O Nome do Vento

O Nome do Vento Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Jéssica 30/10/2020

Nomear é poder.
Demorei dias após o término da leitura deste livro para ousar escrever uma resenha, por que acredito que nenhuma resenha pode trazer minimamente os detalhes que compõem essa obra maravilhosa, e nem chegar aos pés da riqueza que este livro entrega ao seu leitor.

O Nome do Vento é um livro magnífico. A sua narrativa é intensa, fluida e riquíssima em detalhes, nos levando para um mundo completamente diferente onde magia existe, simpatias acontecem (não da maneira que estamos acostumados a ouvir falar) e nomes são extremamente poderosos.

Patrick Rothfuss nos leva em uma viagem complexa por um mundo que ganha formas e cores nítidas diante dos nossos olhos. Um mundo antigo onde não se se tem certeza se o Chandriano é real ou apenas parte das cantigas infantis esquecidas.

Conhecemos o protagonista Kvothe e sua família, a trupe dos Edena Ruh. É impossível não se apaixonar pelas canções e descrições incorporadas à narrativa. Kvothe é, sem sombra de dúvidas, um personagem complexo e profundo: sensível, sedento pelo saber e até mesmo um pouco inconsequente em alguns momentos, que encontra na música do alaúde o conforto e em seu propósito de ferro forças para seguir em frente mesmo quando se encontra na pior das situações.

Ao longo do livro, o autor em coloca as habilidades emocionais, físicas e intelectuais de Kvothe a prova em diversas situações, e ele não decepciona. É o tipo de protagonista que ganha o leitor, e a cada objetivo conquistado (ou fracasso sofrido), nos pegamos partilhando dos sentimentos do personagem e torcendo por ele. E Kvothe sobrevive sempre com inteligência, vivendo um dia de cada vez e aproveitando o melhor de cada mínima oportunidade.

As histórias de fundo desta trama são muito interessantes e nos deixam querendo saber mais sobre as lendas e o folclore que envolvem os Amyr e o próprio Chandriano, bem como sua existência e motivações. A nossa curiosidade cresce na mesma proporção que a curiosidade de Kvothe, que nos guia junto a ele em suas descobertas.

Uma coisa que eu gostei muito neste livro é que as passagens que descrevem Kvothe tocando seu alaúde tem uma capacidade descritiva tão envolvente, que é como se pudéssemos ouvir o som pelas palavras. O sentimento dele ao tocar música é tão intenso que nos deixa muito envolvidos também.

Acima de tudo, na minha opinião, O Nome do Vento reforça como as memórias são o nosso molde e a nossa essência, e que ao suprimi-las, podemos perder quem realmente somos. Reforça ainda que a mente é infinita àqueles que sabem como usá-la.

É um livro que quando termina, deixa aquela sensação de vazio e te faz querer correr para a continuação, para mergulhar neste universo e viajar com Kvothe mais uma vez. Confesso que vou esperar um pouquinho para ler a continuação, visto que a saga ainda não está finalizada. Mas talvez eu volte a visitar Kvothe no Marco do Percurso em uma releitura, para tomar uma bebida e ouvir de novo sua história. :]
Janaina 28/08/2022minha estante
Que resenha ??????

Jéssica 31/08/2022minha estante
Obrigadaa! Esse livro ganhou meu coração! ??

Emanuel 18/05/2020

É um grande prelúdio, tão grande que deixa de ser.
Uma saga detalhanda sobre a vida de Kvothe, a obra faz uma paralelo interessante sobre lendas e espectativas

Fábio 12/02/2013

Uma grata surpresa.
É muito estimulante quando você pensa que já leu de tudo sobre determinado tipo de literatura e dá de cara com um livro (sére no caso) onde você é positivamente surpreendido.

Um dos principais atraentes (para mim pelo menos) é que não estamos e um mundo em que paralelo ao nosso seria o medieval, mas sim a renascença, o que nos trás um rico mundo com tecnologia/conhecimento mais avançado e preconceitos e força politica religiosa mais branda, ao mesmo tempo que é um mundo fantastico ele é muito proximo ao real, cruel e perigoso com os menos favorecidos e sempre alegre e farto aos poucos que tiveram a sorte de nascer em um berço de ouro.

O sistema (na falta de um termo melhor) de mágia é o mais original e vasto que eu já vi, os magos são conhecidos como arcanistas e são letais mas não tão fantasiosos ou fantasticos, a grande maioria deles esta mais pra um professor universitário do que pra um Merlin da vida.

Kvothe é um personagem memorável, inteligente, astuto e principalmente carismático, e é o carisma que as vezes o faz se safar de tantas problemas em que ele entra, e aí vem o seu calcanhar de aquiles, como ele é muito impetuoso e não tem muita paciência ele acaba se metendo em confusões que dá até vontade de entrar no livro e lhe dar uns belos safanões.

Patrick Rothfus escreve muito bem, sabe ser detalhista sem ser massante o que dá um ritmo gostoso de ler, principalmente na infancia do Kvothe, apesar de existir partes mais monotonas e dificieis elas não são gratuitas e tem grande importancia na construção do carater do personagem principal.

Mais do que recomendado, se você quer algo diferente e original leia este livro.

Joy 07/03/2013minha estante
Gostei de sua resenha! Tb sou grande fã deste livro.

M@g@ 23/06/2020

Bom...
Eu esperava algo emocionante, más o livro é lento, o personagem principal é um ser incrível, más o livro é muito arrastado. Se você tem paciência vai gostar, se for inquieto como eu talvez não chegue ao fim.

