O Nome do Vento

O Nome do Vento Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Rafa S. 20/04/2010

Esse eu recomendo!
O nome do vento é um dos raros casos em que apesar de eu ter criado grandes expectativas em relação à obra, o livro não me decepcionou nem um pouco. Aliás, depois de Harry Potter ( é claro ) O nome do vento é o melhor livro de fantasia que até hoje eu tive o prazer de ler.
Contudo, como não quero criar expectativas em excesso em quem porventura esteja lendo a resenha, já aviso que o livro é muito bom, mas não há nada de extraordinário nele. Eu explico. Na minha opinião, Patrick Rothfuss criou uma estória interessante, mas o que se destaca mesmo no autor é sua capacidade de encontrar sempre o meio-termo em vários aspectos da obra.
Veja bem, O nome do vento é um livro que em nenhum momento fica massante ou cansativo. A obra tem ação, mas na dose certa. Tem romance, mas não existem suspiros em excesso ( já leu crepúsculo?). Tem uma quantidade de personagens que não é pequena, mas que também não é grande o bastante para fazer com que o leitor se perca ( com certeza você já um livro onde um personagem voltava à cena do nada e ficava aquela pergunta: quem é sujeito mesmo? ). Tem trama, um pano de fundo, mas existem também várias outras estórias interessantes acontecendo dentro da estória principal.
Enfim, o que se destaca mesmo é o talento de Rothfuss, que soube de maneira rápida dar a cada personagem uma personalidade muito própria, mas acima de tudo soube sempre achar um meio-termo, até mesmo quando escolheu escrecer uma obra de ficção, mas fez nela constar um toque de realidade, com um herói que não é perfeito, que sente frio, que passa fome e toma decisões erradas, mas que inevitavelmente cativa o leitor.
Beca 15/06/2010minha estante
q bela resenha! muito boa!

VitAria.Caroline 31/01/2021

O nome do Vento
O livro é simplesmente maravilhoso! A escrita dele chega a encantar quase tanto quanto a história. Estou louca para saber como o Bast entrou na vida do Kvothe
Gigio 31/01/2021minha estante
Siiiim, to no meio do temor do sábio e nao sei de onde o blast surgiu nainda

VitAria.Caroline 31/01/2021minha estante
Aaaaaa vou morrer de curiosidade

Jules8 10/11/2020

Uma fantasia incrível e maravilhosa. Recomendo para todos q curtem o gênero.

Entrelinhasbooks 09/12/2021

Esse com toda a certeza é um dos melhores livros de fantasia que eu já li.

Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão dessa fascinante história. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kvothe, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso.

O universo criado por Patrick Rothfuss em "O Nome do Vento" é intrigante, complexo e extremamente envolvente. Mesmo se tratando de um livro bastante extensos a leitura flui com facilidade.

Carolina273 16/09/2022

O nome do vento foi uma grande surpresa, tive a oportunidade de ler a edição de luxo, a estrutura do livro é impecável, o enredo não fica atrás, as imagens são lindas e deram um charme a mais.

Kvothe é um menino que teve que encarar diversos desafios desde muito novo, confesso que sofri junto com ele, mas também fiquei maravilhada com a sua inteligência, o autor sem dúvidas construiu muito bem o personagem principal, os demais personagens se encaixam perfeitamente conforme a história é contada.

Super indico a leitura, apesar de ser um livro grande ele proporciona uma história muito gostosa de ler, acompanhar... Demorei a terminar, por quê entrei numa ressaca literária infinita, mas não foi por causa desse livro em si, ainda bem que voltei e consegui finalizar...
Maria18003 21/09/2022minha estante
eu só recomendo coisa boa

Emanuel 18/05/2020

É um grande prelúdio, tão grande que deixa de ser.
Uma saga detalhanda sobre a vida de Kvothe, a obra faz uma paralelo interessante sobre lendas e espectativas

Thainá 13/08/2022

Perfeito
SIMPLESMENTE O MELHOR. Me encantou logo de cara e não consegui parar mais. To até sem palavras pra falar sobre esse livro

Magna 20/01/2021

Já tinha lido o livro em 2019 (04/06), mas como o Skoob não conta releitura, tive que adicionar uma nova data. O livro é excepcional, envolvente e cheio momentos que podem te fazer amar muito ou odiar completamente o personagem principal. Para minha felicidade, eu amo completamente o Kvothe

sinononm 11/10/2022

Incrível
Esse é um dos melhores livros de fantasia que já li!!

O jeito que o Patrick narra as cenas é sensacional. A história nunca fica entediante! Estou ansiosa para ler o segundo livro.

Kvothe sempre ficará no meu coração ?

Gabriel.Scodeler 16/12/2022

O nome do vento é uma obra magnífica, a maneira que a história se desenvolve e a evolução dos personagens (principalmente o protagonista) que ocorre na história nos prende. Nós conseguimos nos sentir na pele dos personagens, dá para sentir a emoção deles. Mal posso esperar para ler o "Temor do Sábio"

M@g@ 23/06/2020

Bom...
Eu esperava algo emocionante, más o livro é lento, o personagem principal é um ser incrível, más o livro é muito arrastado. Se você tem paciência vai gostar, se for inquieto como eu talvez não chegue ao fim.

