A verdade sobre o caso Harry Quebert

A verdade sobre o caso Harry Quebert Joël Dicker

Resenhas - A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert

Suh 28/03/2022

Se você gosta de plot twists, esse livro é pra você.
Conheci o autor através do livro "O desaparecimento de Stephanie Mailer", do qual gostei muitíssimo. Resolvi tentar mais um dele e fui nesse que é muito bem falado.
Preciso começar falando sobre o elefante na sala: o esquisito romance de um homem com mais de 30 e uma menina de 15. Tentei deixar os sensores de julgamento bem desligados e nisso fui até bem sucedida, mas foi difícil engolir a imaturidade emocional dos homens desse livro. As cenas de amor me soaram absolutamente toscas, não achava natural esse "amor" ensopado de sentimentalismo nem quando eu era adolescente, que dirá agora. Ler isso e imaginar um homem formado se sentindo e se expressando dessa forma não foi nada convincente. Revirei os olhos em várias das cenas, vontade de gritar um "SÊJE HÔMI!" kkkkk O mesmo se dá com outros homens do livro (sem mais spoilers), parece que todos bateram a cabeça quando tinham uns 15 e pararam de amadurecer. Super estranho.
A relação entre Marcus e Harry também, goteja sentimentalismo. Absolutamente todas as cenas de interação romântica ou fraternal me causaram estranheza e me deixaram com vergonha alheia.

À parte disso, a história é interessante, o mistério é envolvente e são muitos os plot twists até a conclusão da narrativa. Achei que alguns elementos não foram bem explorados -como se o autor os tivesse introduzido e depois mudado de ideia no caminho-, mas ainda assim a leitura foi agradável e o final interessante. Alguns dos mistérios eu já deduzi antes do fim, outros me surpreendi. Nada muito chocante, mas me sobrou algum suspense para o fim.
Particularmente, considero "O desaparecimento de Stephanie Mailer" muito mais bem construído e trabalhado.
Enfim, nenhuma obra prima. Mas uma boa leitura.

Luanna.Benfica 22/07/2021

Me prendeu muito
• Tem muito personagem no livro, então tem que ficar muito atento nos detalhes para não deixar passar nada.

• A história é muito envolvente e não tem como você não criar milhões de teorias. Eu me senti muito detetive lendo esse livro, e tinha muitas ideias na minha cabeça.
Eu estava certa sobre algumas coisas, mas ainda assim no final, fiquei com cara de palhaça.

• Te muitas reviravoltas, chegou um hora que fiquei um pouco cansada disso. Porque eu queria logo a solução do caso, porém tinha muito mais a ser descoberto do que eu imaginava.

• Eu gostei da forma como a escrita foi conduzida, o Marcus é apenas um escritor querendo provar a inocência do seu mentor/amigo. Ele mergulha de cara nessa investigação, mas ver que ele também está distraído algumas vezes, deixa a gente se distrair junto. Quando ele pensava que deixou algo passar, eu pensava que também deixei. E eu ia procurar para ver se era isso mesmo. Acho que é isso, eu me tornei uma personagem desse livro também.

• Todos os personagens tem uma parte importante na história, ninguém caiu de pára-quedas e saiu de fininho. Eu gostei de saber mais sobre todos eles, não ficou nada vago, tudo tinha uma explicação.

Vale muito a pensa conhecer essa história, e eu já coloquei na minha lista vários outros livros do autor.

Manuela222 27/08/2020minha estante
Concordo totalmente com tudo que disse!

Sarah Grace 17/09/2020

O escritor arquiteta muito bem as situações, cada vez ele nos surpreende com as situações. Só achei algumas partes repetitivas, tirando isso o livro é ótimo!

Luana 09/07/2022

Fiquei dividida?
Achei o livro looongo demais, o ritmo que gosto aconteceu somente na terceira última parte? a historia em si do Harry e Nola ja tava achando tudo boring? curti muito mais o plot do Luther! E tbm o formato de ser o livro dentro do livro salvou o fim?

