O Nome do Vento

O Nome do Vento Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

amErica 28/05/2023

Eu comeria esse livro de tão saboroso
Certa vez a Auri disse pro Kvothe que corujas são péssimas heroínas porque são inteligentes, e a inteligência impede a audácia. Oq me fez concordar até pensar no Kvothe que é absurdamente inteligente e ao mesmo tempo audacioso, maluco e impulsivo.

Isso é oq mais gosto em O nome do vento, Rothfuss criou um protagonista tão incrível e brilhante que às vezes me pego admirando o próprio autor incrível e brilhante. Eu não dava nada por esse livro, mas se tornou uma das histórias que eu mais amei na vida. A complexidade, as histórias interligadas, as perguntas não respondidas que te deixa com uma pulga atrás da orelha... E isso tudo sem contar no talento do Rothfuss de escrever a narrativa de uma maneira tão fluida, poética e gostosa de ler!!

É uma história lenta sim, por se tratar praticamente de uma biografia de vida, mas incrível em cada detalhe. ??

Minha única ressalva é ser uma trilogia com livros tão grandes pra não ter praticamente resposta alguma das teorias. Muita coisa vai ter que ser respondida no livro 3 que faz mais de 15 anos desde a publicação do segundo, que não é lançado. Tenho medo de ficar um livro muito grande e cansativo ou até mesmo não ter minhas respostas respondidas.

Júlio 13/08/2022

O livro da minha vida
O que eu tenho pra falar do nome do vento?
simplesmente é o livro que me marcou pro resto da vida, a forma como a história é contada, todos os seus simbolismos e metáforas. o protagonista é incrível. o autor é incrível. Sentimentos cada momento e cada emoção do prota e daqueles ao seu redor, crescemos nesse universo a medida que o prota tbm cresce. esse livro é uma obra prima.

Bru 24/10/2020

O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano.
Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade.
Um livro que de forma fabulosa mexe com nossas emoções de forma tão profunda nos fazendo debulhar em lágrimas em muitas páginas, despertando também a necessidade de ler minuto a minuto para descobrir os mistérios que envolvem esse incrível personagem.

Letschmitz 22/06/2022

Interessante... mas nem de longe arrebatador
"É por isso que as histórias nos atraem. Elas nos dão a clareza e a simplicidade que faltam à vida real."

Escrita, criatividade e desenvolvimento como um todo são mais que excelentes mas falta uma certa emoção na história.
A cada desenrolar eu esperava algo a mais e isso não vinha. Sei que o autor se propõe a fazer justamente uma fantasia pé no chão, desmentindo as baladas utópicas atribuídas ao protagonista, mas nossa... é broxante você não conseguir se arrepiar em nenhuma cena (´_?`) E acho que Auri e Devi tinham um potencial bem mais legal e bacana que a Deena.
No começo fiquei pouco a vontade com os enredos paralelos (presente e passado) mas depois fui me afeiçoando. Tiro o chapéu pro autor que conseguiu conciliar as duas linhas de narrativa, de modo a nos instigar a continuar para saber como o lendário e destemido Kvothe chegou a tamanha desolação a ponto de se autonomear Desgraça (Kote). E gostei bastante do sistema mágico que foge do velho faz de conta.
Sigo de mente aberta e preparada para mudar de opinião (e nota). O próprio "dono da história" disse que esse primeiro dia de crônica serviria como pilar para as que viriam a seguir. Depois de ler O Temor do Sábio talvez eu volte aqui brandando um Que profissional mas que competência mas que cuidado mas que critério para o Rothfuss. Enquanto isso não acontece, a nota continua aquele 3,5 morno.

No geral é uma boa leitura. Recomendo para aqueles que estão cansado de fantasias retalhadas ou que buscam algo mais adulto e poético.

edit 2 anos depois: QUE PROFISSIONAL, QUE COMPETÊNCIA, MAS QUE CUIDADO!!! Gente não desanimem, li o segundo livro e é bom pra caramba, as coisas ficam bem animadas, e realmente: o primeiro livro é fundamental pra uma boa leitura. Estou adicionando mais uma estrela.

