Coração

Coração Natsume Soseki

Resenhas - Coração

1 | 2 | 3 | 4

Gleici 09/04/2011

Um livro envolvente, cativante eu diria, que trás com uma naturalidade e simplicidade indescritível o interior de um coração, talvez até do coração da humanidade em geral.
Visivelmente muito bonito e com um interior de superior beleza.
Recomendado!

Ricardo Rocha 19/08/2011

Autor japonês preza a metáfora. Não. Digo mal. Alegoria? Hunhun. Não sei. Mas o homem de Coração é também o Japão e o amor e a pose estão ligados a conquistas asiáticas. Pessoalmente não é o aspecto que mais fascina na literatura japonesa, mas cabe. Um Coração como o de Natsume angustiado na vida pessoal (e) com os rumos de seu país. Entre a tradição e a ocidentalização, um homem atribulado. O que acontece é que a obviedade das analogias cria a tendência de ver em tudo analogias. O professor tira o quimono que cai no mar enquanto o outro secava seu corpo ao vento? Deve significar alguma coisa... Em alguns momentos isso é legal, porque em quase tudo nessa vida há esse sentido oculto. Nenhum homem põe o blusão no espaldar da cadeira da namorada de outro à toa. O vento muda de direção, sempre. Melhor seja só uma história de amor e de morte – não será pouco, será mais que os sentidos ocultos, com certeza. Aliás pra mim é o que marca na arte japonesa que expressa a vida do povo japonês: a visão a um tempo poética e realista, meio melodramática mas serena quando o momento temido chegar. Decidir morrer é uma decisão como outra qualquer.

jota 10/05/2015

Se oriente, rapaz
Pensei que fosse gostar mais de Coração, que fosse algo parecido com os livros de Junichiro Tanizaki, autor japonês que aprecio. Na verdade, gostei do início e do final – e atenção: se for ler, somente leia as orelhas depois de terminado o livro. Senão vai matar logo de cara um dos “mistérios” da obra. (Não, não as li antes e por isso teria achado o livro apenas bom).

Atravessar certos capítulos do meio da história, que tratam da vida rotineira dos personagens principais (mesmo que isso seja importante para o entendimento geral do texto), foi meio entediante por vezes. Certamente porque como ocidentais não temos a paciência necessária que acreditamos que certos orientais têm – não falo tanto dos japoneses modernos, mas das pessoas do tempo em que Coração foi escrito, mais de cem anos passados; o livro foi publicado pela primeira vez em 1914.

Resumindo bastante, a história de Coração é mínima: trata da amizade um tanto incomum entre um velho professor e um estudante universitário que conversam sobre a vida (não, o estudante não foi nem é aluno dele). Mas o livro não é exatamente - ou somente - sobre amizade e sim sobre o egoísmo humano, que pode levar a uma situação trágica e depois a um intenso arrependimento. Arrependimento que pode conduzir a outra situação extremada.

Gostaria de ter gostado mais de Coração, mas o problema é comigo não com o livro (e suas metáforas) ou seu autor, reconhecidamente respeitados por estudiosos da literatura japonesa e por muitos leitores. E finalizo com um pensamento de Roberto Kazuo Yokota, prefaciador da obra: “Apesar das pedras, talvez haja esperança no fluxo.”

Lido entre 03 e 10/05/2015.

Ana Be 14/08/2020

Livro excepcional, magnífico. Super recomendo. Muito bem construído e final tocante(forte também).

Henrique 02/09/2020

Soseki cria um belíssimo conto em três partes sobre o isolamento, a culpa, relações interpessoais, expectativas, ressentimento e luto. A narrativa progride de forma natural, partindo de uma situação casual para uma bela relação de admiração e amizade e culmina num desfecho trágico, mas repleto de lirismo e que nos revela questões profundas da sociedade japonesa e da dura realidade de conviver com sentimentos negativos sobre si mesmo.

