O Bicho-da-Seda

O Bicho-da-Seda J.K. Rowling
Robert Galbraith




Resenhas - O Bicho da Seda


403 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Rosi 22/03/2015

Livro, você não é essa coca-cola toda
O Bicho-da Seda é um thriller investigativo do pseudônimo de J. K, Rowling, Robert Galbraith.

J. K., autora mundialmente conhecida pela saga de livros Harry Potter, tem investido bastante em romances adultos. Exemplo disso é Morte Súbita, maravilhoso relato dos personagens intrigantes de uma pequena cidade fictícia chamada Pagford.

Já O Bicho-da-Seda narra as aventuras investigativas de Cormoran Strike, um ex-soldado que ganha a vida sendo um detetive de poucos amigos. Cormoran é protagonista também de O Chamado do Cuco, lançamento adulto anterior da autora.

No entanto, O Bicho-da-Seda não é uma continuação seriada de O Chamado do Cuco. Ambos os livros narram investigações de Cormoran, mas possuem temporalidade e circunstâncias diversas. Um pode ser lido sem o outro. Tipo os livros de Dan Brown, sacou?

Se em O Chamado do Cuco, Cormoran investiga o assassino que causou a morte misteriosa de uma famosa modelo, em O Bicho-da-Seda ele precisa se contentar em encontrar um desaparecido e de sanidade questionável escritor em decadência. E agora, com a ajuda efetiva de sua eficiente secretária, Robin.

O mistério, na minha singela opinião, agora é mais interessante. Se em O Chamado do Cuco, eu adivinhei quem era o assassino depois de terminar o primeiro capítulo (sério), em O Bicho-da-Seda a flecha da culpa pode estar apontada para qualquer direção. Todos são suspeitos, e confesso, até o momento em que Cormoran revela o vilão da história, nem havia passado pela minha cabeça aquele encaminhamento para a história.

O autor tece melhor os detalhes - em comparação a O Chamado do Cuco. As descrições minuciosas e delicadas de lugares, pessoas e sentimentos têm a capacidade de dissecar a realidade, uma realidade fictícia.

Galbraith parece estar decidido a não fazer de Robin e Cormoran Strike um casal romântico. Mesmo assim, é instintivo torcer por eles dois. Estamos tão enraizados com a ideia arcaica e clichê de que um homem e uma mulher não podem ser apenas parceiros profissionais e amigos, eles "têm" que ser algo mais, que fica difícil ler trechos em que eles compartilham certa intimidade (como o autor gosta de frisar, "desconfortável" para ambos) e não especular o prenúncio de um romance.

No entanto, acredito que o que estragou o livro foi a forma como Cormoran juntou as peças do quebra-cabeça no final do livro. Não sei se esse é um problema meu ou de todos os seres humanos razoavelmente inteligentes, mas mesmo quando o autor joga todas as provas e evidências ao longo da narrativa, no momento em que Cormoran as junta, a conclusão de seu raciocínio se torna uma coisa tão inimaginável e estrambólica que eu fico com a sensação de que estou lendo Sherlock Holmes.

Talvez eu seja dislexa (pouco provável), tenha déficit de atenção (um pouco) ou seja burra mesmo (mais provável). É como se o autor desse todo o crédito da descoberta ao detetive, e nos deixasse perdidos na lagoinha... ACHO que esses livros de detetive deveriam permitir uma descoberta conjunta dos mistérios, leitores e autor chegando a um ponto em comum. CLARO que tem que ter alguma surpresa, um elemento boom, mas em O Bicho-da-Seda, o único elemento que teve foi o WTF?!

ODEIO BOIAR

Enfim, sou reclamona mesmo. A leitura estava boa, muito boa, e ficou horrível. Gostei do livro, só não gostei do final.


site: eaquelaxicaradecafe.blogspot.com
Carina 13/01/2016minha estante
Achei esse livro tão previsível quanto O Chamado do Cuco, descobri quem era o assassino logo no início no livro (em O Chamado do Cuco também descobri), aí a história ficou sem graça.


Tayana.Benevides 02/05/2017minha estante
Em "O Chamado do Cuco" não consegui descobrir que era o assassino não, mas em "O Bicho-da-seda eu tive o palpite certo." Acho que quando você lê muito romance policial você começa a ter palpites certos hehehehe




Melina 19/03/2021

Uma leitura fluída, que apesar de ser muito detalhada, não deixa a leitura ficar maçante. Eu particularmente acho interessante que não foca apenas na solução do caso que o Strike está trabalhando, dando uma luz também, e um pano de fundo da vida pessoal dele e da Robin, relatando o que acontece com eles na vida particular além da investigação do caso. O caso em si, eu fiquei boiando até cerca de 70% do livro, depois, ainda boiando, comecei a achar que era uma pessoa, pra no final tudo ser esclarecido e, claro, eu estava errada quanto a quem era.
comentários(0)comente



