Autoridade Jeff VanderMeer

Resenhas - Autoridade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Natie Porto 10/09/2016

Chato!
Muito cansativo, não é linear o que o torna uma verdadeira confusão!
Não responde e nem agrega praticamente nada do/no primeiro livro!

Somente no final (nas últimas 5 páginas) temos o desenrolar da história, o resto do livro é pura enrolação, muitos detalhes da cor do céu, da textura do asfalto, do que foi comido no almoço... Bem desnecessário mesmo!

Fer Kaczynski 07/08/2016

Li Aniquilação, o primeiro livro da trilogia Comando Sul do autor Jeff Vandermeer no ano passado, e pelo final teve muitas resenhas negativas, mas eu particularmente gostei, pois acreditei que nos próximos volumes encontraríamos as respostas pendentes.

No primeiro volume, somos introduzidos na tal Área X, e neste segundo conheceremos o quartel general do Comando Sul, agência secreta do governo que fica na fronteira entre o nosso mundo como conhecemos e a Área X, que é um local estranho sem vestígios de qualquer civilização.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2016/08/resenha-autoridade-jeff-vandermeer.html

Saulo Barreto 06/08/2018

Os Mistérios Continuam
Na continuação da Trilogia do Comando do Sul, temos a inserção de novos e bem desenvolvidos personagens que agregam e muito aos mistérios da Área X. A presença constante da mãe de Controle e da Voz em sua vida é algo que me fez pensar bastante sobre a influência externa sobre nossa carreira.
Mais uma vez, o final do livro nos deixa aquela curiosidade do que acontecerá na sequência, pois não deixa nenhuma pista do que acontecerá de fato.

Elizandra 23/06/2017

O segundo livro da trilogia foi completamente diferente do primeiro que li de forma alucinada. Este livro teve um leitura lenta e arrastada o ar de mistério ficou muito a desejar.

MF (Blog Terminei de Ler) 28/10/2018

Enfadonho e mal desenvolvido
Nota inicial: Eu fiz a resenha para os outros dois volumes dessa trilogia.

"Autoridade", segundo livro da trilogia "Comando Sul", escrito pelo estadunidense Jeff VanderMeer. Trata-se uma obra da chamada "New Weird", subgênero literário que unifica elementos do Horror, da Fantasia e da Ficção Científica, causando um certo estranhamento proposital no leitor.

Na história, após os acontecimentos ocorridos com a décima segunda expedição, o Governo envia para o Comando Sul um novo responsável, cujo pseudônimo é "Controle". Ele tem como objetivo investigar o desaparecimento da Psicóloga, entrevistar a Bióloga, que retornou da missão em condições estranhas, e, por fim, tentar decifrar a origem do fenômeno conhecido como "Área X".

Ao contrário do primeiro volume, a narração aqui é em terceira pessoa. E, da mesma forma, todas as qualidades que o primeiro volume tinham, aqui estão diminuídas ou até inexistentes em diversos momentos. Há o estranhamento e certo suspense, mas em quantidade tão tênue que, a leitura que deveria ser fluída (como em "Aniquilação") torna-se rapidamente enfadonha.

Além da narrativa pobre e desinteressante, os personagens acabam padecendo da falta de empatia do leitor. Controle é um personagem que se mostra covarde, egoísta e irresponsável, em diversos momentos. Deve ser por isso que os demais personagens não lidam bem com ele. Falta desenvolvimento dos personagens como, por exemplo, Grace e Witby, cujas atitudes são, por vezes, obscuras, não por mérito literário, mas por fraqueza da narrativa.

E, tal como disse na resenha de "Aniquilação". Esse livro evidencia mais um pouco minha tese que, em trilogias, o segundo volume costuma ser uma encheção de linguiça. "Autoridade" não agrega absolutamente nada ao primeiro volume. Trata-se de uma leitura chata, arrastada e mal desenvolvida, que só toma certo fôlego próximo de seu final, o que é muito pouco para mim.

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2018/12/11/trilogia-comando-sul-aniquilacao-autoridade-aceitacao-jeff-vandermeer/

Carlos.Cesar 28/01/2019

Chato
Depois de um Aniquilação maravilhoso vem essa continuação triste e sem sal, sinceramente o autor usa da boa escrita pra enrolar e nada mais. Apenas do meio pro final que as coisas melhoram e então temos um desfecho espetacular, mil vezes melhor que o de Aceitação.

Mauricio 07/01/2020

Um teste
Autoridade é um teste de paciência para o leitor. Um livro arrastado, cheios de nadas e conversas estranhas que não levam a lugar nenhum. Os personagens de Aniquilação ficam para trás e somos apresentados aos burocratas do Comando Sul e seus agentes de campo incompetentes.
A certo ponto da leitura eu imaginei que esse livro foi uma espécie de aposta do Van der Meer, algo como "vamos ver quantas páginas conseguimos preencher com linguiça".
O último quarto do livro melhora, mas ainda é apenas regular.
O outro expoente da New Weird, China Miéville, também escreve mais do que o necessário, mas sua prolixia é elegante e original, o Jefferson é apenas mais do mesmo.
Só terminei a leitura graças à Alexa, que leu para mim no carro, pois já tinha abandonado.
Agora é ver se melhora a coisa no terceiro volume da série.

