O Nome do Vento

O Nome do Vento Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

1001 Páginas 12/04/2021

Que livro!!
Simplesmente perfeito, história super envolvente. Personagens muito bem construídos. Amei demais! 5 estrelas favoritado!

Rubens.Memari 26/05/2021minha estante
Interessante como os defeitos podem se tornar cativantes aos olhos... Parabéns pela resenha!

ltsalviolo 27/05/2021minha estante
Obrigaaada ?

ce 01/06/2021minha estante
caraca comigo foi o contrário, só pro fim do livro que eu comecei a me interessar por Kvothe e Denna

ltsalviolo 04/06/2021minha estante
Eu li sua resenha, realmente o oposto kkkk

Bresolin 03/12/2020

Fantástico
O livro tem um desenvolvimento lento no começo, mas rico em detalhes e um universo fascinante.

A história vai sendo revelada aos poucos, os personagens são incrivelmente bem construídos e você acaba se envolvendo e torcendo por eles.

O livro tem um pouco de tudo: magia, música, intriga .... pode ser recomendado e lido por todos, independente da sua idade.

Rebs 01/07/2021

Não tenho palavras no momento para expressar o quão fenomenal esse livro é. Talvez um dia volte e exponha minha opinião detalhadamente, mas por hora é só isso mesmo ??

Lívia Gusson 30/03/2020

O NOME DO VENTO - PATRICK ROTHFUSS - 5/5
Criei inúmeras e altas expectativas ao iniciar a leitura de O nome do Vento e por vezes grandes expectativas frustam um pouco só a realidade.
É indiscutível como a escrita do autor chega pra nós como uma melodia, uma canção que nos embala e nos envolve, mas ao longo de quase 700 páginas fiquei ansiando pelo ápice, a grande reviravolta no livro, uma grande "cagada" que Kvothe tenha feito para levar a fama que possui. Em contraponto, o livro é uma extensa biografia, afinal, ele está contando sua história para o Cronista, mas mesmo assim, esperei o evento grandioso.

"-Tá, Lívia, mas é uma trilogia, o terceiro livro nem foi publicado." Eu sei e falo com base no primeiro volume, ainda não li nem o segundo! Mas acredito que o enredo poderia pelo menos ter desenvolvido uma ponta de suspense para sua continuação, algo que nos arrancasse aquele: WOW.

5 estrelas sim! Porque apesar de ter esperado um fogo no celeiro, existe muita beleza na obra, porque é uma fantasia maravilhosamente bem construída e Kvothe é uma figura que nos desperta curiosidade e simpatia. Imaginei facilmente o cenário dentro de uma super produção de cinema.

Sara 05/03/2023

A primeira parte dele é incrível, enquanto Kvoth mendiga e rouba e se acolhe entre outros desvalidos em uma grande metrópole, mas aí quando ele chega na Faculdade... aí a história começa a se esmiuçar no dia a dia do personagem e os personagens vem e vão e muitos deles só vão ter desenvolvimento, sei lá, no próximo livro. Isso que o final me parece não pertencer a história, meio que atirado do nada e isso em um livro com quase 700 páginas. Mas eu tenho que concordar que é um livro para você imergir nele e desaparecer enquanto está lendo e acho que vem daí esse amor todo pelo livro, o quanto ele te coloca dentro da história. Espero que o segundo justifique todo o hype em cima dessa série e do desespero de seus leitores pelo terceiro livro.

P.S.: As partes relacionadas a música são realmente bonitas e a magia é bem tratada aqui.
Guuh_10 01/05/2023minha estante
Eu tive essa mesmíssima sensação com o fina tirado do nada. Sério, esse plot do dragão foi bem nonsense, sem nenhum desenvolvimento prévio e nem parecia um clímax de fato.

Gabriella.Helena 29/01/2022

Jornada do herói muito boa de acompanhar
O Nome do Vento é uma fantasia épica em que conhecemos o personagem principal Kvothe a partir da sua narrativa sobre sua vida em retrospecto. Nesse primeiro livro ele conta sua história durante o primeiro dia de 3 que irão concluir a trilogia.

Só posso dizer que esse personagem nos cativa aos poucos e possui ambições que prendem o leitor à história fazendo com que a gente queira descobrir cada vez mais o que vai acontecer. Nem vou me estender muito aqui pq a graça é ir desvendando esse universo devagar mesmo.

Embora o livro tenha muitas páginas, o autor escreve super bem. Ele faz uma ótima ambientação sem nos cansar com descrições desnecessárias.

Em resumo: livro bom demais! Amei conhecer essa fantasia e estou ansiosa pelos demais livros da série. Recomendo super.

manu 02/09/2023

Incrível
Cara, QUE livro!!
Bom pra caramba, nao tava dando fé pra esse livro, achando que eu não ia conseguir chegar nem na metade mas com certeza se superou!
O início é parado, mas quando passa dessa parte... Tudo é extremamente bem ambientado, tu consegue sentir que tu está junto na história, consegue imaginar cada um dos personagens e principalmente, consegue se emocionar junto com o enredo.

