O Nome do Vento Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Smile 20/03/2022

Eu daria 10 mil estrelas se fosse possível
O Nome do Vento foi uma recomendação de um amigo, que me disse que esse livro abordava a era medieval e que é o favorito dele. Esse amigo me prometeu uma história como eu nunca tinha visto, e ele tinha toda a razão.
Esse livro é magnífico, a história é magnífica, o vocabulário é magnífico, os personagens são magníficos, as imagens são magníficas, tudo é per fei to.
O Patrick Rothfuss tem uma qualidade que poucas pessoas tem, ele prefere fazer uma coisa bem feita, sem pontas soltas, e levar o tempo necessário para isso do que fazer uma coisa apressada e entregar um livro qualquer para seu público. O Nome do Vento não é qualquer, é uma obra prima, e acho que mais pessoas deviam falar sobre ele. Não me arrependo nem um pouco, li o começo online e fiz questão de comprar o livro físico e ter essa belezura na minha estante, esse livro é daqueles que você paga com gosto para ter.
Dou 5 estrelas pois é a nota máxima, se não eu daria estrelas infinitas. Se tornou o meu livro favorito, li todas as páginas com o maior prazer, a única parte que achei um pouco menos dinâmica foi quando relata a infância do Kvothe, em que ele aprende o início das coisas sobre a universidade, mas daí pra depois foi só sucesso. Super recomendo.
Carlos Araujo 20/03/2022minha estante
Que resenha maravilhosa! Já vou acrescentá-lo em minha lista

Gabriel.Safo 20/03/2022minha estante
Vale cada página. O segundo volume também é incrível. Mal posso esperar pelo lançamento do último

Smile 20/03/2022minha estante
Hahahhahha vale com certeza, eu fui de 0 a 100 INÚMERAS VEZES, eu gritei, chorei, fiquei sem reação, fiquei sorrindo igual uma idiota, tudo de uma vez só

Eremar o motoboy 21/03/2022minha estante
QUE BOM Q VOCÊ GOSTOU AMIGA!!!

Smile 21/03/2022minha estante
AAAAAAAAAAAAA PERFEITOOOOOOOO

Lucas 19/06/2020

Fantasia, drama ou romance?
É comum algumas pessoas comparar com Harry Potter por ter uma ?escola de magia?, porém à semelhança não vai muito além disso, o personagem principal sofre e não é pouco, o que o torna mais realista, há muito mais romance, que pode desagradar a alguns, e passagens de uma beleza incrível.

A ideia de uma autobiografa onde vc já sabe o final e os principais acontecimentos é bem interessante, pois te faz querer saber como aconteceu, às vezes tentar adivinhar e outras pensar: ?mas já é agora que aquilo vai acontecer??

As vezes um pouco arrastado, passamos mais tempo em uma fase que não queremos estar e queremos ir logo para a parte interessante, estou falando da vida ou do livro? Creio que justamente essa é uma das magias desse livro.

Uma coisa me incomodou um pouco e me pareceu um pouco forçado, porém se consideramos que ele tem como origem uma cultura de circo itinerante, que parece não ser capitalista, então é justificável.

Atenção para uma ponto, não é uma trilogia, e sim um livro dividido em três partes, tipo o Senhor dos anéis. Quando percebi fiquei um pouco com medo de como iria concluir esse livro, porém ele conclui de uma forma muito bonita e que me garantiu que a experiência de ter lido apenas esse livro já tenha valido o tempo.

leiturasdaursula 05/08/2020

Sensível... incrível!
Essa não é uma leitura fácil. Trata-se de um livro denso, muita história, alta fantasia, ou seja, somos transportados para um mundo completamente diferente. Acho a escrita parecida com o livro do Zafon (A sombra do vento), mas sem tantas palavras floreadas. A história é muito linda, me peguei pesquisando vídeos no YouTube sobre Alaúdes e acho que combina demais com a atmosfera do livro! Chorei quando o personagem reencontra a música! Na verdade chorei em muitos momentos e me vi empolgada, assustada, ansiosa, frustrada em muitas outros. Indico para quem quer uma fantasia diferente, para quem gosta de música, para quem já gosta do tipo de escrita mais lenta e cantada como o Zafon. Se você tem pressa talvez não goste desta narrativa, eu levei quase um mês para ler. Teve momentos que parei a leitura por que algumas partes eram doloridas demais. Esse é um personagem que erra, perde, conquista algumas coisas, perde de novo, não é perfeito e nada vem fácil! Muitas vezes fiquei com medo de acabar logo, queria prolongar a leitura! Enfim, amei e já quero ler a continuação!

