Fernão Capelo Gaivota

Fernão Capelo Gaivota Richard Bach

Resenhas - Fernão Capelo Gaivota

Andriane 26/05/2021

Leitura simples, rápida e reflexiva.
De leitura leve e fluída, Fernão Capelo Gaivota nos mostra como a crença limitante impede-nos de conhecer novos horizontes e nós mesmos. Através de metáforas sutis, o autor leva o leitor a refletir como pensar fora da caixa, assim como Fernão. É um livro que a interpretação varia muito de acordo com a experiência de mundo do leitor no momento da leitura. Recomendo, principalmente por ser rápido de ler.

Rapha 05/11/2020

Olha, se eu soubesse que o ônibus pra São Carlos parava 30min num Graal dentro da cidade eu tinha terminado de chegar a pé. Pelo menos deu pra começar e terminar esse livro.

Fernão Capelo Gaivota foi um livro que o meu psicólogo me recomendou antes mesmo dele me emprestar o "Ilusões", do mesmo autor. Aproveitei a oportunidade descrita acima pra começar o livro, mas pra minha surpresa ele era bem mais curto fui que eu esperava. Deu cerca de 50min de leitura, então dá pra realmente começar e terminar numa única sentada.

O livro tem a mesma pegada do outro, colocar no papel algumas reflexões da vida do autor e colocar isso de forma leve e fazendo metáforas. É legal pois te dá muitas perspectivas diferentes quando deixamos de falar sobre humanos e colocamos um animal no local. Algumas coisas parecem bobas, mesmo sendo muito real para nós. Fica a recomendação para quem gosta de refletir sobre a vida e quebrar seu próprio paradigma.

Andre.Dorigueto 13/09/2020

Leve e introspectivo
Uma leitura leve e gostosa. Fernão Capelo Gaivota nos convida a viver com propósito e com coragem.

Geovanna.Shibuya 28/01/2022

Não há limites, Fernão?
Não há limites, tudo está no poder da mente e no poder de compreensão de si próprio, saber que você é quem coloca seu próprio limite, entender que você é quem tem a chave da sua mente para conquistar tudo que você quiser, porque você pode e porque você consegue e que não há limites e que somos livres e que temos que lutar pela essa liberdade.
Esse livro é rico em ensinamentos e sobre como as pessoas são ignorantes e conseguimos ver vários paralelos com a vida, não é sobre comer ou voar o mínimo, é sobre apenas trabalhar e só sobreviver, quando devíamos fazer as coisas pelo prazer, pelo sentido da vida, pela liberdade, pelo ideal, por nós mesmos, por puro prazer.
"Vê mais longe a gaivota que voa mais alto".
Sempre terá julgamento, quem faz as leis somos nós.

Ravena 01/01/2010

Viver com propósito

O livro é uma alegoria sobre a importância de se buscar propósitos mais nobres para a vida. O autor usa uma gaivota como personagem principal. Um pássaro que, diferente dos outros de sua espécie, não se preocupa apenas em conseguir comida. Este está preocupado com a beleza de seu próprio vôo, em aperfeiçoar sua técnica e executar o mais belo dos vôos. Uma metáfora sobre acreditar nos próprios sonhos e buscar o que se quer, mesmo quando tudo parece conspirar contra isso.

Sérgio Filho 02/05/2010

A metáfora da liberdade
Ao verdadeiro Fernão Capelo Gaivota que vive em todos nós. Richard Bach.

As gaivotas são aves litorâneas que não voam mais de 30 metros de altura, fazendo sempre o mesmo percurso: da areia da praia até a superfície do mar a fim de se alimentarem dos peixes e restos de comida deixados pelos barqueiros. Nenhuma gaivota se interessa em ir além, todas têm um único objetivo na vida: comer. Todas, exceto Fernão Capelo Gaivota, que mesmo desencorajado pelos seus pais e banido de seu meio, supera as limitações de sua natureza aviária.
O clássico de Richard Bach nos fala de forma metafórica sobre a conquista da liberdade. Pois Fernão Capelo não é uma gaivota vulgar como seus pares, presos às rígidas leis do bando. Fernão cria suas próprias leis e realiza o sonho de atingir vôos inimagináveis aos seus semelhantes. A história de Fernão Capelo Gaivota é a história da descoberta do eu que busca ser livre à revelia das velhas convenções sociais. O romance de Bach é uma pequena, porém grandiosa, enciclopédia de frases filosóficas e poéticas que fixam emotivamente na memória.
Como o personagem-título, o bom leitor vai compreender o quanto é possível fazermos vôos sem pensarmos em limites numéricos; eternizar o momento; ultrapassar as fronteiras do tempo passado e futuro; vencer os obstáculos impostos pelo espaço. Enfim, ser puramente livre. Esse é o pensamento vivo de Fernão Capelo Gaivota.
Vitor Sergio 15/09/2014minha estante
É muito interessante a forma que o autor trata a liberdade como base de sua história, ele mostra pelo protagonista que é possível alcançar seus sonhos apesar que eles sejam dados como "impossíveis".
O livro e seu protagonista tem muito a nos ensinar.

