Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Raphael Cavalcante 07/01/2017

TER X SER
Há muitas razões para que um romance se torne clássico; ouso dizer que a capacidade de apresentar personagens que sejam avatares de anseios universais certamente seja uma delas. “Grandes esperanças”, considerado por muitos a expressão máxima do escritor inglês Charles Dickens, é a história de redenção do jovem Pip, órfão aldeão que ascende socialmente na Londres da primeira metade do século XIX.

As ambições de Pip, suas “esperanças” de se tornar um cavalheiro, bem como o sentimento de não pertencimento, revestem Pip de uma humanidade tocante à medida que ele se depara com as próprias vicissitudes e as ranhuras do mundo que construiu para si. As lacunas materiais se tornam existenciais quando Pip se assemelha ou se diferencia daqueles que pontuam a sua jornada. Do ponto de vista narrativo, o romance apresenta uma leitura fluida, narrada em primeira pessoa pelo protagonista. A verve folhetinesca está presente fazendo jus a publicação original da obra em fascículos.

Biógrafos atribuem à obra de Charles Dickens um grande senso humanístico ao registrar e criticar a tessitura social inglesa do século XIX. De fato, é notória a percepção de crítica social identificada no bojo de “Grandes Esperanças”. Em certa medida, trata-se de um libelo contundente contra a desigualdade social derivada do capitalismo inglês que se reflete na iniquidade moral dos personagens que são ou se imaginam aristocratas, um contraponto à bondade explícita do simplório Joe Gargery, cunhado de Pip. Trata-se de uma alusão à conhecida dicotomia TER x SER. Temas atualíssimos, sobretudo no Brasil do século XXI
Gessi 27/02/2017minha estante
undefined

Raphael Cavalcante 24/06/2018minha estante
Yeste

vitoria.esteves 10/06/2022

Grandes esperanças foi um dos favoritados por aqui. Essa leitura foi demorada, mas consegui aproveitar cada linha e me envolver com cada personagem. A escrita do Charles Dickens é incrível. Amei/Odiei um mesmo personagem e isso me ganhou completamente no enredo. Sendo um grande autor da Era Vitoriana, Dickens soube nos mostrar a face de uma sociedade ignorante, na qual os bens são mais importantes que os sentimentos! O Joe é o melhor ?
Camila.Rodrigues 11/06/2022minha estante
Quantos capítulos tem o livro?

Johnny 26/06/2022minha estante
Camila.Rodrigues, o livro é dividido em três parte, cada parte tem 20 capítulos, então são 60 capítulos.
Cada capítulo tem, em média, 10 páginas.

Niasi 23/09/2013

Grandes Esperanças
Não tem como não se curvar a poesia desse romance, assim como é impossível não se identificar com Pip em sua paixão (quem em sua infância não teve uma Estella que nos causasse tanta dor)
Um livro fantástico e impressionantemente atual.
A forma como Dickens nos põe de frente com as faces mais mesquinhas e egoístas do ser humano, nos mostra como esses sentimentos são comuns tanto nos outros, como em nós mesmos, e como são belos e prósperos os sentimentos puros e altruístas.
Enfim, este livro é uma leitura obrigatória, se e entregue e acompanhe Pip na descoberta de suas verdadeiras esperanças.
Raiza 11/10/2013minha estante
oi,,poderia me dizer qual o capitulo da passagem : Eu amei contra a razão, contra a promessa, contra a paz, contra a esperança, contra a felicidade, contra todo o desencorajamento que existe.

