O Discurso “Faça Boa Arte”

O Discurso “Faça Boa Arte” Neil Gaiman

Resenhas - Faça Boa Arte

Walkí­ria Silva 12/08/2016

"Você está fazendo o teu possível ou o teu melhor?"

"E agora vão, e cometam interessantes, impressionantes, gloriosos e fantásticos erros. Quebrem regras. Deixem o mundo mais interessante por estarem nele. Façam boa arte”. (Neil Gaiman)

Esse livro é um daqueles que você precisa ter nos livros de cabeceira. Um discurso inspirador que me fez lembrar de um questionamento do filósofo contemporâneo Mario Sergio Cortella: "Você está fazendo o teu possível ou o teu melhor?". No texto de Gaiman, a máxima é: "Faça Boa Arte", independente dos erros e esses são até interessantes, pois indicam que você está fazendo algo, você está tentando, fazendo o seu melhor com as condições que você tem no momento. É reconfortante caminhar na 'direção da montanha' sabendo que além dos acertos, é possível, às vezes, cometer também erros gloriosos, que não podem ser vistos como falhas, mas sim como tentativas importantes no caminho do sucesso. O discurso é uma mensagem precisa sobre a importância do fazer, do cometer, do tentar, do aproveitar, e mesmo não tendo as melhores condições, apenas Faça Boa Arte.

Nailan 05/02/2020

Para se inspirar!
Um discurso emocionante que retrata o processo artístico de Gaiman diante das oportunidades (ou falta delas) no mundo. Maravilhoso!

Lethycia Dias 18/02/2021

Vida de artista
Esse livro estava na minha estante já fazia um bom tempo, e na semana passada, decidi priorizá-lo. Não imaginei que ele iria me tocar e emocionar tanto. Adoro ler artistas falando sobre arte e escritores falando sobre escrita, e as palavras de Gaiman foram extremamente inspiradoras para mim.
O livro contém, na íntegra, o discurso de Neil Gaiman na cerimônia de formatura da turma de 2012 da University of the Arts, na Filadélfia, EUA, e as palavras dele são focadas em forma de conselhos que Gaiman gostaria de ter recebido quando começou a escrever e a trabalhar como freelancer.
Alguns dos pontos mais interessantes dele falam da importância de experimentar quando ainda não conhecemos as "regras" que foram criadas para a produção artística; a importância de simplesmente fazermos o que queremos; a lembrança de como é solitário e frustrante trabalhar com arte, e como é recompensador receber respostas e reconhecimento; a ideia de vermos nossos erros e fracassos como um sinal de que estamos produzindo; e a reflexão sobre fazermos coisas por dinheiro sem nos envolvermos de verdade.
Me identifiquei em vários aspectos com algumas das coisas que Gaiman diz, e principalmente com o incentivo para que façamos a nossa própria arte, que façamos aquilo que sabemos que só nós podemos fazer. Como ele diz, a arte salva, e eu já fui salva pela arte várias vezes.
Não li nada de Gaiman além de Coraline, e cheguei a esse livro mais por seu conteúdo que pelo nome do autor. E acho que é um prato cheio para quem precisa se encontrar ou se fortalecer enquanto artista. É um livro curto, rápido (li duas vezes em uma noite só) e com um design gráfico muito caprichado, que interage com o texto e a mensagem. Recomendo muito para outros escritores e artistas em geral!

site: https://amzn.to/3jYYyMZ

Antonio566 12/11/2022

JAMAIS DESISTA DA TUA ARTE
Este é o tipo de livro que pode agir de duas maneiras: 1- Impulsionar suas ideias e te fazendo desprender dos teus medos e inseguranças; ou 2- reacender a chama do artista que habita em você e te lembrar do quanto você é essencial, lembrar de que você é incrível no que faz e que jamais deve desistir de realizar aquilo que você gosta.

A arte nos salva, liberta, transforma e cura feridas que o tempo não saberia curar.

RECOMENDO DEMAIS ESSE DISCURSO DO GAIMAN.

Nayana 28/03/2021

Discurso em livro
O livro é curtinho, lindo e de capa dura. Trata de um discurso que o Neil Gaiman fez numa formatura em uma diagramação toda artística também.

Achei o conteúdo autêntico, com aquele quê de grandiosidade na transmissão de experiências, acredito que ouvir isso na formatura deve ter sido realmente inspirador para os recém-formados, e gosto da ideia de eternizar esse momento e passar a mensagem para outras pessoas também..

