Confissões de Adolescente Maria Mariana

Resenhas - Confissões de Adolescente

1 | 2 | 3 | 4

Vi | @virginiabrasil_ 04/05/2015

Confissões de adolescente
Já começo dizendo a vocês que é um livro sem a história definida. Isso talvez seja devido ao fato de que é uma peça inspirada no diário da autora, então as histórias são cortadas e sem uma sequência bem estruturada. São continhos e narrativas únicas, cada um com sua narradora (são quatro diferentes) e as amigas fazendo comentários e interpretações.

Basicamente são quatro amigas que compartilham histórias entre si com temas diversos: desde dramas familiares até assuntos mais polêmicos (como aborto e outros tabus). O livro é ilustrado e, como já disse, é em formato de peça teatral. Em seu interior encontramos recortes, desenhos, poemas, músicas e anotações da própria Maria Mariana.

*Para conferir a resenha na íntegra, acesse o link do blog! ^_^

site: http://blogfloreando.blogspot.com.br/2015/03/critica-confissoes-de-adolescente.html

Binha 12/04/2015

Confissões de adolescente
Recomendo.Adorei,ele pode ser uma leitura rápida,mas garante muitas risadas :)

Ednan 01/08/2014

Confissões de Adolescente – Maria Mariana
Falar com o público adolescente no início dos anos 90, ainda era algo complicado. Sentindo a necessidade de dialogar e entender esse público, a jovem Maria Mariana, resolveu transformar seus diários em uma peça de teatro. Surgia nesse momento, o texto de “Confissões de Adolescentes”.

O sucesso foi tão grande que o texto teatral se tornou livro, e em 1994 surgiu um seriado homônimo transmitido pela TV Cultura. Em 2014, o texto é novamente adaptado, agora para o cinema. Com o lançamento do filme, a Agir Editora acabou relançando o livro.

Eu sempre fui muito fã da série e gostei muito do filme, ambos dirigidos por Daniel Filho. Ao ler o texto teatral, não me decepcionei. Mesmo sendo escrito no início da década de 1990, os assuntos abordados ainda são bem atuais como o aborto,o primeiro beijo, a relação com os pais, entre outros.

A Agir Editora foi bem cuidadosa na publicação dessa edição: o livro é repleto de imagens das atrizes que encenaram a peça, desenhos e poemas (feitos por Maria Mariana) que lembram muito o diário de uma adolescente, fazendo o leitor se aproximar desse universo. Além disso, as páginas são amareladas e a capa é bonita. E o melhor de tudo está no preço: não paguei nem R$12,00 no livro.

Continua:

site: http://blog.carolinabachiega.com/resenhas-literatura-historia/confissoes-de-adolescente-maria-mariana/

Gustavo 29/06/2014

CONFISSÕES DIFERENCIADAS
Pra quem for em busca do livro porque gostou do filme vai acabar se decepcionando um pouco, ambos tem a mesma abordagem: primeira vez, primeiro beijo, primeiro baseado, problemas familiares, menstruação e etc, mas a maneira que a história foi relatada no livro é totalmente diferente.
A autora, Maria Mariana, adaptou seu diário e acabou publicando-o, seus dilemas de adolescente eram mais comuns do que aparentava, a obra acabou sendo transformada em peça de teatro rodando pelo Brasil todo e anos depois materializando-se nas telonas.
O que no filme é vivido por Tina, Bianca, Alice e Karina, no livro encontramos a amiga 1, amiga 2, amiga 3 e Maria Mariana. A privacidade dos envolvidos foi mantida e a maioria dos nomes trocados por apelidos ou algo do tipo.
As aventuras e dramas da idade são basicamente as mesmas, o grande diferencial é como a história foi contada. O anonimato se torna presente e tudo é muito vago, onde a cada capítulo é abordado um tópico diferente.
A terceira edição do livro (relançada com a capa poster do filme) trata-se de uma edição especial com algumas anotações e desenhos da autora, um pouco da história de Confissões no teatro, letras de músicas e um depoimento da própria e de seu pai.
___________________________

MINHA OPINIÃO: O livro é bem diferente do que geralmente encontramos por ai, reforço o que disse acima: Quem está em busca querendo ler algo parecido com o filme vai se decepcionar, APENAS os temas abordados são os mesmos, pois todo o resto é diferente.
É um livro bem fácil de ler e quando você pega o jeito da escrita (por ser um diário anônimo) segue sem nenhum problema.
Por esperar mais da história acabei dando 3 estrelas, mas para o filme eu daria 5 estrelas SEM DÚVIDA. Daniel Filho(diretor do filme) fez uma adaptação GENIAL para o cinema e a protagonista, Sophia Abrahão, mostrou-se uma artista completa tanto na atuação quanto no canto. Que venha "Confissões de Adolescente 2"!
Recomendo o livro e o filme!

