A arte da guerra

A arte da guerra Sun Tzu

Resenhas - A Arte da Guerra

freirecristiane 12/02/2021

Um livro sobre táticas de guerra
Um livro sobre táticas de guerra e apenas isso. Sempre ouvi falar neste livro como algo utilizado no mundo corporativo e ou nos esportes como táticas para a vitória. Para os esportes há algum sentido, mas além disso e de exércitos, tem que fazer um esforço muito grande pra aplicar em outras áreas.
É um bom livro histórico.
Leonardo 18/02/2021minha estante
O livro é ótimo no que ele se propõe. Ele nunca se propôs a ser um livro pra ser utilizado no mundo corporativo ou nos esportes.
Você foi simplesmente enganado pela publicidade. Pesquise sobre o livro, e não acredite em publicidade.
O nome do livro é A arte da guerra. Você achou que fosse sobre o que???

freirecristiane 18/02/2021minha estante
Eu quis ler pra saber por que pessoas fora do mundo bélico se utilizavam de um livro sobre guerra. Eu não fui enganada por publicidade nenhuma e a minha conclusão foi justamente de que não tem nada a ver. Acalme seu coraçãozinho.

Suzana 30/07/2020

O Coach do período a.C.
Gostei da leitura, fácil, fluida e curta. Acredito que o livro foi essencial pra sua época, não é um livro que eu recomendaria pois traz ensinamentos simples e do cotidiano que podem ser aprendidos com as experiências que a vida nos apresenta.
Sales15 30/07/2020minha estante
eu acho q o interessante desse livro é procurar e refletir o quanto nossa sociedade é influenciada por esses ensinamentos direta e/ou indiretamente.

Suzana 30/07/2020minha estante
tens razão, é interessante. pra mim foi uma leitura de conhecimento, conhecer o livro e entender o porquê que falam tanto dele, mas pensando de modo geral, não faria diferença se eu não tivesse lido.

Arabe Sol 17/11/2021

Péssimo
Odiei.... cara, sinceramente não sei como alguém consegue ler este livro e afirmar que aplica no dia a dia.
Esse livro serve única e exclusivamente para batalhas travadas por exércitos, guerras, talvez brigas de gangues, facções ou sei lá.....
O ser que aplicar isso no seu dia, seja na pessoal ou profissional vai se tornar um falso, manipulador, egocêntrico, babaca, que usa pessoas, faz terror psicológico e fode com todos ao seu redor visando somente o bem próprio.
Não me admira uma pessoa ter citado esse livro pra mim uma vez. Realmente se encaixa no perfil.
Odiei.... nao serve para quem não se enquadra em realidades de combate!!!!
Jéssica 29/11/2021minha estante
Resumiu tudo que penso sobre esse livro, li faz alguns anos e fiquei sem acreditar como tem gente que recomenda os conselhos desse livro para serem aplicados no dia a dia. Aplicar os conselhos desse livro nos relacionamentos e usá-lo como guia de vida para de atingir objetivos pessoais é no mínimo absurdo.

Arabe Sol 29/11/2021minha estante
Ai nem me fala... e pior é que recebi ataques inbox me mandando "aprender a ler".... acredita

Dani 17/06/2023

O livro que li não encontrei no app. Tem como título: A arte da guerra para empreendedores de MarkSmith. O autor pegou cada tópico de Sun Tzu e o transcreveu para o mundo dos negócios. Possui pontos de vista interessantes e contou com exemplos de pessoas que passaram pela situação e venceram. No final de cada tópico, apresentava um resumo e depois colocava o texto original!
Leitura interessante!
Amanda.Verti 17/06/2023minha estante
Oii, se você não encontrar o livro que leu pode adicionar ele no skoob, se eu não me engano só da para fazer isso no site. Eu fiz isso com a versão da bíblia que estou lendo que também não encontrei

Dani 17/06/2023minha estante
Nossa que legal! Obrigada! Vou tentar?

luananunes.s 22/05/2020

"Em situações de desespero, é preciso lutar"
A arte da guerra é um livro histórico milenar. Raro, útil, preciso. Lê-lo é como realizar um curso de proteção, de como coordenar uma guerra, de como vence-la. Claro que podemos usar essas táticas de guerra como metáforas para as "guerras da vida". Absorva o máximo, estude-o, líderes brigaram por este livro.
Michel.sts 22/05/2020minha estante
"A maior vitória é aquela que não precisa ser guerreada"

Lhe recomendo a leitura de "O príncipe" de Nicolau Maquiavel, é rico em estratégias de guerra e principado.

luananunes.s 22/05/2020minha estante
Vou pesquisar melhor, obrigadaa

Lubis 15/02/2021

Esperava muito mais.
Queria saber quem deu o título de livro que DEVE SER LIDO ANTES DE MORRER.
Gente, sério... Nada demais e as últimas partes eu fiz leitura dinâmica.
Decepcionada real.
Existem coisas legais e boas que são ensinadas, mas nada para top livros da vida não.
Façam um balanço de expectativas antes de iniciar a leitura. =]
Gusmão 17/02/2021minha estante
eu estou quase acabando, e a desgosto que sinto lendo esse livro é outro nível, sempre ouvi isso também de ser uma dos livros pra ler antes de morrer mas preferia morrer sem ter lido kkkkkk brincadeiras à parte, só estou acabando pq ele é pequeno e não quero parar pela metade.