Roberto.Vasconcelos 03/09/2023

Bombyx mori
E aqui temos um livro que consegue ser mais envolvente que o anterior.
A história em si começa bem morna com um aparente desaparecimento e depois explode num homicídio grotesco.
A investigação e a resolução do crime foram muito boas , estava lá , você olhou mas não viu, típico de livros de mistério policial e fez todo sentido.
A "cereja do bolo" que torna este livro especial é acompanhar a evolução dos personagens a cada livro, Strike e Robin , suas interações e passados são em si o foco recorrente.
Você fica curioso pra saber mais sobre eles e sobre as próximas aventuras.
comentários(0)comente



Mah Mac Dowell 08/07/2021

Ótimo romance policial, bem envolvente, personagens que você se identifica, só achei algumas partes meio cansativas e desnecessárias, muitas voltas no mesmo lugar para ?enganar? o leitor... me pegava divagando um pouco.. não achei o plot tão impressionante assim, mas ainda assim acho que vale a leitura para quem gosta do gênero.
comentários(0)comente



Wyber 31/08/2023

O Bicho-da-Seda
"O Bicho-de-Seda", é segundo livro da série de mistério de Robert Galbraith (pseudônimo da autora do Harry Potter J.K. Rowling), apresenta uma trama intricada repleta de reviravoltas. No entanto, algumas partes da narrativa acabam por se estender desnecessariamente, poderiam até ser retiradas do livro que não faria falta, tornando a experiência de leitura um tanto arrastada.

A história tem como centro o detetive particular Cormoran Strike, um detetive com bastante sagacidade e perspicácia. A premissa do desaparecimento de um escritor e a subsequente busca pelo manuscrito revelador mantém o leitor preso desde o início. Os jogos de poder no mundo literário, a intriga entre os personagens e as relações obscuras criam uma atmosfera rica e intrigante.

Porém, enquanto a trama principal é uma teia complexa de intrigas, existem passagens secundárias que poderiam ter sido encurtadas ou até mesmo omitidas. Aprofundamentos excessivos em detalhes que não contribuem significativamente para o desenvolvimento da história resultam em momentos em que a narrativa perde seu ritmo ágil. A leitura, por vezes, torna-se mais arrastada do que deveria.

A escrita de Galbraith, no entanto, é envolvente e habilidosa. A maneira como ela constrói personagens, seus diálogos realistas e a habilidade de transmitir as complexas emoções dos protagonistas são pontos altos do livro. A relação entre Cormoran Strike e sua assistente, Robin, continua a evoluir de maneira crível e emocionante, adicionando camadas à narrativa.

Em resumo, "O Bicho-de-Seda" é um livro de mistério que brilha em vários aspectos, oferecendo uma trama intricada e personagens cativantes.
comentários(0)comente



Guilherme Dehon 09/05/2023

O Bicho-da-Seda...
O segundo livro de Robert Galbraith ou J. K. Rowling, é ainda mais cativante, intenso e surpreendente (mesmo sem ser fantástico), que o primeiro...

O Bicho-da-Seda é um thriller que logo de nas primeiras páginas, já captura o leitor e o transporta para dentro da estória...

A trama, aparentemente superficial, a cada página lida, vai tomando forma, crescendo e quando menos imaginamos, transformasse em algo surpreendente...

Mais uma vez RG/JK conduz a estória com tal maestria, superando o livro anterior, com uma dose de suspense quase alucinógena... A ânsia beira o vício.

O mote principal da obra, o crime, é "suavizado" com alguns momentos em que RG/JK mostra o lado humano, situações do cotidiano, as mazelas, adversidades, sonhos, etc... dos protagonistas, Strike e Robin, o que ao meu ver, não passa aquela sensação de "enchendo linguiça", pelo contrário, dá mais veracidade à obra.

Cormoran e Robin, uma dupla muito peculiar e que evoluíram muito em relação ao Chamado do Cuco...

Realmente, dentre todas as obras de detetives que já li, Cormoran Strike é o que mais parece próximo da realidade, e que transmite um ar de "vamos lá, vida que segue!"

Totalmente Recomendável!
comentários(0)comente



Jane 57821 02/08/2020

Não fede, nem cheira...
Literalmente eu só consegui me importar com a dupla de protagonistas principais, o resto eu tava pouco me lixando para o que acontecia com eles. Ainda bem que os outros livros são bem melhores que essa bomba
mathushey 02/08/2020minha estante
Eu adorei o livro e o livro é lento, pra mim pelo menos, quando engatei foi só alegria ?