Dany 05/03/2014

Leitura Nostálgica!
Confissões de adolescente, vocês já devem saber, surgiu através das confissões de Mariana em seu diário particular. Seu pai conta no começo do livro que, um dia, Mariana mostrou seu diário a ele, e juntos o transformaram em uma peça de teatro. Seu pai, Domingo de Oliveira, que já era do metiê da sétima arte, dirigiu a peça, sua madrasta cuidou dos figurinos e Maria, junto com mais quatro amigas (Uma delas, Ingrid Guimarães), estrearam a peça, no porão de um centro de lazer do Rio de Janeiro. Foi um sucesso! A partir de então, o diário de Mariana deixou de ser anotações de uma rebelde sobre suas experiências próprias e passou a ser um legado escrito que traduz o desatino da adolescência. O livro está em sua terceira edição, já foi adaptado para cinema (com grandes novidades da TV brasileira,Sophia Abrahão por exemplo) e para milhões de peças estreadas com atrizes que são consagradas até os dias atuais.

Como foi interessante ler este livro. Aos vinte anos de idade, em uma era onde os valores estão invertidos e as coisas estão fora do lugar. Se não fosse alguns fatos da minha vida, me encaixaria perfeitamente nas confissões de Mariana - Confesso, aos vinte anos, tenho uma porcentagem significativa de adolescência na minha formação de ser humano.

Que gostoso é ser adolescente. Que difícil entender o que é realmente esta fase. Como é complicado compreender o que é esta tal transição. É uma fase em que tudo é decisivo - uma ilusão, é claro. Fase em que os questionamentos são apavorantes e as dúvidas enlouquecedoras, fora outros fatores como cobrança, escola, amores, sexo e tudo mais.

Quanto ao livro, eu li dando gargalhadas. Acho que a maturidade - não absoluta, claro, mas que me dá o poder de ponderar muito mais conscientemente as coisas - conseguiu me fazer perceber a graça que é ser adolescente. E é esta graça que encontrei em todas as páginas do livro. O fascínio das aventuras das meninas... é tudo encantador. O livro me fez querer voltar a adolescência, como se isso fosse possível, me fez querer descobrir as coisas diferentemente. Não fui uma rebelde, pelo contrário, minha adolescência foi regrada, focada em vestibulares e estudos, mas o ímpeto das paixonites sempre esteve presente.

Quando abri o livro e comecei a mergulhar na história, me apaixonei: É o retrato da insegurança das mocinhas perante os garotos tão pegadores; o retrato das paixões relâmpagos, que acontecem a cada três minutos;é a ânsia do primeiro beijo; é a comparação das experiências das amigas com as nossas próprias; é a curiosidade sobre o que é o sexo; o medo e a vontade de perder a virgindade. Isso tudo misturado, em uma só mente, e com uma certa independência, pois as descobertas devem ser(e são, na maioria das vezes) feitas sozinhas. Não há orientação, não há diálogos abertos e sinceros. E é mais aventuroso e empolgante dessa forma.

Mas Maria Mariana traz a toma o que deve haver nesta fase maluca: Abertura. Os pais devem estar predispostos a compartilhar dessa fase da forma mais sincera possível, sem desrespeitar o espaço e sem liberar o voo sem maturidade o suficiente. Maria Mariana diz que a presença que o pai dela teve em sua vida foi imprescindível nas situações conflitantes de sua vida. Isso, todos nós podemos garantir, é a melhor forma de se encarar o desatino.

site: http://catarme.blogspot.com.br/

Paola 01/03/2014

O livro está em forma de roteiro de teatro, que tem como base o diário de Maria Mariana. Segredos que toda adolescente tem, só que hoje em dia as garotas não escrevem em agenda e sim em blogs. E na nota a autora questionou algo: Antigamente as pessoas liam um diário como algo valoroso, pois eram segredos. Hoje está tudo exposto na internet. As garotas de hoje têm segredos?! Fica a questão no ar para vocês também...

Pois bem, o livro é escrito do jeito que estava no diário. Sentimentos a flor da pela. Pensamentos soltos. Poemas. Amores escondidos... Passeios, festas, praia... Tudo muito intenso. O livro originou a peça de teatro que ficou em cartaz por anos!

Naquela época, o diálogo entre pai e filha era muito fechado. Nada aberto como nos dias de hoje. No entanto, a relação de Maria Mariana e seu pai era diferente. O diálogo sempre foi muito aberto. E o sucesso da peça foi realmente esse, mostrar para as pessoas que pai e filha podem, e devem, ser amigos! Que a relação deve ser aberta.

É um bom livro. O final dele é ainda melhor. Pois a autora, agora mãe, e já com seus mais de 30 anos, mostra a sua visão de hoje! Como faria se fosse mãe dela mesma! E a conclusão disso é bem legal! Muito legal mesmo! Até porque alguns conceitos mudaram e mostra o amadurecimento da autora como mulher.

