Autoridade

Resenhas - Autoridade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gui Campos 26/07/2016

Que?
Livro extremamente chato, muito cansativo que não adicionou NADA pra história construída no primeiro. Perda de tempo, mas agora vou terminar a saga, pelo menos. Achei péssimo.

Fer Kaczynski 07/08/2016

Li Aniquilação, o primeiro livro da trilogia Comando Sul do autor Jeff Vandermeer no ano passado, e pelo final teve muitas resenhas negativas, mas eu particularmente gostei, pois acreditei que nos próximos volumes encontraríamos as respostas pendentes.

No primeiro volume, somos introduzidos na tal Área X, e neste segundo conheceremos o quartel general do Comando Sul, agência secreta do governo que fica na fronteira entre o nosso mundo como conhecemos e a Área X, que é um local estranho sem vestígios de qualquer civilização.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2016/08/resenha-autoridade-jeff-vandermeer.html

Natie Porto 10/09/2016

Chato!
Muito cansativo, não é linear o que o torna uma verdadeira confusão!
Não responde e nem agrega praticamente nada do/no primeiro livro!

Somente no final (nas últimas 5 páginas) temos o desenrolar da história, o resto do livro é pura enrolação, muitos detalhes da cor do céu, da textura do asfalto, do que foi comido no almoço... Bem desnecessário mesmo!

Veronica @gatonolivro 16/03/2017

Nesse livro o Comando Sul está investigando os acontecimentos do primeiro livro.

Tudo se passa na administração do Comando Sul o lugar misterioso que cuida da Área X com o novo diretor Controle, mostrando detalhes demais da vida dele e do ambiente no escritório, como o lugar está uma confusão e mal administrado, falta de verba e funcionários.

O personagem Controle (John) não me impressionou, é difícil prestar atenção quando não estou interessada nele. Poucas questões do primeiro livro foram resolvidas e agora tenho ainda mais perguntas.

O melhor são as descobertas sobre a psicóloga e a bióloga. Tudo acontece no ultimo capitulo e ainda não sei de nada, claro que terminou sem um final para continuar no terceiro livro, que estou esperando demais e espero que não me decepcione.

site: https://gatonolivro.blogspot.com.br/2017/03/resenha-autoridade-trilogia-comando-sul.html

Elizandra 23/06/2017

O segundo livro da trilogia foi completamente diferente do primeiro que li de forma alucinada. Este livro teve um leitura lenta e arrastada o ar de mistério ficou muito a desejar.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 02/09/2017

Não tem a mesma pegada de Aniquilação...
Li Aniquilação no início deste ano e me surpreendi: foi um dos livros que mais me aterrorizou na vida! Além disso, já ando ansiosa há um tempo pela adaptação cinematográfica, com Natalie Portman, que chega aos cinemas em 2018. Se você ainda não viu a resenha do livro, corre aqui!

Daí lá fui eu – com uma baita sede ao pote, só para constar – ler Autoridade, o segundo volume da Trilogia Comando Sul, de Jeff Vandermeer. Cheguei neste livro cheia até a alma de perguntas e muito empolgada com o impacto que o livro anterior deixou em mim. Bom, o resultado não foi assim 100% satisfatório...

Em Aniquilação, conhecemos a Área X – uma espécie de reserva misteriosa, cercada por uma fronteira invisível – a partir da experiência da bióloga, em meio à décima segunda expedição ao local organizada pelo Comando Sul, que é uma agência secreta do governo.

Já em Autoridade, nos deparamos com uma nova perspectiva da região e dos mistérios que a envolvem. É que a história agora é protagonizada por John Rodriguez, mais conhecido como Controle, que é contratado para o posto de diretor no Comando Sul – a pessoa que ocupava o cargo anteriormente está desaparecida.

Dentro da organização, que está mergulhada no caos, Controle começa a penetrar os segredos da Área X. Desgastado, estudando relatórios produzidos ao longo de trinta anos e vídeos de antigas expedições, e encarando interrogatórios com a bióloga que parecem não levar a lugar algum, Controle se vê frente a frente com algumas descobertas perturbadoras.