Jane 57821 02/08/2020minha estante
Aiii eu não gostei kkkk, apesar de ter amado os outros dessa saga. Eu odiava a vítima e odiava ainda mais todo mundo ao redor dela rsrs


mathushey 02/08/2020minha estante
Eu tenho quase todos, já leu Branco letal?


Jane 57821 02/08/2020minha estante
Já li sim, eu tenho todos dessa saga e li praticamente um após o outro kkkk




Maíra Batista 29/05/2020

Cansativo
Gosto muito de livros policiais e gostei da premissa desse livro mas fiquei meio decepcionada, a leitura demora muito para começar a fluir e acho que muitas páginas poderiam ter sido excluídas. No geral a história é boa mas faltou envolver o leitor, infelizmente para mim só fluiu mais no final, que parece que foi escrito as pressas.
comentários(0)comente



Mari 06/06/2020

Melhor que o primeiro!!
Confesso que estava com receio de me decepcionar com o segundo livro do detetive Cormoran, mas é sensacional como cada página nos envolva mais e mais a história! Mal possa esperar para ler o terceiro!
comentários(0)comente



guizo | @euguizo 30/12/2014

O alvo está mais próximo do que você imagina...
Bem, eu demorei um tempo para fazer resenha desse livro, mas finalmente eu consegui pelo menos um pingo de inspiração e tô começando.
As declarações que tenho a fazer sobre O Bicho da Seda são muitas, muitas mesmo. Eu amei esse livro, com todo meu coração. Depois que terminei O Chamado do Cuco, eu fiquei maravilhado de como a J.K. consegue se adaptar a diversos temas. Harry Potter é fantasia e Ficção, Morte Súbita é um puta drama, e as histórias de Strike são inteiramente fodas.
Depois de alguns meses desde o caso de Lula Landry, Strike corre em busca de resolver seus vários casos novos. Agora ele está famoso, então muitas pessoas estão procurando por seu trabalho. Mulheres pensando se estão sendo traídas, entre outros. Mas um caso importantíssimo surge. Um dos escritores mais famosos da atualidade, conhecido por seus livros malucos e irreais, desaparece completamente de casa. De agora em diante, Strike tem que novamente juntar pistas o suficiente para resolver o caso, enquanto dessa vez, muitas pessoas estão envolvidas. E todas são suspeitas.
Owen Quine, o escritor desaparecido, é encontrado morto de uma forma horrenda, levando Strike à um questionamento quase sem fim. Afinal, quem teria coragem de fazer aquilo?
Eu amei demais esse livro, não somente por causa de mais uma história envolvente, como também a moldagem que a J.K. faz dos personagens. Você chega em um momento e começa a se perguntar: "Nossa, isso não faz sentido." - "Nossa, não faço a menor ideia de quem fez isso". É disso que eu mais gosto até agora da série de Cormoran Strike, o suspense, o entreterimento, uma ótima narrativa, uma ótima história.
Eu achava até que impossível isso mesmo, então não acho que seja uma desvantagem nem uma coisa ruim: O fato de não ter evoluído. O Chamado do Cuco já foi um livro envolvente e espetacular, então eu não poderia esperar que fosse ainda mais. Mas definitivamente, J.K. tem um sucesso ainda mais estrondoso com a vida de Cormoran Strike e suas loucuras.
comentários(0)comente



Ricardo Tavares 28/01/2021

Bombyx Mori
Bombyx Mori é o título original da nova aventura de Cormoran Strike. Esse é o nome científico do bicho-da-seda.
O detetive Cormoran Strike, protagonista de O chamado do Cuco, está de volta, ao lado de sua fiel assistente Robin Ellacott, no segundo livro de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling. Dessa vez, o veterano de guerra terá que solucionar o brutal assassinato do escritor Owen Quine. Uma narrativa em que os laços entre Cormoran Strike e Robin se tornarão mais estreitos. A secretária continua desejando se tornar uma investigadora e quer ser mais útil, executando tarefas fora do escritório. Mathew, namorado de Robin continuará com ciúmes de Strike e torcendo para que Robin largue o emprego no escritório. Mesmo sendo o segundo livro do detetive inglês, J.K. ROWLING aperfeiçoa as características de seus personagens, mostrando seus defeitos e virtudes. É interessante perceber como a tensão entre Mathew, Robin e Strike vai crescendo ao longo do romance e como a secretária se torna uma personagem tão importante quanto Strike, por ser seu contraponto. C. B. Strike é um detetive clássico e a autora constrói seu romance com um clima Noir, mostrando uma Londres carregada e barulhenta. A única coisa que me irrita é a ênfase na prótese de Strike, que o torna um personagem atormentado por dores constantemente. Por incrível que possa parecer, o detetive usa uma perna que não é bem adaptada ao seu corpo, ela é simples e de encaixe, não é fixa e moderna, como a usada por atletas. Apesar dos clichês, o leitor de sente fisgado é não consegue parar de ler. A leitura é fluida e só saberemos a identidade do assassino bem perto do fim da trama. A todos que gostam de uma boa história policial, é altamente recomendável.
comentários(0)comente