Rahisa.Helena 08/08/2021minha estante
Também achei Kvothe "perfeito demais" chegava a irritar mesmo, achei as conquistas dele muito previsíveis, e a rivalidade com Ambrose me pareceu muito infantil

JoAo366 23/01/2024minha estante
Ahhh tenho muito vontade de ler esse.

Marcos Toledo 23/01/2024minha estante
Vale a pena viu ??

Dudu 23/03/2022

Que obra-prima da literatura fantástica!

Esse livro é como diversos histórias em uma só, seguindo a trajetória do personagem principal.

É interessante de acompanhar a evolução e o seu amadurecimento ao longo das diversas fases que compõem a sua jornada de vida.

Só não dei a nota máxima, porque não gostei muito de como terminou esse primeiro livro. Achei que poderia ter sido um final mais apropriado, mas nada que tenha prejudicado ou causado desinteresse à trama.

Dê Literatura 10/02/2021

Os Três Silêncios
Antes de mais nada, O Nome do Vento é uma narrativa bonita. Não sei o que você tem por belo, mas essa é a palavra que eu escolhi para descrever a história de Kvothe.

Kvothe (ou Kote) é o dono de uma hospedaria que se mostra muito mais que isso quando começa a contar sua história de vida para um cronista. Ele diz que para essa narrativa ele precisará de três noites e é por isso que o subtítulo do livro é "A Crônica do Matador do Rei: Primeiro dia".

Neste primeiro dia, portando, Kvothe vai relembrar sua infância e adolescência e preciso dizer, que menino desgraçado. Tudo de ruim que poderia acontecer com ele acontece, mas as dificuldades o tornam mais forte.

Desde o começo do livro sua inteligência é um ponto evidenciado e se prova como sendo a melhor arma para sua sobrevivência.

O mistério está sempre presente assim como a narrativa, toda hora, te lembra que algo ruim está para acontecer com o personagem. Isso se dá porque conhecemos o Kvothe do presente e ele não lembra em quase nada o jovem brilhante que já foi.

O livro pode ser demorado em várias partes, mas isso não tira o mérito da sua narrativa. O autor trabalhou aqui com maestria ao criar um universo totalmente novo, eu fiquei impressionada com a forma como ele trata os sentimentos aqui. Você leitor, vai se deparar com momentos emocionantes quando Rothfuss trabalha a relação do protagonista com a música.

Sei que nem metade da vida do Kvothe foi mostrada e o escritor deixa um gancho muito bom para o segundo livro. Mas me corta o coração o desfecho dessa trilogia ainda não ter sido publicado. Aliás, esse foi um dos motivos por eu ter demorado tanto a pegar este livro para ler.

Thaisa 19/02/2020

Numa noite de outono, um misterioso taberneiro salva a vida de um cronista... E então o escritor percebe que o moço não é um estranho qualquer: ele é o lendário Kvothe, o Arcano, o Seis-Cordas, o Sem-Sangue, o Matador do Rei.
O cronista convence o herói disfarçado a contar sua história; Kvothe, por sua vez, diz precisar de 3 dias para contar tudo o que aconteceu em sua vida. E é assim que cada livro da trilogia contará com um dia de narrativas do arcano.
Este era um livro que estava em minha tbr há tempos, mas que não li antes por ter expectativas altas demais... E, pra mim, essas expectativas foram superadas!
A escrita de Patrick Rothfuss é fluída e linda: ele consegue criar um mundo de fantasia extremamente complexo e imersivo, além de desenvolver personagens de maneira espetacular, envolvendo o leitor e fazendo com que não consigamos largar o livro.
Kvothe se tornou o meu protagonista favorito de todos os tempos: sua inteligência, sagacidade, talento, esforço, sarcasmo, determinação e empatia o transforma em um amigo para aquele que o lê.
"O Nome do Vento" é, com certeza, a melhor fantasia que já li até hoje, tomando espaços na minha mente - e no meu coração.
?????????
"Lembre-se de que há três coisas que todo sábio teme: o mar na tormenta, uma noite sem luar e a ira de um homem gentil."

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

de_demendes 04/03/2020

Perfeito
Depois de anos enrolando pra ler esse livro, finalmente criei vergonha na cara e li no início do ano e não sei nem o que falar, amei com todas as forças. Todos os elementos da trama me fizeram entrar na história, os personagens muito bem construídos, experiência maravilhosa

Jor 23/03/2020

Simplesmente Leia!
Bem é uma história que para muitos será devagar , mas se gostar de detalhes como eu ...
O forte desse livro (além da melhor construção de um universo mágico muito complexo) é ver como o personagem , lida com suas inúmeras dificuldades, ver como ele bem mais velho conta a história de seu passado , seus traumas e arrependimentos . Obs: Não confie em quem conta sua própria história!!! ;)

Danny 05/04/2020

A história te faz vibrar com o personagem principal, vc quer defendê-lo e ajudar .
Uma história interessante que emociona.

giordanna 08/10/2021

o nome do vento
o nome do vento vai contar a história de kvothe por meio de sua própria perspectiva e vai alternando entre e presente e o passado enquanto um cronista anota tudo.

a história de kvothe é extremamente emocionante e intrigante e, ao mesmo tempo que você tem vontade de não parar de ler, você também tem vontade de ler bem devagar para nunca mais acabar.

é o tipo de leitura que faz você se arrepender de não ter lido antes e faz você desejar entrar na história para ser amigo do personagem (e pagar uma terapia para ele também).

eu com certeza vou recomendar esse livro para todo mundo e passar o dia inteiro procurando pelo segundo livro que estou doido para ler!!