O Discurso “Faça Boa Arte”

O Discurso “Faça Boa Arte” Neil Gaiman

Resenhas - Faça Boa Arte

Fernanda.Lopes 04/10/2023

Ahhhh, que fofo!
Esse discurso do Neil Gaiman me pegou. Você pode ler e dizer que é um discurso genérico, com conselhos óbvios ou você pode observar ali a trajetória de um baita escritor que passou (e passa) por muitos desafios que nós passamos, inclusive a tal Síndrome do Impostor (ou, como a esposa dele chama, Polícia da Fraude).

Pra mim, foi um momento inspirador, pra renovar as esperanças, dar umas risadas e curtir mais um pouco do olhar criativo desse mestre da arte.

Sufonino 18/04/2017

Agora quero fazer boa arte!!!!!
Comprei este livro na lojas americanas física, foi dez reais, eu já havia ouvido as pessoas falarem deste livro, mas nunca tinha parado para lê-lo, e hoje, quando finalmente o comprei e lí, percebi como o Neil Gaiman é um autor incrivelmente superior ao que eu achava que ele era. Hoje, declaro neste lugar, e em breve em todas as minhas redes sociais, que o Neil Gaiman ultrapassou Stephen King, que estava em primeiro lugar, no meu top autores favoritos da vida.

Agora sobre o livro, nele temos um discurso que Neil Gaiman fez em 2012. No livro temos um Gaiman de cinco anos atrás, e mesmo assim temos, e vemos, um autor já amadurecido, é muito visível, e de alguma forma é palpável e real tudo o que ele fala no discurso que foi adaptado para este livro maravilhoso.

Eu tenho um canal no Youtube onde eu falava apenas de livros, porém, isso já não me divertia e não me complementava tanto quanto antes, e então eu observei uma única frase que desfez todas as incógnitas que se formavam em minha cabeça, e é essa a frase, ou texto, enfim:

