Autoridade

Resenhas - Autoridade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mez 12/10/2021

A continuação que introduz
Após um tempo reunindo dinheiro para comprar este livro, tive uma surpresa. Autoridade (2015) não era um diário, ou um conjunto de diários, nem ao menos era em primeira pessoa. Agora eu estava indo rumo ao Comando Sul, observando Controle assumir seu posto de diretor interino. A história se passa após os eventos narrados em Aniquilação (2014), mas perde um pouco dos mistérios quando já descobrimos certas coisas no livro anterior, mas esse detalhe é ínfimo diante das outras coisas que descobrimos, uma delas é que a Bióloga não estava totalmente certa... Também temos a grata surpresa de mais teorias a partir de outras áreas científicas que não a da biologia. Inclusive, talvez eu tenha minha prórpia teoria, vinda a partir de Régis Debray, que suponho talvez ser uma leitura de Vandermeer, mas isso é papo para outro momento em um encontro de fãs doidos por essa trilogia primorosa. E isso é tudo que posso escrever. A Área X se mostra instável, e não sei se ela virá atrás de mim.

Gahcardozo 30/09/2021

Falta de ritmo e enrolação
Corroborando o comentário de vários colegas, esse volume é um grande erro na trilogia. Como estudioso e fã de ficção científica, reconheço o trabalho primoroso do autor em "Aniquilação", mas, aqui, toda a construção sobre a alteridade alienígena fica em segundo plano. Acompanhamos as memórias e sentimentos do bizarro personagem Comando, que é pouco carismático e interessante. Apenas o final vale. Será que o terceiro livro vai redimir? Vou dar mais uma chance
Amanda 21/01/2022minha estante
Eu juro que to empacada nesse livro há uns 3 ou 4 anos. A falta de ritmo é o que melhor descreve mesmo.

Schrodingers 14/08/2021

Fiquei um pouco decepcionada
Talvez dizer que fiquei "um pouco" seja eufemismo. Eu gostei muito do primeiro livro e esperava muito do resto da trilogia Comando Sul. Acontece que o segundo livro, Autoridade, é extremamente lento e em vários momentos pensei em desistir da leitura por causa disso. Parece que tô lendo coisa com coisa e no final o que tá escrito não desperta interesse no leitor. Vou ler o terceiro livro pra ver se algo muda e me prende, e também porque faço de tudo pra não largar uma série na metade. Enfim, é isso, três estrelas me parece justo.

Duda 06/07/2021

O segundo livro da trilogia é um ta to quanto monótono, o que acontece em dias dá a impressão que dura meses? Exceto nos últimos capítulos, o que realmente torna a história interessante e faz a ligação com o primeiro livro.

sassenach 03/07/2021

um dos meus universos fictícios preferido, gostaria que as pessoas dessem mais crédito pra essa história, apesar de ter achado o desenvolvimento desse segundo volume lento e não ter me apegado tanto ao personagem principal, ter voltado pra bióloga e pra anomalia e ver as duas se expandindo e engolindo tudo em seu caminho foi sensacional, mal posso esperar pra ler o terceiro

maria 06/05/2021

quem tem a autoridade?
"Autoridade" é o segundo livro da trilogia Comando Sul e confesso que esperava algo diferente. A história apresenta John Rodriguez, apelidado de Controle, o qual foi escalado para diretor do Comando Sul após o fim da décima segunda expedição, que já foi retratada no primeiro livro.
Ao longo do enredo, Controle tenta encontrar respostas para as interrogações relacionadas à Área X, porém, quanto mais ele avança, mais dúvidas e mistérios surgem, não só sobre essa área, mas também sobre o próprio Comando Sul, a Central, a antiga diretora, etc.
Bom, eu não morri de amores pela história de Vandermeer, apesar da escrita ser meio aterrorizante em algumas partes ksksksksk. Acho que recomendaria esse livro pra quem realmente quer continuar a trilogia, é paciente e tenha consciência de que várias perguntas não serão respondidas :/
Enfim, se alguém ler isso, perdoa o textão ruim ksksk e espero que você possa ler livros incríveis :)

Malle 20/04/2021

Perdi o Controle nesse livro.
*Essa avaliação não tem nenhum caráter técnico ou sério. São somente as impressões de alguém que gastou dinheiro com um livro e... é só isso mesmo.*

Um breve resumo sem spoilers: a esmagadora maioria dos acontecimentos ocorrem dentro do Comando Sul, o posto do governo responsável pela monitoração e investigação da Área X. John Rodriguez é o novo diretor de tal posto e é responsável por analisar as consequências geradas pela décima segunda expedição do qual acompanhamos em Aniquilação. É claro que nada é tão fácil e John logo encontra diversos obstáculos e pessoas dispostas a deixar tudo um pouco mais complicado.

Agora, vamos a avaliação.

