O Dragão de Gelo

George R. R. Martin

Resenhas - O Dragão de Gelo

Jeane 15/11/2022

Leitura rápida e agradável
Livro curtinho para quem, assim como eu, quer matar um pouquinho da saudade das terras do norte e da escrita maravilhosa do George Martin.
Recomendo a leitura!

Nailan 27/02/2020

Uma história medieval rápida
Foi minha primeira experiência com a escrita de George R. R. Martin e foi interessante. Eu imaginava uma escrita mais formal, com muitas descrições e etc., mas foi bem fluído e direto o que eu gostei! A história é intrigante e crua ao apresentar os fatos da personagem, sendo algo bem característico das tramas medievais. Eu achei a história bem construída e rápida, mas me parece que, de algum modo, já vi enredos parecidas antes.

jhullia 16/11/2022

livro curtinha e gostosinho, achei que foi uma boa introdução para mim que nunca tinha lido nada do george r. martin.
adorei as ilustrações

Suellen vieira 25/08/2022

Dragão de Gelo
Dragão de Gelo
Dragão de Gelo é um conto de George Martin para crianças que fala sobre Adara, uma criança que adorava inverno, mas acima de tudo adoração um tal dragão, um dragão que diferente dos demais, era um dragão que ninguém havia visto só ela, que todo mundo acreditava que Jamais seria domado, mas Adara tinha uma relação especial com esse Dragão, era o Dragão de Gelo, um dragão maior e mais perigoso que os dragões normais, podem só aparece no inverno.

aafantis 07/09/2018

Eu quero um dragão de gelo!
Não vou mentir: comprei esse livro pensando que fazia parte do universo de As Crônicas de Gelo e Fogo, e, a cada linha que eu lia, esperava ansiosamente por alguma dica sobre os eventos futuros da série; depois que eu descobri que esta fábula foi escrita antes que Martin tivesse publicado o primeiro livro da série, A Guerra dos Tronos.

A história é muito bonita e o pequeno universo ali criado - o cenário, os personagens e as criaturas (principalmente as criaturas) - é muito criativo, como já era de se esperar do autor. Só não gostei muito da transição para o desfecho da obra (não vou dar spoilers), achei que ficou meio vago e particularmente não senti o impacto e a beleza que o fim da história merecia.

Em suma é um livro gostoso de ler. Eu sou apaixonada pelo frio, então, para mim, foi uma delícia me transportar para um mundo de inverno, com batalhas entre dragões e cavaleiros e criatura da neve. E indiscutivelmente eu quero um Dragão de Gelo para mim!

site: https://www.instagram.com/aafantis/
@livrosmundofantastico 08/09/2018minha estante
Adorei essa leitura!

aafantis 14/09/2018minha estante
É muito boa, bem levinha, bem criativa =)

Raphael 04/09/2018

Um livro bem simples, mas muito interessante
aafantis 07/09/2018minha estante
Também gostei bastante do livro!

@joaoplank 02/06/2020

Divertido
Foi uma leitura muito bacana para se distrair. Uma história realmente infantil, mas que aquece os corações dos fãs de got!

Flá 04/07/2020

Um bom livro infantil
É um bom livro no que se propõe a ser, ou seja, um livro infantil. Porém mesmo adulta eu li e aprecie bastante a sutileza da história.

Bruno 08/06/2022

Um bom passa tempo
A história é legal e o autor conseguiu me imergir dentro da trama. A descrição do ambiente e das cenas com o dragão de gelo fizeram eu sentir como se estivesse lá presenciando o corpo gélido da criatura junto da Adara.

É uma leitura rápida e que me deixou com vontade de acompanhar um pouco mais o gelado gigante voador.

@livrosmundofantastico 31/05/2018

Uma ótima leitura!
Adara nasceu no período de maior inverno mas sua mãe acabou não aguentando. Com os cabelos louros quase brancos e a pele um pouco roxa, ela nunca temeu a neve contava os dias para chegar seu aniversário e poder brinca no frio intenso mas o que ela mais desejava era encontrar o Dragão de gelo.