Niasi 11/10/2013minha estante
Raiza, Cap 29

Ricardo 03/03/2016

Esperanças, fortunas e virtudes
Existem livros que agradeço ter vivido para poder ler e partilhar de sua riqueza. Nos últimos meses foram muitos. Alta literatura de desvelamento e reflexão sobre o estar no mundo, sentir e caminhar através das ruínas que vão se avolumando. Algumas vezes a descoberta foi tardia mas a leitura ganhou com a experiência dos anos. Em outras foi adiada tanto que o deslocamento provocou outra perspectiva de olhar.
Meu encontro com Charles Dickens foi assim extemporâneo, se isso é possível no caso de um grande clássico. Talvez improvável no espaço-tempo de agora. Não importa. Porque ‘Grandes Esperanças’ (‘Great Expectations’) é livro para acordar e arrepiar a qualquer tempo, em qualquer momento da trajetória.
É de Pip que Dickens nos fala, esse menino órfão, de origem pobre, assolado por um golpe de sorte, uma esperança de fortuna vinda de um benfeitor desconhecido e que vai se transformando a partir de então. Daí seu afastamento de Joe, o único amigo mas vincado à condição social que Pip se empenha em deixar para trás. Daí a ingratidão, o desconforto, a vergonha, a culpa, o não pertencimento a mais nenhum lugar. Mas também o fascínio por Estella, com uma história similar à sua, uma ascendente de beleza ‘sem coração’. O romance ganha tons de thriller quando Pip descobre a identidade de seu benfeitor com todas as implicações a ela associadas. Além da fluidez com que narra todas as peripécias e reviravoltas, Dickens expõe com refinada maestria a complexidade dos sentimentos e valores éticos dos personagens em suas sutis variações de matiz nas mudanças de situação e nos choques das interações humanas. A jornada de Pip vai do deslumbramento à deformação à queda ao horror à redenção. Sua história vai nos reconhecer em algum canto ou ao longo de toda a tomada de consciência e das transformações por que ele passa. No seu desejo de ser diferente, nos empuxos para recuperar os laços de uma amizade verdadeira.
As esperanças enquanto ilusões parecem levar à danação ao trazer a fortuna (a sorte, o dom) sem a virtude (a alma, a humanidade). Mas enquanto um sonho lúcido permitem ao menos restituir a incerteza dos caminhos que se bifurcam.
Nanci 03/03/2016minha estante
Ótima resenha, Ricardo, para uma obra tão grandiosa.
Não sei se você conhece, mas o livro "Mister Pip" (O Sr. Pip, na edição brasileira) é uma história comovente e que traz esse inesquecível personagem de Dickens aos anos 1990, num romance que fala, dentre outras coisas, do poder da literatura. Quando li, pensei em reler Great expectations, mas acabei não o fazendo. Quem sabe agora...

Ricardo 03/03/2016minha estante
Nanci, obrigado pelo seu comentário. Não conhecia esse outro livro. De qualquer forma, é uma tarefa muito difícil retrabalhar um personagem tão complexo e profundamente humano como Pip. Só mesmo Dickens. Um abraço.

Renata Rezende 23/05/2021

Livro perfeito!
É isso. É uma história simples, de uma pessoa, o Pip, contando sua própria vida... mas narrada de uma maneira tão linda! No final do Volume II acontece uma reviravolta e dali pra frente tudo é emocionante demais. Chorei inúmeras vezes, um choro bom de emoção. Um choro feliz, de um texto lindo.

É o segundo livro do Dickens que leio e me senti igual no primeiro, apaixonada pela história!

Imperdível!!
Emanuele 24/05/2021minha estante
??????

Renata Rezende 24/05/2021minha estante
Acabei de falar com vc no Twitter sobre ele. ?

Toshiko.Pri 30/04/2023

Maravilhosa
Nem sei o que dizer, haha
Eu esperava um romance arrebatador desse livro, por não conhecer mesmo e ver apenas algumas frases soltas em outro livro, mas o que eu encontrei foi algo totalmente diferente.

Acompanhei Pip desde a infância, eu o amei, me compadeci dele, e de repente, eu quase o odiei, fiquei indignada em muitas vezes, mas acredito muito que de tanto ele ter sido xingado e maltratado de graça, ele se tornou aquilo do que mais o chamavam .

Joe tem todo o meu coração e ele merecia um livro só dele ?

Dickens conseguiu me surpreender muitas vezes com os plots, e não deixou nenhuma ponta solta, gostaria de ter lido outro final para Magwitch, mas tudo bem.

E o final, eu preferiria o primeiro que Dickens havia dado.
Não dá pra expressar aqui o tanto de sentimentos e reflexões que essa obra nos traz, então eu apenas digo, leia, não se arrependerá.
Reginaldo Pereira 30/04/2023minha estante
Que legal que gostou, Pri! É uma baita obra, este livro! Apesar de não ser o protagonista, Joe foi o personagem que mais me encantou (e me fez rir!!!). Saudades dele!!!!!!!

Toshiko.Pri 30/04/2023minha estante
Verdade! Falei pra minha amiga, que o Joe merecia um livro só dele ? e fiquei feliz com o fim que ele teve

Evy 21/12/2010

Não é a toa que é um clássico da literatura mundial. Logo de início se é conquistado pelo narrador e principal protagonista dessa história: Pip. Quando digo de iníco, quero dizer logo nas primeiras linhas mesmo. Pip é encantandor, e sua linguagem tem o apelo da ingenuidade da criança que torna impossível não criar uma ligação com ele. E acho que começa daí o encanto dessa obra.

