A verdade sobre o caso Harry Quebert

A verdade sobre o caso Harry Quebert Joël Dicker

Resenhas - A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert

Haulnny 12/12/2021

Achei o livro um pouco arrastado. A trama amorosa dos personagens principais não me interessava, quando eu via que iria começar um flashback eu revirava os olhos. No entanto perto do fim o livro se transformou e trouxe muitas reviravoltas interessantes e se mostrou ser um romance muito bem construído.

Carol Fogaça 12/03/2023

O livro "A verdade sobre o caso Harry Quebert", escrito por Joël Dicker, é uma obra de suspense que prende a atenção do leitor desde a primeira página até o desfecho surpreendente.

A trama se passa na pequena cidade de Aurora, em New Hampshire, e é narrada pelo jovem escritor Marcus Goldman, que vive um bloqueio criativo após o sucesso de seu primeiro romance. Quando seu mentor, o famoso escritor Harry Quebert, é acusado de assassinar uma jovem de 15 anos com quem supostamente teve um relacionamento, Goldman se dispõe a investigar o caso para provar a inocência de seu amigo.

A história é muito bem construída, com reviravoltas inesperadas e personagens complexos e intrigantes. O leitor é envolvido na história tanto pelas pistas que são reveladas ao longo da investigação quanto pelos mistérios que vão aparecendo sobre a vida de Harry Quebert e outras pessoas envolvidas no caso.

Além disso, o livro aborda temas importantes como a influência da mídia e da fama, a corrupção do sistema judiciário e a fragilidade das relações humanas. É também uma reflexão sobre a profissão de escritor e a busca por inspiração e originalidade na criação literária.

Em resumo, "A verdade sobre o caso Harry Quebert" é um livro emocionante e envolvente, que prende o leitor do início ao fim. Altamente recomendado para quem gosta de livros de suspense e mistério.

Luana 09/07/2022

Fiquei dividida?
Achei o livro looongo demais, o ritmo que gosto aconteceu somente na terceira última parte? a historia em si do Harry e Nola ja tava achando tudo boring? curti muito mais o plot do Luther! E tbm o formato de ser o livro dentro do livro salvou o fim?

Marta 10/05/2021

Dos melhores livros que li! Narrativa de fácil compreensão que nos faz mergulhar no livro de tal forma que só queremos chegar ao final.

Mariza.Oliveira 06/07/2021

É bom, mas esperava mais..
Quase abandonei.. Me arrastei lendo pelo fato do livro ser muito enrolado. São muitas informações que nao seriam tão necessárias. Li até o final, pois é muito difícil pra mim abandonar um livro.. Mas esse daqui foi um parto... O final é bom, mas não supera TANTA enrolação ao longo dessa história.

Manuela222 27/08/2020minha estante
Concordo totalmente com tudo que disse!

Luanna.Benfica 22/07/2021

Me prendeu muito
• Tem muito personagem no livro, então tem que ficar muito atento nos detalhes para não deixar passar nada.

• A história é muito envolvente e não tem como você não criar milhões de teorias. Eu me senti muito detetive lendo esse livro, e tinha muitas ideias na minha cabeça.
Eu estava certa sobre algumas coisas, mas ainda assim no final, fiquei com cara de palhaça.

• Te muitas reviravoltas, chegou um hora que fiquei um pouco cansada disso. Porque eu queria logo a solução do caso, porém tinha muito mais a ser descoberto do que eu imaginava.

• Eu gostei da forma como a escrita foi conduzida, o Marcus é apenas um escritor querendo provar a inocência do seu mentor/amigo. Ele mergulha de cara nessa investigação, mas ver que ele também está distraído algumas vezes, deixa a gente se distrair junto. Quando ele pensava que deixou algo passar, eu pensava que também deixei. E eu ia procurar para ver se era isso mesmo. Acho que é isso, eu me tornei uma personagem desse livro também.

• Todos os personagens tem uma parte importante na história, ninguém caiu de pára-quedas e saiu de fininho. Eu gostei de saber mais sobre todos eles, não ficou nada vago, tudo tinha uma explicação.

Vale muito a pensa conhecer essa história, e eu já coloquei na minha lista vários outros livros do autor.