Welber 22/03/2023

Tudo é um começo
Essa fábula mostra um jeito de ver a vida um pouco diferente, olhar a vida com outros olhos é necessário e o novo sempre é um desafio a ser vencido mesmo assustando tanto.

Dany 23/03/2022

Basicamente fala da história de Fernão que e espuso do seu bando de gaivotas porque lelê não queria se contentar a adquirir comidas e sim voar por prazer

Tiago S. Cruz 13/01/2024

Liberte sua mente !
O livro nos conta a história de Fernão Capelo Gaivota, uma Gaivota diferente das demais de seu bando, que ao invés de querer apenas voar como meio de conseguir alimento, ele busca seu autodesenvolvimento no voo, por gostar mesmo.
Nisso Fernão parte em busca de mais conhecimento, e vemos sua jornada como aluno e enfim, mestre, ensinando sobre a liberdade e fazer o que se gosta, e não apenas viver o comum e o que a manada faz.
Resumindo, é uma história de aprendizado, liberdade e amor !

tedsias 16/02/2024

A principal premissa deste livro é calcada na autoconfiança e superação. Uma história lúdica sobre Fernão Capelo, uma gaivota que era apaixonada por voar, e isso lhe rendeu consequências e até olhares estranhos, por ser diferente do bando. Essa obra demonstra que acreditar em seu potencial é uma das chaves para o sucesso, pouco importando a circunstância. Ignore a faceta negativa que a sociedade deposita na sua pessoa , e prove a si mesmo que você pode e deve atingir seus sonhos. (Esta obra não é sobre uma gaivota que gosta de voar, viu?)

Ari 09/05/2024

Nando
Reli esse livro depois de me recordar de lê-lo quando criança, porém, creio que cheguei a conclusão de que a nostalgia é melhor na memória.
Não detestei o livro, porque a história é cômica em alguns momentos e é intrigante saber aonde Fernão vai. O capítulo 4, certamente é meu preferido, mas num geral, achei bem autoajuda barata misturado com umas descrições de vôo chatas. Achei o Fernão bem arrogante em diversos pontos e a narrativa um tanto meritocrática.
Quem sabe outro livro do autor funcione, mas esse não rolou.

Diogo.Pereira 16/02/2021

O livro trata do assunto de uma gaivota que não se contenta a só voar para ir comer, ela quer se aperfeiçoar no vôo. Por querer fazer diferente é expulso do grupo e assim segue o livro...

Um livro motivacional, para não desistirmos de nossos sonhos!

Destaques:

"Tudo isso é tão sem propósito, pensou .... Eu poderia estar passando todo esse tempo aprendendo... Há tanta coisa para aprender!"

"Podemos nos erguer de nossa ignorância, podemos nos considerar criaturas exímias, inteligentes, hábeis. Podemos ser livres!"

Brunny Rocha 13/01/2024

Qual o preço da liberdade?
Qual o preço de correr atrás de seus sonhos acima de tudo?
Qual o preço de estar fora de seu bando?
Qual o preço de ser diferente?
Essa pequena fábula abriu várias lacunas na minha cabeça, com certeza a melhor parte é quando fala que a perfeição é ilimitada, somos nossos pensamentos e não temos barreiras. Que ensinamento! Carece de várias releituras para aproveita-lo com sabedoria.

Mrs. Brócolis 18/02/2020

Sinopse.
Obra-prima que a cada dia conquista mais admiradores agora publicada com a inédita Parte 4 Um dia, enquanto pensava sobre a vida, o ex-piloto da Força Aérea americana Richard Bach escutou uma voz misteriosa que começou a contar-lhe a história de uma gaivota que queria voar mais alto e mais rápido. Impressionado com a inexplicável inspiração, Bach escreveu tudo o que ouviu. Ao final, tinha em mãos uma das obras mais populares e importantes das últimas décadas: Fernão Capelo Gaivota, uma aventura emocionante sobre liberdade, que influenciou, motivou e mudou para melhor a vida de milhões de pessoas no mundo todo. Após sofrer um acidente de avião em 2012 e passar quatro meses no hospital, Richard Bach decidiu que era o momento de compartilhar o desfecho de seu trabalho e ensinar a seus leitores como fazer suas vidas valerem mais a pena.

Dani 18/07/2021

Extraordinário
"Fernão Capelo Gaivota" é uma leitura excencial para todas as pessoas e de todas as idades. Eu costumo dizer que este é um livro que se renova conforme o passar dos anos sem a necessidade de revisão.

Eu sempre aconselho as pessoas a lê-lo periodicamente com o intervalo de alguns anos, cinco em cinco, por exemplo.

Livro ótimo. Lembra dos meus tempos de Kumon.