O Nome do Vento

O Nome do Vento Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Rayanne 01/10/2014

Perfeição tem nome? Com certeza Tem!
Deixe-me mostrar como cheguei a essa conclusão.

Certa vez uma amiga minha olhou profundamente no fundo dos meus olhos e disse: " Larga tudo que você tiver lendo e vai ler O Nome do Vento!" eu achei que fosse exagero da parte dela, mas aí ela continuou: "É Perfeito, incrível, maravilhoso, meu TOP 1 da minha lista de livros preferidos e tu TEM que ler esse livro AGORA!" E eu nem tive escolha. GRAÇAS A DEUS! ^^
E foi assim que conheci Kvothe! E foi assim que conheci meu livro preferido!

"Histórias nos atraem, porque nos dão a clareza e simplicidade que faltam à vida real"

Falar de um livro incrível desse, porém, é uma missão extremamente difícil! Talvez porque eu ainda esteja maravilhada com o mundo fantástico dessa história, talvez eu só esteja maravilhada com a forma que Rothfuss conseguiu criar personagens tão envolventes e inteligentes que nos dão ótimos diálogos no decorrer de cada capítulo, ou talvez, simplesmente, eu esteja só esteja Apaixonada. Só posso afirmar com toda certeza que eu vivi cada instante desse livro. Senti cada mínima emoção que "meu protagonista preferido" sentiu. Senti raiva, dor, desespero, vontade de ajuda-lo em cada momento difícil. Chorei Intensamente e me revoltei, mas também fiquei extremamente feliz! Gritei, pulei, aplaudi e arrepiei-me incontáveis vezes.

"Você já se aborreceu e se divertiu consigo mesmo simultaneamente?"

Foi quase um mês de leitura, mas foi um mês maravilhosamente encantada e por mais que eu quisesse terminar logo o livro, fiquei com um horrível sentimento de perda quando o terminei. Peguei-me várias vezes querendo passar a tarte INTEIRA na hospedaria com Kvothe e Bast, só pra poder conversar, nem que fosse só um pouquinho. Quis desesperadamente teletransportar-me para a Eólica e vê-lo tocar e ouvir sua voz doce de músico.
Deus sabe o quanto eu quis, e ainda quero, isso.
Mas graças aos céus não me faltou imaginação nessa parte. Até esqueci de respirar enquanto ele tocava. A descrição da música é tão detalhada que a torna quase palpável. Uma das cenas mais lindas que já li e, com certeza, minha parte preferida do livro.

"Quem consegue encontrar uma amor assim, com quem fechar os olhos para o mundo, é uma pessoa de sorte. Mesmo que dure apenas um minuto, ou um dia."

Diferente de certas pessoas que eu conheço, o "romance" no livo me agradou bastante. E, apesar de ser uma pessoa abusiva e querer um pouquinho do Kvothe pra TODAS, principalmente pra Feila, dei-me por satisfeita com o desfecho que a história tomou. Fora que também foi fantástico, romance e dragão, acontecendo ao mesmo tempo.

"- Eu tenho você! - Ela interrompeu, sonhadora. Ouvi o sorriso morno e sonolento em sua voz, como uma criança aninhada na cama. - Quer ser meu príncipe encantado de olhos sombrios e me proteger dos porcos? Cantar pra mim? Arrebatar-me pras arvores mais altas... - E sua voz extinguiu-se do nada. - Quero! - Respondi, mas por seu peso em meu braço, percebi que ela finalmente havia adormecido."

Sim, fui completamente arrebatada por um bardo: Deslumbrante, Inteligente, Metido, sem aqueles clichês de protagonista bonzinho, enfim. A sensação de "Quero Mais" que fiquei desde que terminei o primeiro livro da trilogia, não consigo colocar em palavras.

Simplesmente maravilhoso, simplesmente fantástico... Simplesmente Patrick Rothfuss!

site: http://atrocaequivalente.blogspot.com.br/search/label/livro
Nil Júnior 02/09/2014minha estante
Gostei muito da resenha (também curti bastante as lindas citações do livro que colocou) e tenho que concordar com tudo que disse. Esse livro é realmente incrível. E o que me deixa mais impressionado é que foi somente o primeiro livro que o Patrick escreveu. É de uma maturidade muito grande. Terminei de ler hoje e estou ansioso para ler o próximo.

