O Bicho-da-Seda

O Bicho-da-Seda J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - O Bicho da Seda

Malu.Rodrigues 08/06/2020

Bom porém um pouco previsível
Em "O Bicho-da-Seda" o detetive Cormoran Strike e sua assistente Robin voltam em cena para descobrir um novo mistério: o suicídio de um escritor mediano, não muito famoso. Após o desfecho do caso de Lula Landry (em "O Chamado do Cuco"), Comoran adquire fama e está cheio de casos (monótonos, de pessoas ricas querendo descobrir sobre a fidelidade de seus parceiros) com os quais ele precisa conciliar a nova e misteriosa investigação sobre o escritor, além das ambições de Robin acerca de seu trabalho. Com a mesma pegada do primeiro livro, este romance policial adiciona a vivência dos personagens à história, assim como seus problemas pessoais, casos familiares, etc. No entanto, ao meu ver este livro é um pouco mais previsível que o livro anterior, deixando um pouco a desejar, porém continua sendo um bom livro que vale a pena a leitura.

vinizambianco 28/04/2024

Depois de um mês sem quase nenhuma leitura, o único livro lido responde pelo nome de O Bicho-da-seda, segundo livro da saga do perneta Cormoran Strike e da assistente maravilhosa Robin.

Apesar de ser uma continuação, uma das coisas que mais me deixou incomodado e feliz foi o fato de que é um livro independente do primeiro, ou seja, não é preciso ter lido seu antecessor visto que em poucos momentos são mencionadas coisas da primeira obra, por um lado isso e bom visto que qualquer um pode ler esse e ignorar o primeiro (por interesse próprio ou sem saber do anterior) e por outro é ruim pois apresenta varias coisas como se fosse a primeira vez.

Fora esse pontinho negativo, o livro é muito bom, as descrições são detalhadas de forma rica e bem gostosas de ler, os personagens apesar de muitos (muitos mesmos) são bem construídos e não estão lia só para encher linguiça. A trama avança de forma crescente e depois das primeiras cem páginas é difícil largar.
Outro ponto muito bom é a relação Strike/Robin que é intensificada e em nenhum momento fica forçado, é uma relação de mentor e aprendiz e em vários momentos é visível o fato de que o crescimento da relação dos dois vai virar algum romance.

Edilene Freitas 28/03/2021

O mistério do livro é muito envolvente, mas achei super pesado. Não faz meu estilo essas histórias muito macabras e cheias de mortes bizarras, mas deve ser um prato cheio pra quem gosta desse estilo. Gosto muito do detetive Cormoran Strike. Ele me ganhou desde o primeiro livro e talvez eu dê sequência nos outros por causa dele.

@tigloko 30/11/2020

Continuando a serie do detetive Cormoran Strike
Nesse segundo volume, Strike agora famoso pela resolução do caso no livro anterior, precisa encontrar um escritor desaparecido a 10 dias, que apesar de fazer essas escapadas com frequência, começa a preocupar sua esposa, que foi quem requisitou a investigação.

Robin, a assistente de Strike, tem um papel de destaque maior. O que foi muito bom, pois a personagem é ótima. Assim como no primeiro livro, os personagens são um ponto alto do livro. São tão bem descritos que não fiquei perdido com a quantidade deles, deu para diferenciar cada um.

Também gosto muito da forma que a história é conduzida nessa série, é diferente do estilo tradicional de romance policial, onde temos reviravoltas a todo momento. É um ritmo mais cadenciado, mas não menos interessante por isso. Só que dessa vez isso atrapalhou a minha experiência. Senti que em alguns momentos a história não avançava, tornando a leitura maçante. É claro que depois que a leitura engrena para o seu final é tão bem resolvido que acaba por ficar acima dos problemas do livro.