Daniel.Prattes 15/01/2022

A discrepância (dualidade?) entre o Kvoth, jovem e ambicioso e até mesmo arrogante, e o estalajadeiro Kote, mais rude e introspectivo, é tão grande que você se questiona o que poderia ter acontecido com ele que o mudasse dessa forma.
O Kvothe é bastante interessante em cada uma de suas versões. O Kvothe jovem às vezes é muito arrogante, mas essa atitude não só é justificada por suas capacidades extraordinárias, mas a visão retrospectiva do Kvothe mais velho permite que ele admita seus erros de juventude. de repente, isso torna o personagem realmente humano e, em última análise, muito cativante. Além disso, este romance é mais centrado em seus personagens memoráveis do que na ação e existem cenas de ação, mas nem todas são épicas.
Há o mistério sobre a figura de Kote que não é exatamente traduzida em cenas interessantes como são propostas pelo próprio e pelas pessoas que o conheceram.
O universo criado pelo autor funciona muito bem, com um sistema de magia original e bem equilibrado, que não permite resolver todos os problemas com uma... sei lá... bola de fogo?
Tirando o interlúdio, as cenas na estalagem, o livro poderia ser dividido em três partes, além do referido interlúdio: A primeira é sobre a infância do Kvothe e é muito interessante, ele aprendendo sobre magia enquanto pega carona com o Arcanista, a vida dele na “metrópole” procurando por comida e tendo de recorrer ao roubo, aquele sujeito estranhíssimo que dá abrigo a ele e a outros garotos em situação idêntica, além de termos um aceno da mitologia desenvolvida pelo Rothfuss.
A segunda parte seria a vida na faculdade e devo dizer que nesse ponto a história quase me perdeu. Achei extenso e não me pareceu tão original. Os personagens que cercam o protagonista não são lá muito profundos e apenas orbitam o protagonista e muitos vão dizer que isso é porque é o protagonista quem conta sua história, mas até que ponto esse mecanismo pode ser usado como desculpa? Quanto a Denna, me pareceu que o autor estava um tanto quanto indeciso sobre qual seria o passado dela realmente.
A terceira parte é a cena climática de ação e me pareceu meio que atirada, vinda do nada, com aquela cena contra determinado inimigo e eu realmente esperei que fosse alguém da trupe do Chandriano. Aliás, poderíamos ter mais do Chandriano nesse primeiro livro.
Se procurar o Nome do Vento vai estar sempre na lista dos melhores livros de fantasia do século 21 e é merecido. Rothfuss consegue fazer com que você se sinta acolhido por aquele mundo e se amigar de seus personagens, o que é essencial!

Lívia 03/07/2021

Não leia se não for dar sequência
Sim, o livro termina quase sem final. A história muito boa pra quem gosta de uma ficção, magos e tabernas. Conta a história de um rapaz que tem muita facilidade de aprender e quer sempre ser o melhor e ele se esforça pra isso porque quer aprender a derrotar um inimigo antigo. E lógico que sempre tem uma garota, mas essa é impossível.

História de Kvothe muito interessante, porém o livro conta com muitos detalhes que algumas horas eu me cansei, mas vale a pena.

Larissa2518 21/05/2010

Confesso que foi decepcionante.
Talvez eu ainda esteja inebriada pelas longas páginas tão cansativas, mas o fato é que foi preciso muita determinação para não fechar o livro.
O autor tem criatividade e o enredo da história me apareceu bem promissor, contudo acredito que o pecado que cometeu foi alonar-se tanto, não com passagens intrigantes e que alimentam a fome por páginas, que todo leitor que se preze cultiva dentro de si. Pelo contrário, sentia-me exausta com a presente página e nostálgica por lembrar que ainda haveria que ler tantas outras.

Enfim, muitos se encantaram com esse livro e é por isso que as diversas opniões que as pessoas tem de um determinado objeto acaba se tornando tão intrigante aos meus olhos.
Lucas Testa 17/06/2010minha estante
Será que você leu o mesmo livro que eu ??

UHAuHAuhAuhA

Dá uma conferida, as vezes este era o comentario de algum livro da saga crepusculo.

Brincadeiras a parte só parei para comentar seu comentário devido ao fato de as suas 2 estrelas gritarem em meio a tantos outros comentários que dizem exatamente o contrário.

Mais é como vc mesma disse, existem diversas opiniões...

Amal0 12/06/2013minha estante
Concordo completamente com vc Larissa.
O escritor alongou partes desnecessárias, o livro ficou muito cansativo.

Tiago 18/06/2013minha estante
Concordo! ainda não entendi como tantas pessoas gostaram, me sinto até com vergonha, e olha que eu não sou um leitor de primeira viagem. Cara! eu lutei pra não fechar esse livro também,é muita enrolação...

