Autoridade

Resenhas - Autoridade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 21/06/2018

Livro desnecessário.
Quase 300 páginas da bióloga falando que não lembra de nada a todo momento, muito irritante, achei esse segundo livro super desnecessário.
Porém, as últimas 70 páginas são super legais e deixa um super gancho para o terceiro livro.
Pretendo continuar e ler o último livro, espero que seja melhor que esse embuste que foi o segundo.
Jorge 21/06/2018minha estante
Desisti de ler a série no primeiro livro, Aniquilação. Realmente muito fraco.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 21/06/2018minha estante
Eu até gostei do primeiro livro mas, com minhas ressalvas...
Eu tinha esperança que melhorasse ao decorrer da história mas pelas resenhas que eu li, o terceiro livro é pior que o segundo....

Puts...

Jorge 21/06/2018minha estante
Essa série tá parecendo a minha vida: Só ladeira.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 21/06/2018minha estante
Ksksksks somos dois jorge

Sandro.Zacarias 24/06/2018minha estante
Não sei bem. Acredito no livro, mas penso que a aparente monotonia do enredo é reflexo da própria área X ou da influência dela.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 25/06/2018minha estante
Não Sandro, em algumas partes o livro tem ação sabe? Mas é chato ler o tempo todo a mesma coisa só que de modos diferentes...
Tudo poderia se resumir em "A bióloga não lembra de nada" e esquecer as outras 300 páginas que daria a mesma coisa!!!! Se fosse uma duologia e não uma triologia eu creio que me agradaria bem mais, parece que o autor só escreveu esse livro pra encher linguiça mesmo...

Igor.Camilo 19/07/2018minha estante
Assino embaixo, melhora no finalzinho mas não é nada que compense o SACRIFÍCIO que foi chegar até o fim.. Achei PÉSSIMO.

Igor.Camilo 19/07/2018

Como disse previamente, livro é extremamente chato, arrastado e POUQUÍSSIMO recompensador.
É galera, esse livro foi o cúmulo, não vai rolar de continuar a ler essa trilogia.
Aniquilação foi um livro com uma série de probleminhas, mas que no fundo acaba sendo bem intrigante em diversos momentos, principalmente pela forma da qual a narrativa é conduzida.
Porém nesse, o personagem protagonista é extremamente desinteressante, a trama é chatíssima, com muita enrolação e blá blá blá pra acrescentar o mínimo de informações na história.
Enfim, apesar da premissa boa, o que foi mostrado não me foi bom o suficiente pra me fazer continuar interresado na série a ponto de ler o próximo livro. Fica pra uma próxima.
Millene 19/07/2018minha estante
Parabéns por ter conseguido concluir a leitura, eu abandonei. Muito chato mesmo

Igor.Camilo 19/07/2018minha estante
Foi sofrido viu, tá maluco.. Não deu vontade nenhuma de pegar o próximo.

Millene 21/07/2018minha estante
Digo o mesmo. E o filme vc assistiu?

Igor.Camilo 25/07/2018minha estante
Vi, achei legal.. Foi o que me incentivou a ir atrás dos livros! O aniquilação é até legal, mas esse autoridade foi INTRAGÁVEL.

Alynne Scott 15/11/2016

É o que po???
Amei aniquilação; com todos os seus defeitos o livro ainda é bom e envolvente. Autoridade foi o contrário de tudo o que senti pelo primeiro livro.
Com personagens que nem tentando fervorosamente você consegue se identificar ou ser empático. Controle é um trouxa arrogante. Os outros personagens são mal construídos e desenvolvidos.
O ambiente que Jeff tentou criar pro Comando Sul é igual a trama do livro inteiro: não faz o mínimo sentido. A tentativa de ter uma narrativa não linear é totalmente injustificável, não tem motivo e só piora o envolvimento com o livro.
Autoridade não acrescenta em nada à história (se juntar tudo o que serve pra uma TRILOGIA, daria uma página ou duas). É um livro de quase 400 páginas e que poderia facilmente ter 200 ou menos.
Uma falha colossal nessa sequência de livros, vou terminar a trilogia só porque tenho um toc e não consigo abandonar, mas que Zeus me ajude nessa jornada.
O que falar então da revisão da intrínseca que está repleta de erros de revisão e tradução? Pelamordadeusa, ficou dificílimo defender a trilogia.
Gabriel 07/06/2017minha estante
obrigado por esse comentário

Igor.Camilo 19/07/2018minha estante
Livro terrível, terminei e provavelmente vou parar por aqui.