Ainda continuo interessado na série e ansioso para ler o terceiro volume

Madu11 28/06/2023

Um bom plot twist
Eu confesso que não consegui adivinhar o culpado, pensei em várias pessoas, menos em quem realmente foi. O livro é bom, mas a escrita se torna cansativa pelo excesso de detalhes, e a investigação também fica arrastada, dando picos de bons capítulos e outros de capítulos maçantes, que parecem não ter nada de importante. Mas, gostei do final é de como se desenrolou, embora tenha achado um pouco corrido.
Cicero26 28/06/2023minha estante
As continuações também são legais. Vá em frente!

Lu 06/02/2015

Impecável
Foi com uma certa relutância, confesso, que comprei "O Bicho-da-Seda". Há alguns meses, li uma resenha no Ig detonando a nova empreitada policial da JK.Isso, juntando ao fato de que eu tinha ficado levemente desapontada com o final de "O Chamado do Cuco" quase me fizeram desistir de Cormoran & Robin.

Ainda bem que recobrei o bom senso.

Tia Jo mostra que sabe aprender com seus livros, "O Chamado do Cuco" é um bom livro policial, mas "O Bicho da Seda" é ainda melhor. A autora acerta ao apostar em sua veia ácida, que já foi bem explorada em "Morte Súbita", e retrata o mundo editorial com crueldade. Admito que eu, que escrevo minhas modestas resenhas literárias aqui no skoob, me senti beem desconfortável com alguns dos comentários mais maldosos de seus personagens.

E não é só isso. É impressionante o quanto Cormoran e Robin cresceram como personagens. O quão importante seus pequenos problemas se tornaram. Isso trouxe o equilíbrio necessário à parte investigativa e a certeza de que vou esperar o lançamento do próximo livro com ansiedade. Cada um é cativante à sua maneira. Isso não é surpresa: Rowling tem um talento especial para criar personagens cativantes, mas o que impressiona são suas camadas. A profundidade dos sentimentos e motivações de cada um.

O resultado é um livro maduro e escrito com capricho. Boa trama, bons personagens e final supreendente. Não vi motivo para reclamar de nada, por isso, a nota é cinco estrelas e um favorito.

Que venha o próximo!

Fran.Zi. 06/02/2015minha estante
Luh, depois desta sua resenha, vou dar uma chance ao livro, antes estava um tanto cautelosa em lê-lo!

Lu 07/02/2015minha estante
Espero que vc goste tanto quanto eu, Franz!

angella 07/02/2015minha estante
eu tambem gostei mais do bicho da seda. e gostei da sua resenha!

Lu 07/02/2015minha estante
Obrigada, Angella! =)

angella 17/02/2015minha estante
??

Fe Sartori 28/02/2015minha estante
Ai meu Deus, eu PRECISO! Hahaha. Lu, beijo.

Léia Viana 02/03/2015minha estante
Eu pretendo ler ainda este ano. Boa resenha, beijos.

Lu 08/03/2015minha estante
@Fer: Tomara que vc goste, amiga. Um grande abraço e obrigada pelo comentário!

@Léia: Obrigada pelo cumprimento! Que bom que gostou da resenha... espero que o livro corresponda! Um grande abraço!

@ Andreia: Estava apenas agradecendo o comentário. Beijos!

Jardii 31/05/2022

Cansativo.
Pra ser um livro de suspense eu achei fraco. Detalhes extensos demais, 464 páginas que podiam ser resumidas em 200. O assassino estava na cara. Achei o início interessante, mas só.
De forma geral, não gostei.

Samarah.Rafaelly 11/08/2020

Eu amei o primeiro livro da série. Adoro investigação. Mas esse aqui sofreu do mesmo mau de HP5. O protagonista está simplesmente um saco e o desfecho foi muito ruim. Agora, depois de anos, resolvi ler o terceiro pra dar mais uma chance (e pra terminar a série).

Vi 18/03/2021

Não curti
O detetive não é carismático, a assistente é mais carismática porém é chato o relacionamento dela com o noivo e todos os personagens que envolvem o assassinato são pessoas desinteressantes...
dá para perceber que não gostei, mas ainda ganhou duas estrelas pq a narrativa é bem formulada...