Juliana 08/10/2015minha estante
Que bom que não sou a única que pensa assim, demorei mais de uma mês para ler um livro que eu poderia ter lido com rapidez. A história é muito bem trabalhada e interessante, mas é tanta enrolação que chega a dar sono. E no final não senti nenhum gostinho de quero mais e aquela ânsia para ler o próximo.

Juninho 10/02/2016minha estante
Vou resumir meu comentário, foi um dos piores livros nesse genero que eu li, foi dificil terminar a leitura viu...

Beatriz Kath 05/01/2023

O Nome do Vento
"Não importa como você leve sua vida, sua inteligência o defenderá melhor do que uma espada. Trate de mantê-la afiada!"

Este livro foi e não foi o que eu esperava.

Considerando a excelente reputação que "O Nome do Vento" sempre me demonstrou ter, eu esperava algo grandioso, único e impressionante. E, de certa forma, foi o que eu recebi, mas não exatamente como imaginei que seria.

Ao mesmo tempo que os cenários do livro me traziam grande simplicidade e certa nostalgia, como se eu já conhecesse aquele lugar (principalmente por me lembrar algo como "campanhas de RPG", não sei bem como explicar), há também muitos elementos bastante únicos, interessantes e bastante memoráveis. Como o sistema de "magia", que é bastante lógico e fácil de entender, ao mesmo tempo que seu funcionamento bem estruturado permite inúmeras formas de uso em diferentes situações.

Mas certamente, a parte mais memorável dessa história é o seu protagonista. Kvothe é um personagem extremamente competente, do tipo que tem uma porção de talentos e características que o tornam muito interessante de acompanhar, tanto para poder conhecer cada vez mais dele, quanto para ver como ele reagirá às situações pelas quais passa, considerando a sua personalidade.

Kvothe é um artista, é alguém muito curioso e dedicado a aprender coisas que o interessam, é ousado e também bastante disposto a arriscar perder tudo pela possibilidade de conquistar o maior prêmio. Essa combinação faz com que ele seja bem propenso a se meter em confusões e em situações de perigo - ou seja, ele é alguém com muitas histórias interessantes para contar.

"- Falou com ela?
- É claro que falei com ela. Não haveria história se eu não tivesse falado."

A escrita do livro é bastante envolvente e eu amei a forma com que a inteligência do Kvothe é demonstrada várias vezes de forma prática. Em diferentes momentos e situações desfavoráveis é possível acompanhar a forma que ele age, evidenciando o quão esperto e engenhoso ele realmente é. Da mesma forma é feito com as suas outras habilidades, como a atuação/teatro e música.

Gabriel Madalena 22/08/2022

Um clássico fantástico na pós-modernidade.
Patrick Rothfuss gosta de levar as coisas com calma, sua escrita é lenta, mas saborosa, e se você não gosta disso, dificilmente vai se afeiçoar pela obra.

Em o Nome do Vento, acompanhamos Kvothe, que assumiu tantos codinomes e personas que já se tornou uma lenda nesse mundo, tal como o Conan de Robert. E. Howard. E em muitos aspectos, esse livro parece uma homenagem e uma releitura de todos os atributos de um herói. Mago, ator, lutador, estrategista, ladrão, músico, Kvothe é tudo isso, mas Rothfuss faz questão de destacar que ele também é apenas um garoto.

Para os pacientes, o livro te recompensa com ótimas descrições, personagens carismáticos e uma trama honesta que te envolve e te mantém entretido do começo ao fim. O Nome do Vento é, sem dúvida, fantasia de alta qualidade!
Paola 25/08/2022minha estante
Incrível!

guiaffini 13/08/2020

O início de uma história incrível
Difícil saber como começar a falar de algo tão incrível e grandioso. Poderia começar falando sobre o enredo incrível e cheio de anzóis que fisgam a gente para a próxima página, para o próximo capítulo, para o próximo livro. Poderia falar de um dos melhores protagonistas que já vi, inteligente e carismático, mas contraditório e cheio de defeitos. Poderia dizer também sobre o apelo musical e a sensação de que o livro é uma enorme cantiga épica (não no sentido literal; o livro é escrito em prosa), uma cantiga sobre heróis e heroínas, sobre um mundo e sua magia, sobre dragões e demônios. Mas, por enquanto, me basta apenas dizer que esse livro é cativante desde a capa até o último capítulo. Ele me prendeu de uma forma especial, me prendeu por eu me importar com o protagonista e querer ver mais um dia de sua vida e entender por que se encontra numa situação tão triste no presente; me prendeu por eu querer entender mais do sistema de magia (que, por sinal, é fantástico); me prendeu por eu ver Kvothe apanhando da vida mais uma vez e dando a volta por cima do melhor jeito que pode. Ver a situação de Kvothe me fez ter coragem de enfrentar meus próprios problemas, assim como ele enfrenta com coragem todos os problemas que se colocam em seu caminho. Não me entendam mal: este livro tem, sim, defeitos. Seja nos momentos em que faltam detalhes do mundo, ou em exageros que poderiam ser evitados, ou em expressões infelizes que poderiam muito bem ser trocadas. Nada disso faz com que eu diminua as cinco estrelas que dei ao livro, nem ofuscam sua grandiosidade. Portanto, se você ainda está em dúvida se deve embarcar ou não nessa aventura épica, te digo: vá em frente e aproveite a jornada que esta obra prima oferece. Certamente, um dos melhores livros que já li, talvez o melhor.