Eric Rocha - Ersiro 07/11/2014

Quem me dera Escrever como Rothfuss
Bom, ainda que alguns digam que esta é uma aventura fantasiosa de leitura obrigatória e ainda que Martin diga que foi a melhor fantasia épica de 2011, na verdade vi mais um romance predominante do que realmente fantasia (e a própria editora o cataloga como romance).

Não que a fantasia não esteja presente, ao contrário, está sim, mas não com a intensidade que eu esperava. Não que isso tenha me decepcionado também, ao contrário, adorei, amei, me deleitei na leitura, que sinceramente, não me parece um livro de estréia já que é muito, MUITO MESMO, bem escrito e articulado. O cenário, personagens, estória, falas, situações, aventuras, conflito principal, tudo muito bem feito!

Confesso que o número de págs. me assustou um pouco, e que o começo do livro é um tantinho quanto confuso, mas depois que peguei a forma esplendorosa de escrita de Rothfuss... bem, me apaixonei pelo livro. Não se deixe assustar também pela quantidade de págs. pois enquanto vc estiver lendo, irá se surpreender.

Não dá para acreditar que este livro seja realmente de estréia, pois o autor escreve de uma forma madura, envolvente, que faz nos deliciarmos a cada pág., consegue prender nossa atenção a cada capítulo, e o que mais me impressionou: tem a habilidade de deixar a estória de uma forma não cansativa ainda que nela não se tenha grandes momentos ou aventuras de tirar o fôlego onde você possa falar "Por Tehlu! Não acredito que isso está acontecendo com Kvothe!". Ou seja, Rothfuss escreve com uma maestria como a de grandes autores.

Sabe, achei que fosse apenas um lero-lero da contra capa dizendo que este era um dos romances de estréia em que muitos sonham em escrever, mas me descobri enganado. Quem me dera escrever da mesma forma que Patrick Rothfuss...
Patricia 20/11/2014minha estante
Sua resenha me aninou a ler, acabei de comprar online.Acho que você vai gostar deste livro : http://youtu.be/p2hwjV5iB6Q - Saga De Bravos

Eric Rocha - Ersiro 26/12/2014minha estante
Que bom Patrícia, se você se animou, creio que vai gostar bastante. Gostei da sinopse do livro que citou, já adicionei aqui no Skoob como um dos livros que quero ler! ^-^

Raissa594 16/01/2021

Não sei muito bem por onde começar sem ser pelo "eu amei esse livro, eu preciso ler a continuação pra ontem".
Eu sou uma grande fã de livros de fantasia, e esse não me decepcionou nem um pouco. Ele tem 656 páginas o que o torna um pouco cansativo, mas a história me prendeu muito e eu realmente queria saber o que aconteceria em seguida. Ele é intercalado entre a narração do presente em terceira pessoa, e a narração do passado em primeira, pois o livro conta a história de Kvothe narrando a sua vida. No início do livro o personagem está utilizando o pseudônimo Kote e se passa por um estalajadeiro em uma cidadezinha no fim do mundo, mas ele acaba sendo encontrado por um cronista que quer registrar a verdadeira história desse homem, uma lenda viva que ninguém parece realmente conhecer.
Então somos transportados pra essa história cheia de perdas, conquistas e aventuras. Conhecemos um personagem completamente diferente do homem que narra a história, e assim vamos desvendando aos poucos o que aconteceu e como ele chegou onde está.
Apesar da premissa a história foge a todo momento do clichê do herói que quer salvar a todos, mas mostra um personagem extremamente adaptável às suas circunstâncias pronto pra sobreviver e alcançar seus objetivos.

Louise.Rosado 26/10/2021

Bom, mas irritante
Comecei o livro bem animada, a leitura é super fluida e eu gostei do Kvothe muito facilmente. Mas a partir do momento específico do livro, ele fica o tempo inteiro falando bem de si mesmo, como ele é o mais inteligente e esperto de todos etc. Isso me desanimou bastante, e passei mais de um mês sem nem encostar no livro, de tão irritante que estava achando.
Mas quando ele para com essa mania de se auto vangloriar, passei a gostar dele novamente e li as páginas faltantes super rapidamente. Tô animada para começar a ler o segundo
Marcos.Alexandre 03/12/2021minha estante
Oi. Estou lendo esse livro e estou de saco cheio dele justamente pelo menos motivo.. estou na época em que ele está na Universidade.

Louise.Rosado 03/12/2021minha estante
Muito chato

Brendo 14/08/2022

obra prima
não sou muito de ler fantasia("não sou muito" não é a expressão, leio pouca fantasia, enfim, mas essa em particular me prendeu do início ao fim, nunca li um livro desse tamanho tão rápido. O escrita é dotada de inteligência e sutileza e acima de tudo realidade, pois constantemente me peguei me identificando com Kvothe(seus pensamentos), enfim, obra prima.