Half Bad

Half Bad Sally Green

Resenhas - Half Bad

Minha Bibia 13/11/2016

Decepção
O livro não é ruim, mas eu esperava mais por conta da história promissora e interessante.
A autora teve boas idéias durante o livro, mas tive a impressão de que não teve a a capacidade de organizar e e selecionar aquelas que realmente fariam sentido dentro da história e a parte (seja o capítulo ou a cena em si) em que elas viriam a fazer parte da narrativa.
Continuarei a série, mas espero que as coisas melhorem.

Thananda 16/12/2016

A escolha do bem ou do mal
Comprei Half Bad há mais de 1 ano e ainda não tinha lido. Agora com as férias da faculdade finalmente tive um tempo para lê-lo e adorei.

Half Bad conta a história de Nathan, um bruxo mestiço. Sua mãe era uma Bruxa da Luz e seu pai o mais cruel Bruxo das Sombras que existia. Ninguém sabia se Nathan se tornaria bom ou mal até atingir seu décimo sétimo aniversário e por isso vivia sob a constante ameaça do Conselho dos Bruxos da Luz.

Nathan teve uma infância e adolescência difíceis. Os bruxos da luz o odiavam (mesmo os seus parentes) e todos os bruxos das sombras eram caçados, torturados e assassinados, o que fazia de Nathan um possível alvo por causa do sangue paterno. Harry Potter chega a ser um tanto amador em relação aos maus tratos por parte dos parentes e do Conselho por causa da sua magia e parentesco com um bruxo do mal.

Nathan deve lutar pela sobrevivência até conseguir passar pelo ritual da Atribuição aos 17 anos, onde será determinado qual será seu dom e qual parte falará mais alto, o sangue da mãe ou do pai, enquanto passa pelas transformações que seu corpo sofre em relação à magia e pela descoberta do primeiro amor com Annalise, uma bruxa da luz de sangue puro cujo toda família o odeia. Ainda deve descobrir onde está seu pai foragido há anos, pois sem um ancestral direto para conduzir seu ritual, Nathan poderá morrer.

Sally Green escreve de forma dinâmica e atrativa. Comecei a leitura ontem e não consegui largar o livro até terminá-lo. Não vejo a hora de comprar as continuações. Há muito tempo eu não me deparava com uma boa saga de fantasia juvenil, e Half Bad superou minhas expectativas.

Recomendo :)

Rafael 11/04/2017

A história sempre é contada pelos vencedores, dizem. E Nathan, infelizmente, não é um deles.
Sempre tive certa curiosidade sobre Half Bad, por trazer bruxos em sua história, mas aconteceu a velha história de esquecê-lo na pilha de não-lidos, até que finalmente o peguei, por estar procurando uma história rápida. Infelizmente, não saiu como o planejado.

As duas primeiras partes são até interessante e prendem, mas nas seguintes a história parece não sair do lugar, se resumindo à fugas. O único motivo que nós faz continuar a leitura é o apelo que Marcus tem na trama, mas nem isso é totalmente satisfatório, pois apesar de ter sido uma boa cena, foi bem rápida.

Outro ponto que me incomodou foram as constantes surras que Nathan sofre. Sabe quando parece que nem o autor acredita no que escreve? Foi o que aconteceu em certos momentos pois, por mais que eu sentisse pena do personagem em muitas delas, em outras achava sem necessidade. Talvez a intenção de Sally Green fosse criar uma empatia do leitor por Nathan, mas acabou sendo algo forçado.

Entretanto, apesar dos erros, a autora compensa na criação de seus personagens. Temos quem amar, quem odiar, quem ficar no meio termo se é realmente bom ou mau... Aliás, essa questão do "quem é bom e quem é mal, de verdade?" foi bem trabalhado pela autora, mostrando que mesmo bruxos da Luz são maquiavélicos, enquanto alguns das Sombras são altruístas. E apesar da minha relação com Nathan ter sido uma montanha-russa, onde ora o odiava e ora entendia, no geral, o achei um bom protagonista. Sally também foi inteligente em introduzir um triângulo diferente do que é rotineiro em young adults.