Rayanne 29/09/2014minha estante
*-----------* Obrigada, Nil Júnior! ^^
Terminei o segundo livro hoje! :´( E juro a você que nunca fiquei com uma depressão pós livro tããão grande!
EU QUERO MAAAAAAAAAAIS!
Estou completamente apaixonada por essa estória! ^^ E vou já escrever a resenha do segundo livro! ^^

GuiMoreno 04/10/2014minha estante
Parabéns pela resenha apaixonada....
ainda não li esse livro, mas sem sombra de dúvida lerei.

Itamara 16/10/2014minha estante
E depois de tanto te ouvir falar, só após ler sua resenha super apaixonada é que fiquei com uma vontade incontrolável de apaixonar-me também! Parabééns pela sua sensibilidade ao escrever, creio que estamos encontrando seu verdadeiro dom! Esse vai pra lista dos que eu vou ler, e brevemente, se nosso plano der certo (rsrs), estará na lista dos lidos!!!

Rayanne 16/10/2014minha estante
*--------* Obrigada, Desastre! Confie em mim e leia esse livro imediatamente que você não vai se arrepender! ^^
E Tatah, Hehehehehehe... Nosso plano não deu muito certo não, mas não desista de lê-lo Pelo Amor de Deus!
*--------* Só nos resta rezar pro Davi terminar de ler ainda esse ano! kkkkkkkkkkkkkk Obrigada, Princesa! ^^

Gustavo.Cabral 17/12/2020

Leia esta resenha
A melhor saga de fantasia que eu já li.
Conta com uma excelente construção de mundo, desenvolvimento de narrativa, aprofundamento nos personagens, momentos de tensão, reflexão, romance, suspense... Não quero escrever muito para poupar seu tempo para ler as 650 páginas que parecem 150 quando você está lendo o livro. Pintura genial do Patrick rothfuss.
PS. Quando for ler, escute as músicas no YouTube e veja as ilustrações feitas pelos fãs no pinterest. Isso ajuda Demais. Boa leitura! :)

sarah 01/04/2021

assim, a história é ótima. eu gostei mesmo, maas a leitura não fluia muito não.
Mas curti bastante a história, mesmo.
R F 01/04/2021minha estante
E o terceiro que não sai

Cacau Abreu 05/06/2021

Depois de dois anos na estante, consegui finalmente ler este livro.
O mundo da fantasia é muito bem construído; o sistema de magia como uma "ciência" é bem interessante e os personagens são bem escritos (sendo Elondin definitivamente meu preferido). De maneira geral entendo o porquê de muita gente considerar o livro como uma obra prima e por ele ter a repercussão que tem. Porém... para mim os pontos que incomodaram foi o fato do personagem principal ser bom em tudo e em certas partes do livro o detalhismo do autor deixar a narrativa bem lenta.

Hugo 28/01/2023

Um livro épico
Esse livro me surpreendeu em todos os sentidos. Ele tem muita açãó e ao mesmo tempo um tom de fantasia de um contador de histórias.

@lendocomjulian 05/04/2022

Sensacional!!! Desta vez, ouvindo o audiolivro...
Esse livro é incrível, e agora com minha releitura (por audiobook) vi os pequenos detalhes que o tornam sensacional.
O Kvothe é um personagem incrível, "real" que se ferra bastante. A cada vitória dele, você comemora junto. Nos estudos, na música, cada vitória e do leitor também.
Lembro que demorei pra engrenar (o começo é meio carregado, mas após o cronista chegar, bem corrido).
Não lembro porque não continuei lendo e indo pro Temor do Sábio de primeira.
Tem muita coisa em aberto, muita coisa pra descobrir, espero que seja surpreendido positivamente.
O Nome do Vento foi o livro que me trouxe novamente para o mundo das leituras. Recomedadíssimo!

Júlio 13/08/2022

O livro da minha vida
O que eu tenho pra falar do nome do vento?
simplesmente é o livro que me marcou pro resto da vida, a forma como a história é contada, todos os seus simbolismos e metáforas. o protagonista é incrível. o autor é incrível. Sentimentos cada momento e cada emoção do prota e daqueles ao seu redor, crescemos nesse universo a medida que o prota tbm cresce. esse livro é uma obra prima.

VinAcius49 16/01/2022

Terminei e ainda não acredito que o autor só me mostrou a ponta do iceberg, só o começo de toda a história de Kvothe, eu tenho a sensação de que nada aconteceu, não de uma forma ruim, me justificando, aconteceu muita coisa, mas tem tanta coisa que ainda preciso saber, tanta coisa que ainda não entendo... O livro é perfeito, pelo início achei que não fosse me prender, mas gostei tanto da forma como a história foi transcorrida, da forma como os detalhes foram explicados, que acabei preso. Estou ansioso para continuar a leitura no segundo livro.