Victor225 02/10/2023minha estante
Pois eu amei hahahaha sim é diferente de Aniquilação, mas eu gostei muito de todo sentimento de conspiração que paira por todo o livro... demorei muito para ler ele por conta do seu comentário haha mas tomei um tombo e amei a Bióloga, o John...

Angel 24/09/2015

Resenha | Autoridade
Os mistérios que circundam a Área X estão afetando cada vez mais os funcionários do Comando Sul, tudo se parece com uma trama incrivelmente elaborada para levar tais pessoas ao seu maior estado de loucura. A cada página nosso mundo se torna um pouco da Área X, e isso só desperta o medo do que pode vir junto com ela.

Em Autoridade, segundo livro da trilogia Comando Sul de Jeff Vandermeer acompanhamos a jornada de Controle, ou John, um homem que foi contratado para saber o que estava ocorrendo dentro do Comando Sul, e quem sabe consertar todos os erros que haviam sido cometidos até ali.

Quando soube como seria esse segundo livro, um medo muito grande atingiu meu coração, pelo simples motivo de que a história continuaria sim de onde parou o primeiro porém a visão mostrada seria a de fora da Área X. A história a ser contada seria a história do Comando Sul, e foi exatamente pra isso que Controle foi criado por Jeff Vandermeer, para nos guiar através dos segredos obscuros que regiam o Comando Sul.

Já nas primeiras páginas do livro, soube que aquele seria tão maravilhoso quanto o primeiro, afinal, a cena inicial era tão impossível que o mistério começou a se instalar a partir dali. Controle, com todo seu treino como analista conseguiu perceber coisas que muitos não haviam enxergado até aquele momento. Talvez porque Controle estivesse chegando naquele momento, e o restante das pessoas já estivesse ali a três décadas.

Por mais que no início fosse praticamente impossível imaginar que o segundo livro fosse superar o primeiro, decididamente ele superou muito a trama de Aniquilação. Isso porque o Comando Sul pode ser tão sombrio e perigoso quanto a Área X.

Tudo que você acha que sabe, todas as teorias que você formou sobre a história podem está erradas, afinal a Área X está se expandindo, a fronteira está tão perto que se não fugirmos rápido o suficiente, começarmos a viver além da fronteira sem nem nos darmos conta disso.

site: http://coracao-de-leitora.blogspot.com.br/2015/09/resenha-autoridade-jeff-vandermeer.html
Isa 12/08/2017minha estante
Tanta gente fala mal dessa trilogia que eu acabo ficando com um puta receio de lê-la. Mas a sinopse me parece tão intrigante... espero gostar tanto quanto você gostou.

Gahcardozo 30/09/2021

Falta de ritmo e enrolação
Corroborando o comentário de vários colegas, esse volume é um grande erro na trilogia. Como estudioso e fã de ficção científica, reconheço o trabalho primoroso do autor em "Aniquilação", mas, aqui, toda a construção sobre a alteridade alienígena fica em segundo plano. Acompanhamos as memórias e sentimentos do bizarro personagem Comando, que é pouco carismático e interessante. Apenas o final vale. Será que o terceiro livro vai redimir? Vou dar mais uma chance
Amanda 21/01/2022minha estante
Eu juro que to empacada nesse livro há uns 3 ou 4 anos. A falta de ritmo é o que melhor descreve mesmo.

giovana 14/10/2018

meh
bem mais ou menos no começo, no meio fica okay e o final é muito bom, só q a tradução do livro é uma bosta. sinceramente, acho q isso prejudicou mt minha fruição da obra.
Isa 23/10/2018minha estante
Concordo. Tradução horrorosa, certas partes não fazem sentido algum.

Patcha 09/05/2023

O livro é ótimo, mas você não vai gostar dele
Assim como a maioria, conheci essa trilogia por conta do filme da Netflix. E talvez esse seja o maior problema de quem vem ler. Se você está esperando uma ficção científica mastigadinha, com sustos envolvendo coisas estranhas, pode se decepcionar bastante. E nesse segundo volume, isso fica ainda mais claro.

Em Autoridade, acompanhamos Controle, o novo diretor do Comando Sul, escalado para desvendar os mistérios da Área X e colocar ordem após o desastre da última expedição.

Não, não obtemos as respostas que queremos, e essa é parte da graça. Essa história é construída aos moldes do terror cósmico, onde a graça é justamente o medo do desconhecido, e como reagimos ao nos depararmos com algo que não entendemos.
A Área X não foi pensada para ser entendida, muito menos explicada. Quanto mais ela avança e mais distorções provoca em nosso mundo, mais vemos o desespero de pessoas que acreditavam serem donas da verdade.