O Dragão de Gelo só aparecia no inverno intenso e nunca ninguém conseguiu doma-lo, mas Adara era a única que podia tocar e até voar no dragão.

Adorei a leitura que é super rápida e tem várias ilustrações.
aafantis 08/09/2018minha estante
As ilustrações são muito bonitas =)

Rafael.Ferreira 18/04/2018

George R. R. Martin estreia na literatura infantil com o encantador “Dragão de Gelo”.
Não lembro exatamente o dia em que comprei meu primeiro livro do George Martin, mas me lembro como foi. Crônicas de Gelo e Fogo - Guerra dos Tronos. Vi a capa, sinopse na livraria, gostei da proposta e pelo tamanho, comprei. Não conhecia esse escritor, não havia série na HBO e nem de longe participava de grupos ou comunidades literárias que pudessem me passar algum hype dele. Estava no início de sérios problemas pessoais e os livros do Tio Martin que tão ávido consumi me ajudaram a lidar com isso.

Após virar fã do escritor, em uma pesquisa me deparei com Sonho Febril, A Morte da Luz e O Dragão de Gelo com sua premissa infantil. O engraçado é que o comprei, pois achava que tinha algo a ver com as Crônicas. Aliás, cito esse ponto para já deixar você ciente de que vários elementos desse livro podem lhe remeter à grande série do Martin, porém Dragão de Gelo foi escrito antes e não tem qualquer ligação.
"Os sorrisos de Adara eram de uma reserva secreta, e ela os gastava apenas no inverno. Mal podia esperar que seu aniversário chegasse, e, com ele, o frio. Pois no inverno ela era uma criança especial."
Adara nasceu no inverno. Um dos piores invernos que a Velha Laura se lembra. Nasceu com uma pele branca azulada, cabelos loiros e olhos azuis. Veio sem sua mãe, que não resistiu ao frio durante seu parto. O mesmo frio que faz parte de Adara.

Com um pouco mais de 100 páginas, em uma narrativa em terceira pessoa centrada em Adara, George Martin faz uma tocante mensagem para adultos em um livro infantil. Embora seja vendido como infantojuvenil é recomendado para maiores de 12 anos. Esta história tem aquele toque de magia que todo escritor tem em mãos. A magia de mexer conosco, de nos agregar algo formado pela junção de letras e mais letras. De palavras. O livro usado como referência para explicar apenas um pouco da ideia por trás de O Dragão de Gelo com certeza é o clássico, O Pequeno Príncipe. Ao ser lido por uma criança, o entendimento e a mensagem será infantil. Ao ser lido por um adulto a quantidade de mensagens contidas nas entrelinhas servirão para inspirar e tocar o coração. Esta é a melhor definição de meus sentimentos ao lê-lo: tocado.
Imagem
Adara não é uma criança comum e durante o livro Martin irá compondo cada característica que a torna diferente. O mais impressionante nessa leitura foi o tamanho do enredo mostrado por Martin através da visão da personagem. A forma como conhecemos seu irmão trabalhador e curioso. Sua irmã cheia de vida e os diálogos de seu pai John e seu tio Hal. Coisas de adulto, que você leitor irá se sensibilizar. Outro ponto válido de mencionar é a expansão feita por Martin com a composição de um mundo nos explicando sobre as relações entre Norte e Sul. O autor não cria simplesmente um drama infantil com um dragão de gelo. Possuem estações do ano específicas (inverno, verão) e até um calendário próprio. Temos também uma guerra sendo travada entre reinos. Todos esses elementos pelos olhos e ouvidos de Adara. Sempre encaixados com delicadeza.

A escrita altamente descritiva do George sai um pouco de cena para uma linguagem leve muito bem traduzida. Palavras simples e frases próximas de serem poéticas. Ações resumidas em uma página ou até em um parágrafo abusam da memória e imaginação do leitor, ainda mais se você for fã de fantasia como eu.