Layziane 26/10/2021

MARAVILHOSO!
Uma leitura que te prende, eu entrei dentro da história e ficava ansiosa para le-lo. Se tornou um dos meus livros preferidos. Estilo HP e LOTR, se você gosta desse tipo de história, não perca tempo e comece hoje.

CRIS 21/07/2022

É uma leitura interessante, em alguns momentos fiquei animada, mas na maioria do tempo, arrestei-me na leitura. Pensei em desistir, mas já tinha lido muitas páginas.
Nesse primeiro livro, o personagem principal é criança ou adolescente. Não tem nenhum romance arrebatador.
Fiquei curiosa para saber o desenrolar da história, mas não estou nem um pouco animada para ler a continuação que tem mais de 1000 páginas.

Shaftiel 19/01/2011

Bom, mas nem tanto.
(Vou logo avisando que essa resenha é um pouco diferente de tudo que está nas outras desenhas do skoob, mas... é uma opinião)

A literatura de fantasia é um ramo bastante amplo nos Estados Unidos. Divide-se em estilos e ambientações. As grande slivrarias têm espaço para os livros de fantasia, não os reservando apenas uma mera parte de ficção. Existem nesse meio autores medíocres, bons, muito bons e a nata. Bom, digo isso tudo, porque para analisar esse livro, vou citar dois autores, George R. R. Martin (da nata, obviamente) e J. K. Rowling (uma boa autora, que sabe divertir e contar uma história, apesar de eu não ser fã de Harry Potter).

Classificar o Nome do Vento pode ser um pouco difícil. Nesse livro, o primeiro de uma trilogia (habitual em livros de fantasia), Kvothe é um herói enigmático que, disfarçado de hospedeiro em uma taverna do interior, conta sua história. O Nome do Vento fala de sua infância e juventude. Mostra um garoto super inteligente, que consegue fazer praticamente de tudo e, o que mais me irrita, conversa como um adulto.

A escrita de Rothfuss foi excelente durante todo o livro. As frases são bem construídas (uma ótima tradução, ao meu ver) com muitas metáforas inteligentes e bonitas. Pena que a história não seja tão bem aplicada quanto a própria escrita, a começar pelo personagem principal. Considerei particularmente irritante os modos de menino-que-pode-tudo de Kvolthe. As conversas são tediosas e longas com gente falando de um jeito sempre rebuscado e como se todo mundo só falasse poeticamente (com exceção dos caipiras). Esse super-herói que parece vindo de Krypton acaba ficando pouco crível (por mais estranho que possa ser falar isso em um livro de fantasia). Nossa, realmente n;ao me agrada a tentativa das explicações científicas e filosóficas sobre dragões, simpatias e coisas assim. Hum, talvez pedante seja um bom adjetivo.

Não, as crianças inteligentes aqui não são bem desenvolvidas sem serem arremedos de adultos como acontece nos livros de George R. R. Martin (os filhos de Eddark Stark são ótimos!). As conspirações e a política são boas, mas nem de perto como na Guerra dos Tronos das Crônicas do Fogo e do Gelo.

O desenvolvimento da história é até interessante, a não ser por algumas partes da infância. Melhora no momento Harry Potter, quando Kvothe, o órfão destinado a ser o melhor, vai para uma escola de magia e passa dificuldades e sofre preconceito para aprender. A diferença aqui é que Harry Potter sofre, tem limitações físicas, emocionais e na habilidade. Kvothe nem sofre direito por amor, consegue fazer de tudo e sua única limitação constante é o dinheiro.

O Nome do Vento é, portanto, um livro bom, com um autor que escreve muitíssimo bem. São o diálogos arrastados e pedantes, além a falta de ação (o dragão vegetariano conta como ação?) e conspirações melhores (o Chandriano é bom, mas deve melhorar no próximo livro), que prejudicam o livro. Recomendo a leitura, se não esperar tanta ação, humor ou excelente conspirações.
AleixoItalo 28/01/2011minha estante
Os personagens de A Guerra dos Tronos, em especial os filhos de Stark, são realmente ótimos!!!

Shaftiel 28/01/2011minha estante
Cara, Guerra dos Tronos dá uma aula de como se construir um personagem. É bem diferente do senhor perfeito super homem Kvothe.
Eu já li todos os volumes publicados do Song of Ice and Fire e estou comprando de novo as traduções. Nem consigo esperar pelo Dance of Dragons.

Keilessine 09/12/2012minha estante
para mim vc perdeu todo o crédito da sua resenha ao começar a fazer comparações com outros livros.

Jvitor Lanna 21/05/2013minha estante
E um livro "bom, mas nem tanto" merece 1 estrela? Que curioso...

Maurinho 13/09/2013minha estante
O livro merece bem mais que uma estrela, na minha opinião. O problema dele é ser muito prolixo, fica enrolando muito e não apresenta soluções,...

Juninho 10/02/2016minha estante
esse livro é uma bosta, a unica coisa que eu senti quando eu li esse livro foi sono....