O fato dos personagens serem apáticos ajuda a criar esse clima, uma vez que, assim como o leitor, eles esperam encontrar uma resposta na página seguinte. Quando não encontram o que procuram, se irritam ou enlouquecem.

A escrita do autor contribuí para esse clima de estranheza, com uma narrativa não linear, que muitas vezes te tira do espaço tempo, ainda mais do que os flashbacks do primeiro livro.

No fim das contas, posso dizer que esse livro não foi escrito para qualquer um. Se não acredita em mim, é só ver quantas resenhas não lamentam a falta das respostas que ele nunca se propôs a entregar.
Letícia.Bento. 11/05/2023minha estante
O título da resenha é o melhor kkkk

Lucas 25/04/2020

Inquietante e Fascinante
Este livro é mais sobre burocracia e instâncias de poder que qualquer outra coisa. Devorei em 3 dias. A forma como conduz a trama e deixa de dar informações é incrível.
Você rodopia junto com Controle na narrativa por entre as dezenas de barreiras burocráticas envolvendo ser diretor.
Eu, como advogado, sei das burocracias kafkanianas de um processo, da administração estatal etc. Posso dizer que a frustração é a mesma que ler este livro.
Victor225 02/10/2023minha estante
Exato... eu acho que as pessoas esperavam um livro cheio de coisas malucas e mutações igual o primeiro livro... mas eu amei essa nova carga de realidade que Autoridade trouxe e até mesmo uma onda de conspirações e devaneios ... eu amei muito

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 12/07/2018

Já Li
O Comando Sul que dá nome à trilogia é uma agência secreta que gerencia expedições a uma área da Terra chamada Área X. Nesta área, algum evento bizarro aconteceu, mas ninguém conseguiu obter uma explicação para ele: formou-se uma fronteira invisível, como um campo magnético super potente, e só o Comando Sul possui a fórmula que permite que seres humanos a atravessem. Além disso, a natureza tomou conta do local delimitado pela fronteira, comportando-se de forma atípica e anormal para os padrões terrestres. As pessoas que aceitam participar das expedições se suicidam, assassinam umas às outras ou voltam de lá esvaziadas, sem personalidade e sem sentimentos.

Publicado em 2014, "Autoridade" é centrado no Comando Sul. Se em "Aniquilação" o leitor não possui quase nenhuma informação sobre a agência secreta, este segundo volume tem todo seu enredo ao redor dela e descreve, não apenas suas instalações, como os profissionais que lá trabalham e os processos que utilizam.

Em linhas gerais, o Comando Sul é uma instituição fracassada, que está fadada ao fim e ao controle da Central, que detém o poder e as decisões relevantes sobre a Área X. A credibilidade do Comando Sul decaiu ao longo dos seus trinta anos de existência, pois nenhuma das expedições enviadas fez descobertas sobre a Área X. Suas instalações físicas estão abandonadas, e as pessoas ali trabalham em meio à sujeira, bagunça e depredação. Os próprios profissionais não acreditam mais em suas missões, e tornaram-se apáticos e inúteis.

John Rodriguez, que se autodenomina Controle, foi enviado pela Central para investigar o sumiço da psicóloga. No volume anterior, ela resolve acompanhar a 12ª expedição sem autorização da Central e está desaparecida desde então. As demais integrantes da expedição retornaram, mas no mesmo estado mental alterado e alheio dos homens da 11ª expedição. Só a bióloga parece ter algum resquício de personalidade, mas se recusa a conversar com Controle sobre o que aconteceu na Área X. Ele também enfrenta a resistência de Grace, antiga subordinada da psicóloga que, agora, não quer se subordinar a ele, pois ela acredita que a psicóloga irá voltar.

Aos poucos, Controle encontra diversas pistas, segredos e mistérios sobre a Área X, mas não é capaz de encaixar todas as partes. E é aqui que começa o problema do livro.

Jeff VanderMeer tentou repetir a mesma fórmula narrativa de "Aniquilação" mas, infelizmente, não obteve o mesmo sucesso. Em "Aniquilação", o grande trunfo da estória é a atmosfera misteriosa e incompreensível da Área X, pelo ponto-de-vista da bióloga, e que mantém o leitor preso à trama, querendo entender o que está acontecendo. No entanto, em "Autoridade", a estória não engrena e algo realmente significativo e interessante só acontece nos dois últimos capítulos.

Controle é uma personagem chata, que não tem um arco evolutivo na estória. Ele começa e termina mais ou menos do mesmo jeito. Se o enredo tivesse sido narrado pelo ponto-de-vista de Grace, as coisas seriam mais interessantes. Além disso, VanderMeer solta diversos elementos bizarros ao longo do livro - coelhos brancos, celulares-planta, frases pintadas atrás de portas que dão para paredes - e não há nenhuma amarração entre eles. São só coisas esquisitas jogadas pelo livro, que não fazem sentido e nem tem função.

