O Discurso “Faça Boa Arte”

O Discurso “Faça Boa Arte” Neil Gaiman

Resenhas - Faça Boa Arte

Mayara 03/03/2016

A capa é feia, mas o conteúdo é
Eu sou tão fã do Neil Gaiman, que, provavelmente, leria até sua lista de compras. Não é surpresa, portanto, que eu tenha ficado muito feliz quando a Intrínseca anunciou que ia publicar o discurso do Neil que ele fez para os formandos da University of The Arts na Filadélfia. Faça Boa Arte é um livro pequeno, cujo destaque, além das sábias e inspiradoras palavras do escritor britânico, é a diagramação do designer gráfico Chip Kidd.

É muito bom quando você, além de admirar alguém por seu talento, a admira como pessoa. Posso citar vários cantores e escritores por cujas obras sou alucinada, mas a quem detestaria encontrar pessoalmente, já que suas personalidades não são das melhores. Esse é um dos motivos de eu ser tão fã de Neil Gaiman. Além de ser fantástico no que faz, ele é fantástico no que é. Em outras palavras: o discurso é lindo, leia!

O discurso que ele fez é um sopro de incentivo e ânimo. Quando se está desmotivado, nada melhor do que ler as palavras de alguém que, quando jovem, tinha uma lista de sonhos a cumprir – escrever um romance, um livro infantil, um quadrinho, um filme, gravar um audiolivro, escrever um episódio de Doctor Who… – e que, com força de vontade, conseguiu realizar cada um deles com bastante sucesso.

O livro é tão pequenino, que li numa rápida viagem de ônibus, de uns 20 minutos. Mas a mensagem que ele passa, essa, não tem tamanho. Ou preço.

Mayra 06/12/2014

O benefício da nota 8
Os discursos de formatura nos Estados Unidos são show-business. De Stanford ao MIT, de Harvard a Princeton, mas também em universidades menos conhecidas e mesmo em colégios de segundo grau, personalidades do mundo dos negócios, do entretenimento, das artes, das ciências e da política se revesam ano a ano para concorrer ao Top 10 da temporada. As listas de melhores discursos são infindáveis e há para todos os gostos: o emocionante Steve Jobs, em 2005; a engajada J.K. Rowling, em 2008; a cômica e genial Ellen DeGeneres, em 2009; o feminismo pós-moderno de Sheryl Sandberg em 2012; a inspiradora Oprah Winfrey, também em 2012; e o sincero Neil Gaiman, no mesmo ano. É dele o discurso transcrito neste livro.

Mensagens mostrando que errar é meio caminho para acertar sempre são boas de ouvir, mas sobretudo nas épocas do ano em que ficamos mais humildes, quando pensamos “uau, ainda estou vivo”. Para mim, essas datas são Natal e aniversário. (Se você tem a felicidade aniversariar em 25 de dezembro, então passa pela lição num golpe só.) Formaturas também são bastante propensas a reflexões do tipo “sim, sou um afortunado”. O sucesso – esta meta insana que insiste em se posicionar acima da felicidade – , quando vem pela boca daqueles que o obtiveram, nos torna mais realistas: você sabe que jamais será como eles, e descobre que eles também nunca o perseguiram – e por isso o encontraram. Nesses períodos, pôr em perspectiva a felicidade – agora não mais como meta, antes como estratégia – é graduar-se continuamente para a vida, que reinicia todo ano, a cada aniversário, a cada Natal, a cada dia.

Selecionei algumas partes do discurso de Neil Gaiman. Espero que o ajude num reinício.

>Leia o restante da resenha com citações e comentários no blog.

site: http://asmelhorespartes.blogspot.com.br/2014/12/faca-boa-arte-neil-gaiman.html

Tamires 26/01/2016

Faça Boa Arte
“Vão, e cometam erros interessantes, cometam erros maravilhosos, façam erros gloriosos e fantásticos. Quebrem regras. Façam do mundo um lugar mais interessante por vocês estarem aqui. Façam boa arte”.

Em maio de 2012, Neil Gaiman discursou para os formandos da University of the Arts, na Filadélfia, Estados Unidos. Sua fala, de tão inspiradora, ganhou o mundo através da internet.