O dragão de gelo é um animal espetacular. Como será contado no livro, o mundo de Adara é cheio de dragões, tanto de fogo (do verão) quanto de gelo (do inverno), mas com certeza o dragão de Adara é o maior, mais forte, mais lindo e se você duvidar disso, brigue com Adara, não comigo. Ela me convenceu disso (risos). A relação desse dragão com nossa personagem é quase uma fábula, tornando o Dragão não só dono do título da obra, mas uma peça-chave para a existência do livro, principalmente na parte final, onde o autor, usando as ações realizadas pelos personagens, constrói algo realmente vivo.
Imagem
"Não importava que rei governasse a terra, aquele sempre seria o dragão de gelo dela."
As ilustrações do livro feitas por Luis Royo possuem traços fortes e combinam perfeitamente com a essência do livro. Não são artes doces. São artes bonitas com um alto nível de detalhes com o puro objetivo de deixar a mensagem principal do livro. O entendimento e a compreensão antes da leitura. Sentir mais do que ver.

O escritor foi capaz de construir um plot twist com ação e digno de lágrimas, não por ser triste ou feliz, mas por ser um final escrito pelo Martin, ou seja,um final que tem tudo isso e mais um pouco. É difícil falar dessa história sem pensar, repensar e sentir tudo que é passado como mensagem. Eu peguei temas como família, diferenças sociais, sonhos, responsabilidade e pureza, pois estão intrincados por estas páginas.

Adara não diz uma palavra durante o livro todo, mas entrelaça sua essência no meu coração e espero que faça isso com você também, leitor. Esse livro vale a pena ser lido de uma vez, relido e nunca esquecido.

site: http://www.ficcoeshumanas.com/fantasia--ficcao-cientifica/resenha-o-dragao-de-gelo-de-george-rr-martin

Kymhy 31/03/2018

O Dragão de Gelo - George R. R. Martin
Saindo um pouco de GOT, desta vez teremos uma história curta, mas intensa, com uma menina tocada pelo frio, rejeitada por todos exceto um dragão de gelo que aparece no inverno. Mas a guerra coloca essa amizade em grande risco.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-dragao-de-gelo-george-r-r-martin/

Michel.Rodrigo 21/02/2018

Um conto maravilhoso
Em todo o momento da leitura você fica encantado, o estilo do Martin ali presente, em uma linguagem para crianças, que foi feito também para adultos. Que história incrível.

Aline Marques 31/10/2017

O inverno chegou... [IG @ousejalivros]
... Misterioso e destruidor, seu rastro aboliu a esperança, semeando o desespero.

E a guerra.

Adara é filha dele. Estranha, calada e solitária, passa pelas estações ansiando pelos dias frios que carregam o seu melhor amigo, o dragão de gelo.

É no inverno que ela se encontra, despida da culpa esmagadora de estar viva.
Com seu dragão, ela voa. Amando e sendo amada em troca.

Martin não se censura ao criar uma história carregada de emoção, violência e lições importantíssimas, direcionada a leitores de todas a idades que estão dispostos a compreender que a fantasia é um elemento essencial da realidade.

As belíssimas ilustrações de Royo harmonizam com a narrativa, mas também possuem uma voz própria, impelindo o leitor a tirar o melhor do texto.

Não é porque a vida não é nenhum conto de fadas, que a magia da amizade se torna inexistente. Há (muito) poder nos sentimentos e atitudes incondicionais.

Que tal começar a levar isso em consideração?

Leitura compartilhada a partir dos sete anos e independente aos nove.

Camaria 06/10/2017

Tinha Que Ser George R R Martin
Aaahhhhhhh li esse livro em menos de uma hora, mas poxa, é um livro infantil tio George, tudo bem que você é um assassino em série, mas não precisa de um final desses. Assim vai deixar as crianças traumatizadas. Quando li a sinopse achei que seria uma coisa muito fofa. Mas aí eu lembrei que foi escrito por George R R Martin e me iludi como sempre!