Por isso, este livro foi uma decepção, ainda mais comparando com o quanto gostei do primeiro. Ainda assim, apenas por causa do último capítulo, pretendo finalizar a leitura da trilogia, na esperança de que a combinação entre Controle e a bióloga o ritmo se recupere.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com/2018/07/ja-li-71-trilogia-comando-sul-vol-2.html
Igor.Camilo 19/07/2018minha estante
Chato demais, esse livro foi uma grande PERDA DE TEMPO.

Portal JuLund 28/12/2015

Autoridade, @intrinseca
Vou dizer pra vocês, eu esperava muito mais desse livro, o primeiro livro acabou de um modo muito decepcionante e eu achei que este supriria ao menos um pouco das dúvidas deixadas no primeiro volume. Me enganei tremendamente, ao invés de termos um pouco mais da Área X, nos deparamos com uma agente que vem para comandar o comando sul, ele precisa entender o que aconteceu com a 12ª expedição.

Seu primeiro dia é interrogando os “sobreviventes” da 12ª expedição que apareceram milagrosamente em locais diferentes. A antiga diretora do Comando Sul foi na última expedição tentando chegar á uma solução para a Área X, a psicologa que condicionava os outros membros á hipnose, “Controle” , o agente designado para comandar o Comando Sul deve desmembrar a vida dela para descobrir tudo o que ela sabia.

Leia resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/autoridade-intrinseca

Gui Campos 26/07/2016

Que?
Livro extremamente chato, muito cansativo que não adicionou NADA pra história construída no primeiro. Perda de tempo, mas agora vou terminar a saga, pelo menos. Achei péssimo.

Fer Kaczynski 07/08/2016

Li Aniquilação, o primeiro livro da trilogia Comando Sul do autor Jeff Vandermeer no ano passado, e pelo final teve muitas resenhas negativas, mas eu particularmente gostei, pois acreditei que nos próximos volumes encontraríamos as respostas pendentes.

No primeiro volume, somos introduzidos na tal Área X, e neste segundo conheceremos o quartel general do Comando Sul, agência secreta do governo que fica na fronteira entre o nosso mundo como conhecemos e a Área X, que é um local estranho sem vestígios de qualquer civilização.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2016/08/resenha-autoridade-jeff-vandermeer.html

Aline T.K.M. | @aline_tkm 02/09/2017

Não tem a mesma pegada de Aniquilação...
Li Aniquilação no início deste ano e me surpreendi: foi um dos livros que mais me aterrorizou na vida! Além disso, já ando ansiosa há um tempo pela adaptação cinematográfica, com Natalie Portman, que chega aos cinemas em 2018. Se você ainda não viu a resenha do livro, corre aqui!

Daí lá fui eu – com uma baita sede ao pote, só para constar – ler Autoridade, o segundo volume da Trilogia Comando Sul, de Jeff Vandermeer. Cheguei neste livro cheia até a alma de perguntas e muito empolgada com o impacto que o livro anterior deixou em mim. Bom, o resultado não foi assim 100% satisfatório...

Em Aniquilação, conhecemos a Área X – uma espécie de reserva misteriosa, cercada por uma fronteira invisível – a partir da experiência da bióloga, em meio à décima segunda expedição ao local organizada pelo Comando Sul, que é uma agência secreta do governo.

Já em Autoridade, nos deparamos com uma nova perspectiva da região e dos mistérios que a envolvem. É que a história agora é protagonizada por John Rodriguez, mais conhecido como Controle, que é contratado para o posto de diretor no Comando Sul – a pessoa que ocupava o cargo anteriormente está desaparecida.

Dentro da organização, que está mergulhada no caos, Controle começa a penetrar os segredos da Área X. Desgastado, estudando relatórios produzidos ao longo de trinta anos e vídeos de antigas expedições, e encarando interrogatórios com a bióloga que parecem não levar a lugar algum, Controle se vê frente a frente com algumas descobertas perturbadoras.

Neste segundo volume da trilogia, a gente começa a descobrir mais sobre o Comando Sul e a perceber que muitas coisas parecem erradas dentro da organização. Alguns funcionários são hostis, outros são bem esquisitos e, ainda, alguns parecem se incomodar com a presença de Controle.

Ao mesmo tempo, Controle está emocionalmente fragilizado, já que também precisa enfrentar algumas verdades que até então desconhecia sobre si mesmo e sua própria vida.