Renata.Grasiele 07/09/2021

Classico Joel
Quem conhece o autor, sabe que seus livros tem uma marca: muitos personagens, todos muito complexos e essenciais para o desenvolvimento da história. Eu diria que os livros de Joel são impossíveis de se contar sem ler: sempre haverá um detalhe importante que ele não deixa passar. 4,5 porque um plot é bom, dois é ótimo mas três foi demais. Apesar de ter gostado do desfecho, achei que para chegar nele, as coisas ficaram bem bagunçadas, mas ainda bem boas. Além de ser sobre crime e sobre escritores (clássico), a discussão sobre ser amigo e ser mestre de alguém foi bem profunda e emocionante. Joel é tudo pra mim!

matheusfellpps 11/01/2022minha estante
ameii esse livro tbm

Anna Sallé 04/07/2021

Mais romance que policial
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert trata de uma fofoca mal contada que por 30 anos permaneceu enterrada até encontrarem o esqueleto de uma jovem no jardim de um escritor famoso.

Marcus Goldman tenta aplacar sua falta de inspiração refugiando-se na casa de seu mestre, o escritor Harry Quebert. Harry, famoso autor que escreveu o best-seller ?As Origens do Mal? acaba sendo acusado de homicídio após encontrarem o esqueleto da jovem Nola Kellergan, desaparecida aos 15 anos, com quem ele assumiu ter mantido um romance em meados de 1975. Quebert assume também que a história de seu best-seller é baseada no seu romance proibido. Marcus decide ajudar o amigo a livrar-se da acusação de assassinato e começa a investigar o caso entrevistando grandes figuras da cidade de Aurora.

Primeira obra de Joel Dicker que leio, achei a história boa para a proposta mas não me empolgou muito porque eu gosto de enredos mais violentos e menos romanceados. Durante muitas páginas perdi um pouco a paciência mas dou crédito ao autor pelas reviravoltas da história.

Nayany 24/09/2021

É...
Gostei do desfecho e das reviravotas no final, mas achei o livro cansativo e repetitivo.
Uns diálogos infantilizados, personagens caricatos sem carisma...foi díficil viu!
Caio 24/09/2021minha estante
Te acompanho na sua dor minha amiga. Rs

hully edson 14/10/2021

um tolete
meu deus do ceu já faz muito tempo que eu li mas eu lembro da sensação de querer arrancar minha cabeça fora do tanto que eu queria terminar de ler e NAO CONSEGUIA quanto mais você lê MAIS LIVRO TEM PRA LER GENTE
e a problemática de um velho apaixonado por uma novinha? sem noção demais curuzes não há romance certo que me faça concordar com isso! não leiam, vocês vão querer nunca mais ler nada na vida.
dando metade de uma estrela pq eu queria mesmo era dar nenhuma!
NathAlia.Schneider 14/10/2021minha estante
Ahahhahaa os livros dele n tem fim, desanima qualquer um

Bruno T. 18/10/2016

Marketing demais, conteúdo de menos
Ao abrir o livro, logo na segunda e na terceira página, o leitor depara-se com nada menos que 24 (vinte e quatro!) comentários elogiosos, publicados pelos mais famosos jornais da Europa. "Best seller fenomenal", "magistral", " o melhor livro do ano", "cativante e encantador", "trama de tirar o fôlego", "história viciante", são alguns dos muitos elogios recebidos pela obra e pelo seu autor, que chega até a ser comparado a Truman Capote.
Quis ler para crer. Resultado: me senti enganado! Tive que me esforçar para terminar a leitura, já que, em vários momentos, me deu grande vontade de largar, tamanha a enrolação, a pieguice, os clichês e a repetição de fatos. A história, com todas as suas tão decantadas reviravoltas, é muito chata, as personagens e os diálogos, idem. Minha conclusão: a editora, a exemplo da descrita no livro, investiu muito em marketing e conseguiu alavancar as vendas de um livro que, se tivesse 400 páginas a menos, poderia ser menos pior. Pior do que ele, aliás, só deve ser a tal "obra prima", "As origens do mal", coletânea de cartas de amor de uma banalidade e pieguice impar. Conclusão: muito marketing para um conteúdo ruim.

safiraduanny 03/07/2021

até o meu cabelo (que é praticamente virgem, diga-se de passagem) tem mais química que o harry e a nola. deve ser porque ele é um puta de um pedófilo e ela uma menor de idade né. questionamentos

Pedro Schabarum 11/03/2021

As origens do mal
Esse livro é perfeito em todos os aspectos. Tem reviravoltas na trama que são imprevisíveis, chocantes e agradáveis aos mesmo tempo. Recomendo.