Neste segundo volume da trilogia, a gente começa a descobrir mais sobre o Comando Sul e a perceber que muitas coisas parecem erradas dentro da organização. Alguns funcionários são hostis, outros são bem esquisitos e, ainda, alguns parecem se incomodar com a presença de Controle.

Ao mesmo tempo, Controle está emocionalmente fragilizado, já que também precisa enfrentar algumas verdades que até então desconhecia sobre si mesmo e sua própria vida.

A escrita do Vandermeer continuou me cativando em Autoridade, mas confesso que, diferentemente da leitura do primeiro livro, aqui a coisa aconteceu de forma meio arrastada em diversos momentos. Não consegui me conectar tão profundamente com a história de Controle como me conectei com a da bióloga em Aniquilação. Além disso, os mistérios em torno da Área X só aumentaram – o que é bom, mas eu também esperava encontrar algumas respostas aqui.

Os momentos que mais impulsionam a trama, a meu ver, são aqueles ligados à figura da bióloga. E também, devo ser justa, os capítulos finais elevam os níveis de tensão e o desfecho é digno de deixar qualquer um louco pelo terceiro livro.

Entre trechos arrastados e outros extremamente empolgantes, o balanço geral de Autoridade é, sim, positivo. O fascínio e o horror continuam com tudo, bem como toda a aura bizarra que permeia a história, que é classificada como New Weird Fiction, uma vertente da ficção científica – falei mais sobre essa classificação de gênero lá na resenha de Aniquilação.

Leitura recomendada, mas esteja ciente de que a) a pegada não é a mesma de Aniquilação, não espere por isso, e b) não há respostas muito significativas sobre a Área X.

A coisa boa é que ainda tem o terceiro e último volume da trilogia, Aceitação. Eu continuo na pilha para ler o desfecho da história o quanto antes; a única coisa é que, agora, vou com menos sede ao pote e talvez mais preparada para a possibilidade, ainda que remota, de uma decepção.

LEIA PORQUE
Se você leu Aniquilação, não pode simplesmente não continuar lendo a trilogia, né?! Pelamor... Mas vá com calma e não espere grandes respostas.

Aos fãs de sci-fi, recomendo muito esta trilogia – se é que vocês ainda não leram!

DA EXPERIÊNCIA
Não foi tuuuuudo aquilo que eu esperava. Mas, mesmo assim, a experiência foi superboa, continuo gostando do autor e animada com a trilogia.

FEZ PENSAR
Sigo achando que a trilogia Comando Sul tem tudo para agradar quem curte a série Stranger Things, da Netflix.

Ler Autoridade me fez pensar na relação de amor e ódio que tive com alguns livros e séries. O caso mais memorável, sem dúvida, foi com a trilogia 1Q84, do Haruki Murakami. Tive uma pequena crise com o terceiro livro, mas é uma das obras favoritas da vida.

site: http://www.livrolab.com.br

Alexandre Torres 03/02/2020

Inferior ao primeiro
No segundo volume, Jeff tenta explicar melhor seu universo, acompanhando um novo personagem principal. O foco agora é fora da Área X, em um terror mais corporativo. Os elementos bizarros do primeiro livro permanecem, mas não há a mesma urgência. Tem muita descrição de personagem que tenta estabelecer o novo protagonista como alguém importante, mas a verdade é que eu não tive a mínima simpatia por ele.

Debacker 18/01/2018

Incrivelmente melhor que Aniquilação
Não me entendam mal, eu dei 5 estrelas para Aniquilação, mas Autoridade mereceu as 5 estrelas e ser favoritado. Apesar dos 2 livros tratarem do mesmo assunto, sendo continuidade um do outro, é como se fossem 2 escritores diferentes fazendo visões diferentes, porque enquanto Aniquilação tem um ar de ação e terror, este foca mais num romance policial com suspense que vai crescendo a cada página. Me senti angustiado lendo cada página, querendo saber mais e mais. Ele sabe ser um ótimo livro de transição, responder algumas perguntas e deixar muitas mais para o fim da trilogia. Estou só aguardando Aceitação chegar para terminar essa saga maravilhosa.