A escrita do Vandermeer continuou me cativando em Autoridade, mas confesso que, diferentemente da leitura do primeiro livro, aqui a coisa aconteceu de forma meio arrastada em diversos momentos. Não consegui me conectar tão profundamente com a história de Controle como me conectei com a da bióloga em Aniquilação. Além disso, os mistérios em torno da Área X só aumentaram – o que é bom, mas eu também esperava encontrar algumas respostas aqui.

Os momentos que mais impulsionam a trama, a meu ver, são aqueles ligados à figura da bióloga. E também, devo ser justa, os capítulos finais elevam os níveis de tensão e o desfecho é digno de deixar qualquer um louco pelo terceiro livro.

Entre trechos arrastados e outros extremamente empolgantes, o balanço geral de Autoridade é, sim, positivo. O fascínio e o horror continuam com tudo, bem como toda a aura bizarra que permeia a história, que é classificada como New Weird Fiction, uma vertente da ficção científica – falei mais sobre essa classificação de gênero lá na resenha de Aniquilação.

Leitura recomendada, mas esteja ciente de que a) a pegada não é a mesma de Aniquilação, não espere por isso, e b) não há respostas muito significativas sobre a Área X.

A coisa boa é que ainda tem o terceiro e último volume da trilogia, Aceitação. Eu continuo na pilha para ler o desfecho da história o quanto antes; a única coisa é que, agora, vou com menos sede ao pote e talvez mais preparada para a possibilidade, ainda que remota, de uma decepção.

LEIA PORQUE
Se você leu Aniquilação, não pode simplesmente não continuar lendo a trilogia, né?! Pelamor... Mas vá com calma e não espere grandes respostas.

Aos fãs de sci-fi, recomendo muito esta trilogia – se é que vocês ainda não leram!

DA EXPERIÊNCIA
Não foi tuuuuudo aquilo que eu esperava. Mas, mesmo assim, a experiência foi superboa, continuo gostando do autor e animada com a trilogia.

FEZ PENSAR
Sigo achando que a trilogia Comando Sul tem tudo para agradar quem curte a série Stranger Things, da Netflix.

Ler Autoridade me fez pensar na relação de amor e ódio que tive com alguns livros e séries. O caso mais memorável, sem dúvida, foi com a trilogia 1Q84, do Haruki Murakami. Tive uma pequena crise com o terceiro livro, mas é uma das obras favoritas da vida.

site: http://www.livrolab.com.br

Rafa 16/11/2017

Uma história de (mais/menos) mistério
Um livro bom, mas não melhor que seu antecessor.
Comando Sul, a agência responsável pelo controle e investigação da Área X, é agora o cenário do segundo volume da trilogia que leva seu nome. Autoridade nos apresenta um protagonista masculino, Controle, que é contratado pra ocupar um alto cargo na agência. O que, conforme a história se desenrola, mostra não ser exatamente verdadeiro. Ele tem de lidar com todos os mistérios envolvendo a expedição de Aniquilação e o desaparecimento (e reaparecimento) de membros da mesma, além dos mistérios que cercam a própria agência. Ele se envolve em um árduo trabalho de organização de informações que apesar de cobrada por seus superiores parece ser constantemente atrapalhada.

A despeito do ritmo envolvente de Aniquilação, Autoridade chega sugerindo possuir muito mais informações e se desenvolve com maior lentidão, mas a sensação no final é de que os leitores foram, assim como as pessoas enviadas nas expedições a Área X, mantidos no escuro.

Outra diferença com relação ao livro anterior é que agora nós temos o uso dos nomes próprios e mais informações pessoais a respeito dos personagens.
Comparando os dois volumes, o segundo é mais como um romance de mistério tradicional, enquanto o primeiro carrega uma maior originalidade. A principal função esperada de Autoridade, revelar os mistérios de Aniquilação, não é totalmente suprida, deixando mais uma vez para o livro subsequente.

Debacker 18/01/2018

Incrivelmente melhor que Aniquilação
Não me entendam mal, eu dei 5 estrelas para Aniquilação, mas Autoridade mereceu as 5 estrelas e ser favoritado. Apesar dos 2 livros tratarem do mesmo assunto, sendo continuidade um do outro, é como se fossem 2 escritores diferentes fazendo visões diferentes, porque enquanto Aniquilação tem um ar de ação e terror, este foca mais num romance policial com suspense que vai crescendo a cada página. Me senti angustiado lendo cada página, querendo saber mais e mais. Ele sabe ser um ótimo livro de transição, responder algumas perguntas e deixar muitas mais para o fim da trilogia. Estou só aguardando Aceitação chegar para terminar essa saga maravilhosa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6