Boneca sem manual 24/06/2020

Kvote desmistifica o surgimento das grandes lendas e traz uma ótima narrativa épica porém humana.
Xabriel 27/06/2020minha estante
Concordo com você!

Ketlin.Canalle 23/07/2022

Ansiosa pra ver os desfechos!
Comecei esse livro por indicação do meu irmão, série de livros favorita dele e após finalizar o primeiro entendo pq ele gosta tanto!

Um mundo cheio de aventuras, mistérios e fantasia. Nele conhecemos um pouco da história de Kvothe, personagem principal da série que narra sua vida ao cronista que veio ao seu encontro.

Apesar de ter muitos detalhes, a grande maioria não se torna cansativa e mesmo o livro sendo extenso, pra mim a leitura fluiu muito bem e só me deixou com vontade de conhecer o restante do conto.

Para a sequência há muitas pontas a serem amarradas e desenvolvidas, criei um carinho especial pelo personagem principal e quero muito saber o que mais houve pelo caminho que ele percorreu e como será o futuro do mesmo.

Super indico pra quem gosta de fantasia, muito bem escrito e desenvolvido.
Em breve início a segunda leitura da série.

???
DeniseSC 23/07/2022minha estante
Esse livro é tudo pra mim! O Patrick escreve muito bem! Não tem como ler "o silêncio de três partes" e não querer devorar o livro depois!

Ketlin.Canalle 23/07/2022minha estante
Nossa bem escrito demais! Eu achei uma leitura sensacional, toda trama e desenvolvimento? Só pelos próximos! ?

Luu 28/04/2021

vai te pegando sem vc perceber.
acho que o titulo resume quase tudo.
No começo estava me perguntando para onde essa istória ia dar, mas a partir do momento que Kvothe, começa a te contar a hstória, parece que vc está assistindo a tudo da janela de espectador. Me prender de todas as formas e me deixou na expectativa para o proximo livro.

Arlefe_ 29/07/2021

Teve momentos que eu achei que ia dá uma virada na história e tudo ia dá certo pra ele, mas não deu mt.
Eu gostei muito msm, das amizades dele com vários personagens, mas a que eu mais gostei foi a com Auri.
Chorei, ri e fiquei com mt raiva de várias coisas...

Afff não sou mt bom em fazer resenhas, só faço pelo desafio mesmo.??
Sah Fernandes 31/07/2021minha estante
gostaria de saber uma coisa, podes pesquisar onde e como é o Pico Ruivo gostaria de saber se lembra alguma paisagem do livro. Obrigada

giulia.literaria 15/03/2022

uma das minhas leituras favoritas!
O nome do vento e? um dos meus livros de fantasia prediletos. A escrita do autor e? simplesmente impeca?vel e tem um tom poe?tico que te deixa apaixonada pela histo?ria.

Voce? e? fisgada desde a primeira pa?gina pela maneira como o escritor descreve as sensac?o?es vividas pelo personagem.

A histo?ria conta a jornada de Kvothe, dono de uma hospedaria/taverna chamada Merco do Percurso. Ele e? um homem misterioso, mas pouco a pouco sua histo?ria vai sendo revelada (por flashbacks de seu passado) e passamos conhecer sua adolesce?ncia e comec?o da vida adulta atrave?s das aventuras pelas quais ele passa, aprendendo magia, conhecendo seres fanta?sticos e ate? mesmo entrando na universidade.

Eu recomendo esse livro de olhos fechados, se voce? ama fantasia e uma boa aventura enta?o pode investir nessa histo?ria porque na?o tem erro!

Bruna.Garcia 10/06/2021

Maravilhoso!!
Muito boa história, completa, cheia de detalhes, muito bem desenvolvida. Me prendeu do início ao fim. Recomendo a leitura.