Rahmati 22/02/2018

Mais lento, mas ainda ótimo
Autoridade é o segundo livro da trilogia Comando Sul e continuação direta de Aniquilação, do autor Jeff VanderMeer. O primeiro livro, como vocês podem ver aqui, foi escolhido como o melhor livro internacional que li em 2016. Autoridade, no entanto, muda bastante o foco da narrativa. Se em Aniquilação o foco é na 12.ª expedição à Área X, aqui acompanhamos o personagem de codinome “Controle”, o novo diretor do Comando Sul — a agência paragovernamental que tenta entender a Área X. O problema é que ele meio que “cai de paraquedas” na história toda, e, além de ter que desvendar o mistério da área anômala, tem que prosseguir com a investigação iniciada pela antiga diretora — não vou dizer o porquê para não dar spoiler —, conhecer os funcionários do Comando Sul, interrogar uma das sobreviventes da 12.ª expedição… e reportar suas atividades e o que descobriu — o que, praticamente, nem ele consegue resumir.

É um livro bem mais lento do que o anterior, mas o desenvolvimento da trama é essencial para absorver o nível de terror dos momentos finais do romance. Absorver, não entender — porque o terror em Autoridade acontece num nível tão absoluto que deixa a conclusão da história tão difícil de especular que, para mim, literalmente qualquer coisa será possível a partir de agora. É com o nível de expectativa no máximo que vou iniciar a leitura de Aceitação, o terceiro volume — e vou fazer isso imediatamente, aproveitando que tenho os três lindos volumes físicos que compõem a história.

site: www.rahmati.com.br

Aline 08/04/2018

O segundo livro da trilogia Comando Sul mostrou-se uma leitura entediante. Narrado em terceira pessoa, mostra a perspectiva de Controle, jovem prestes a assumir a diretoria do Comando Sul, organização responsável por estudar os fenômenos ocorrendo na Área X.

Neste segundo volume novos personagens são apresentados e situações bizarras seguem ocorrendo. Apesar de continuar curiosa com relação ao desenrolar dessa trama, achei a leitura cansativa pelo fato de praticamente não ter resoluções ou respostas. Algumas informações são reveladas, mas julgo-as pouco empolgantes considerando-se o tamanho do livro. A trama ficou interessante apenas após 70% de leitura. Obviamente, isso refere-se a meu gosto pessoal e cada leitor terá uma experiência distinta.

Novamente, resta esperar por respostas no terceiro volume para poder apresentar uma opinião definitiva dessa trilogia.

romulo mafra 12/04/2018

Assustador!
O segundo livro da trilogia "Comando Sul" mais uma vez, envolve, apesar de estar FORA da já famosa (pelo filme) Área X. Mas, lembrando, se o primeiro que era pra ser parecido com o filme, não tem praticamente NADA A VER, o segundo, obviamente, continua a saga, porém, com outros personagens e o principal deles, se chama, estranhamente, Controle. Leia o primeiro e corra pra ler em seguida este. Amanhã tentarei começar o terceiro e último da trilogia. VanderMeer é um pirado e as imagens que ele cria grudam no seu cérebro mais ou menos como acontece no livro. Às vezes, assusta.

thai.oliveira2 21/04/2018

Fica melhor só da metade para o final
No início achei bem estranho ter ficado tão monótono, por que estava acostumada com o ritmo de Aniquilação. Acredito que o autor colocou muitas informações desnecessárias, tal qual algumas partes do primeiro livro, só que bem mais. Senti-me imersa da metade pro final, quando os empregos do Comando Sul começaram a ficar estranhos demais e o desenrolar da história começou realmente. Mas indico às pessoas que gostaram (muito) do primeiro livro, leiam esse, por mais de tantos comentários desmerecendo esse livro, acredito que ele deixa a tua mente mais ampla para o que aconteceu no Comando Sul.

Amanda 08/05/2018

Quem está no Controle?
Segundo livro da trilogia Comando Sul, Autoridade começa após o fracasso da 12ª Expedição à Área X. As integrantes do grupo foram aleatoriamente encontradas em locais com algum significado para elas, exceto pela bióloga, que apareceu em um terreno baldio, e a psicóloga, que não foi localizada de forma alguma.

