O Nome do Vento

O Nome do Vento Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Beta 30/05/2020

Livro maravilhoso... Não conseguia largar até chegar ao final

Erick.Rennan 26/03/2021

OBRA DE ARTE
"Não importa como você leve sua vida, sua inteligência o defenderá melhor do que uma espada. Trate de mantê-la afiada!"

Livro intenso do começo ao fim. Personagens muito bem construídos, desde sua aparência até sua personalidade. Mundo ficcional bem desenvolvido. É comum em livros de ficção e/ou fantasia que o autor desenvolva até certo ponto o universo ficcional onde vai se desdobrar a sua história, mas em O Nome do Vento, o autor faz questão dele deixar tudo encaixado, ele conseguiu criar um sistema lógico pra explicar seu mundo fantástico. Não só em como as coisas funcionam, mas é tudo muito bem feito. O passado desse universo, a física, a medicina, a tecnologia, as crenças das pessoas, o dinheiro...

Uma parte dessa história que eu nunca gostei de ler é o romance. Sempre pareceu triste e desesperador ler isso. Eu sempre ficava bravo com o Kvothe pq ele fica só sofrendo e não faz nada, nem ir embora ele vai. Mas dessa vez, ao ler, eu me imaginei no lugar dele, não só nas partes de herói, todo mundo quer ser herói. Tirar a princesa de um incêndio, ser aplaudido pela sua aula improvisada, tocar alaúde tão bem que pode fazer um cego ter a sensação de ver. Dessa vez eu me coloquei no lugar dele na parte do romance também e entendi porquê eu não gostava dessas partes, porque eu sou tão trouxa quanto o Kvothe, agora eu entendo ele.

Esta foi a 6ª ou 7ª vez que li esse livro, e consegui enxergar detalhes e encaixar coisas que ainda não tinha enxergado. Tive a brilhante ideia de usar marcadores pra documentar melhor e tentar achar mais respostas dessa vez. A ideia era boa, tinha determinado cores
para cada assunto. Os post-its rosa seria questões importantes da história principal que ainda não tem resposta, os azuis pra marcar eventos importantes ou a aparição de personagens importantes, verdes pra citações legais e reflexivas, amarelo pra dúvidas menores... Bom, resultado final foi: acabaram os azuis muito rápido, os verdes em seguida e eu resolvi continuar apenas marcando.
A questão é, não foi uma boa ideia marcar esse livro, pois ele todo é incrível. Como se trata de um personagem muito aventureiro e ele mesmo está contando a sua história, isso faz com que ele pule os períodos calmos,por isso tudo que ele fala é importante, logo eu marquei o livro todo.

Acredito que essa resenha já esteja muito grande, por isso, se você leu até aqui, esperando encontrar algum detalhe legal e/ou interessante que te faça ler este livro, bom talvez nem nos conhecemos, mas confie em mim, vale a pena.

Tico Farpelli 22/07/2020

TALVEZ, UMA DAS MELHORES FANTASIAS QUE JÁ LI
Comecei o livro com desconfiança, não estava conseguindo me habituar com a calma que o autor impunha em suas palavras pra contar a história do Kvothe. Quando dei por mim, estava lendo 200 páginas em um dia. O NOME DO VENTO conseguiu estar, para mim, ao lado das obras de Tolkien como uma das maiores obras de fantasia da atualidade. É uma leitura imperdível!

Duda 31/08/2021minha estante
Meuu, n sei se vc vai ler a continuação ou n, mas se for, no final do livro (pelo menos do meu, mas acredito que todos tenham) tem uma nota falando sobre as moedas e explicando algumas coisass

Fabi 24/01/2022

Que livro maravilhoso, do início ao fim! Enredo que te prende, personagens cativantes. Neste primeiro volume, temos Kote, um hospedeiro que recebe a visita de um cronista que estava à procura dele por saber de sua verdadeira identidade. O cronista quer escrever um livro sobre Kote, afinal ele é um homem de passado conturbado e cheio de mistérios. Kote reluta, mas por fim é convencido por Bast, seu amigo e aluno. À partir daí, ele vai narrando sua história desde pequeno, contando os fatos mais importantes que fizeram jus à sua fama.
Num primeiro momento, a narrativa é feita em terceira pessoa. Quando Kote começa a contar sua história, passa a ser em primeira pessoa. O autor soube criar um mundo à parte, com detalhes riquíssimos e muita criatividade. Excelente!

Bernardo Brum 03/05/2020

Ficou devendo um tanto. Certamente Rothfuss tem uma sensibilidade para criar um universo interessante e conceitos que trabalham de maneira até reflexiva, mas O Nome do Vento se prolonga tanto que certa hora começa a soar esvaziado. A narrativa-moldura do início é atrapalhada, com poucos elementos conversando entre si; a narrativa da vida do protagonista como morador de rua é circular de tão redundante; já o terço em que o mesmo vai para a Universidade começa a trazer de volta uma carga de mistério místico que compete espaço com um romance e uma rivalidade interessantes, ainda que alguns arroubos do autor - como o episódio com o dracus - seja novamente desnecessariamente longo e dispensável. O final também carece de um maior investimento, parecendo menos o ato de uma trilogia e mais uma "fatia". Decerto um "arco" - tal qual Game of Thrones ou Harry Potter não é obrigatório, mas a história aqui "está por todo lado" de maneira um tanto bagunçada, então a sensação de oásis de bons momentos cercados de repetições eternas de momentos semelhantes é bastante frequente. Mas a sensação de história contada "às migalhas" certamente instiga a curiosidade, apesar de passar longe - ao menos para mim - de ser um grande exemplar dos romances de fantasia.