Fer 17/01/2014

Confissões de adolescente, ou de Mari :)
Realmente muito bom! Confissões de adolescentes é uma biografia de Maria Mariana e conta com a colaboração de Patrícia Perrone, Ingrid Guimarães e Carol Machado. Cada capítulo é uma confissão, onde tornou-se apresentadas como peça de teatro! "Taí" porque gostei tem um pouquinho sobre a vida teatro no livro - "Teatro é muito doido, quanto mais você se envolve mas você se torna parte dele". As atrizes no final do livro contam suas jornadas na peça teatral Confissões, como chegaram até lá, como começaram a gostar de teatro! Me identifiquei bastante e a frase que me acrescentou algo foi: "... pode deixar os desejos encaminharem nossas vidas, e ser adulto sem perder a ingenuidade infantil, e ter vontade de beber água, dormir acariciando os cílios e ter muitos filhos; porque a vida é boa demais."

Ana Carolina 16/01/2014

Ei, Senhorita!
Quando decidi fazer resenhas aqui no blog fiquei com muitas dúvidas com qual livro começar, gosto de tantos, mas a primeira resenha não poderia ser qualquer uma. Então aproveitando a estréia do filme Confissões de Adolescente no cinema, resolvi fazer a resenha deste livro que ganhei a muito tempo atrás. Tive que procurar bastante aqui em casa, pois nem lembrava onde ele estava.
Acabei lendo o livro em um único dia, e foi muito nostálgico, é praticamente impossível que você não se identifique com ele em algum momento.
O livro fornece uma leitura bem descontraída devido a linguagem abordada, o que deixa o texto com um toque de humor.
Recomendo ele não só para os adolescentes, mas também para os pais de adolescentes.

site: http://ei-senhorita.blogspot.com.br/2014/01/resenha-confissoes-de-adolescente.html

Gi 14/01/2014

Olá pessoal!
Terminei de ler esse livro da Maria Mariana no dia 1º, mas estava com tanta preguiça de escrever. "Confissões de Adolescente" inicialmente foi uma peça de teatro, virou uma série de TV, um livro e agora o filme estreia dia 10. E tudo isso foi inspirado no diário da Maria Mariana.
Conta sobre todos os passatempos que ela passou na sua adolescência, e que provavelmente todo adolescente irá passar. Com muito humor.

***
Minha opinião: Gostosinho de ler e bem rapidinho, li em menos de duas horas...
(Estou louca para ver o filme...)
***
Beijos, beijos e beijos!
Giovanna Haendchen

site: http://ldeleitura.blogspot.com.br/

Aline164 08/12/2013

Lido depois de adulta
Encontrei este livro por acaso em uma máquina de livros em uma estação de metrô em SP ontem (07/12/13) e quis comprar porque, apesar de ter gostado muito da série, não tinha ideia de que esse livro existia e que havia sido primeiro uma peça de teatro. Também quis ler porque sei que um filme baseado nesse livro/na série/na peça vai ser lançado em breve e vou querer ver para lembrar dos velhos tempos.

Na época, eu me identificava um pouco com a Carol porque tinha mais ou menos a mesma idade que ela tinha no seriado (uns 13, 14) e tinha uma ideias meio malucas (como trabalhar pra juntar dinheiro pra ir pra Disney) e aquele jeito meio moleque/ desencanado de ser.

Vic 18/02/2010

Bom, eu gostei do livro, apesar de ele ser tão novo, eu não falaria a maioria das coisas que Mari fala pro pai dela.

Elaine 10/11/2009

Confissões de Adolescente
Lembro até hoje do dia que comprei este livro.
Era quase adolescente e estava numa Bienal, o vi logo que cheguei mas depois quando resolvi voltar no stand pra comprar não lembrava mais onde era. Mas acabei achando e comprando.
Acho que foi um dos primeiros livros que eu mesma me dei de presente.
A história é bem legal para um pré adolescente ler.
Sei que reli várias vezes ... Qualquer vou reler para saber se bate em algum ponto com as coisas da minha adolescência.

Manô 20/10/2009

Eu lí este livro na minha adolescência. Lí porque só se falava nele, que estava virando teatro. Deve, inclusive, ter sido o início da carreira da Débora Secco. Enfim... tipo do livro que eu lí e pensei "isso aqui está fazendo tanto sucesso?".

Priscila S G 18/04/2009

Foi publicado como sendo o diário verídico da adolescência de Maria Mariana. E acho que é mesmo, pela maneira como foi escrito e pelas experiências e observações dela, coisas que qualquer adolescente escreveria. Não gostei tanto, esperava mais. Li na adolescência, mas não me identifiquei, acho que foi porque na época eu ainda não tinha passado por várias coisas que ela relata.

1 | 2 | 3 | 4