Autoridade é um livro que testa os limites da mente humana.

Não porque é bom ou interessante de verdade, mas porque a todos os momentos, é repleto de fillers e detalhes, que postos em contraste com a descrição deAniquilação, não adicionam em nada. Já dizia aquele cara russo, o sr. Anton Chekhov (em minhas palavras): "se você menciona um rifle pendurado na parede no primeiro capítulo, é bom que ele venha a ser usado em algum momento."

Eu só sei que ler umas 3/4 páginas sobre um cara tirando uma vespa do pescoço de uma mulher deixa qualquer um ensandecido. Bem provável que tenha uma metáfora aí que passou voando pela minha cabeça (perdão, sou neurodivergente e isso costuma passar mesmo), mas meu amigo... pra que tantas páginas sobre isso?

Portanto, se você gostou de Aniquilação e acha que esse livro vai ser parecido, pode ir esquecendo. É longo demais para tanta coisa desnecessária (eu juro que pulei vários trechos), o personagem principal é bem sem graça e o desenrolar de verdade da história ocorre mais ou menos nas últimas 150 páginas.

150 páginas que eu ainda não sei se valeram a pena esperar por elas, mesmo sendo muito mais legais do que o livro em um todo.

Dou 2 estrelas quando na verdade merecia somente uma, mas achei a capa muito legal então ganhou uma de brinde.

Rafael 02/04/2021

Mudando o ponto de vista, na segunda parte desta série temos oportunidade de conhecer a Southern Reach mais de perto. Diferente do primeiro livro, este é narrado em terceira pessoa mas ainda assim faz um bom trabalho ao nos passar a sensação de desorientação frente a incapacidade do observador de compreender a Área X.

Maykon 23/01/2021

Início confuso, mas bom final.
Após ler Aniquilação iniciei Autoridade, mas meio arrastado e confuso. Não estava conseguindo me conectar com a história anterior. O início do livro pareceu desconexo como continuação, mas do meio para o final, a história deslanchou fazendo as conexões que me fizeram gostar do primeiro e também do segundo. Pronto para o Aceitação, e finalizar a saga.

Thiago 18/01/2021

A verdade é que achei o livro bem chato a grande maioria do tempo e só vai ficar bom realmente no último capítulo e na hora que agt pega um gosto pela história, o livro acaba.

marceloboemeke 11/01/2021

Um ângulo diferente de um mundo estranho
Não entendo porque tantas pessoas não gostam desse livro! Penso que é uma continuação sensata e esclarecedora do primeiro.
Sim, é cheio de questionamentos, e sim, ele responde muito poucos. Mas essa é a intenção dessa trilogia! Seu foco é no incompreensível. O objetivo, ao ler, é desfrutar da estranheza desse lugar e dos acontecimentos envolvendo ele.

malunapsico 27/11/2020

Nem razoável
Queria dar 2 ou 2.5, mas não seria honesta em relação a minha leitura.

Não gostei do protagonista, achei o livro extremamente arrastado e com pouca evolução em relação a trama.

Se fosse menor, abordasse mais aspectos da trama e o personagem Controle não fosse tão deságradavel (ao meu ver, claro) acredito que gostaria muito mais da leitura.

Já comecei o terceiro livro e me sinto aliviada por não se passar completamente na perspectiva dele como no segundo livro.

Maria Clara 16/11/2020

Anticlimático
Bastante anticlimático em relação a narrativa que foi construída no primeiro livro - Aniquilação li rapidamente, enquanto Autoridade demorei mais que o necessário - mas ao mesmo tempo, não deixa de ser uma escolha interessante do autor em optar por mostrar a outra face da moeda, ou seja, o lado governamental diante de uma investigação de algo tão misterioso; me fez lembrar o maravilho filme Shin Gojira do Hideaki Anno (com as devidas proporções) ao mostrar o lado burocrático diante de uma catástrofe que vai além da percepção convencional humana.
Porém ao contrário do filme mencionado, acredito que o livro não funciona tão bem, é bastante lento e não traz tantas respostas (e tudo bem), e me decepcionou ao saber que o terceiro livro é uma espécie de compilado de narrativas, que revela os mistérios, como se na pressa o autor não pudesse elaborar uma narrativa una e jogasse várias só para terminar o que já foi feito, uma pena.

Thamiris 09/11/2020

Não vou dizer que foi ruim. Eu realmente espera mais do livro, apesar de preencher algumas lacunas deixadas por aniquilação, ele foi um livro muito raso. É um livro muito lento e as coisas demoram muito pra acontecer. O final foi mais fluído. Espero q aceitação consiga suprir o que não teve em autoridade.

Thay 01/11/2020

Obrigada pra ganhar medalha
Então... achei o livro muito desgastante com assuntos desnecessários, as vezes saia um pouco fora de foco, bem entediante, coisas sem sentido ..

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6