Fernanda.LeAncio 16/08/2020

Mago é kvothe
Gosto de fantasia, mas protagonista mais completo que Kvothe não existe, o cara é bom em tudo!

amErica 28/05/2023

Eu comeria esse livro de tão saboroso
Certa vez a Auri disse pro Kvothe que corujas são péssimas heroínas porque são inteligentes, e a inteligência impede a audácia. Oq me fez concordar até pensar no Kvothe que é absurdamente inteligente e ao mesmo tempo audacioso, maluco e impulsivo.

Isso é oq mais gosto em O nome do vento, Rothfuss criou um protagonista tão incrível e brilhante que às vezes me pego admirando o próprio autor incrível e brilhante. Eu não dava nada por esse livro, mas se tornou uma das histórias que eu mais amei na vida. A complexidade, as histórias interligadas, as perguntas não respondidas que te deixa com uma pulga atrás da orelha... E isso tudo sem contar no talento do Rothfuss de escrever a narrativa de uma maneira tão fluida, poética e gostosa de ler!!

É uma história lenta sim, por se tratar praticamente de uma biografia de vida, mas incrível em cada detalhe. ??

Minha única ressalva é ser uma trilogia com livros tão grandes pra não ter praticamente resposta alguma das teorias. Muita coisa vai ter que ser respondida no livro 3 que faz mais de 15 anos desde a publicação do segundo, que não é lançado. Tenho medo de ficar um livro muito grande e cansativo ou até mesmo não ter minhas respostas respondidas.

Paulo.Henrique 10/03/2021

Nascimento de Sentimentos
Uma fantasia adorável e muito encantadora, assim como os sentimentos passados pelo autor que, te faz sentir como o personagem principal, sofrendo e sorrindo em uma caminhada longa digna de fantasias bem sucedidas, você torce tanto e anseia tanto pelo melhor que, enfim te transporta de fato para esse universo.

Ps.: Você consegue ouvir a trilha sonora.

Bru 24/10/2020

O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano.
Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade.
Um livro que de forma fabulosa mexe com nossas emoções de forma tão profunda nos fazendo debulhar em lágrimas em muitas páginas, despertando também a necessidade de ler minuto a minuto para descobrir os mistérios que envolvem esse incrível personagem.

Kaicchan 28/07/2021

Não é péssimo; mas também não é ótimo.
Para começar essa resenha, acho importante ressaltar que alta fantasia não é o meu gênero favorito, muito menos um que eu goste, então eu tive muita dificuldade de ter uma imersão verdadeira no livro.
Eu fiquei com a sensação que muitas partes do livro eram desnecessariamente longas, com muita descrição (o que é algo do gênero literário mesmo), mas, principalmente, com muitas cenas que não levam a lugar nenhum e não têm importância nenhuma.
O livro, no geral, não tem uma missão, o personagem simplesmente vai ficar contando sobre a vida dele mesmo - outra coisa que dificultou minha imersão no livro, já que eu sentia que estava lendo para nada.
Isso muda um pouquinho literalmente no último capítulo que estabelece uma ?semi-missão? para o segundo livro, o que confesso me deixou curiosa.

No geral, eu tive muita dificuldade de gostar do Kvothe, não é nem por uma questão da personalidade dele, mas simplesmente porque criei 0 empatia com tudo o que ele tinha para me contar (embora eu gostasse de ver as cenas dele sendo, principalmente, curioso quanto a coisas que ele era ignorante, infelizmente algo raríssimo, já que o autor decidiu fazer ele o famoso personagem principal perfeito em tudo).
Em compensação, eu certamente AMEI o Bast, sinto que ele traz a quebra de ritmo necessária para a história, assim como um lado menos ?perfeito? de tudo aquilo que estava escrito.
Exatamente por isso, senti que as cenas que acontecem no presente são mil vezes melhores e mais agradáveis de ler do que as que acontecem na narração do Kvothe.

Por fim, eu sei q o livro é de 2007 e que portando certas questões como o machismo não eram tão discutidas, mas não podemos fechar os olhos para isso. O livro tem diversas passagens extremamente machistas, que inclusive me deixam muito incomodada para continuar lendo (como por exemplo a necessidade constante de comparar mulheres com presas selvagens). Eu entendo o autor querer trazer um ?universo machista? já que ele claramente tem fortes inspirações na Idade Média, mas se isso não for para ser discutido e problematizado na narrativa, parece apenas uma desculpa fácil para escrever sobre mulheres como seres sexuais e selvagens.