Grandes Esperanças é uma história cheia "disso que chamamos de 'minha vida'", como diria Caio F. Tristeza, horrores, medo, insegurança, culpa e principalmente "grandes esperanças". Pip, é um menino órfão que é criado por uma irmã muito mais velha de temperamento inflamável e seu marido, o ferreiro Joe com quem Pip cria um laço de amizade e amor muito bonito. Certo dia, ele recebe um convite e visita uma mulher muito rica, que vivia reclusa em sua mansão com sua filha adotiva, Estela. Nesta visita é que Pip conhece um mundo completamente diferente da pobreza em que vivia, trabalhando  demais e sonhando de menos. Ele sai da casa, sentindo-se inferior às duas mulheres, mas tão encantado com Estela, que compromete-se a voltar na semana seguinte e assim o faz, por diversas vezes.

Confesso que a primeira vez em que fiz esta resenha, eu não toquei no nome de Estela, porque senti nela um quê de Chaterine Earneshaw e fiquei muito condoída por Pip e seu sofrimento por ela. Mas acabei deixando uma personagem e fato importante de lado, que é justamente ao conhecê-la e a sua riqueza que o que antes lhe parecia suficiente, agora lhe parece pouco demais e Pip começa então a almejar outras conquistas e vivências. A ter... Grandes Esperanças.  Continua vivendo na maior pobreza, até que um dia recebe uma fortuna para alcançar suas "grandes esperanças" e vai viver em Londres, deixando Joe e sua irmã para trás.

Nesse novo mundo, cheio de regalias antes jamais imaginadas, Pip passará por diversas situações perigosas devidas à sua rápida ascensão social, porém preserva sua ingenuidade quase infantil dos primeiros capítulos e mantém uma afetividade descuidada em relação a Joe, seu grande amigo da infância. Muitas são as reviravoltas na vida de Pip e a história guarda grandes surpresas e um final surpreendente. Gostei principalmente da maneira como o autor ao longo do texto vai mostrando como Pip não perde suas esperanças, se agarra a elas mesmo quando já sabe do fim inevitável, recusando-se a acreditar que elas terão um fim.

Uma obra realmente fantástica, embora eu tenha que confessar que achei alguns capítulos cansativos e com informações irrelevantes ao contexto da história, mas é raro quando isso acontece e no todo a leitura é bastante prazerosa e flui com facilidade.

Recomendo!

site: https://blogentreaspas.com/2018/06/20/resenha-grandes-esperancas/
hugaoo 11/01/2011minha estante
Senti falta de Estella em sua resenha, ela pra mim é a personagem mais interessante do livro.

Evy 12/01/2011minha estante
É verdade Hugo, acabei negligenciando Estella na resenha, talvez porque senti nela um quê de Catherine de "O Morro dos Ventos Uivantes" e fiquei condoída por Pip e todo seu sofrimento por ela! ;P

DIRCE 14/07/2010

Tamanho Único
Finalmente conclui a leitura do livro Grandes Esperanças, mas não: não estou querendo, ao me expressar utilizando da palavra finalmente, afirmar ou tampouco insinuar, não ser ele um bom livro, muito pelo contrário. O que ocorre é que, atualmente, tenho passado mais horas em salas de espera de laboratórios e médicos do que em minha casa e ,por isso, optei carregar comigo livros de poucas páginas - que não pesassem na bolsa.
Tamanho único - definição que eu dei ao Grandes Esperanças, pois tal qual uma numeração que atende a variados manequins, esse livro atende aos mais variados estilos literários: aos amantes de um romance, de um suspense, de um mistério e por aqueles que apreciam livros que levam a um questionamento ( dentre os quais me incluo).
Grandes Esperanças é o romance de uma vida: a de Pip e é ele, Pip, que nos conta a sua história. Conta-nos a trajetória de um menino órfão que tem sua vida social transformada graças a ajuda de um benfeitor , entretanto, essa transformação não se restringe somente a sua classe social, ela é muito mais abrangente , haja vista que a moral de Pip também é transformada e o resultado dessa transformação é que Pip, ao se conscientizar que sente vergonha da sua antiga classe social, e de que esse sentimento o levou a se distanciar das pessoas que lhe foram muito queridas e das pessoas sem "grandes esperanças", se sente terrivelmente angustiado.
Atrelada a história de Pip há a história de um ódio que se sustenta, o ódio da sra. Havisham que desistiu da vida em vida a ponto de se utilizar de uma criança ( Estella) como objeto de sua vingança.
Não querendo transformar minha resenha em spoiler , vou me limitar a acrescentar que a crítica que podemos entrever no romance, a narrativa (muitas vezes carregada de humor) , e os personagens fascinantes como Joe e a meiga e bondosa Biddy , fazem com que Grandes Esperanças seja, realmente, GRANDE.
E mais: no ex-ce-len-te livro A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Zafon diz:"Os livros são espelhos: só se vê neles o que a pessoa tem dentro(...)", com toda certeza, cada leitor de Grandes Esperanças, em algum momento, viu o seu reflexo.