Fabiana Pessoa 04/05/2021minha estante
E o terceiro, q não saiu ainda ????

JonasDomm 04/05/2021minha estante
Essa é a pior parte. A gente não saber se um dia saberemos como isso tudo vai acabar.

Fabiana Pessoa 04/05/2021minha estante
Sim...

08victoria 06/11/2023

Como a maioria dos livros que li eu fui sem saber o que esperar e sem procurar saber, o que na grande maioria é bom o que não foi diferente nesse livro, como primeiro livro acho que teve mais um apresentação do mundo de como as coisas funcionam (vou fingir que entendi tudo) e claro a história de vida do personagem e acho que essa foi a parte que me pegou nesse livro pq e contada de um jeito diferente o que não é ruim mas estranhei um pouco enfim bons personagens, bom enredo e longe de ser chato em algum momento é tbm aquele sentimento de ficar na torcida pelo protagonista mesmo sabendo que ele que tá contando o que já aconteceu. tenho algumas expectativas pro próximo livro

VinAcius49 16/01/2022

Terminei e ainda não acredito que o autor só me mostrou a ponta do iceberg, só o começo de toda a história de Kvothe, eu tenho a sensação de que nada aconteceu, não de uma forma ruim, me justificando, aconteceu muita coisa, mas tem tanta coisa que ainda preciso saber, tanta coisa que ainda não entendo... O livro é perfeito, pelo início achei que não fosse me prender, mas gostei tanto da forma como a história foi transcorrida, da forma como os detalhes foram explicados, que acabei preso. Estou ansioso para continuar a leitura no segundo livro.

catxalciati 09/06/2020

Incrível
Nascido no meio de uma trupe de artistas, os Edena Ruh, Kvothe é um menino esperto e curioso. Com a chegada de um Alquimista formado na Universidade, Kvothe começa a ser treinado para atingir seu maior ponto de intelecto, porém, problemas surgem e ele é separado de sua família, o que faz com que ele fique obcecado para conseguir respostas.
A trama se desenvolve ao redor de Kvothe, que também é conhecido como Kote, E'lir e Matador do rei.
Forjando sua morte e se estabelecendo com um simples dono de uma taberna, Kote ficou conhecido e suas trajetórias e feitos são como lendas contadas nas mesas dos bares e nas ruas.
Com isso, O cronista, que está apenas de passagem pela cidade, coincidentemente encontra-se com Kvothe e o convence a contar a verdadeira história, mas com uma condição: Ele tem apenas três dias para escrever.

O livro é simplesmente maravilhoso. A construção da protagonista, o desenvolvimento das personagens e a trama são feitas de forma contínua e objetiva.

-natalia 05/01/2021

"Você chamou o nome do vento."
Nem tenho palavras pra descrever quão bom é esse livro. Tinha comprado ele já faz alguns anos e tentado começar a leitura uma vez, mas acabei parando na página 12 e deixei pra lá... E não sei como! Dessa vez, o livro me conquistou de jeito. Me peguei lendo mais do que esperava num só dia, ansiosa por saber mais da história do Kvothe, que é um personagem incrível e agora um dos meus favoritos no mundo literário. O Simmon, o Wil, o Bast e (com certeza) o Elodin são outros que estou adorando!
A escrita do autor é maravilhosa, e o livro está muito bem traduzido. Nem mesmo as letras um pouco pequenas conseguiram diminuir a velocidade da minha leitura! Foi um daqueles livros que eu desejei demais ter mais páginas ou uma coleção de dez livros já lançada, só pra ter mais tempo dentro desse universo incrível e super bem planejado.
Vou tentar adiar ao máximo a leitura de O Temor do Sábio, pra dar tempo pro Rothfuss lançar The Doors of Stone. hehehe

Valereto 04/06/2021

Como eu me sinto lendo esse livro incrível? ANSIOSA. Ao mesmo tempo que quero saber o passado de Kvothe, eu também fico ansiosa para saber o seu futuro. Mal terminei o primeiro volume, já iniciei o segundo da série.

Hugo 28/01/2023

Um livro épico
Esse livro me surpreendeu em todos os sentidos. Ele tem muita açãó e ao mesmo tempo um tom de fantasia de um contador de histórias.