Leonardo 18/02/2021minha estante
Quem dá esses títulos, é quem quer vender o livro obviamente. Sensacionalismo. Se você não vai com a intenção de le-lo pra seu propósito e pegar os ensinamentos, então não vai pegar nada. Você só vai ver o que está apto e preparado pra ver.
Ps. Não to dizendo que tem uma lei superior que rege isso, é apenas você.
Olha musashi: o livro dos 5 anéis por exemplo. O anúncio de venda e resenhas dizem que é um livro pra dominar os negócios e mundo empresarial. Mas não tem nada a ver com isso, nem foi escrito pra isso. Você não pode querer ler um livro de uma área tentando colocar a ótica de outra.

Sara Férrer 12/01/2022

Livro confuso
Sempre tive vontade de ler esse livro, e quando finalmente peguei para ler, NAO ENTENDI NADA.
O livro é MT confuso e não explica nada, você até entende o conceito geral das dicas que ele dá, mas não entendi o porquê de ser tão famoso.
Talvez um dia eu tente ler denovo .
Canoff 05/05/2023minha estante
Sara,

Se me permite, o livro é famoso pelo contexto em que foi escrito. O Sun Tzu é um pseudônimo para um líder que, até hoje, ninguém sabe seu nome verdadeiro. Ademais, o livro é famoso por ter dicas bélicas que podem ser adaptadas à rotina.

Sara Férrer 05/05/2023minha estante
Ah obrigada por contextualizar melhor, apesar de ainda não entender a exaltação em cima da obra nos dias atuais.

Janaina.Vidal 12/04/2021

Lições úteis
Meu primeiro áudiobook... A princípio, achei estranho ter alguém narrando o livro para mim. Mas, passado os minutos, conseguir me adequar. O livro é basicamente um manual para a guerra. Alguns ensinamentos são bem apropriados para nossas "batalhas" diárias. Um ponto muito bom do áudiobook é que, você pode o fazer junto com outra tarefa do dia a dia, tornando eficiente o uso do tempo. O ponto negativo é que, se você estiver ouvindo e limpando a casa por exemplo, fica um pouco complicado você anotar alguns pontos importantes do livro rsrsrs
Lalá 13/04/2021minha estante
Não consigo me concentrar com audiobooks, eu viajo e me perco ?

Janaina.Vidal 13/04/2021minha estante
Realmente precisa de um tempo para se concentrar rsrsrs

Lizzy 01/12/2021

Papo cabeça
o livro não é muito do meu gosto, li ele pra o rory gilmore challenge,mas achei útil pro meu dia a dia pra saber manter mais a calma e talz
Juba 24/12/2021minha estante
A rory me paga

Lizzy 24/12/2021minha estante
exatamente ?

Patricia Pietro 26/03/2017

Livro superestimado
Não entendi e nunca vou entender porque as pessoas veneram tanto esse livro.

A maioria dos capítulos se resume em ensinamentos sobre como comandar um exército, como criar estratégias de combate, como reconhecer um terreno e posicionar seus homens de maneira a levá-los à vitória, táticas, manobras e espionagem durante uma guerra. Contudo, pouco ou quase nada do antigo "estilo" de combate está presente no século 21. O exército hoje utiliza armas nucleares, bombas e tanques de guerra, não bigas e cavalos. Porquê então colocar na sinopse do livro que este antigo "tratado militar" permanece atual?

Além disso, muito se fala sobre a utilidade deste livro no mundo dos negócios e da vida profissional. Eu mesma só li por indicação de uma professora na faculdade. Contudo, apenas uma ou outra frase pode ser aproveitada (e eu digo frase porque as lições são curtas mesmo e quase nada explicativas). Portanto, não acredito que este livro se estenda a alguma outra área que não essencialmente à militar.
Felipe.Silva 06/06/2017minha estante
Bom, devo confessar que também esperava mais do livro, algumas coisas ficaram implícitas para mim ainda. Porém devo ressaltar que você não deva ter entendido algumas coisas, ainda mais sobre os posicionamentos do grupamento. Se der a chance de lê-lo novamente, tente o ler com calma e colocando os ensinamentos em alguma area da sua vida, vai ficar mais explícitos para você onde ele deseja chegar e como aplicar em sua area os ensinamentos de sunzi. Espero ter ajudado.

Jéssica 29/04/2018minha estante
E acrescento mais, é um livro que ensina a arte da dissimulação, conquista dos objetivos custe o que custar, não importa se terá de trair ou passar por cima dos outros. Achar esse tipo de coisa necessária e indispensável como vejo alguns dizendo, ou eles não entenderam de verdade o que leram e só estão tentando ser "cult" ou fica pergunta: "que tipo de ser humano é este?".

Mav 13/01/2011

Análise Estratégica
Linguagem extremamente difícil, não é adaptado à linguagem moderna, o que faz com que os significados e aprendizados se percam durante a leitura.
Marcos 27/03/2011minha estante
Maverick, lemos o memso livro? Achei completamente diferente.

A linguagem super atual, fácil leitura. Li a edição 2010.

Mav 28/03/2011minha estante
Não,

Porque eu li este livro há 5 anos atrás.
O livro que você leu tem a mesma capa que esta mostrando aqui?

Tiago Doreia 30/05/2021

Para guerras armadas e guerras mentais
A arte da arte da guerra de Sun Tzu é uma obra que se eternizou entre a literatura obrigatória para qualquer general, estrategista ou líder militar. E na ausência de guerras entre nações nos dias atuais, por que não para nós mesmos, na eterna guerra em que vivemos a fim de alcançar os objetivos da nossa jornada na terra?!
É isso que Sun Tzu vem nos ensinar.

Um guia geral, com teorias e conceitos iniciais sobre estratégia, mas absolutamente valioso para aprendermos todas as regras e suas respectivas aplicabilidades. Achei perfeito como uma obra inicial para alguém que deseja se aprofundar no assunto.

Grande parte do livro trata sobre a importância de evitar o conflito armado em si, ou seja, evitar o gasto de energia, os custos e os prejuízos que este causará, mas ao invés disso, se planejar e preparar a fim de conquistar a vitória sem a necessidade da batalha (o que ele chamou de vitória completa), ou quando for estritamente necessário.

O autor explica perfeitamente bem sobre a regra do uso da força. Utilizar a força do ímpeto a seu favor, trabalhar e explorar (de maneira saudável) as virtudes e talentos de cada guerreiro (ou as suas próprias) com o objetivo de otimizar seu exército e torná-lo invencível.

Muitos são os conceitos explicados no livro, como os da ortodoxia, heterodoxia, o conceito do uso do fogo, uso de terrenos (físicos ou situacionais) dentro outros que merecem ser aprofundados e estudos com muita atenção.

Livro espetacular, merece um espacinho em todas as estantes, pelo valor agregado de conhecimento que ele possui. Recomendo fortemente a leitura.
Cintia_.Silva 30/05/2021minha estante
Parabéns pela resenha!

Tiago Doreia 31/05/2021minha estante
Muito obrigado!

Iara.Antunes 27/02/2018

A arte da Guerra retrata conselhos sobre como vencer várias batalhas até sair vitorioso , estrategias, aprendizados o que acontece com os erros e como lideres não preparados ao comandam podem terminar com suas tropas. A narrativa bem histórica em itens que se completam.
Mathias.Weirich 28/02/2018minha estante
Apesar do livro ser um ícone para administradores em geral, achei o livro muito mal escrito, a forma com que foi escrito parece-me horrível.

Mas realmente o livro é um livro histórico e traz um conteúdo que muito agrega

Iara.Antunes 28/02/2018minha estante
Verdade!

Geane.Gouvea 22/10/2017

Estratégia de negociação.
Uma leitura que particularmente denomino como essencial porém me questiono quem aplica esses ensinamentos de estratégia nos dias de hoje?! Se não tivesse que ler por causa do curso de logística, onde se estudava estratégias de negociação, diante de tantos que tenho vontade de ler, esse não seria uma escolha, até porque analiso como uma descrição repetitiva e complexa.
Lucas.Hoffmann 13/11/2017minha estante
Este livro é, primeiramente uma coletânea de ensaios filosóficos, que tem em sua composição uma forma diferente de escrita, por isso acaba sendo confundido como um 'ensaio de guerra' quando na verdade vai muito além disso. A leitura pode parecer confusa e/ou repetitiva, mas isso dá-se ao modo como fora escrito, não só esse como a maioria dos livros/textos de filosofia chinesa, uma escrita poética estruturada em versos. Quando traduzidos então levam a essa confusão, que na verdade é uma barreira linguística.

Geane.Gouvea 16/11/2017minha estante
Pelo seu comentário, certamente da mais estrelas que eu a esse livro rsrs O parecer chato com descrição repetitiva e complexa não tira dele sua essência, é algo que ou gostam e releem; ou não gostam... E tem os que não tem como fugir, igual eu, que teve que ler didaticamente!

Gustavo494 02/02/2021

Os magestosos ensinamentos do mestre Sun Tzu
Sinceramente foi um dos livros mais chatos que já li, não que o livro seja ruim, de jeito nenhum, como desenvolvimento pessoal, dependendo da pessoa, pode ser aplicado em diversas áreas da sua vida, tanto pessoal quanto profissional. Mas, no geral, ele seria muito mais útil se estivessemos na idade média e fôssemos generais de guerra.
Polyana.Sousa 02/02/2021minha estante
Kkkkkk eh, eu nao consegui ir ate o fim com ele

Gustavo494 02/02/2021minha estante
Kkkkkkkk sorte q ele eh bem curtinho