O Discurso Faça Boa Arte é encontrado facilmente de forma gratuita, entretanto, o livro publicado em 2014 pela Editora Intrínseca pode ser uma boa pedida para que as palavras inspiradoras de Gaiman estejam sempre à mão! São 80 páginas contendo o discurso na íntegra, com arte gráfica idealizada pelo renomado designer Chip Kidd.

Vale a pena não só a leitura, mas também assistir o discurso sempre que bater aquela insegurança sobre o que vamos "fazer da vida". Recomendo!

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/etc-o-discurso-faca-boa-arte/

Lidiane 26/11/2020

Para ler e reler
É apenas um discurso motivacional para estudantes, mas está cheio de razão e é divertido.
A formatação que fizeram no livro também ficou alegre.
Para quem é artista, esse é um livro para reler sempre q bater aquele desânimo.

Mayra 02/08/2020

Discurso que passa verdade e inspirador do autor, lembrando sempre a necessidade de se errar e aprender com os erros, ele nos lembra da necessidade de aproveitar os bons momentos, pois eles podem passar rápido e nos lembra sempre, ?Faça Boa Arte?.

IGuittis 22/11/2016

Puro amor
Eu já havia visto o vídeo do discurso antes de ler esse livro, e caso você não tenha visto o vídeo e ainda não sabe se quer o livro... bem vá no Youtube e veja o discurso, aposto que você irá se interessar pelo livro.
Eu não sou da área de artes, na verdade sou farmacêutica, mas acredito que independentemente da área em que você trabalha, algo desse livro irá te tocar, ou servir para você.
Sobre a edição, ela é linda, toda colorida, o texto vem em vários formatos, e a página final vem cheia de clapclapclap (genial!).
Recomendadíssimo.

Ivylla.Bezerra 13/05/2020

Isso é muito legal mesmo, aproveite!!
Neil Gaiman é um autor incrível e esse livro é uma obra de arte completa! Muito lindo e muito inspirador! Quero guardar com carinho para sempre reler!

hagabrielah 01/05/2020

Que discurso!
Sempre admirei a criatividade do Neil Gaiman e ler este discurso foi deveras inspirador.
Recomendo, sei que também vai te inspirar.

Portal JuLund 19/06/2017

a Boa Arte @intrinseca
As escolhas que você está fazendo estão te aproximando ou afastando de sua montanha???
(montanha= sonho, objetivo… meta)

Quando recebi O Discurso “faça boa arte” de Neil Gaiman – publicado pela parceira @Intrínseca – estava naquele momento de reflexão sobre planos presentes, passados e futuros. Sendo assim, o livro foi A LUZ, que está me fazendo pensar até agora.
O seu discurso foi feito para todos que estão olhando ao redor e pensando “E agora”, ou seja, veio muiiiiiiito bem no meu caso e nele o autor consagrado dá dicas e conselhos objetivos e sinceros.
Eu acredito em destino, claro, mas somos o resultado de escolhas. Isto posto, no final dessa infinita conta, precisamos olhar para trás e pensar “é, valeu a pena”. Já ao olhar em frente devemos apenas sorrir.

“ENTÃO SIMPLESMENTE VÁ E FAÇA”.

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/resenha-do-livro-faca-boa-arte-intrinseca

Annie - @queriaseralice 19/06/2017

Gaiman sendo Gaiman
"Se você não sabe que é impossível, fica mais fácil fazer.”

Quem me acompanha aqui no Instagram sabe da minha admiração pelo Gaiman. Criador de vários romances, contos, graphic novels, roteiros e livros infantis, em 2012 o autor foi convidado para fazer um discurso de formatura na University of the Arts, na Filadélfia.

Apesar de ser simples e direto, o discurso incentiva cada um que o lê ou assiste a fazer boa arte. A errar e aprender com o erro. A cair um tombo daqueles e levantar. Seguir em frente.