Lari 29/02/2020

O segundo livro que vejo Strike em ação e sinceramente esse homem é muito incrível!
Um personagem que apaixona, que a gente torce para se dar bem sempre, mas com sua inteligência, claramente ele não precisa de muito esforço pra isso.
Apesar de as vezes eu achar um pouco lento os acontecimentos, e isso acabar me deixando com um pouco de sono, novamente me surpreendeu o final. E eu super indico!
Principalmente pelo fato de ser muito bom ver Strike e Robin juntos!
comentários(0)comente



Amanda.Contiero 19/07/2020

O Bicho da Seda.
Confesso que a multiplicidade de personagens, por vezes, me causou relativa confusão durante a leitura. No entanto, considerando-se a realidade de um trabalho investigativo, em que se faz comum a concomitância de casos... O desenvolvimento foi conduzido com maestria envolvendo o leitor por enredo. Recomendo muito!
comentários(0)comente



Carolina 13/01/2015

Fantástico!
O Bicho-da-Seda, segundo livro de Robert Galbraith (pseudônimo de J.K. Rowling), nos traz de volta o detetive particular Cormoran Strike que é contratado para investigar o assassinato de um autor egocêntrico da grande Londres: Owen Quine.

Owen Quine é um escritor de 58 anos que teve apenas um livro famoso, mas que se acha o melhor escritor do mundo. Antes de desaparecer misteriosamente e ser assassinado, Quine acabara de terminar seu mais novo romance no qual trazia grandes revelações e espetadas voltadas para ilustres escritores, editores, agentes literários e amigos próximos. Logo após o manuscrito do livro vazar, Owen é assassinado e traz a todos a conclusão de que o assassino foi estimulado pelas atrocidades e pelas polêmicas descritas em seu livro.
Galbraith conseguiu criar um cenário incrivelmente melhor do que o criado em seu primeiro livro, O Chamado do Cuco. A forma como Quine é assassinado foi imensamente mais planejada e mais trabalhada, dificultando muito o trabalho de Cormoran e Robin para achar o culpado e deixando o leitor totalmente louco por não conseguir identificar 100% um culpado.

"O assassino de Owen Quine era como aquele tubarão, pensou ele. Não havia predadores furiosos e indiscriminados entre os suspeitos do crime. Nenhum deles tinha histórico conhecido de violência. Não havia, como costuma acontecer quando surgem corpos, um rastro de delitos do passado levando à porta de um suspeito, nenhum passado manchado de sangue arrastando-se atrás de algum deles como um saco de carniça para cães famintos. O assassino era uma fera mais rara e mais estranha: daquela que esconde sua verdadeira natureza até ser suficientemente perturbada."

O modo que a investigação foi tratada e as técnicas usadas para o assassinato foram de longe o que mais gostei no livro porque Galbraith acertou de cheio em sua escrita, conseguindo me prender mais do que em O Chamado do Cuco. Já no meio de O Bicho-da-Seda eu formulei minha opinião sobre quem seria o assassino e qual motivo o levara a matar Quine, porém fui totalmente surpreendida com quem de fato o matou.

Outro ponto muito importante e que me agradou bastante é o crescimento dos personagens principais, principalmente o de Robin, assistente de Strike, que teve uma maior importância nesse segundo livro e está conseguindo cada vez mais espaço no meio das investigações e com seus feitos incríveis para ajudar Strike, está conseguindo conquistar uma grande admiração de seu chefe.

O final do livro e a revelação do assassino me agradaram bastante, mas fiquei meio confusa e não entendi muito bem o que levou Strike a desenvolver a teoria que solucionou o caso. Apesar disso, gostei muito da forma que a investigação foi encerrada e já estou ansiosíssima para ler a próxima trama do detetive Cormoran.
comentários(0)comente



Karina 07/02/2020

Bombyx Mori
Meus deuses, que escritores foram esses que apareceram no livro? Era cada assunto, cada personagem, viu... Eu diria que a mente deles era doentia, mas o que dizer da escritora que os criou? Kkkk

Mais uma vez, falhei em descobrir o assassino. O livro foi muito bem escrito, fluiu super bem (mais que O chamado do cuco, na minha opinião). Gostei de ter aprofundado mais em Robin, espero que ela ganhe ainda mais destaque no livro seguinte.

Em breve começarei Vocação para o mal, e espero que seja tão bom quanto este.
comentários(0)comente



403 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR