Autoridade

Autoridade Jeff VanderMeer

Resenhas - Autoridade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Emanuel 13/03/2024

Muito mais que um fracasso, é um desastre
Se o mundo sofresse um apocalipse nuclear, eu fosse o único sobrevivente e os aliens, com pena da extinção da humanidade, me mandassem uma mensagem avisando que chegariam para me resgatar em 72h, e esse livro fosse o único entretenimento disponível, de antemão aviso, como muito pesar, que a humanidade estaria extinta.

Natalia1481 04/03/2024

Cada vez mais curioso
Entendo o escritor querer manter um mistério até o fim, mas nesse caso acho que algumas migalhas deveriam ser deixadas para manter o interesse do leitor. eu li rápido na esperança de ter alguma resposta sobre os mistérios do primeiro livro, mas no fim terminei com ainda mais dúvidas. além disso, acho que e maior que o necessário, tem alguns acontecimentos que não são necessários para a história e a narrativa poderia ser mais linear em alguns pontos.

luke - among the living. 13/02/2024

Leitura... difícil. Minha nota só não é menor porque eu achei certos momentos realmente bons, e muito bem descritos.

Me fez pensar em muita coisa.

Parto para o terceiro e último mais para finalizar a trilogia do que qualquer outro motivo.

AllineP 21/12/2023

Quaase passou batido
Estou com vontade de reler a trilogia.
Como não fiz essa resenha assim que terminei de ler, não me lembro de tudo. Não consigo dizer se todos os detalhes da vida do Controle foram realmente necessários, ou se foi à toa.

É sim o livro mais fraco e cansativo de ler dessa trilogia.

(Mas eu ainda amei ler cada pedacinho e entrar nesse mundo)

Marianna.Tracera 21/07/2023

Bom, mas...
Eu adoro o mistério que é construído nesse livro quando se trata da área X, mas sinceramente eu me peguei pulando as partes em que o Controle começava a devagar sobre a infância dele. Mesmo assim, não me arrependo de ter lido, é uma boa história, poderia ser melhor escrita, mas uma ficção científica incrível.

Yasmim 17/07/2023

Livro de transição?
Consegui terminar a leitura com muita dificuldade. Achei o primeiro livro perfeito e muito bem escrito e fui ansiosa para saber o desenrolar da história. Gostaria de discordar das resenhas que havia lido antes da leitura, mas elas têm razão.
O livro começa bem, mas logo percebemos que os personagens não têm profundidade e não geram carisma com o leitor. A leitura é extremamente arrastada e pouca partes se salvam. Um bom editor cortaria metade do livro sem dó para deixar um livro aceitável e com as informações importantes e interessantes.
No fim, pouco descobrimos sobre o desenrolar da história no Comando Sul e seus outros personagens, espero que realmente tenha sido um livro de transição e que o terceiro nos recompense com um bom desfecho.
Resumindo: parece que esse livro foi escrito por outra pessoa e não o autor que gostei tanto do primeiro livro. Estaria ele preso na Área X?

J.D.A 13/07/2023

Bom, mas com ressalvas
Demorei muito mais do que o esperado para concluir essa leitura. Em parte pela falta de tempo e em parte pela natureza do livro. Abandonei ele quando comecei pela primeira vez, logo após ler o primeiro da trilogia Comando Sul. Quando reli percebi o porquê.
Este volume e praticamente uma obra transicional entre o primeiro e o terceiro. Não acontece tanto quando no primeiro, que achei muito cativante. Parece-me que os primeiros 75% dele são de preparo para o desfecho que acontece, na minha opinião, de maneira muito acelerada.
Gostei, porém com algumas ressalvas. Os pontos mais positivos são a escrita cativante e simples do Jeff Vandermeer e a curiosidade que a Área X carrega mesmo numa história mais amena como essa.
Sinceramente espero que o último tenha uma conclusão épica para compensar esse segundo que é "mais ou menos".

Fernanda631 05/07/2023

Autoridade (Trilogia Comando Sul #2)
Autoridade (Trilogia Comando Sul #2) foi escrito por Jeff VanderMeer.
Em Aniquilação, conhecemos a Área X – uma espécie de reserva misteriosa, cercada por uma fronteira invisível – a partir da experiência da bióloga, em meio à décima segunda expedição ao local organizada pelo Comando Sul, que é uma agência secreta do governo.
Já em Autoridade, nos deparamos com uma nova perspectiva da região e dos mistérios que a envolvem. É que a história agora é protagonizada por John Rodriguez, mais conhecido como Controle, que é contratado para o posto de diretor no Comando Sul – a pessoa que ocupava o cargo anteriormente está desaparecida.
Nesse livro nos deparamos com o que aconteceu depois do fracasso da 12° expedição. Vemos a parte burocrática e conhecemos o lado obscuro da agência de pesquisa responsável pelas expedições à Área X.
Nesta área, algum evento bizarro aconteceu, mas ninguém conseguiu obter uma explicação para ele: formou-se uma fronteira invisível, como um campo magnético super potente, e só o Comando Sul possui a fórmula que permite que seres humanos a atravessem. Além disso, a natureza tomou conta do local delimitado pela fronteira, comportando-se de forma atípica e anormal para os padrões terrestres. As pessoas que aceitam participar das expedições se suicidam, assassinam umas às outras ou voltam de lá esvaziadas, sem personalidade e sem sentimentos.
Nessa jornada acompanhamos Comando (John Rodriguez) novo diretor do Comando Sul que é conhecido como um “resolve problemas/quebra galho” nunca tendo ficado muito tempo em um mesmo cargo. Ele basicamente chega, descobre o problema, resolve o problema e é obrigado a partir para a próxima missão. Porém, em sua nova missão, Comando se depara com uma agência cheia de segredos, mistérios, em situação de falência e para completar tendo que lidar com uma vice-diretora que não aceita que ele tenha assumido o cargo.
Se em "Aniquilação" o leitor não possui quase nenhuma informação sobre a agência secreta, este segundo volume tem todo seu enredo ao redor dela e descreve, não apenas suas instalações, como os profissionais que lá trabalham e os processos que utilizam.
Em linhas gerais, o Comando Sul é uma instituição fracassada, que está fadada ao fim e ao controle da Central, que detém o poder e as decisões relevantes sobre a Área X. A credibilidade do Comando Sul decaiu ao longo dos seus trinta anos de existência, pois nenhuma das expedições enviadas fez descobertas sobre a Área X. Suas instalações físicas estão abandonadas, e as pessoas ali trabalham em meio à sujeira, bagunça e depredação. Os próprios profissionais não acreditam mais em suas missões, e tornaram-se apáticos e inúteis.
Nesse livro temos uma temática mais investigativa, acompanhamos John Rodriguez em suas descobertas sobre a Área X, descobrimos um pouco mais sobre as 12 expedições anteriores, um pouco mais sobre a antiga diretora, sobre quem está por trás das ordens que ele vem recebendo e novamente terminamos com mais perguntas do que respostas.
Dentro da organização, que está mergulhada no caos, Controle começa a penetrar os segredos da Área X. Desgastado, estudando relatórios produzidos ao longo de trinta anos e vídeos de antigas expedições, e encarando interrogatórios com a bióloga que parecem não levar a lugar algum, Controle se vê frente a frente com algumas descobertas perturbadoras.
Neste segundo volume da trilogia, a gente começa a descobrir mais sobre o Comando Sul e a perceber que muitas coisas parecem erradas dentro da organização. Alguns funcionários são hostis, outros são bem esquisitos e, ainda, alguns parecem se incomodar com a presença de Controle.
Ao mesmo tempo, Controle está emocionalmente fragilizado, já que também precisa enfrentar algumas verdades que até então desconhecia sobre si mesmo e sua própria vida.
Os momentos que mais impulsionam a trama, a meu ver, são aqueles ligados à figura da bióloga. E também, devo ser justa, os capítulos finais elevam os níveis de tensão e o desfecho é digno de deixar qualquer um louco pelo terceiro livro.
O fascínio e o horror continuam com tudo, bem como toda a aura bizarra que permeia a história, que é classificada como “New Weird”, uma vertente da ficção científica.
Essa obra é do gênero “New Weird” subgênero literário que unifica elementos do Horror, da Fantasia e da Ficção Científica, causando um certo estranhamento proposital no leitor.
A premissa é muito boa, mas o problema é que o livro é muito confuso, na tentativa de fazer algo grandioso e explicar pontos que ficaram em aberto no livro anterior, o autor parece ter se perdido e faz o leitor se perder também. O livro é difícil de acompanhar e de se apegar e/ou criar laço com os personagens, até mesmo o personagem principal se mostra um pouco cansativo.

astereads 01/07/2023

Interessante
Não posso dizer que foi tão bom quanto o primeiro, especialmente porque o ritmo desse livro foi um pouco mais devagar, mas gostei mais do que eu achei que gostaria. Normalmente eu evito bastante ler outros reviews antes de terminar, mas acabei lendo alguns desse e em quase todos tem alguma referência sobre o protagonista ser chato, o que eu preciso discordar.

Em "Autoridade", seguimos a vida de Controle de uma forma ainda mais íntima que em "Aniquilação", principalmente devido a mudança de ponto de vista ? o primeiro livro era escrito num diário de viagem, algumas vezes dando a impressão que estava sendo editado, já esse é em terceira pessoa, narrando diretamente dos pensamentos dele e fazendo o leitor ficar do lado dele enquanto os eventos acontecem, o que calha bem com a proposta.

Não se engane, o narrador, apesar de mais íntimo, ainda não é confiável ? o que com certeza iria irritar muita gente, mas pra mim foi até bacana ? e temos muito mais personagens e conflitos, o que, e é aí surge minha crítica principal, é onde o autor se perde um pouco ? foram tantas coisas e tantas memórias que eu me senti sobrecarregado de informações, algumas podendo ser editadas para fora do texto sem mudar seu resultado.

Enfim, para o segundo livro de uma trilogia não foi nada mal, e o final foi muito instigante também. Mal vejo a hora de ler o último livro da coleção.

Patcha 09/05/2023

O livro é ótimo, mas você não vai gostar dele
Assim como a maioria, conheci essa trilogia por conta do filme da Netflix. E talvez esse seja o maior problema de quem vem ler. Se você está esperando uma ficção científica mastigadinha, com sustos envolvendo coisas estranhas, pode se decepcionar bastante. E nesse segundo volume, isso fica ainda mais claro.

Em Autoridade, acompanhamos Controle, o novo diretor do Comando Sul, escalado para desvendar os mistérios da Área X e colocar ordem após o desastre da última expedição.

Não, não obtemos as respostas que queremos, e essa é parte da graça. Essa história é construída aos moldes do terror cósmico, onde a graça é justamente o medo do desconhecido, e como reagimos ao nos depararmos com algo que não entendemos.
A Área X não foi pensada para ser entendida, muito menos explicada. Quanto mais ela avança e mais distorções provoca em nosso mundo, mais vemos o desespero de pessoas que acreditavam serem donas da verdade.

O fato dos personagens serem apáticos ajuda a criar esse clima, uma vez que, assim como o leitor, eles esperam encontrar uma resposta na página seguinte. Quando não encontram o que procuram, se irritam ou enlouquecem.

A escrita do autor contribuí para esse clima de estranheza, com uma narrativa não linear, que muitas vezes te tira do espaço tempo, ainda mais do que os flashbacks do primeiro livro.