ce 01/06/2021

Não é tudo isso
Primeiro eu quero deixar registrado que eu nunca tinha lido um livro do gênero, então não tenho como comparar com nenhum outro.
Apesar do livro não ter cumprido com minhas expectativas eu gostei muito dele, gostei de como o autor deixa os assuntos em aberto e ao decorrer do livro você percebe que tudo está caminhando para aquilo.
O Nome do Vento não têm muitos grandes plots twists, e quando têm acontece de uma forma lenta, o que eu gostei e não gostei ao mesmo tempo.
Pensa em algo que me irritou foi a arrogância do Kvothe. Ele é um cara muito inteligente, mas ele fala sobre isso o tempo todo. Muito cansativo.

Recomendo o livro, mas também recomendo que você o leia com imparcialidade, sem focar no hype dele. Li até mais da metade do livro pensando nisso e me decepcionei
Não me arrependo nem um pouco dessa leitura, aliás espero que este seja só o começo da minha jornada com os livros de fantasia.

Nilton 09/01/2023

ainda procuro leitura tão gostosa quanto essa
Ele vai te fazer amar Kvothe, vai te fazer amar a história que está lendo, vai te fazer amar a música e sua execução, vai te fazer amar as aventuras e desventuras que o protagonista passou em sua vida, vai te fazer ficar maluco pensando em teorias sobre um terceiro livro que ainda não lançou, vai te fazer imaginar-se na Eólica, vai te fazer imaginar-se na busca pelo Chandriano, vai te fazer imaginar-se naquela taverna ouvindo uma história fantástica sobre ser fantástico que há tempos não é visto.

É aventura e ação, é tristeza e dor, é amor e alegria, é música e magia.
Milena.Luiza 09/01/2023minha estante
Sim, sim e sim! Sua resenha expressa perfeitamente o que senti lendo!

Louise.Rosado 09/01/2023minha estante
Livro maravilhoso

assibely 11/08/2021

Só desgraça
Cara, tadinho do protagonista o cara só se lasca, mas ele é incrível, faz coisas que nem ele acredita, tão esperto, pensa rápido, mas leso pra mulher que eu nunca vi.
Brincadeiras a parte, o cara é um gênio ele perde tudo e consegue se "reerguer" pela inteligência que tem.

Fabi 03/02/2024

Que pena?
Começa bem, mas vai ficando enfadonho e cansativo. Terminei esse livro com o sentimento de que alguns arcos deveriam ter terminado ou andado mais, porem não aconteceu (e por favor, não me venha dizer que é pq é uma trilogia/serie e blá-blá-blá). Não tive a recompensa que o livro prometia e isso me frustrou demais nessa leitura.

As mulheres são muito mal escritas. Se o autor tivesse destinado 15% do tempo que ele passa falando dos lindos olhos verdes e cabelo ruivo do protagonista à um desenvolvimento digno a alguma personagem mulher, eu teria ficado mais feliz?

Enfim, para mim, tá longe de ser ruim, mas tbm tá longe de ser uma maravilha?

Gabriele187 15/05/2023

Ok, finalmente acabei.
Eu lutei muito pra conseguir terminar esse, não por ser ruim, muito pelo contrário, é uma história incrível, mas o ritmo lento pesa na hora de ler.
LRS 15/05/2023minha estante
Esse livro é incrível. Pena que jamais lançou o terceiro.

Carlos_Junior 20/05/2023minha estante
Um dos melhores livros de fantasia do seculo 21... !!

Zanucoli 20/01/2024

Uma luta, mas terminei
Decepção, é o que resta depois de 650 páginas. O livro não é ruim, bem longe disso. Mas foram tantos, mais tanto comentários bons que li sobre, que minha expectativa estava bem grande. Me prometeram e não entregaram. Enfim. Curioso para saber o desenrolar disso tudo, mas não vou encarar o segundo livro.

Bruna.Garcia 10/06/2021

O Nome do Vento
Maravilhoso!!
Muito boa história, completa, cheia de detalhes, muito bem desenvolvida. Me prendeu do início ao fim. Recomendo a leitura.

giulia.literaria 15/03/2022

uma das minhas leituras favoritas!
O nome do vento e? um dos meus livros de fantasia prediletos. A escrita do autor e? simplesmente impeca?vel e tem um tom poe?tico que te deixa apaixonada pela histo?ria.

Voce? e? fisgada desde a primeira pa?gina pela maneira como o escritor descreve as sensac?o?es vividas pelo personagem.

A histo?ria conta a jornada de Kvothe, dono de uma hospedaria/taverna chamada Merco do Percurso. Ele e? um homem misterioso, mas pouco a pouco sua histo?ria vai sendo revelada (por flashbacks de seu passado) e passamos conhecer sua adolesce?ncia e comec?o da vida adulta atrave?s das aventuras pelas quais ele passa, aprendendo magia, conhecendo seres fanta?sticos e ate? mesmo entrando na universidade.

Eu recomendo esse livro de olhos fechados, se voce? ama fantasia e uma boa aventura enta?o pode investir nessa histo?ria porque na?o tem erro!