Meu nome é memória

Meu nome é memória Ann Brashares

Resenhas - Meu Nome é Memória

Luana 26/02/2024

O protagonista me deixou muito frustrada as vezes, mas por um lado entendi a história dele. Pra quem curte uma coisa mais espiritualista e vidas passadas esse é um bom livro.

Vivi 17/02/2024

Gostei
Ultimamente venho tido interesse em narrativas que abordam passagem de tempo e vidas passadas, como a série ?Vejo você na próxima Vida?, ?Outlander? e ?O tempo trás você de volta pra mim?. Com isso, gostei da historia. Apesar de achar um ritmo lento dos acontecimentos, como se fosse um prólogo, a primeira etapa de uma longa história, pude me ver torcendo pelo encontro e felicidade dos personagens.
Com certeza lerei a sequência, quando for lançada.

Phamela.Suely 08/01/2024

Uma decepção. A história tinha potencial para ser boa, mas faltou talento para escrevê-la. É adolescente demais, tentando soar sério demais. Muda o estilo de narrativa e o próprio narrador no meio do livro e de forma abrupta, apenas porque seria mais conveniente assim. Além disso, o final sem ser um final é frustrante, provavelmente há uma sequencia que não lerei.

Nathy.Braganca 04/03/2023

Embora eu tenha demorado muito para terminar, o livro é bem interessante.
O tema é intrigante
Mas o final deixa a desejar, o final é aberto e eu odeio finais abertos

Janaina Edwiges 21/01/2023

"Você esteve comigo desde a primeira vida"
Histórias sobre vidas passadas e reencarnações me fascinam e esta tem uma premissa muito interessante. Daniel consegue se recordar de todas as vidas que viveu, mas seria essa habilidade tão peculiar uma benção ou maldição? Sua amada, Sophia, não possui esta mesma percepção, o que sempre dificulta uma aproximação e reencontro do casal.

É bem instigante como a autora consegue desenvolver a narrativa no tempo presente, intercalando com o desenvolvimento das vivências anteriores das personagens. No entanto, fiquei frustrada com o final da história, que foi bem vago e inconclusivo. Também senti um pouco de irritação com algumas atitudes do Daniel, especialmente o fato de desconsiderar as demais relações criadas, como a com uma de suas mães, Molly, e só priorizar com mais afinco a busca pela mulher que amava.

O lançamento deste livro foi em 2010, mas em uma última atualização de 2022, a autora disse que está trabalhando na sequência. Vamos aguardar para ver se algo será publicado, mesmo depois de tanto tempo.

Rafabear 05/01/2023

Meu nome é memória
OS PERSONAGENS SÃO MUITO BEM CONSTRUÍDOS. A HISTÓRIA É MUITO ENVOLVENTE. É UM DOS MELHORES LIVROS DE VIDAS PASSADAS
Silvia 05/01/2023minha estante
Parece interessante...

Ryan200 30/11/2022

Envolvente.
A escrita e a história são extremamente envolventes. Os personagens são cativantes e bem desenvolvidos. A história amor entre Daniel e Sofia parece mais uma tragédia do que história de amor rs, mas é muito bom. Você consegue sentir empatia pelos personagens. E cá entre nós: nunca senti tanta raiva de um final aberto.

rubyjjane 10/11/2022

Esse é o tipo de livro que poderia ter sido muito melhor do que é. Achei bem fraquinho, arrastado e só continuei pq gosto do tema. Mas o ponto de visto pelo mocinho (Daniel) foi muito bom de ler, bem escrito e interessante, então isso que valeu pra mim.

Luiza.Andrade 21/09/2022

Um amor através do tempo
Para Daniel o tempo se funde em memória entre passado e presente, esse dom, por várias vezes lhe parece uma maldição.
Quantas vidas é preciso para uma alma milenar reencontrar o primeiro amor?
O livro é bom, a história é interessante, mas me pareceu que ficou incompleta.

com amor, beca 27/12/2021

O livro em si é muito bom. O enredo é envolvente e a história dá uma sensação grande de aconchego e falta de controle(loucura). Seria um dos meus favoritos se o final não fosse tão vago. Pra ser sincera, não queria dizer isso, mas o final é BEMMM ruinzinho. Queria ter a oportunidade de saber o que realmente acontece na história. Foi o livro que me fez gostar da literatura e sou imensamente grata dele, menos das últimas 15 páginas.

Ana 19/01/2021

Esse poderia ter sido facilmente um livro 5 estrelas. A narrativa é bem escrita e envolvente, e os personagens são muito cativantes. A história de amor de Daniel e Sophia é peculiar e diferente de todas que eu já li até agora.

E então, veio aquele final. Incompreensível. Um final vago demais. Eu fiquei com a sensação de que o livro acabou do nada.

Espero que tenha uma continuação, porque não é justo um livro tão bom ter um final tão mal resolvido...
Thayane Costa 16/03/2021minha estante
A sensação é que Daniel será o filho que ela espera. Mas isso seria muito sem nexo.

Ana 17/03/2021minha estante
É, nesse caso o Daniel teria que morrer. Seria mais um "desencontro" entre eles...

Ryan200 30/11/2022minha estante
Ele seria filho dele mesmo, hipoteticamente kkkkkkkkk. Triste viu

Jessica Simone 16/11/2020

A autora consegue ao mesmo tempo descrever os personagens, o passado deles quanto situar o leitor na época e com riqueza de detalhes.
É um enredo que desperta curiosidade em ler e traz algumas reflexões interessantes.
O único ponto que deixa a desejar é o final que fica em aberto porque a editora infelizmente não publicou a sequência da trilogia.

Iara.Antunes 11/07/2020

Uma história que tinha tudo pra eu gostar, porém ao decorrer da leitura comecei a me desconectar com a história ou invés de me conectar com o enredo.

A história não ruim, mas o final aberto mostrou algumas fragilidade na história. A autora aoborda temas curiosos e trás um amor que superou muitas vidas até de fato acontecer. Muitos encontro e desencontros. Porém sempre há uma separação e consequência na vida do Daniel pelas escolhas que ele faz.
Até que chega o momento dele finalmente amar e ser amando pela garota que ele procura a chance de ambos se amarem.

Porém um dívida em uma vida com um "inimigo" acaba atrapalhando esse plano e ele devem se separar até resolver esse questão. Dai que livro não responde o que se trata essa rivalidade e poder maligno do inimigo.

Talvez era para ter uma continuação ou terminar assim sem respostas a tantas acontecimento que ocorre nas últimas páginas.

Iara.Antunes 11/07/2020

Luana 06/02/2020

@Por que ele seguia em frente quando todo mundo recomeçava do zero? Por que ainda estava ali e ela sempre ia embora? Às vezes parecia que era o único sob a face da terra. Era diferente. Sempre foi. Suas tentativas de viver no mundo normal pareciam estúpidas e falsas.

@Precisava se acalmar antes de prosseguir. Precisava encontrar sua coragem. Era um universo alternativo. Agora se encontrava nele e não podia voltar. Era um mundo onde era possível se lembrar de coisas que aconteceram antes de você nascer. Era um mundo onde era possível se comunicar consigo muito tempo depois de sua morte e se apaixonar por um garoto desconhecido seguidas vezes.

@"Quantas vezes era possível desistir de alguém a quem se ama?"

@"Vivi mais de mil anos. Morri incontáveis vezes. Esqueço o número exato. Minha memória é uma coisa extraordinária, mas não é perfeita. Sou humano." (p.09)