"O YOUTUBE E A INTERNET (E SEJA LÁ O QUE VIRÁ DEPOIS DO YOUTUBE E DA INTERNET) PODEM TRAZER MAIS PÚBLICO DO QUE A TELEVISÃO JAMAIS OFERECEU. AS VELHAS REGRAS ESTÃO DESMORONANDO E NINGUÉM SABE QUAIS SERÃO AS NOVAS.
~~~~~~Então
~~~~~crie
~~~~suas
~próprias
regras."

O texto, mesmo que aparentemente seja algo simples, me tocou profundamente, e o livro como um todo me forçou a ter muitíssima vontade de CRIAR BOA ARTE.

Mais uma indicação de livro maravilhoso escrito por um autor maravilhoso chamado Neil Gaiman. Então é isso, espero que após lerem isso que escrevi com todo o meu coração, vocês queiram ler o que o Gaiman escreveu, e espero que após lerem o que ele escreveu vocês sintam vontade de FAZER BOA ARTE, então assim espero que você FAÇA BOA ARTE.

Boa noite. Bom dia. Boa tarde.

Rafael Cerdeira 31/03/2017

Duas das três já está bom cara.
Inspirador e reconfortante. Neil Gaiman nos acalanta com suas palavras e nos mostra a direção(que pode ser nenhuma ou todas ao mesmo tempo) para cometer nossos erros fantásticos e inevitáveis.

Nina 01/01/2022

Discurso interessante mas livro nem tanto
As palavras de Neil Gailman realmente são válidas e profundas, mas achei o livro desnecessário.

Apesar de uma linda diagramação, a sensação que fiquei foi que a publicação foi uma desculpa para vender.

Acho mais válido assistir o vídeo, mais vivo, mais emocionante.

Marina Assis 02/03/2022

É basicamente tudo que eu precisava ler hoje. Ultimamente eu ando tentando agradar o algoritmo da Internet e esqueço de que a arte é algo que comecei pra me divertir. E agradar todo mundo acabou sendo algo que coloquei no topo.

wiz 11/01/2022

MAKE GOOD ART!
O livro é um transcrição de um discurso feito pelo autor, mas sinceramente, compre o outro livro, também de Neil Gaiman "Arte Importa" que traz esse discurso e mais algumas opiniões do autor sobre o tema.

Bru 03/09/2021

Vá e faça
Adoro Neil Gaiman, sua escrita e seus universos. Esse livro, mais que as falas de Gaiman para uma turma de formandos, apresentam na diagramação primorosa, que faz o texto, que poderia ser auto ajuda pura, criar movimento.
Um livro rápido que ajudou a lembrar de colocar as coisas em movimento.

Denize.Dias 29/01/2021

Não tenho Tablet
Só por isso dei quatro estrelas. O livro é ótimo mas a experiência de leitura ficaria melhor em um tablet. Só vi esta recomendação depois da compra. E meus óculos estão defasados. Fracos. Demorei para ler porque precisava de iluminação natural. Além disto, revezei entre o Kindle, em preto e branco e o celular para ver as cores. Lindo! Clap. Clap.Clap.

Ellen Fontana 28/06/2021

Um bom discurso
Geralmente eu gosto muito de ler esses discursos, pois costumam ser bem inspiradores e belos.
Neste, o autor nos convida a cometer erros. Erros fantásticos, extraordinários. O que é muito importante pois os jovens são muito cobrados nessa fase da vida.
O livro é direcionado para a galera das artes, mas facilmente trazemos suas palavras para qualquer área da vida de qualquer profissional. Ele nos convida a "fazer boa arte", ou seja, a darmos o nosso melhor no nosso trabalho, mesmo que a remuneração seja ruim, pelo menos teremos orgulho do trabalho realizado.
Bom discurso e boas palavras.

Wenn - Ddlynghtshd 30/08/2017

"Duas das três já está bom."
Esse é um discurso de Neil Gaiman a formandos de uma universidade de artes.

É simplesmente fantástico e arrebatador. Para mim ao menos, que tenho expectativas do ramo das artes, foi empolgante.

Aprender a lidar com erros, com decepções, com coisas ruins que nos acontecem e com a falta (ou o mal uso) de criatividade é essencial para quem quer trabalhar com as artes. Saber que de fato você não precisa ser uma maquina, e que tudo tem seu devido tempo, acreditar nessa ideia, é reconfortante.

É uma leitura rapidissima, mas essencial a todos que querem trabalhar com arte.

AmadosLivros 19/06/2017

Em 2012 Neil Gaiman fez um belíssimo e inspirador discurso aos formandos do ano na University of the Arts na Filadélfia. Algo realmente inspirador, e que nos faz refletir sobre onde queremos chegar na vida e como devemos ver a nossa arte. Ele falou durante 19 minutos, mas suas palavras foram cheias de significados.
Usando de vários recursos gráfico e de metalinguagem, e com a colaboração do renomado designer gráfico Chip Kidd, o discurso de Gaiman foi transformado neste pequeno livro.
Com palavras simples, mas repletas de lições, Gaiman nos diz que o importante da arte é nunca parar. E acima de tudo, cometer erros, pois se você comete erros significa que está fazendo. E até os pequenos erros podem ser fonte de grande inspiração!