Apesar disso, dificilmente lerei as continuações pois a história não me deixou curioso para os futuros acontecimentos. Claro que você só vai saber se der uma chance ao livro, mas Half Bad não funcionou comigo, o que é uma pena.

site: http://crushforbooks.blogspot.com.br/

Evelyn 24/07/2020

Tadinho do menino
Gostei mais do que eu achei que fosse gostar. O Arran me surpreendeu bastante porque ele foge muitos estereótipos masculinos
Eu tenho muita dó do Nathan, ele sofre demais e por isso creio que no próximo livro ele vai ser um personagem muito forte.

bia 26/07/2020

meio ruim (badum-tss)
eu nunca AMEI um livro cujo iniciei várias vezes, e esse é um que insisti por anos. Pra se justa, por esse motivo, poderia ser a melhor obra da história que ainda assim não leria entusiasmada. Mas não me arrependo de ter continuado a leitura: valeu a pena acompanhar a jornada de Nathan, gostei como - apesar de levar uma vida FODIDA - ele não fica se lamentando o tempo inteiro, mas, poxa, Sally, o que custava dar um momento de paz pro menino?
Muito provavelmente lerei a continuação.

Enfim, quando digo que insisti bastante, é porque não conseguia passar dos 20% há uns 3 anos mesmo, é sempre boa a sensação de desencalhar um livrinho.

Mika 23/08/2020

Meio louco
No início, achei que não iria gostar da história pelo fato dela ser bem arrastada, porém, após certo momento do livro, por volta da página 100, tudo começa a andar mais rápido, mais envolvente, de algum jeito a autora (e a sede insaciável da curiosidade) conseguiu me prender até chegar a esse ponto da história.

Os personagens são bem elaborados e cativantes, mas Nathan chegava a me irritar em momentos específicos, ele estava tão fissurado em receber os três presentes aos dezessete anos que todo capítulo a autora lembrava sobre essa preocupação inquietante, a autora fica sempre lembrando disso ao leitor sobre essa informação.
Cada página conta, ainda mais o final, que foi uma loucura, deixando uma fenda para o próximo livro da saga.
Com certeza lerei Half Wild, quero saber o que irá acontecer com Gabriel, Annalise e Nathan. Qual será seu dom?

Pauline 02/12/2020

Interessante
O livro conta a história de Nathan, um meio-código, ou seja, filho de uma bruxa da luz e de um bruxo da sombra, e o preconceito que ele sofre e a luta para ser livre.

O livro acaba refletindo muito o que acontece na sociedade, aqueles no poder, que se consideram bons, julgam e mal tratam aqueles que são diferentes ou que eles consideram pessoas más (muitas vezes sem justificativa plausível).

Gostei muito dos personagens e achei a trama interessante. Em muitos momentos fiquei revoltada com o que o Nathan passa e só queria abraçar ele. Eu não seria boa como ele se fosse tratada assim.
Só não dei nota máxima porque acho que faltou desenvolver melhor o mundo bruxo e os bruxos das sombras e o final me incomodou um pouco. Espero que nos próximos livros desenvolva mais os bruxos das sombras.

Namira 19/01/2021

Simples porém interessante
A proposta da história é boa. As vezes parece que a leitura flui rápido demais, e não sei se é por carência de detalhes em certas partes ou pela escrita fácil e envolvente.
Personagens aparecem e somem do nada, fazendo com que a gente se perca quando alguém cita um nome, por exemplo.
Existem cenas empolgantes, mas no começo pode ser um pouco cansativo por não mostrar nenhum contexto, tipo "mas o que tá acontecendo que eu não sei" felizmente tudo é explicado, não deixa pontos para resolver (a não ser a da continuação hm kkkkk)

É um livro razoável, mas vale a pena

clara 31/01/2021

Incrível!! Eu amei muito esse livro e não vejo a hora de ler os próximos. E não querendo julgar o livro pela capa mas a capa é linda demais.
A história é ótima muito gostoso de ler, e da pra acabar bem rápido por que é um livro bem viciante, os personagens são cativantes e bem construídos. Logo nos primeiros capítulo já tinha gostado bastante do livro e já sabia que seria muito bom.
O que me chamou mais a atenção foi ao sofrimento de Nathan por ser um meio código (metade bruxo da luz e metade sombra) ele sofre ainda mais conforme você vai lendo o livro..
Eu não sei se isso é algo real mas o livro meio que faz uma relação ao racismo, por causa do preconceito e superioridade dos bruxos da luz aos bruxos da sombra e meio códigos.
No livro tem sim romance e é bem fofo mas não é algo predominante, mas acho que nos próximos isso vai ser mais aprofundado. O início do livro tem um formato diferente como se você fosse o personagem principal não sei direito, mas isso não permanece por muito tempo e já volta ao formato normal. O livro é realmente muito bom e eu recomendo pra todo mundo!