Essa grande obra só não mereceu, da minha parte, 5 estrelas devido algumas coincidências ( na trama) que chegaram a me incomodar um pouco
Sandra :-) 15/12/2010minha estante
Adorei sua resenha :) Terminei o livro e ainda estou impregnada dele... Gostei da analogia com "Tamanho Único" e da citação do Zafon, que se encaixa perfeitamente. Realmente cada leitor vai se ver ali, em algum momento. Beijão

DIRCE 21/12/2010minha estante
Oi Sandra!
Você irá perceber ao ler Sr. Pip que Matilda usa e abusa da citação de Zafon.
bjs

Rebeca 26/05/2014

Clássico!!!
É livro profundo, que conta a história de um menino pobre que vê sua vida mudar drasticamente, quando um benfeitor desconhecido o ajuda a realizar o seu sonho de virar cavalheiro para poder cortejar uma bela e esnobe menina. Nessa transformação, seu amor, suas amizades, seu caráter, sua felicidade são colocados a prova... Charles Dickens nos envolve de uma forma (um pouco rebuscada em seu linguajar, bem descritiva e detalhada, com parágrafos longos e muitos personagens...*), "linkando" cada ponto, nos fazendo questionar se vale abrir mão de muita coisa para atingir um objetivo e quando devemos parar e pensar se tudo valeu a pena, ou se vale continuar ou voltar atrás.

*Confesso que li a conta gostas, por conta disso... Mas valeu a pena chegar até o fim!!!

Um livro clássico, que me marcou e já é um dos meus favoritos!!!
Rebeca 26/05/2014minha estante
Não resisti e escrevi mais um pouco.

Li esse livro durante o mês de maio (através de um desafio) e me apaixonei por essa bela história. Ainda bem que o comprei... rs.

Um clássico que devia ser lido por todo mundo. Me pergunto porque não li antes? Mas ao mesmo tempo fico feliz por não tê-lo feito. Hoje me rendo, me apaixono pela história desse menino, me vejo em seu lugar, me reconheço no Pip, com seus erros e acertos, com sua busca por algo que ele acredita que o fará feliz. E tem coragem de perceber onde errou, de perdoar os erros dos outros e de pedir perdão pelos próprios. Impossível chegar ao final dessa história sem derramar lágrimas, sem se emocionar... Será que se tivesse lido na adolescência teria essa mesma percepção? Talvez sim, talvez não... O importante é ter a oportunidade de ler e me encantar, hoje o faço.

Rebeca 26/05/2014minha estante
Charles Dickens, obrigada por ter escrito essa bela história para mim (possessiva eu, né?)! Com o devido tempo, pegarei outra(s) história(s) sua(s) para ler!

Glétsia 02/06/2017

Grandes Esperanças – Charles Dickens
Um livro contemporâneo ao último que li (Úrsula- 1859) e percebo um traço em comum: a agressão do homem sobre a mulher. É o primeiro livro que leio do autor e só posso dizer que ele escreve com primazia da palavra e dos sentimentos. Monta um enredo que te envolve e te deixa ansiosa a cada virar de páginas. Estudando um pouco sobre a vida do autor pude notar traços de sua história: trabalho infantil; divórcio; prisão por dívidas; amor que não se estabelece, inicialmente, pelo desprezo da mulher almejada, por o homem não corresponder aos anseios sociais dela, mas que tal fato o estimula ao crescimento ,e mais tarde, essa relação se estabelece; dentre outros. É uma história de redenção moral muito bem costurada por Dickens. Consegue com perfeição deixar o leitor consciente da natureza capitalista e de suas vis armadilhas.
“Imagine que um determinado dia fosse eliminado de sua vida e pense em todas as consequências que isso teria sobre o resto dela”. (p77)
Tania.Lima 05/06/2017minha estante
Quem é então o benfeitor ?

Sérgio 04/06/2019minha estante
Um livro em que a lealdade se faz presente!