Cometa erros. Quebre regras. Ouse. Torne o mundo um lugar interessante somente por estar nele. Surgiu uma ideia incrível? Coloque-a em prática. Não fique pensando que “pode dar errado”, sem tentar não tem como saber! 😋

Não posso deixar de falar sobre a edição do livro: ele é pequeno? É. Bem pequeno, aliás. E fininho. Mas é em capa dura e cheio de detalhes coloridos por dentro, tornando o discurso - que já é incrível - ainda mais interessante. Extremamente motivador, recomendo pra todo mundo! ❤

site: https://www.instagram.com/p/BU71Qv9F3Ws/

AmadosLivros 19/06/2017

Em 2012 Neil Gaiman fez um belíssimo e inspirador discurso aos formandos do ano na University of the Arts na Filadélfia. Algo realmente inspirador, e que nos faz refletir sobre onde queremos chegar na vida e como devemos ver a nossa arte. Ele falou durante 19 minutos, mas suas palavras foram cheias de significados.
Usando de vários recursos gráfico e de metalinguagem, e com a colaboração do renomado designer gráfico Chip Kidd, o discurso de Gaiman foi transformado neste pequeno livro.
Com palavras simples, mas repletas de lições, Gaiman nos diz que o importante da arte é nunca parar. E acima de tudo, cometer erros, pois se você comete erros significa que está fazendo. E até os pequenos erros podem ser fonte de grande inspiração!
A leitura é rápida e fluida, e você lê em uma única sentada. Não tenho muito o que falar, afinal, como já disse, é um discurso, e o livro é bastante visual, cheio de brincadeiras com as palavras e o design! Um livro delicioso que nos faz pensar, e nos inspira a nunca desistir! Sempre continuar tentando e errando, até alcançar nosso objetivo maior! Eu amei a leitura e tirei valiosas lições para minha vida. Definitivamente uma leitura que recomendo para todos.

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/12/livro-o-discurso-faca-boa-arte.html

Ana Cristina 12/07/2019

Faça Boa Leitura
São 10 minutos entre a primeira e a última página, mas garanto que aquela sensação de ter sido atropelado por um caminhão e não ter muita certeza do que está acontecendo dura bem mais do que isso.

Esse livro é, antes de tudo, uma obra de design fantástica. Os elementos artísticos da edição conversam com o texto com tanta sincronia que você corre o risco de ficar meio tonto. O discurso de Gaiman é simples, com uma estrutura direta e clara, é prático mas principalmente inspirador, verdadeiro e contagiante.

As melhores 80 páginas que você vai ler hoje!

@livrodegaia 25/07/2017

Faça Boa Arte

Um livro curtinho e inspirador para ser lido em uma sentada: "Faça Boa Arte", discurso de formatura feito por Neil Gaiman na University of the Arts, na Filadélfia. Seguem alguns trechos:

"Se você não sabe que é impossível fica mais fácil fazer."

"Quando você começa, tem que saber lidar com os problemas do fracasso. Precisa ser persistente, aprender que nem todo projeto vai dar certo. A vida de freelance, a vida no mundo das artes, às vezes é como estar em uma ilha deserta espalhando mensagens em garrafas e esperando que alguém ache uma delas, abra e leia, e que ponha de volta dentro da garrafa algo para você: um elogio, uma comissão, dinheiro, amor. E é preciso aceitar que, para cada garrafa que porventura retorne, você terá produzido uma centena de outras."

"As coisas que fiz porque estava animado, porque queria de verdade que elas existissem, nunca me desapontaram, e nunca me arrependi do tempo que dediquei a esses projetos."

"Se estiver cometendo erros, quer dizer que está por aí, fazendo coisas. E errar pode acabar sendo útil."

"Quando as coisas ficarem complicadas, é assim que você deve agir: faça boa arte. É sério."

"Alguém na internet acha que o que você faz é idiota ou ruim ou pouco original? Faça boa arte."

"E agora vão, e cometam interessantes, impressionantes, gloriosos, fantásticos erros. Quebrem regras. Deixem o mundo mais interessante por estarem nele."

"Isso é muito legal mesmo. Aproveite."- S.K.