No fim das contas, posso dizer que esse livro não foi escrito para qualquer um. Se não acredita em mim, é só ver quantas resenhas não lamentam a falta das respostas que ele nunca se propôs a entregar.
Letícia.Bento. 11/05/2023minha estante
O título da resenha é o melhor kkkk

Maryna5 02/04/2023

Bom, mas...
Podia ter sido um epílogo no primeiro livro ou um prólogo no terceiro. É aquele típico livro de saga que só serve pra vender mais enquanto enche a linguiça da história, sem trazer muita coisa relevante.
Comecei cheia de expectativa para saber mais sobre a Área X, principalmente depois daquele final fantástico do primeiro livro.
Autoridade acompanha a jornada de Controle na posição de novo diretor do Comando Sul, instituição responsável pela investigação da Área X. Também acompanha as investigações dele sobre a volta da "bióloga" da última expedição. Basicamente o livro foca nele, seu passado e os desafios que enfrenta na direção de uma instituição duvidosa, enquanto tenta entender os mistérios da Área X e porquê algumas pessoas voltaram da última expedição.
Só que isso é feito de uma forma cansativa para o leitor. Confesso que pulei muita coisa simplesmente porque não agregava nada na história. Sabe Tolkien e a constante descrição de paus e pedras? Aqui temos algo similar, mas com os sentimentos e pensamentos de Controle.
As personagens secundárias tendem a ser mais interessantes que o constante conflito que se passa com o diretor. Apesar disso, senti que elas foram muito mal aproveitadas. O Whitby tinha um potencial absurdo pra trazer um caos ali, mas esse potencial nunca foi além de algumas frases.
Apesar disso, em alguns momentos são apresentadas revelações bombásticas, do tipo que você precisa parar de ler para conseguir absorver. A sensação de conspiração contra Controle é tão real que eu me senti traída e ameaçada em vários momentos. As revelações sobre o Comando Sul e a Central me deixaram revoltada e ainda mais curiosa. Assim como no primeiro livro, a imersão é muito boa, mas não durante o livro todo.
Terminei Autoridade quase como se fosse una obrigação, porque ele é chatinho de ler mesmo e porque quero saber mais sobre a Área X, que deve ter implantado um portal na minha cabeça de tanto que penso sobre.
O final me deixou com pouquíssimas expectativas para o terceiro livro, mas torço para ser contrariada...

felipeneves81 01/02/2023

O primeiro livro foi um baque tão forte que minha expectativa tava lá em cima.

Controle é um personagem dificil de gostar, o que, em certo sentido, está alinhado a narrativa. Eu entendo tbm o excesso do caos burocratico narrado tbm ja que acompanhamos esse personagem específico... Porém, sinto que faltou certo BRILHO à história

Dentro da trilogia é um livro ótimo porem bem cansativo...

Rodrigo 30/01/2023

Leitura interessante
Neste segundo volume da trilogia comando sul, vemos agora a história por outro ângulo. Os membros da 12 expedição retorna a área X e segue o enigma para se tentar entender o que houve ali, quem afinal voltou e qual o papel do Comando Sul no desenvolvimento do fenômeno. Não é tão bom quanto o primeiro, mas ainda se mostra capaz de prender o leitor.

Freitas 22/01/2023

AUTORIDADE
4/5 ?? - Depois de terminar o primeiro livro da série (aniquilação), fiquei desesperada para ler uma explicação sobre o que está acontecendo na área X e não perdi tempo, comecei literalmente o livro dois no momento que terminei o primeiro. Tive uma decepção de cara, com a mudança de estilo de narrativa entre os livros, pois estava esperando algo mais "direto ao assunto" e focado no fenômeno que o livro descreve, e não no estilo detetive. Tirando essa mudança e a quantidade de detalhamento na descrição de momentos que eu achei que não precisava, me diverti muito lendo o livro. Cada pista nova que nos revelavam me deixava ainda com mais sede de conhecimento sobre os acontecimentos e a leitura foi bem fluida. Dei 4 estrelas de 5 pois me diverti bastante mas não tanto quanto o primeiro livro, pelas razões que citei.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6