Suh 28/03/2022

Se você gosta de plot twists, esse livro é pra você.
Conheci o autor através do livro "O desaparecimento de Stephanie Mailer", do qual gostei muitíssimo. Resolvi tentar mais um dele e fui nesse que é muito bem falado.
Preciso começar falando sobre o elefante na sala: o esquisito romance de um homem com mais de 30 e uma menina de 15. Tentei deixar os sensores de julgamento bem desligados e nisso fui até bem sucedida, mas foi difícil engolir a imaturidade emocional dos homens desse livro. As cenas de amor me soaram absolutamente toscas, não achava natural esse "amor" ensopado de sentimentalismo nem quando eu era adolescente, que dirá agora. Ler isso e imaginar um homem formado se sentindo e se expressando dessa forma não foi nada convincente. Revirei os olhos em várias das cenas, vontade de gritar um "SÊJE HÔMI!" kkkkk O mesmo se dá com outros homens do livro (sem mais spoilers), parece que todos bateram a cabeça quando tinham uns 15 e pararam de amadurecer. Super estranho.
A relação entre Marcus e Harry também, goteja sentimentalismo. Absolutamente todas as cenas de interação romântica ou fraternal me causaram estranheza e me deixaram com vergonha alheia.

À parte disso, a história é interessante, o mistério é envolvente e são muitos os plot twists até a conclusão da narrativa. Achei que alguns elementos não foram bem explorados -como se o autor os tivesse introduzido e depois mudado de ideia no caminho-, mas ainda assim a leitura foi agradável e o final interessante. Alguns dos mistérios eu já deduzi antes do fim, outros me surpreendi. Nada muito chocante, mas me sobrou algum suspense para o fim.
Particularmente, considero "O desaparecimento de Stephanie Mailer" muito mais bem construído e trabalhado.
Enfim, nenhuma obra prima. Mas uma boa leitura.

Maria 30/03/2022

Amei demais, toda a história e como tudo se encaixa no final. É incrível não pensar que seria esse, são tantas alternativas e tantos possíveis culpados que a cada página eu pensava diferente.

Camila 08/04/2022

Um livro excepcional! Mas senti que poderia ter sido uma pouco mais ágil em certas partes. De resto, é um dos melhores livros que já li.
Vivi @mil_motivos_para_ler 08/04/2022minha estante
Tentei comprar ele e não consegui. Me foi recomendado!

Sarah Grace 17/09/2020

O escritor arquiteta muito bem as situações, cada vez ele nos surpreende com as situações. Só achei algumas partes repetitivas, tirando isso o livro é ótimo!

Marcela212 11/08/2023

É um livro extremamente bom e bem escrito com uma linha linear dos acontecimentos. A única coisa que me incomodou foi essa passada de pano do "relacionamento" com uma menor mas ok né não tem como ser perfeito e esse é o motivo de não ser 5 estrelas pra mim.

Manu 17/04/2020

Sabe a barra? Num força
Pra mim, o livro só começou a dar uma guinada legal quando entra na segunda parte, mas certas coisas me incomodaram o tempo TODO.

Pra começar, os personagens. Nola Kellergan é insuportável. Eu cheguei a pensar que os comportamentos infantis e exagerados dela eram pra enganar o leitor de alguma forma quanto ao seu caráter. O romance entre ela e Harry me soou totalmente inverossímil, cuja "força do amor" é baseada em vários nadas. Ainda não entendi como Nola mudou a vida dele. Porque dançou sob a chuva? Porque o inspirou a escrever? Os diálogos entre os dois não ajudam em nada, são pobres e melodramáticos. Em determinado momento, aliás, a secretária do Marcus diz a ele que acha que ama a Nola, e eles responde que todo mundo ama. AMADO???

Vários outros personagens secundários são caricatos, tipo a Tamara, o Robert e a mãe do Marcus, que é o núcleo cômico sem utilidade alguma pra narrativa. Fiquei até um pouco constrangida quando o Harry diz que um bom livro é aquele que você lamenta ter terminado, já com saudades dos personagens que o acompanharam. Provavelmente Joël Dicker gostaria que isso acontecesse com a sua obra.

Não curti muito o estilo da escrita, mas pode ser uma questão de gosto pessoal mesmo. Acho que o Joël não conhece a máxima "Show, don't tell". Senti falta de mais elaboração dos personagens como um todo, dos diálogos (falas ENOOORMES) e do que deveria ter entre os diálogos, mas é tudo muito direto e seco. Embora muitos leitores tenham apontado que o livro tem palavras demais, eu aposto que ele era maior e o editor mandou o autor reduzir.

E um escritor acertando mais na investigação do que a equipe policial do caso? Ué.

Entendo as falas extremamente expositivas, mas elas não existissem, provavelmente o leitor ia se perder: como se não bastassem os 150 plot twist, o autor foi lá e colocou mais alguns. Ultrapassou a linha do "uau, reviravoltas massa" e foi pro "já chega, né?". Eu mesma terminei a leitura exausta, mas não vou dizer que não me surpreendi e que passei página por página da parte final louca pra concluir todos os mistérios, mesmo notando alguns furos pelo caminho. Também curti muito esse lance de ser "um livro dentro de outro". São o que mantêm minhas 3 estrelas.