Karol.Tamanini 04/08/2020

Magistralmente bom
Livro absurdamente bem escrito.
Não leio fantasias há muitos anos e as minhas expectativas eram altas quanto a este livro, principalmente pela alta avaliação aqui no Skoob. Só quero deixar registrada a superação infindável de tudo o que eu havia imaginado sobre a história. Acho que é o livro mais genialmente bem produzido de todos os que eu já li até hoje, a sagacidade do autor em criar de forma tão inteligente um outro mundo, ao mesmo tempo parecido e tão diferente de outras obras clássicas de fantasia já lançadas fez com que muitas vezes eu questionasse até onde a criatividade humana se limita. A de Patrick Rothfuss perpassa todos os limites. Espero que muitas pessoas conheçam a triste, milagrosa e heroica história de Kvothe e se apeguem a esse livro tanto quanto eu. Atualmente é o melhor livro da minha vida, talvez superado pelo segundo e terceiro volumes.

Paulo.Henrique 10/03/2021

Nascimento de Sentimentos
Uma fantasia adorável e muito encantadora, assim como os sentimentos passados pelo autor que, te faz sentir como o personagem principal, sofrendo e sorrindo em uma caminhada longa digna de fantasias bem sucedidas, você torce tanto e anseia tanto pelo melhor que, enfim te transporta de fato para esse universo.

Ps.: Você consegue ouvir a trilha sonora.

Thiago Neiva 24/08/2020

Extraordinariamente incrível
O nome do vento é um livro extraordinário, não há um adjetivo que o descreva melhor. Kvothe é um garoto ruivo prodígio, que, pelo miserável destino, fica a mercê do vento por onde quer que vá. Um dia, porém, ele realiza um de seus maiores sonhos e entra na universidade (não em suas melhores condições). As melhores passagens do livro ocorrem na universidade, principalmente as que possuem a auditoria, as classes e pequenas partes que ele aprende magia com o mestre Elodin.

O livro todo acompanha o crescimento de Kvothe, o primeiro dia contado por ele mais velho em sua espécie de taberna, o próprio Kvothe narra todo o seu percurso até aquele determinado momento. E nós, como leitores, ficamos extremamente curiosos para sabermos o que o levou até aquele ponto.

O livro intercala entre o passado e o presente. É indiscutível que as cenas do passado são beeemm melhores que a do presente. Confesso que, nesses momentos, eu li mais rápido, pois não queria me desagarrar do jovem Kvothe.

Alguns fatos não me agradaram, pois nem tudo são flores, apenas o protagonista é aprofundando, os outros personagens que o acompanham na viagem são apagados, até mesmo descartáveis. Mas.... é aquele ditado né, eu vou passar pano, pois eu amei todo o mundo, a magia e, obviamente, o ruivo Kvothe. Mal posso esperar para ler a continuação, e, se Deus quiser, a continuação da continuação que o Patrick podia lançar logo...

Larissa3666 15/06/2020

O início de uma jornada
Eu recomendaria esse livro como uma boa fantasia adulta pra quem não está tão acostumado a ler fantasia, principalmente porque essa história parece conter todos os elementos fantásticos clássicos (O herói, um jornada, um vilão (?)) mas permeados por elementos que me pareceram muito originais, o que deixou a história muito interessante. Um desses elementos é claro, o ponto central da história do Kvouthe, que é a revelação contínua da história épica do personagem em contraponto ao que sabermos ser sua realidade no momento do "presente", o que dá uma sensação de mistério pro leitor, que vai descobrindo o que aconteceu aos poucos. Contudo, apesar de ser um livro com um plot bem instigante ele também tem o seu próprio ritmo, que pode não funcionar com todo mundo. Porém, me tirando como exemplo como uma pessoa que não costuma ler fantasia por ter dificuldade em focar nesse tipo de narrativa, o segredo provavelmente pra pra se encantar com essa história é ler aos poucos e não desanimar com esses momentos mais parados da história, aproveitando a jornada, e a maneira que o Patrick Rothufuss escolheu narrar essa história, torcendo também para que ele termine ela em algum momento hahaha.