Enquanto Aniquilação apresentou um formato de diário com relatos metódicos e levemente impessoais pela visão da bióloga durante a expedição, contando sobre seus achados e suspeitas, sobre sua obsessão com a Torre, ou túnel, ou simplesmente anomalia topográfica, em cima da qual gira toda a tensão da história, e sobre as bizarrices que ela encontrava pela Área X, Autoridade muda radicalmente o foco para Controle, um burocrata consultor colocado no coração do Comando Sul para tentar descobrir o que raios está escapando a todo mundo. Controle tem a missão impossível de consertar o que nem se sabe se está quebrado em uma agência à beira do colapso e de uma iminente falência.

Essa virada na história, tenho certeza, assustou muita gente e as notas baixas de reviews só provam esse ponto. Fomos literalmente tirados da ação para um escritório com suas pilhas de relatórios e angústias administrativas impalatáveis. O dia a dia de Controle é terrivelmente maçante! Mas vamos dando uma chance para ele porque se ele está atrás de respostas, bom, nós também estamos.

Em defesa do Controle, o personagem é bem construído. Isso é um fato inegável. O tanto que VanderMeer economizou na construção das personagens de Aniquilação (ainda que propositalmente), ele esbanjou em Controle com traços marcantes, trejeitos, vivacidade e a completa falibilidade a que qualquer ser humano está sujeito. Cada emoção que Controle sente é perceptível, passando da vergonha ao pânico. Esse é o ponto primordial de Autoridade e, sinceramente, palmas para o autor por esse aspecto.

Pelos restante do livro... nem tanto. Eu considero um livro de 384 páginas de curto para médio, mas em Autoridade essa foi uma quantidade exacerbada de páginas. O livro parecia não acabar nunca! Não precisamos de vários capítulos descrevendo rotina; ainda que haja mudanças sutis que marcam pontos interessantes, continua sendo rotina. Os pontos que queremos ler, toda a investigação sobre a Área X, os mistérios deixados em aberto em Aniquilação, tudo isso demora demais a ser apresentado. O autor escreve com o pé no freio o tempo todo, o que infelizmente só causou solavancos na narrativa.

Sobre as perguntas e respostas, eu compreendo completamente que a proposta de VanderMeer é perguntar e nos fazer pirar com teorias, possibilidades com múltiplas interpretações e sinceramente eu adoro isso. Defendo Aniquilação até a morte por isso. E Autoridade segue pelo mesmo caminho. Só conseguimos vislumbres de respostas, como se olhássemos para um enorme panorama através de um buraco de fechadura. Tudo é muito sujeito a perspectivas, especulações e interpretações. E, se por um lado isso é ótimo porque continuamos na vibe de Aniquilação, por outra pode se tornar um pouco cansativo quando não sentimos real progresso nesses questionamentos.

Não posso dizer que cheguei a me sentir decepcionada, estaria mentindo. A experiência com Autoridade foi o que eu buscava: uma narrativa densa, cheia de detalhes, perturbadora, interpretativa. Mas faltou, e isso é lamentável. Faltou envolvimento, faltou pegada nesse livro. Ainda assim, é uma boa leitura se você gosta de desafios, de quebrar a cabeça e não aceita enredos fáceis.

Saulo Barreto 06/08/2018

Os Mistérios Continuam
Na continuação da Trilogia do Comando do Sul, temos a inserção de novos e bem desenvolvidos personagens que agregam e muito aos mistérios da Área X. A presença constante da mãe de Controle e da Voz em sua vida é algo que me fez pensar bastante sobre a influência externa sobre nossa carreira.
Mais uma vez, o final do livro nos deixa aquela curiosidade do que acontecerá na sequência, pois não deixa nenhuma pista do que acontecerá de fato.

Carlos.Cesar 28/01/2019

Chato
Depois de um Aniquilação maravilhoso vem essa continuação triste e sem sal, sinceramente o autor usa da boa escrita pra enrolar e nada mais. Apenas do meio pro final que as coisas melhoram e então temos um desfecho espetacular, mil vezes melhor que o de Aceitação.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6