Caps 16/10/2018

A grandeza de construir personagens
Foi minha primeira leitura de Dickens, e uma grata surpresa. O autor tem um dom incrível de desenvolver a narrativa, evitando por um lado ser simplista, e por outro se tornar "inacompanhável". Mas seu grande mérito foi a construção dos personagens, todos eles extremamente bem descritos e carregando elementos que me conquistaram como leitor. Meu favorito sem dúvida é Joe Gargery, um pacato santo, que não inspira seguidores, mas representa talvez o que é realmente ter uma vida plena.
Adriano 16/10/2018minha estante
Eu gostei de David Copperfield e Pickwick Papers.

@Cb.victorpi. 18/05/2021

É uma boa história. Tem alguns elementos desnecessários, mas a vida era bem menos complexa na época em que ele foi escrito. Também fiquei de cara como a vida mudou pouco nesse tempo todos. O grande herói dessa história é o Joe.
Suelen.Philomeno 18/05/2021minha estante
Uma obra prima.
Você achou bem menos complexa?
Acho os diálogos com tanta coisa a ser dita. Como se eles não pudessem dizer, realmente o que sentem.

Carla 21/07/2021

As grandes esperanças de Pip
Lido 15 d 2021 ?

??"Grandes Esperanças", de Charles Dickens, é um clássico da literatura inglesa, originalmente publicado em formato de folhetim no "All the Year Round" entre dezembro de 1860 e agosto de 1861. Isso garante uma trama emocionante e viciante do início ao fim.

??Esse livro é um romance de formação (estou a amar ler esse tipo de livro) e é narrado em primeira pessoa pelo Pip, um órfão criado pela irmã e seu marido. O título torna-se bastante explicativo quando um benfeitor misterioso concede uma pequena fortuna ao personagem principal, que abandona sua origem humilde e vai morar em Londres, em busca de suas grandes esperanças. Enquanto o Pip criança desperta compaixão pelo leitor, o Pip jovem tem algumas atitudes que dão raiva, mas isso faz parte da história, que mostra uma pessoa tendo erros e acertos.

??Uma coisa que Dickens sabe fazer com maestria: criar e desenvolver personagens complexos e impressionantes. Nesse livro, os meus favoritos foram Joe (que a imagem na minha mente SEMPRE remetia ao Matthew de Anne with an A), Herbert (amei a amizade dele com Pip), Wemmick, Abel Magwitch... E Estella? A influência da senhora Havisham sobre sua criação e como você passa raiva com ela, mas depois entende suas atitudes.

??Algo que notei (e aconteceu também em Um Conto de Duas Cidades ?) é que lá pelo volume 3, em dado momento, TUDO começa a acontecer e eu simplesmente te não conseguia parar de ler. Todos os personagens foram ligados e uma complexa teia foi formada. Um personagem lá do início volta a ser nomeado e tem importância para a trama. E simplesmente dá um imenso prazer sentir que tudo estava sendo esclarecido. Eu sei que muitos livros são assim, mas eu senti isso de forma intensa nesses dois livros do Dickens.

??Gente, Dickens nasceu para escrever, disso não tenho dúvidas. A questão é que não consigo parar de lê-lo. E enquanto escrevo esse post, já tenho planos para ler Oliver Twist em seguida. Não será surpresa para vocês se eu disser que Charles Dickens entrou para os meus escritores favoritos da vida e eu lamento imensamente que ele já tenha morrido e não possa produzir mais obras como essa.

?LEIAM DICKENS?
Stelinha5 21/07/2021minha estante
Maravilhoso

André Vedder 09/05/2021

Esperança renovada
Minha primeira leitura de Dickens e ao término dela saio com a alma renovada.
O autor tem uma escrita muito boa e fluída, e a história em si é maravilhosa. Mas para mim o ponto alto do livro são seus personagens, desde o principal aos seus coadjuvantes, pois ninguém ali está por acaso, para criar narrativas paralelas ao enredo, e sim para acrescentar humanidade e brilhantismo à obra.

"Em suma, fui covarde demais para fazer o que eu sabia ser certo, tal como fora covarde demais para evitar fazer o que sabia ser errado."

"Foi para mim um dia memorável, pois ocasionou grandes mudanças em mim. Mas é assim com todas as vidas. Imagine que um determinado dia fosse eliminado de sua vida, e pense em todas as consequências que isso teria sobre o resto dela. Para e pensa, tu que me lês, por um momento, na longa cadeia de ferro ou ouro, de espinhos ou flores, que jamais te teria cingido, não fosse a formação do primeiro elo num dia memorável."
Henrique Fendrich 09/05/2021minha estante
Livro maravilhoso!