É uma leitura rápida e gostosa.

Heloiza.Oliveira 19/03/2021

Li ontem e reli hoje.
Objetivos diferentes, mas o deleite foi o mesmo.
Delicia de discurso metido a esquema de negócios de pirâmide, mas riquíssimo dicionário aos artistas em tempos de réguas e rédeas.

Só prestei atenção no discurso bem pautado e pontuado, quando vc sabe do que fala as vírgulas dançam, as pontuações flutuam no céu de sua boca, e mesmo aí dizendo pra simplesmente ir fazer, eu refaço: vá e dedique-se ao que sabe fazer!
É claro, límpido como a água do trussu em 2004 quando alguém produz o que sabe, ou atira pra todo lado e não mata ninguém.

Carol 10/07/2022

Recomendado a todos os artistas
Amo a maioria dos trabalhos do Neil Gaiman - pelo menos a grande maioria do que já li. Esse discurso é muito real e acredito que motivacional para pessoas que buscam o caminho no meio artístico.

A edição foi muito divertida também, brincando com fontes, formato do texto e até a forma como apresenta esse discurso ao longo das páginas. É algo fofo, mas bem específico.

Kellvyn.Rios 10/04/2021

Tipografia impecável
É um livro de rápida e fácil leitura com uma tipografia incrível, vale a pena pegar uma meia hora para se aprofundar no pensamento de "quebrar regras" do Neil Gaiman.

Sid 30/06/2021

Para de pensar e faça!
Quem é artista e busca criar arte esse livro dá um quentinho no coração, quase como um abraço.

Cheilozah 28/06/2020

Faça Boa Arte
Um discurso inspirador.
Faça boa arte, permita-se errar e encontrar no "erro" algo diferente, inovador.
DO EPIC SHIT!

Joelson Santos 17/06/2021

Neil Gaiman é sempre inspirador

Crie suas próprias regras, coloque pra fora todas as suas ideias, torne o mundo mais interessante e então realize seus sonhos, mas durante esse percurso não esqueça de cometer os mais extraordinários erros possíveis e impossíveis, é com eles que fazemos boa arte.
Seja nos dias ruins - que eu sei são muitos - ou nos dias bons jamais se limite, não coloque barreiras na sua criatividade e leve consigo a mensagem de que até aquilo que nunca foi feito antes se torna mais fácil de ser feito se você não souber que é impossível. Faça a sua própria arte, se conheça, se liberte e se inspire nos melhores - e ninguém melhor como inspiração do que o próprio Neil Gaiman - e então apenas faça boa arte.

É sério, façam boa arte.

Raphael 03/03/2020

Faça Boa Arte!
Neil Gaiman sendo Neil Gaiman, mesmo em um simples discurso ele mostra como é genial.

Renata (@renatac.arruda) 04/06/2014

E agora?
"Este livro é para todos que estão olhando ao redor e pensando: e agora?"

Seja você um artista ou não, tenha você se graduado em uma universidade ou não, tenha você uma profissão ou não, todos nós quando chegamos a idade adulta nos deparamos com aquela pergunta terrível: e agora?

Convidado pela University of the Arts para fazer um discurso de formatura em 2012, Neil Gaiman decidiu respondê-la com o conselho mais honesto que podia dar aos jovens formandos: façam boa arte. Mas o que será que significa isso? Sendo um conceito subjetivo, Gaiman se abstém de sugerir fórmulas ou apontar regras, antes encoraja que as pessoas façam aquilo que querem, que cometam erros, que façam o impossível. Que façam aquilo que só elas mesmas podem fazer. Que criem sem saber o que estão fazendo. Ora, se as regras estão ruindo, se o mercado está mudado e ninguém sabe o que vai acontecer daqui a dois ou dez anos, então não existe resposta errada. Se você desconhece as regras, então tudo é possível -- e se não há regras para o que você fez, ninguém poderá te acusar de não segui-las.

Um dos trechos mais divertidos da fala de Gaiman é sobre...

Leia mais no Prosa Espontânea

site: http://prosaespontanea.blogspot.com.br/2014/05/faca-boa-arte-neil-gaiman.html

moacircaetano 03/01/2022

O discurso de Neil Gaiman ser chama Faça Boa Arte, mas poderia facilmente ser chamado de Viva Uma Boa Vida.
Suas lições podem ser aplicadas não só a artistas, mas a cada um de nós
Leia. É rápido, mas profundo e, ao mesmo tempo, simples.
Como a boa arte. Como uma boa vida.