Enfim, em uma média geral eu não achei péssimo, mas também não achei ótimo. Teve diversas passagens que me fizeram extremamente desconfortável, assim como me fizeram revirar os olhos para a falta de necessidade - mas ainda consegui me divertir, principalmente, com as cenas do presente.

Dani Guimarães 24/03/2023

Uma obra de arte
A escrita do Patrick é incomparável! Quando eu pensava que não podia melhorar, eu só via o quanto estava enganada. Muito bem escrito, bem planejado. To até com medo de ler o segundo, não quero entrar pro clube de espera do terceiro hahaha

jiangslore 14/01/2021

Vamos começar pelo que eu gostei: o universo do livro é interessante, detalhado e muido bem construído, e a universidade é especialmente incrível; a escrita, apesar de excessivamente dramática em alguns momentos, é boa; as transições entre passado e presente são naturais, fluidas e bem feitas; alguns dos personagens secundários são bem interessantes.

Em geral, acredito que o autor foi bem sucedido em fazer o que ele se propôs a fazer. Isso é ótimo. E, aparentemente, ele demorou dez anos para escrever esse livro, então não posso deixar de elogiar seu esforço e dedicação à história que ele criou.

Bom. Os pontos positivos são esses. Agora vamos ao que eu não gostei no livro.

Começando por Kvothe: vi algumas resenhas nas quais ele é descrito como "uma versão masculina de uma Mary Sue", e, bem... Não acho que essa definição esteja completamente errada. Kvothe consegue ser incrível em tudo que ele faz. É extremamente inteligente e esperto, é um músico muito talentoso, sabe atuar maravilhosamente bem. Claro, tudo isso faz sentido dentro da história, porque são características atribuídas à criação dele, mas continuam sendo qualidades que criam um personagem que é, basicamente, perfeito. E não tem nada mais chato que um protagonista perfeito.

Mesmo quando ele falha em algo, a forma como ele e outros personagens reagem ao erro faz parecer que, no fundo, ele foi um acerto. Sei que essa frase não deve fazer muito sentido, mas estou tentando explicar o suficiente sem ser muito específica porque quero evitar spoilers.

Na minha opinião, uma das maiores provas de que o Kvothe não é um personagem com falhas suficientes é o fato de que as verdadeiras dificuldades que ele enfrenta no enredo são referentes às circunstâncias as quais ele é exposto (pobreza, principalmente), e não à algum defeito interno que ele possua.

Ah, além disso, ele é lindo. Ele tem cabelo ruivo, o que, muitas vezes, é uma característica usada para que um personagem em um livro de fantasia seja "esquisito" e "diferente" para as pessoas de seu mundo, mas atraente e suficientemente dentro dos padrões para os leitores contemporâneos do nosso mundo. E ele têm olhos muito verdes, também, que mudam de tom de acordo com o humor dele (um trope que, na minha opinião, sem que ser morto e enterrado).

E, claro, as mulheres caem encima dele, mas ele é completamente cego aos avanços de todas, a não ser de seu par romântico (pessoalmente, acho isso hilário, porque é o aspecto mais "Mary Sue" que ele tem, na minha opinião).

A única coisa que me dá esperança com relação ao Kvothe é a possibilidade da "perfeição" dele mudar nos próximos volumes da trilogia. A perspectiva da decadência do personagem, que é algo indicado pelo Kvothe do presente, é o que me faz pensar que ele pode se tornar interessante.

Agora, vamos ao segundo ponto que não gostei: as mulheres do livro. O problema começa quando você percebe que quase não há mulheres. E aí ele continua quando você percebe que elas são basicamente um acessório do personagem principal.

O incrível do livro é que todas as personagens femininas são jovens, todas são lindas e quase todas tem algum nível de interesse em Kvothe. Mas, como eu disse antes, ele só tem interesse em uma delas, porque ela era diferente de todas as outras mulheres.

Ou seja: não basta o Kvothe ser um clichê e uma idealização masculina ambulante, o par romântico dele basicamente é uma garota que Não é Como as Outras Garotas?. Pelo menos não dá para dizer que eles não combinam um com o outro.

Infelizmente, ao contrário do primeiro aspecto negativo que comentei (a personalidade "perfeita" de Kvothe), não tenho esperanças de melhora quanto à forma que mulheres são retratadas nos próximos volumes da trilogia. Mas eu sou teimosa e curiosa, então não acho que essa impressão vai me impedir de, pelo menos, tentar ler o segundo volume.
Tiago.Chaves 14/01/2021minha estante
Eu parei no início do 2º livro. O 3º não tem previsão alguma de lançamento . O autor vai morrer e não vai concluir a série kkkkk