wickedeye 24/09/2022

Humano, demasiado humano
Natsume Soseki sabe muito bem transpassar sua imersividade em sua narrativa prosaica muito bem condensada e de teor extremamente humano. Os relatos de Kokoro conversam com a carne, a mente e a alma, são retratos de uma geração com uma confusão de identidade generalizada num dos momentos mais complexos vividos pelo povo japonês, onde não se sabia encaixar devidamente o íntimo da cultura com a nova leva de invasão e mescla vinda da cultura ocidental. Tendo vivido isso na pele, Soseki passa para o papel confissões extremamente humanas através de personagens de natureza divergente, de tempos diferentes com ideias a passar adversas mas que mergem muito bem para o contar de sua trágica história, sobre pessoas que se perderam ou que estão perdidas, com amarguras diversas e sonhos fraturados, com descrenças para com a humanidade e para consigo mesmo. Soseki condena o espírito de seus personagens, mostrando o declínio que os leva a completa falta de fé num amanhã próspero. Kokoro consegue te alcançar no íntimo dos pensamentos sem ser nenhum pouco intrusivo, com uma leitura que flui como estar lendo relatos de pessoas que estão pedindo ajuda à fuga de suas mentes. A força motiz destrutiva da existência amargurada do Sensei em contraponto com a figura passiva e simplória de seu pai afetam o nosso protagonista sem nome, sendo o representante de uma nova geração que viria em frente, mas ainda assim tendo a influência de duas visões tão diferentes que conversam em antítese de um período Meiji que é por fim sepultado.

SalmaC 11/11/2021

não sei se por eu ter nutrido muitas expectativas em relação a esse livro me fizeram ficar um pouco desanimada por não ser nada daquilo do que eu esperava, não é de jeito nenhum um livro ruim, imagino que deve ter um impacto cultural muito grande, uma grande obra na época que foi lançada e segue até os dias atuais, mas por mais que tenha uma mensagem bonita sobre esperança e recomeço, tiveram coisas que eu fiquei muito "gente como assim???" e eu sei que o problema está comigo, que eu deveria me despir de qualquer lente ocidental e moderna, mas aquele final me deixou de certa forma brava com o "professor" poxa, mesmo assim vc não vai falar pra sua mulher?... mas enfim, sei que pra cultura japonesa, pra época, faria muito mais sentido, e que eu estou fazendo uma """""crítica""""" insensata, mas de qualquer forma, é um livro que eu recomendo, não é ruim, apenas esperava mais, talvez se eu tivesse entrado sem nenhuma expectativa teria gostado bemm mais, não sei... mas pretendo ler mais obras do soseki :)

Cleice.Cristiano 08/05/2022

De todo o coração!
Esse livro é muito especial para mim, pois na época em que eu li, estava passando por um momento muito difícil da minha vida. Esse livro me dava um conforto que eu não sei explicar. Até hoje, de vez em quando eu o pego para ler alguns trecho ou páginas.

Arieska 29/05/2022

Surpreendente
Mais do que a história do personagem principal, é a do Professor que nos comove e nos segura na leitura. Me emocionei em diversos momentos, mas principalmente na terceira parte da obra. Eu li tudo num instante, comecei assim que chegou e como foi originalmente escrito em formato para publicação em jornal diário os capítulos são curtos e rápidos de ler, nem vi o tempo passar.

Klelber 28/06/2022

Coração
Esse livro é gigante. A forma como o autor desenha as personagens é profunda, cheia de nuances, e a grandiosidade fica na parte final do livro, surpreendente mesmo! Cinco estrelas!

Mandy 29/07/2022

Baita livro
Coração não é uma obra de grandes plots e acontecimentos, mas é nos detalhes, nas analogias e nos sentimentos dos personagens que se encontra sua grandeza.
O final inclusive é muito triste.

Giuliane.Souza 04/08/2022

O Machado deles
O Natsume Soseki pelo que ouvi dizer é a leitura obrigatória no ensino médio no Japão ?. Mas que história hein! Muito legal a forma como ele retrata a era Meiji e como da para usar a história do professor e do "aluno" como uma metáfora para essa transição de períodos que o Japão passou. Para quem gosta de literatura japonesa é um dos imperdíveis esse aqui

LaAs183 07/08/2022

Grata surpresa
Comecei essa leitura pensando que seria monótona, mas logo no início já fui completamente envolvida na trama. Estou cada dia mais fascinada pela literatura japonesa e esse livro, com toda a certeza, contribuiu bastante nisso.

1 | 2 | 3 | 4