charlie54 10/03/2021

O seu sangue é o meu sangue
Esse livro foi um tanto difícil de avaliar. Vou começar por partes:

O início do livro é meio err... Não porque a história é chata ou ruim, muito pelo contrário. Desde que li a sinopse soube que tinha um grande potencial, e realmente tem. Só que sinceramente acho que não foi perfeitamente aproveitado. O início do livro é pra ser daquele tipo que o leitor não entende nada, mas vai começando a sacar e compreender a história conforme ela anda. Mas o resultado foi um início confuso, uma narrativa meio bagunçada e personagens que somem e reaparecem (e pobre de mim tendo que lembrar quem era quem em meio a tantos nomes). Se você ler e conseguir passar de pelo menos 35% do livro, o resto vai ser bom. A partir da parte 3 o livro ficou ok, e já destravou tudo o que tinha travado no incio. Mas só comecei a genuinamente gostar da história e e aproveitar o livro a parte 5.

A parte 5 tem personagens que eu particularmente gostei, embora nem todos eles sejam confiáveis. A narrativa pega um ritmo consideravelmente rápido, e eu devorei esse final. Foi então que eu pude realmente ver melhor a magia e o universo que a autora criou (embora eu quisesse um pouco mais de descrição pra conseguir imergir melhor na história).

O livro tem essa sensação confortável que eu não sei explicar. Ainda que tenha essa sensação de inesperado e receio, que eu também gosto muito. Enfim, eu realmente gostei do livro, embora tenha sido uma leitura difícil. Vou continuar a trilogia, só na expectativa dos próximos volumes chegarem.

fefs 26/04/2021

nathan sofreu
de novo mais um livro que tinha potencial e foi pro ralo

eu gostei da proposta da autora (nada inovadora, mas quem liga?) não tinha como ter muito erro

eu não entendo quem fala que a escrita é boa porque eu realmente não senti firmeza nisso, a escrita não é tudo isso

e não houve desenvolvimento de personagem e construção boa

Jojo 27/05/2021

Uma leitura rápida e agradável, o enredo é confortável, bom, mas nada surpreendente.

Ana Caroline 24/06/2021

Mais ou menos
Não senti aquele calor no coração com esse livro.
Achei a história extensa e rasa.
Os personagens não se desenrolam e ficam lacunas no enredo.
Não sei se vou continuar com a leitura da saga.
Foi um balde de água fria.

Renny. 25/06/2021

half bad.
Nathan é um garoto que em questão de sorte, nunca teve nem 1%. O livro se passa em vários anos de sua vida e em todos eles, não teve um dia que não fosse maltratado pela meia-irmã mais velha Jessica, que sequer teve um pingo de compaixão por ele. Relacionamento que era diferente com Arran, seu meio-irmão, que sempre o apoiou e o amou do jeito que era. E nesse livro, acho que não tem nada mais bonito de que a relação desses dois, tenho certeza de que quem ler, vai se encantar. Ele também conhece Annalise, a garota por quem se apaixonou, mas não sabemos se podemos chamar de um casal romântico realmente certo, para isso vocês devem ler o livro (hahaha). Nathan corre contra o tempo afim de achar o responsável que irá lhe dar os três presente e seu sangue no dia de sua Atribuição, aos 17 anos e assim, ter seu dom revelado, mas a tarefa não é fácil já que ele é um garoto meio Luz e meio Sombra e há vários caçadores atrás de dar um fim doloroso a sua vida. Nessa jornada, ele irá encontrar vários personagens importantes e a maioria irá te fazer refletir quem é realmente do bem e quem é do mal. Half Bad é o primeiro livro da trilogia do primeiro romance da Sally Green e a minha recomendação é de 100%. É um livro divertido, cheio de mistérios, um mundo de fantasial bem criado e genial. Eu me identifico com o Nathan, que mesmo passando tantas dificuldades, nunca deixou se abalar e foi forte o suficiente para tentar se livrar de toda essa loucura que o cerca.