A leitura é rápida e fluida, e você lê em uma única sentada. Não tenho muito o que falar, afinal, como já disse, é um discurso, e o livro é bastante visual, cheio de brincadeiras com as palavras e o design! Um livro delicioso que nos faz pensar, e nos inspira a nunca desistir! Sempre continuar tentando e errando, até alcançar nosso objetivo maior! Eu amei a leitura e tirei valiosas lições para minha vida. Definitivamente uma leitura que recomendo para todos.

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/12/livro-o-discurso-faca-boa-arte.html

Mayra 06/12/2014

O benefício da nota 8
Os discursos de formatura nos Estados Unidos são show-business. De Stanford ao MIT, de Harvard a Princeton, mas também em universidades menos conhecidas e mesmo em colégios de segundo grau, personalidades do mundo dos negócios, do entretenimento, das artes, das ciências e da política se revesam ano a ano para concorrer ao Top 10 da temporada. As listas de melhores discursos são infindáveis e há para todos os gostos: o emocionante Steve Jobs, em 2005; a engajada J.K. Rowling, em 2008; a cômica e genial Ellen DeGeneres, em 2009; o feminismo pós-moderno de Sheryl Sandberg em 2012; a inspiradora Oprah Winfrey, também em 2012; e o sincero Neil Gaiman, no mesmo ano. É dele o discurso transcrito neste livro.

Mensagens mostrando que errar é meio caminho para acertar sempre são boas de ouvir, mas sobretudo nas épocas do ano em que ficamos mais humildes, quando pensamos “uau, ainda estou vivo”. Para mim, essas datas são Natal e aniversário. (Se você tem a felicidade aniversariar em 25 de dezembro, então passa pela lição num golpe só.) Formaturas também são bastante propensas a reflexões do tipo “sim, sou um afortunado”. O sucesso – esta meta insana que insiste em se posicionar acima da felicidade – , quando vem pela boca daqueles que o obtiveram, nos torna mais realistas: você sabe que jamais será como eles, e descobre que eles também nunca o perseguiram – e por isso o encontraram. Nesses períodos, pôr em perspectiva a felicidade – agora não mais como meta, antes como estratégia – é graduar-se continuamente para a vida, que reinicia todo ano, a cada aniversário, a cada Natal, a cada dia.

Selecionei algumas partes do discurso de Neil Gaiman. Espero que o ajude num reinício.

>Leia o restante da resenha com citações e comentários no blog.

site: http://asmelhorespartes.blogspot.com.br/2014/12/faca-boa-arte-neil-gaiman.html

@livrodegaia 25/07/2017

Faça Boa Arte

Um livro curtinho e inspirador para ser lido em uma sentada: "Faça Boa Arte", discurso de formatura feito por Neil Gaiman na University of the Arts, na Filadélfia. Seguem alguns trechos:

"Se você não sabe que é impossível fica mais fácil fazer."

"Quando você começa, tem que saber lidar com os problemas do fracasso. Precisa ser persistente, aprender que nem todo projeto vai dar certo. A vida de freelance, a vida no mundo das artes, às vezes é como estar em uma ilha deserta espalhando mensagens em garrafas e esperando que alguém ache uma delas, abra e leia, e que ponha de volta dentro da garrafa algo para você: um elogio, uma comissão, dinheiro, amor. E é preciso aceitar que, para cada garrafa que porventura retorne, você terá produzido uma centena de outras."

"As coisas que fiz porque estava animado, porque queria de verdade que elas existissem, nunca me desapontaram, e nunca me arrependi do tempo que dediquei a esses projetos."

"Se estiver cometendo erros, quer dizer que está por aí, fazendo coisas. E errar pode acabar sendo útil."

"Quando as coisas ficarem complicadas, é assim que você deve agir: faça boa arte. É sério."

"Alguém na internet acha que o que você faz é idiota ou ruim ou pouco original? Faça boa arte."

"E agora vão, e cometam interessantes, impressionantes, gloriosos, fantásticos erros. Quebrem regras. Deixem o mundo mais interessante por estarem nele."

"Isso é muito legal mesmo. Aproveite."- S.K.

Instabook: livrodegaia

Na Literatura Selvagem 26/10/2017

O discurso de Gaiman...
Em maio de 2012 Neil Gaiman fez um discurso numa celebração de formatura da University of the Arts na Filadelfia. Foram quase vinte minutos encorajando os jovens que ali estavam presentes com suas ideias de dedicação, força e como usar o tempo para adquirir sabedoria... De maneira inusitada, ele falou em quebrar regras, em não pensar muito, em se desgastar menos... Os futuros pintores, escritores e músicos que saíram dali aquele dia certamente levaram a lição de Gaiman para o futuro restante de suas vidas repletas de sonhos na bagagem...

Gaiman relatou como se deu o início de sua carreira, dos contratempos que surgiram e que de alguma forma, acabaram sendo tão importantes quanto o sucesso que obteve nas primeiras investidas artísticas. O segredo era não se cobrar em demasiado, embora a situação pedisse por isso na maioria das vezes.

leia mais em

site: https://torporniilista.blogspot.com.br/2017/06/faca-boa-arte-por-neil-gaiman.html