Guilherme Daflon 04/09/2016minha estante
Resenha da resenha.
Achou o livro bom, a escrita do autor excelente, mas classificou com 1 estrela por ser fãnboy de outro livro.
O mais curioso que o próprio autor de Guerra dos tronos, se derreteu em elogios a obra.

Tristan 01/12/2017minha estante
Tudo bem que gosto é gosto, opinião é opinião, mas é difícil ver uma trama feita com tanto capricho, com um personagem tão interessante, receber críticas tão fúteis. Eu não ia nem responder esse comentário, visto a data dele, mas fica aqui meu contra argumento pra quem chegar a ler...

Creio que esse pessoal reclamando que nada acontece está muito habituado a tiro, porrada e bomba, e aí quando pega um livro mais trabalhado num conceito filosófico, não consegue assimilar a beleza que há nele. E realmente, o foco do Nome do Vento não são lutas ou correria o tempo todo, ele prefere desenvolver mais um cotidiano real, os pormenores do protagonista e da trama, nem por isso deixa de ser um livro excepcional, pois o que falta em batalhas, ele compensa com uma riqueza incrível de ambiente, as moedas da época, os aspectos sociais, os costumes, trejeitos, o autor trabalha tudo de maneira muito caprichosa, e quem é escritor sabe que não é fácil fazer um livro nesse nível.

Sobre a reclamação que Kvothe sabe tudo; outra crítica muito fútil. Será que a pessoa não consegue entender a diferença entre um personagem que se MOSTRA inteligente e um personagem cujo autor CONTA sua inteligência, empurrando goela abaixo? Kvothe é sim um sabichão, um gênio, etc. Mas isso não é atoa, existe todo o fundamento por trás, e o autor dá milhares de provas que ele não está "fazendo" um personagem inteligente, pelo contrário, o próprio personagem se prova, faz parte da essência de quem ele é: sua qualidade é a inteligencia, seu defeito é a arrogância. Pedir que o personagem seja mais burro é besteira, críticas de alguém que não sabe reconhecer quando um personagem é bem feito ou não.

A única coisa em que eu vou ter que concordar com o pessoal, é que alguns trechos do livro são realmente muito maçantes, muito redundantes, principalmente nas partes em que Kvothe fala sobre Denna, e por isso mesmo não dei 5 estrelas aqui no skoob. Mas com certeza, não é um defeito que compromete nem 20% da obra, e O Nome do Vento é um livro do caramba, uma fantasia muito fora da caixa, muito diferente das tantas fantasias mal trabalhadas que vemos por aí.

Enfim, fica aí o outro lado do argumento pro pessoal, porque como admirador do livro, me senti no dever de defendê-lo.

jusqua 06/03/2022

Aerlevsedi
O livro começa tranquilo, com uma descrição simples da situação dos personagens, e certamente nenhum leitor esperava o que vem depois disso.

Como posso dizer...
A narrativa que transita entre observador e personagem me impressionou, pois raramente leio livros deste tipo.

A teoria mágica é fantasticamente bem trabalhada, o autor faz questão de explicar cada detalhe através das experiências do nosso menino Kvothe, como se estivesse descrevendo para o leitor como fazer o mesmo, quebrando levemente a quarta parede.

Um universo de fato extenso, englobando a cultura, os pesos de troca, as classes sociais, e especialmente os nomes.

Os personagens são ricos em personalidade, porém como o foco narrativo é centrado no personagem, os mesmos são detalhados suficientemente para os objetivos dele, não há muito o que exigir disso, ficou ótimo desse jeito, pois da espaço para mim interpretar parte das lacunas deixadas pela narração.

E por fim, um personagem verdadeiramente humano, no qual é inteligente, porém ingénuo; exibido, mas tolo; sortudo, mas o azar é dobrado; talentoso, nem isso o salva de si mesmo; ele é o próprio perigo, assim como nós todos somos o de nós mesmos.

Sinceramente, o que mais me deixa ansioso nesta série de livros, é saber, não só os mistérios, mas o que levou Kote (o próprio nome significa "desastre") a um estado tão deplorável.

Estou hypado para começar o próximo livro...
Carlos99 06/03/2022minha estante
Perfeições, livro e review

Milena Moura 21/09/2022

??
a escrita do patrick é linda e sensível
o sistema de magia é muito interessante
o Kvothe é sem dúvida um dos melhores protagonistas de fantasia
juju.salless 21/09/2022minha estante
sim!!!!

Hellmore 08/05/2021

5 releitura
Ganhei o nome do vento e o temor do sábio de um amigo em 2014. Nesses 7 anos que se passaram, li o livro 5 vezes, sendo a quinta agora em 2021.
É uma pena absurda que o autor esteja demorando tanto para lançar os portões de pedra.
A história de Kvothe é viciante, envolvente, emocionante. Eu sempre volto nas cronicas do matador do rei e tem gosto de casa. Indico para todo mundo que conheço sem medo.