Costa 04/05/2020

Precisei de algumas horas pra finalmente redigir uma resenha
Uma amiga recomendou-me este livro e eu pensei que não seria nada tão surpreendente porque dificilmente me vejo empolgada com algo que disseram ter sido motivo de tanta excitação.

De qualquer forma, iniciei a leitura um pouco Zzzz por se tratar da vida de um escritor que chegara ao incrível momento de fama apenas com a publicação do seu primeiro livro e que, após tamanho sucesso, encontrava-se no meio de um bloqueio criativo. Admito que me vi ali, já que, frequentemente, tenho passado pela mesma doença de escritor - como se eu fosse lá muita coisa. Mas ainda não me encontrava presa a ele.

Quando pensei em desistir, ainda nas primeiras páginas, me percebi adquirindo uma certa simpatia pelo ex-professor do escritor, o tal do Harry Quebert, que tentava ajudá-lo quanto ao bloqueio. Achei que algo extraordinário aconteceria quando Marcus, o narrador e escritor doente, arrancou até Aurora para passar uma temporada na casa de praia do ex-professor. Voltei a bocejar. Não aguentava mais aquele desespero irredutível de Marcus. Prestes a abandonar a leitura, logo deparei-me no meio daquele caso que intitulava o livro: o famoso Caso Harry Quebert. Uma menina fora encontrada bem no meio do jardim de Harry! Eu, assim como Marcus, não conseguia acreditar nas evidências que caíram diante de mim! COMO ASSIM?

É verdade que havia entortado o nariz quando notei Quebert possuir recordações um pouco sugestivas que o ligavam ao caso, mas seria isso o bastante pra uma incriminação?

O desenrolar da história é bem inesperado. Pensei que estivesse no controle da situação, mas me enganei. Agatha Christie que lute pra conseguir manter-se no meu top 3! É difícil fazer uma resenha deste livro sem dar alguns spoilers, mas prometo não alongar tanto.

O que posso dizer é que, Marcus, assim como eu, não conseguia acreditar que o seu velho amigo e escritor, tão admirado por todo o território americano, era o responsável pela morte de uma pessoa. E que havia sido encontrada em seu terreno! Nossa, sério?! O que faria para provar o contrário? Harry havia sido, imediatamente, levado à penitenciária. Estaria tudo perdido para ele? Seria um adeus para a sua carreira brilhante e para a admiração nacional conquistada?

Marcus não conseguiu ficar de braços cruzados. Tampouco eu teria conseguido. Foi atrás de pistas, passou a entrevistar toda e qualquer pessoa que, um dia, cruzou o caminho de Harry Quebert e da dona daquele corpo enterrado ilegalmente em sua propriedade. Nola. Era Nola, o nome dela.

À medida que fui lendo, fui descobrindo informações sobre a vida de Harry, de Nola e de tantos outros personagens que residiam em Aurora. Foi um passado surpreendente. Queria ter vivido em Aurora e ter comido os famosos hambúrgueres do Clarks. Queria ter conhecido Nola e Harry. Queria ter espiado, pelo menos, um pouquinho. O que teria acontecido entre eles que levou àquele terrível caso?

Não posso dizer mais nada. Não li outras resenhas, não li a sinopse. Ouvi a sugestão de minha amiga e me coloquei a ler, assim na cara e na coragem. E não me arrependi. É uma leitura que recomendo e que, se eu abrir um pouco mais o bico, vou acabar contando a história inteira. Mas posso dizer que nada do que ocorre, à medida que o livro avança, é previsível.

Nada mesmo.
Paloma 04/05/2020minha estante