O homem que confundiu sua mulher com um chapéu

O homem que confundiu sua mulher com um chapéu Oliver Sacks

Resenhas - O Homem que Confundiu Sua Mulher com um Chapéu

Eloisa 29/01/2022

Faz pensar de uma forma diferente.
Comecei a lê esse livro, por incentivo de uma professora de artes, que recomendou para um trabalho escolar. Eu tinha lido metade dele, e depois deixei de lado por volta de 2 meses. Então, retornei a leitura há uns dias.

De certa forma, foi um livro bem diferente pra mim, pois nunca tinha lido um livro que envolve alguma área de saúde em questão. Mas por outro lado, era um livro que envolvia casos de pessoas reais, e isso me deixou bastante animada pra continuar a leitura.

O livro é dividido em vários "contos" onde cada um é a história individual de um paciente do Dr. Sacks. De princípio, você acredita que aquilo tudo seja apenas uma ficção, pelos casos serem tão "distantes da realidade". São casos que envolve pessoas que tiveram algum problema cerebral e tenha perdido alguma das suas capacidades "intelectuais".

E a forma em que cada história é narrada, é realmente impressionante, pois não é uma leitura cheia de termos médicos, ou algo semelhante, é uma leitura fluída e bem gostosa.

Foi uma leitura que abriu uma outra porta no meu modo de leitura e gosto. Recomendo a todos.

Bea 18/03/2022

Extremamente interessante
Eu tenho um grande interesse pela área de psicologia e ler esse livro me fez sentir ainda mais vontade em assuntos e leituras da área. Os casos contados pelo Dr. Oliver me prenderam do início ao fim, fiquei maravilhada e intrigada em como nossa mente consegue ser tão abstrata, complexa, como se fosse um universo totalmente diferente com suas próprias regras.
É uma leitura de fácil compreensão, fluida, interessante e com certeza irei ler outros livros dele desse mesmo conteúdo e forma. É um livro da qual eu recomendaria para qualquer um de qualquer idade e, principalmente, para os que se interessam ao menos um pouco sobre psicologia.

Ana 28/11/2022

Mesmo demorando 6 meses pra ler 270 páginas tudo valeu muito a pena.
É um livro muito interessante, difícil, cansativo e bastante científico mas muito interessante. Foi a primeira vez que eu me aventurei por uma leitura dessa, já sabia que era uma área que eu gostava graças a faculdade, então fui com todas as expectativas do mundo, e foram muito bem cessadas.
É um livro de um nicho muito específico, o que é uma pena, todo mundo deveria ler algo de Sacks um dia, eu inclusive não vejo a hora de começar seus outros livros.

Rafaela 14/12/2022

O próprio título já instiga o leitor, e a gente acha que é clickbait, mas a forma como o autor conta os casos e tenta esclarecer é muito interessante, até poético. Gostei da leitura, achei o final um pouco cansativo. Mas muito bonito o atendimento humanizado que ele dá para os pacientes, com certeza temos algo a aprender com isso. Casos super curiosos e bem narrados. Pretendo ler outros livros do autor.

diennifercb 08/02/2023

bom
apesar de tudo, eu gosto desse livro. a leitura é bem teórica, o que eu não esperava quando comecei a ler ele, então me deixou um pouco broxada. mas, apesar disso, traz assuntos e aspectos muito importantes e relevantes sobre alguns transtornos psicológicos/psiquiátricos, então vale a leitura pra quem gosta e/ou é da área. eu gosto de livros teóricos em formato de estudo de caso, acho que facilita demais o entendimento até para pessoas mais leigas, então foi um ponto bem positivo da leitura.

snowfairy7 12/02/2023

Um livro que aborda a diversidade da neurologia
Interessante para médicos e profissionais da saúde - a leitura é um pouco pesada e tem termos técnicos, mas o autor aborda diversas alterações neurológicas com sensibilidade e leveza. Foi muito curioso tomar ciência desses distúrbios pouco conhecidos dos SNC.

Eduardo.Mathias 15/04/2023

O homem que relatava casos com amor e poesia
Oliver Sacks era um neurologista que relatava casos que passavam por ele com uma atenção, um amor e um lirismo que é capaz de tanto emocionar quanto atrair a atencao do leitor do que é a neurologia e a neurodivergencia
Vale a pena ler
O único ponto ruim desse livro é a edição, toda bagunçada, mas basta comprar a mais atual que acho que já corrigiram

paulaferrazp 10/07/2023

?Os aspectos das coisas que são mais importantes para nós ficam ocultos devido à sua simplicidade e familiaridade?.

? Estamos em terreno estranho aqui, onda a doença pode ser bem-estar e a normalidade, mal-estar, onda a excitação pode ser um cativeiro ou uma libertação e onde a realidade pode residir na ebriedade e não na sobriedade.?

Bruda 29/07/2023

Muito gostosinha a leitura.
Aprendi bastante com os relatos e as assimilações desses com a teoria. Vale bastante.

Gus 01/09/2023

É incrível como Oliver Sacks conta suas diferenças experiências e relatos com seus pacientes. O autor demonstra um caráter excepcional e diversas vezes vemos como ele trata de forma humanizada pessoas neurologicamente debilitadas.

Lelecampanatti 24/11/2023

Bem neuro
Mistura bastante neurociências com histórias curiosas. Achei interessante ler um pouco da complexidade humana mas pode ficar cansativo

Maria 27/02/2024

Achei muito interessante de ler sobre todos os casos, mas não me despertou emoções. É um livro que tem muitas explicações técnicas (escrito por um neurologista, aliás) e isso enriquece demais a história, mas eu esperava que fosse ser em um tom mais puxado pra curiosidades. A nota só foi tão baixa por conta dessas minhas expectativas, mas é uma leitura excelente!