Autoridade

Autoridade Jeff VanderMeer

Resenhas - Autoridade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Aline T.K.M. | @aline_tkm 02/09/2017

Não tem a mesma pegada de Aniquilação...
Li Aniquilação no início deste ano e me surpreendi: foi um dos livros que mais me aterrorizou na vida! Além disso, já ando ansiosa há um tempo pela adaptação cinematográfica, com Natalie Portman, que chega aos cinemas em 2018. Se você ainda não viu a resenha do livro, corre aqui!

Daí lá fui eu – com uma baita sede ao pote, só para constar – ler Autoridade, o segundo volume da Trilogia Comando Sul, de Jeff Vandermeer. Cheguei neste livro cheia até a alma de perguntas e muito empolgada com o impacto que o livro anterior deixou em mim. Bom, o resultado não foi assim 100% satisfatório...

Em Aniquilação, conhecemos a Área X – uma espécie de reserva misteriosa, cercada por uma fronteira invisível – a partir da experiência da bióloga, em meio à décima segunda expedição ao local organizada pelo Comando Sul, que é uma agência secreta do governo.

Já em Autoridade, nos deparamos com uma nova perspectiva da região e dos mistérios que a envolvem. É que a história agora é protagonizada por John Rodriguez, mais conhecido como Controle, que é contratado para o posto de diretor no Comando Sul – a pessoa que ocupava o cargo anteriormente está desaparecida.

Dentro da organização, que está mergulhada no caos, Controle começa a penetrar os segredos da Área X. Desgastado, estudando relatórios produzidos ao longo de trinta anos e vídeos de antigas expedições, e encarando interrogatórios com a bióloga que parecem não levar a lugar algum, Controle se vê frente a frente com algumas descobertas perturbadoras.

Neste segundo volume da trilogia, a gente começa a descobrir mais sobre o Comando Sul e a perceber que muitas coisas parecem erradas dentro da organização. Alguns funcionários são hostis, outros são bem esquisitos e, ainda, alguns parecem se incomodar com a presença de Controle.

Ao mesmo tempo, Controle está emocionalmente fragilizado, já que também precisa enfrentar algumas verdades que até então desconhecia sobre si mesmo e sua própria vida.

A escrita do Vandermeer continuou me cativando em Autoridade, mas confesso que, diferentemente da leitura do primeiro livro, aqui a coisa aconteceu de forma meio arrastada em diversos momentos. Não consegui me conectar tão profundamente com a história de Controle como me conectei com a da bióloga em Aniquilação. Além disso, os mistérios em torno da Área X só aumentaram – o que é bom, mas eu também esperava encontrar algumas respostas aqui.

Os momentos que mais impulsionam a trama, a meu ver, são aqueles ligados à figura da bióloga. E também, devo ser justa, os capítulos finais elevam os níveis de tensão e o desfecho é digno de deixar qualquer um louco pelo terceiro livro.

Entre trechos arrastados e outros extremamente empolgantes, o balanço geral de Autoridade é, sim, positivo. O fascínio e o horror continuam com tudo, bem como toda a aura bizarra que permeia a história, que é classificada como New Weird Fiction, uma vertente da ficção científica – falei mais sobre essa classificação de gênero lá na resenha de Aniquilação.

Leitura recomendada, mas esteja ciente de que a) a pegada não é a mesma de Aniquilação, não espere por isso, e b) não há respostas muito significativas sobre a Área X.

A coisa boa é que ainda tem o terceiro e último volume da trilogia, Aceitação. Eu continuo na pilha para ler o desfecho da história o quanto antes; a única coisa é que, agora, vou com menos sede ao pote e talvez mais preparada para a possibilidade, ainda que remota, de uma decepção.

LEIA PORQUE
Se você leu Aniquilação, não pode simplesmente não continuar lendo a trilogia, né?! Pelamor... Mas vá com calma e não espere grandes respostas.

Aos fãs de sci-fi, recomendo muito esta trilogia – se é que vocês ainda não leram!

DA EXPERIÊNCIA
Não foi tuuuuudo aquilo que eu esperava. Mas, mesmo assim, a experiência foi superboa, continuo gostando do autor e animada com a trilogia.

FEZ PENSAR
Sigo achando que a trilogia Comando Sul tem tudo para agradar quem curte a série Stranger Things, da Netflix.

Ler Autoridade me fez pensar na relação de amor e ódio que tive com alguns livros e séries. O caso mais memorável, sem dúvida, foi com a trilogia 1Q84, do Haruki Murakami. Tive uma pequena crise com o terceiro livro, mas é uma das obras favoritas da vida.

site: http://www.livrolab.com.br

Elizandra 23/06/2017

O segundo livro da trilogia foi completamente diferente do primeiro que li de forma alucinada. Este livro teve um leitura lenta e arrastada o ar de mistério ficou muito a desejar.

Veronica @gatonolivro 16/03/2017

Nesse livro o Comando Sul está investigando os acontecimentos do primeiro livro.

Tudo se passa na administração do Comando Sul o lugar misterioso que cuida da Área X com o novo diretor Controle, mostrando detalhes demais da vida dele e do ambiente no escritório, como o lugar está uma confusão e mal administrado, falta de verba e funcionários.

O personagem Controle (John) não me impressionou, é difícil prestar atenção quando não estou interessada nele. Poucas questões do primeiro livro foram resolvidas e agora tenho ainda mais perguntas.

O melhor são as descobertas sobre a psicóloga e a bióloga. Tudo acontece no ultimo capitulo e ainda não sei de nada, claro que terminou sem um final para continuar no terceiro livro, que estou esperando demais e espero que não me decepcione.

site: https://gatonolivro.blogspot.com.br/2017/03/resenha-autoridade-trilogia-comando-sul.html

Alynne Scott 15/11/2016

É o que po???
Amei aniquilação; com todos os seus defeitos o livro ainda é bom e envolvente. Autoridade foi o contrário de tudo o que senti pelo primeiro livro.
Com personagens que nem tentando fervorosamente você consegue se identificar ou ser empático. Controle é um trouxa arrogante. Os outros personagens são mal construídos e desenvolvidos.
O ambiente que Jeff tentou criar pro Comando Sul é igual a trama do livro inteiro: não faz o mínimo sentido. A tentativa de ter uma narrativa não linear é totalmente injustificável, não tem motivo e só piora o envolvimento com o livro.
Autoridade não acrescenta em nada à história (se juntar tudo o que serve pra uma TRILOGIA, daria uma página ou duas). É um livro de quase 400 páginas e que poderia facilmente ter 200 ou menos.
Uma falha colossal nessa sequência de livros, vou terminar a trilogia só porque tenho um toc e não consigo abandonar, mas que Zeus me ajude nessa jornada.
O que falar então da revisão da intrínseca que está repleta de erros de revisão e tradução? Pelamordadeusa, ficou dificílimo defender a trilogia.
Gabriel 07/06/2017minha estante
obrigado por esse comentário

Igor.Camilo 19/07/2018minha estante
Livro terrível, terminei e provavelmente vou parar por aqui.

Victor225 02/10/2023minha estante
Pois eu amei hahahaha sim é diferente de Aniquilação, mas eu gostei muito de todo sentimento de conspiração que paira por todo o livro... demorei muito para ler ele por conta do seu comentário haha mas tomei um tombo e amei a Bióloga, o John...

Natie Porto 10/09/2016

Chato!
Muito cansativo, não é linear o que o torna uma verdadeira confusão!
Não responde e nem agrega praticamente nada do/no primeiro livro!

Somente no final (nas últimas 5 páginas) temos o desenrolar da história, o resto do livro é pura enrolação, muitos detalhes da cor do céu, da textura do asfalto, do que foi comido no almoço... Bem desnecessário mesmo!

Fer Kaczynski 07/08/2016

Li Aniquilação, o primeiro livro da trilogia Comando Sul do autor Jeff Vandermeer no ano passado, e pelo final teve muitas resenhas negativas, mas eu particularmente gostei, pois acreditei que nos próximos volumes encontraríamos as respostas pendentes.

No primeiro volume, somos introduzidos na tal Área X, e neste segundo conheceremos o quartel general do Comando Sul, agência secreta do governo que fica na fronteira entre o nosso mundo como conhecemos e a Área X, que é um local estranho sem vestígios de qualquer civilização.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2016/08/resenha-autoridade-jeff-vandermeer.html

Gui Campos 26/07/2016

Que?
Livro extremamente chato, muito cansativo que não adicionou NADA pra história construída no primeiro. Perda de tempo, mas agora vou terminar a saga, pelo menos. Achei péssimo.

Leo Lee 25/07/2016

Bem vindos ao Comando Sul
A decima segunda expedição foi um desastre e Controle é chamado para resolver os problemas do Comando Sul. Caindo de paraquedas, Controle não tem a mínima noção dos perigos e mistérios que vivem na área X, e pouca gente parece afim de cooperar. Quanto mais ele sabe sobre a área X, mais confuso os fatos ficam.
Com uma narrativa diferente do primeiro livro "Autoridade" vem com a promessa de nós esclarecer as coisas sobre a área X, mas ao terminamos o livro ficamos atolados de mais questionamentos. De um modo muito eficaz, Jeff Vandermeer no faz mergulhar em todos os mistérios da área X e Comando Sul, a ponto de ficarmos criando teorias enquanto estamos lendo. A única crítica é que em certos momentos a leitura era mais densa e lenta, as coisas demoram um bocado pra deslanchar, até mesmo porque o autor estava nos apresentando todo um cenário novo e diferente do primeiro livro.

Ricardo.Vibranovski 28/02/2016

Diferente do primeiro. E isso também é bom.
Vandermeer foi muito feliz ao mudar o tipo de narrativa. Enquanto o primeiro livro é uma espécie de terror clássico, que ecoa Lovecraft através de uma personagem "durona" que tenta assimilar o rompimento da realidade a que foi submetida, nesse segundo a história se desenrola através da perspectiva de um agente com intensa vida interior, outras perspectivas e motivações. Apesar de ser uma continuação, não se trata de mais uma parte do mesmo livro. É basicamente uma outra obra, intrigante, misteriosa, aterrorizante. E isso é bom.

Portal JuLund 28/12/2015

Autoridade, @intrinseca
Vou dizer pra vocês, eu esperava muito mais desse livro, o primeiro livro acabou de um modo muito decepcionante e eu achei que este supriria ao menos um pouco das dúvidas deixadas no primeiro volume. Me enganei tremendamente, ao invés de termos um pouco mais da Área X, nos deparamos com uma agente que vem para comandar o comando sul, ele precisa entender o que aconteceu com a 12ª expedição.

Seu primeiro dia é interrogando os “sobreviventes” da 12ª expedição que apareceram milagrosamente em locais diferentes. A antiga diretora do Comando Sul foi na última expedição tentando chegar á uma solução para a Área X, a psicologa que condicionava os outros membros á hipnose, “Controle” , o agente designado para comandar o Comando Sul deve desmembrar a vida dela para descobrir tudo o que ela sabia.

Leia resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/autoridade-intrinseca

Angel 24/09/2015

Resenha | Autoridade
Os mistérios que circundam a Área X estão afetando cada vez mais os funcionários do Comando Sul, tudo se parece com uma trama incrivelmente elaborada para levar tais pessoas ao seu maior estado de loucura. A cada página nosso mundo se torna um pouco da Área X, e isso só desperta o medo do que pode vir junto com ela.

Em Autoridade, segundo livro da trilogia Comando Sul de Jeff Vandermeer acompanhamos a jornada de Controle, ou John, um homem que foi contratado para saber o que estava ocorrendo dentro do Comando Sul, e quem sabe consertar todos os erros que haviam sido cometidos até ali.

Quando soube como seria esse segundo livro, um medo muito grande atingiu meu coração, pelo simples motivo de que a história continuaria sim de onde parou o primeiro porém a visão mostrada seria a de fora da Área X. A história a ser contada seria a história do Comando Sul, e foi exatamente pra isso que Controle foi criado por Jeff Vandermeer, para nos guiar através dos segredos obscuros que regiam o Comando Sul.

Já nas primeiras páginas do livro, soube que aquele seria tão maravilhoso quanto o primeiro, afinal, a cena inicial era tão impossível que o mistério começou a se instalar a partir dali. Controle, com todo seu treino como analista conseguiu perceber coisas que muitos não haviam enxergado até aquele momento. Talvez porque Controle estivesse chegando naquele momento, e o restante das pessoas já estivesse ali a três décadas.

Por mais que no início fosse praticamente impossível imaginar que o segundo livro fosse superar o primeiro, decididamente ele superou muito a trama de Aniquilação. Isso porque o Comando Sul pode ser tão sombrio e perigoso quanto a Área X.

Tudo que você acha que sabe, todas as teorias que você formou sobre a história podem está erradas, afinal a Área X está se expandindo, a fronteira está tão perto que se não fugirmos rápido o suficiente, começarmos a viver além da fronteira sem nem nos darmos conta disso.

site: http://coracao-de-leitora.blogspot.com.br/2015/09/resenha-autoridade-jeff-vandermeer.html
Isa 12/08/2017minha estante
Tanta gente fala mal dessa trilogia que eu acabo ficando com um puta receio de lê-la. Mas a sinopse me parece tão intrigante... espero gostar tanto quanto você gostou.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6