de amor pra dar, consegue manter a pureza.

Minha segunda leitura me fez perceber que a obra é bem mais simples do que parecia quando li pela primeira vez, mas esse fato não fez com que ela ficasse nem um pouco menos preciosa. Em toda sua completude, Jogos Vorazes é uma saga que ficará sempre em meu coração. Já to doida pra ler o último e enfrentar todos os perrengues da luta contra a Capital.

Soares 15/06/2023

MUITO BOM
Segunda vez lendo e ainda não consigo dizer se esse melhor ou igualmente bom ao primeiro, mas como sempre, Jogos Vorazes não decepciona.

Ally 13/10/2020

Releitura
De longe o meu preferido, conhecer novos personagens maravilhosos, a história incrível o desenvolvimento, a relação entre os personagens
A trilogia tem meu amor pra sempre