Alexandre Torres 03/02/2020

Inferior ao primeiro
No segundo volume, Jeff tenta explicar melhor seu universo, acompanhando um novo personagem principal. O foco agora é fora da Área X, em um terror mais corporativo. Os elementos bizarros do primeiro livro permanecem, mas não há a mesma urgência. Tem muita descrição de personagem que tenta estabelecer o novo protagonista como alguém importante, mas a verdade é que eu não tive a mínima simpatia por ele.

Sarah 21/02/2020

eu não gosto de personagem burro não viu victor hugo
Senti muita falta de alguns elementos do primeiro livro, a urgência, a ideia de que você não sabe o que está acontecendo, mas ainda assim, você sente que as coisas estão acontecendo, que a trama está se movimentando. Esse livro, considerando que é o segundo volume, deveria oferecer mais respostas do que o primeiro, mas tudo que ele faz é andar em círculos e permanecer enrolando tudo e todos, como se nós já não soubéssemos o básico sobre a Área X. Toda a ideia de "o que a diretora queria e como ela se planejou pra isso" tinha uma boa premissa, uma ideia de que no final ela sempre soube o que estava fazendo e que é trabalho deles descobrir o que era, mas enrolam tanto que nada acontece e não se chega a conclusão alguma.

E só para deixar claro o título: eu li sobre a foto do faroleiro e matei a charada na hora, por isso me irritou tanto terem "segurado" a informação até o final, sendo que era óbvio desde o começo. Tinha um potencial imenso para distribuir informações, mas tudo que fez foi entregar acontecimentos aleatórios e utilizar as últimas 15 páginas para resolver um "conflito amoroso" super forçado.

Alessandro Heverton 06/03/2020

Complementa a história inicial de maneira notável, apesar de ter uma cadência mais lenta.

Manu 05/04/2020

É bom
Este volume vai ser diferente do primeiro em gênero, linguagem, ritmo, voz... E isso não o faz pior nem melhor, o faz diferente.
Lendo algumas resenhas eu percebo que o maior problema das pessoas é de entrar em um livro esperando algo específico. Esperando que o livro tenha sido escrito, de uma forma egocêntrica, para o deleite pessoal delas. Eu desconfio muito de obras feitas para agradar a todo mundo. Bem, não é o caso deste livro.
Aqui a história começa com um ritmo bem diferente de Aniquilação. Este volume vai aprofundar bastante na história do Comando Sul (que não por acaso é o nome da série) e a história do faroleiro.
O enredo vai ter uma complexidade maior, e também vai divagar por assuntos que parecem pouco importantes (uma vez que estamos na perspectiva de Controle, um agente super manipulado tentando entender o que está acontecendo). Pode, pra muita gente, parecer perda de tempo ou confuso. Por isso entendo que este seja um livro que, ou você gostou ou odiou.
Confesso que me dói um pouco tanta gente ter odiado. É um livro bom, mas não adianta entrar nele esperando que ele te satisfaça, como se fosse um fastfood entregando rapidamente seu pedido.
É um romance intermediário de uma trilogia, não vai te dar tantas respostas, mas vai sim aprofundar e esclarecer melhor o universo.
Eu achei instigante e me deu vontade de terminar a trilogia. Espero que você também possa ter uma boa experiência. E quem sabe no final, também "salte" de cabeça.

Leo Lee 25/07/2016

Bem vindos ao Comando Sul
A decima segunda expedição foi um desastre e Controle é chamado para resolver os problemas do Comando Sul. Caindo de paraquedas, Controle não tem a mínima noção dos perigos e mistérios que vivem na área X, e pouca gente parece afim de cooperar. Quanto mais ele sabe sobre a área X, mais confuso os fatos ficam.
Com uma narrativa diferente do primeiro livro "Autoridade" vem com a promessa de nós esclarecer as coisas sobre a área X, mas ao terminamos o livro ficamos atolados de mais questionamentos. De um modo muito eficaz, Jeff Vandermeer no faz mergulhar em todos os mistérios da área X e Comando Sul, a ponto de ficarmos criando teorias enquanto estamos lendo. A única crítica é que em certos momentos a leitura era mais densa e lenta, as coisas demoram um bocado pra deslanchar, até mesmo porque o autor estava nos apresentando todo um cenário novo e diferente do primeiro livro.

Jana 28/04/2020

Autoridade
O primeiro livro já não foi muito bom, mas esse com certeza deixou a desejar muito. Perdi completamente o interesse na saga.

Raul43 01/05/2020

Autoridade
Segundo livro da trilogia comando Sul, como o primeiro livro esse levanta muitas dúvidas e quase nada é explicado, acompanhamos controle que se torna diretor da organização comando sul. Essa organização está em decadência por estar estudando a 30 anos a área X e não conseguir resultados.

Thays 02/05/2020

No caminho para a aceitação
Eu já entendi que essa trilogia não propõe dar respostas sobre nada, apenas levanta um monte de questionamentos, e, aceitando esse fato, fica muito mais fácil se apaixonar por essa estória. Apaixonar talvez seja a palavra errada, porque o tanto de pavor que senti lendo esse livro de madrugada...

É uma premissa tão bizarra que a falta de correspondência com uma coisa real dá um medo danado que vem acompanhado com uma curiosidade enorme também.

Já estou seguindo para a leitura de Aceitação, e se as respostas não vierem, ficarei satisfeita mesmo assim porque isso talvez fosse exatamente o que aconteceria se a Área X fosse real.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6