Instabook: livrodegaia

Bia F. 19/12/2017

Erros Fantásticos: O discurso Faça Boa Arte de Neil Gaiman.
Hey turma, tudo beleza? Vamos falar hoje no #desenrolandoolivro de um livreto interessante, Erros Fantásticos: O discurso Faça Boa Arte de Neil Gaiman.
O livro
Sinopse: Em maio de 2012 o autor best-seller Neil Gaiman subiu ao palco da University of the Arts na Filadélfia para fazer um discurso de formatura. Durante dezenove minutos ele dividiu com os formandos suas ideias sobre criatividade, bravura e força, encorajando os novos pintores, músicos, escritores e sonhadores a quebrar as regras, pensar de forma inovadora e, acima de tudo, fazer boa arte. O discurso virou um livro, idealizado pelo renomado designer gráfico Chip Kidd, que contém o texto inspirador de Gaiman na íntegra. Seja para um jovem artista no início de sua jornada criativa, ou como sinal de gratidão para um mestre a quem se admira, ou para você mesmo, essa obra é o presente ideal para quem dá tudo de si a fim de fazer bem-feito o que faz.

É um livrinho curto, pois é apenas a descrição do discurso que o autor fez aos alunos da University of the Arts na Filadélfia em meio à formatura.
O discurso tem o objetivo de motivar os recém-formados a dar seu melhor, para isso Neil mescla exemplos de suas experiências, com fatos do seu passado e até mesmo dar alguns exemplos de como chegar lá, mas isso segundo a sua experiência, não significa que seja uma fórmula mágica, entretanto, o importante é não desistir.
O livro é todo estilizado e idealizado pelo renomado designer gráfico Chip Kidd, ele coloca vários estilos de escritas e formatos incomuns dos livros tradicionais, de certa forma para dar um quantitativo de paginas que justifique um livro.

Minha Opinião

Eu gostei do discurso em si, te dá vários exemplos que muitas das vezes o que queremos pode demorar, e que o importante é acreditar, não desistir e claro, fazer por onde.
É aquele tipo de texto que dá um gás, um ânimo para que tomemos decisões, escolhas. . . Para mim, no momento que li foi muito inspirador.
Principalmente a parte que Neil cita que, quando ele chegou ao sucesso, ele recebeu um conselho de uma pessoa que para ele era um exemplo, nada mais que Stephen King!!
ISSO É MUITO LEGAL MESMO, APROVEITE! (mas ele não seguiu o conselho)
É isso não é verdade? Quando tempo um objetivo, ficamos tão ocupados em alcançar o tão sonhado momento de chegar ao topo da montanha que nos esquecemos de apreciar o caminho, mas não foi o caminho que te levou ao topo? FANTÁSTICO!!!
Em relação à escolha das cores para o livro, eu como também designer gráfica, tenho que dizer que as cores usadas (amarelo, vermelho, azul) não combinam entre si, em muitas páginas atrapalham a leitura, e não precisa ser profissional para perceber isso, no mais, eu sou meramente uma mortal dando minha opinião.
Se você ficou curioso(a) no discurso, tem completo no youtube, vou deixar aqui no blog para vocês verem legendado! Por hoje é só, até a próxima!

site: www.livroseoutrostrecos.com/

Na Literatura Selvagem 26/10/2017

O discurso de Gaiman...
Em maio de 2012 Neil Gaiman fez um discurso numa celebração de formatura da University of the Arts na Filadelfia. Foram quase vinte minutos encorajando os jovens que ali estavam presentes com suas ideias de dedicação, força e como usar o tempo para adquirir sabedoria... De maneira inusitada, ele falou em quebrar regras, em não pensar muito, em se desgastar menos... Os futuros pintores, escritores e músicos que saíram dali aquele dia certamente levaram a lição de Gaiman para o futuro restante de suas vidas repletas de sonhos na bagagem...

Gaiman relatou como se deu o início de sua carreira, dos contratempos que surgiram e que de alguma forma, acabaram sendo tão importantes quanto o sucesso que obteve nas primeiras investidas artísticas. O segredo era não se cobrar em demasiado, embora a situação pedisse por isso na maioria das vezes.

leia mais em

site: https://torporniilista.blogspot.com.br/2017/06/faca-boa-arte-por-neil-gaiman.html