Simone de Cássia 26/08/2021

Não tem jeito, a gente não consegue ser imparcial... Só porque gosto muiiiito do Strike eu vou dando desculpinhas pras partes mais cansativas e enroladas no livro... rs rs Até tu, Simone?! Tem uma amiga que vai dizer que sou romântica. Sem chance!!! É só... simpatia mesmo... rs rs Enfim, o livro é mais complexo que o anterior, mais cheio de nomes e situações misturadas que às vezes embolam a memória da gente, mas ainda assim instigante e aventuresco. Gostei!
Riva 26/08/2021minha estante
Até tu, Brutus!!!!!!!!!!!!
Pode dar o nome que quiser, mas que você se apaixonou pelo sujeito, isso é fato!!!!!!
Em outros casos, ou você daria, no máximo, 3 estrelas ou já teria abandonado o livro!

Simone de Cássia 27/08/2021minha estante
É que tô na minha fase de escoteira... rs rs rs

Riva 27/08/2021minha estante
Assume que ?xonou? que dói menos - kkkkkkkk!!!!!

Albieri 24/08/2023

Sensacional
O Bicho-Da-Seda - Robert Galbraith

?????

Voltar a estudar nem sempre é fácil, pois deixamos algumas coisas de lado para tentar focar nos estudos, no meu caso tive que parar de ler por prazer. Mas a vida é assim. Esse é o segundo livro do ano que leio e foi empolgante me aventurar mais uma vez com Cormoran Strike.

Em o Bicho-da-Seda Cormoran é contratado para encontrar um escritor desaparecido, logo após o mesmo ter escrito um livro polêmico, onde retratava pessoas de sua vida como personagens e causando o maior estardalhaço, porém ao começar a investigar, Strike acaba encontrando o escritor morto, como no final do seu livro. Cormoran e Robin sua assistente vão buscar respostas naqueles que supostamente o escritor retratou em seu livro e o desfecho é emocionante.

O livro é sensacional, com uma narrativa empolgante e com um mistério difícil de desvendar, confesso que não descobri o assassino até o mesmo ser revelado. Reviravolta de tirar o fôlego.

#OBichoDaSeda #RobertGalbraith #TheSilkWorm #EditoraRocco #misterio #literaturainglesa #amoler #livro #book #biblioteca #livraria #leitura #instapic #instalivro #instabook

Isya Ferreira 14/02/2020

Romance quero mais em.
Só digo uma coisa shippo muito Robin e Strike.
Adorei o desenvolvimento dos personagens.
Pena que não sou muito fã da autora.

Erika 25/10/2023

O BICHO-DA-SEDA
Em o chamado do cuco eu juro que não consegui saber quem era o assassino, e isso foi incrível, já em o bicho da seda, na metade do livro eu já comecei a desconfiar de alguns, mas lembrando lá no começo algo que tinha acontecido eu falei foi esse, claro que ainda tinha minhas dúvidas mas no final eu estava certa, e legal mas eu acho mais legal não adivinhar o livro é ótimo tão bom quanto o primeiro, mas como eu desconfiei do personagem certo dou 5 estrela, mas não vou favoritar.

Antunes 19/02/2023

Uma segunda vez....
Segunda investigação da dupla Cormoran & Robin!!

Aqui temos uma evolução lógica depois de "O Chamado do Cuco", onde os personagens estão mais desenvolvidos e consequentemente a trama se torna muito ágil.

O plot principal gira em torno de um assassinato brutal, onde a vítima é completamente destroçada. Cormoran é contratado para desvendar o crime, porém dessa vez Robin tem um papel muito mais ativo.

A interação do personagens é um dos pontos fortes, inclusive desconfio que isso serve como base para deslanchar o terceiro volume.

Robert Galbraith (JK Rowling) está de parabéns!!!

Nos vemos no "Vocação para o mal"

Armando.Roberto 26/02/2023

Um belo livro, não se pode dizer que não possui enredo. Ação e ansiedade caminham juntos nesse suspense muito digno de ser lido.