O Mar Infinito

O Mar Infinito Rick Yancey

Resenhas - O Mar Infinito

Jessica Borges 02/01/2016

Extremamente viciante!
Tenho que dizer, o primeiro livro foi sensacional, mas O Mar Infinito, com certeza, superou as minhas expectativas. A narrativa é ótima e os personagens tem personalidades bem cativantes. Estou doida para ler o Terceiro livro da trilogia, pois li O Mar Infinito em apenas um dia porque o ritmo desse livro é frenético.
A única reclamação que tenho sobre o livro é que as perguntas que eu tinha no A Quinta Onda só aumentaram agora (muita coisa deveria ter sido abordada) pois muita coisa não é explicada, mas mesmo assim eu continuo adorando o livro e recomendo à todos. Acho que o final da saga vai ser fantástico.

LivrosGold 15/07/2015

Resenha - O mar infinito
"O nosso hálito o gatilho. A nossa criança a arma."
O mar infinito é o segundo livro da série A 5° onda ( se não leu a resenha de A 5° onda, clica aqui ). Quando peguei este livro, veio aquele medo de como vai ser o segundo livro, será que vai superar o primeiro ?.Bom, pra mim esse livro não superou A 5° onda, eu amei o primeiro, vocês devem ter visto o meu entusiasmo na resenha. Rick não superou o primeiro livro mais também não deixou a desejar nesse.
Não vou ficar resenhando muito, porque senão posso soltar spoiler para que ainda não leu o primeiro livro da série.
O mar infinito revela uma nova narrativa pra gente de uma menina que em A 5° onda você tem uma visão dela, de ser aquele menina durona, que não sorrir, fechada e tal. O autor explorou bem a personalidade da menina, a "Especialista", ele nos mostrou o porque que a Especialista se tornou assim depois da chegada, nos mostra a visão dela sobre tudo o que está acontecendo e principalmente nos coloca dentro de sua cabeça, mostrando todas as suas fraquezas e sentimentos.
Você tem que se lembrar de respirar pra continuar lendo, de tão intrigante que é a história.
" Acorda-lá desse jeito pode fazer com ela respire muito fundo, e isso pode não ser bom."
Durante o livro você vai descobrir muitas coisas sobre os "outros", e você vai ficar tipo, "puta merda, como assim !". Ele mostra a Marika ( a Especialista ) descobrindo tudo e junto com ela nos vamos descobrindo também. Descobrimos a vida de Marika e também o segredos de outros personagens como Pão de Ló. O livro também não é apenas narrado por ela, temos também por exemplo o Evan, no primeiro livro eu achei ele muito vago, ai veio este livro e me mostrou o que ele é, deixou o personagem Evan mais vivo, mas acho que o autor fez isso de propósito, quis deixar a revelação de Walker para o segundo, pra dar mais expectativas, e não foi uma má ideia.
"Não importa. Só uma coisa importa agora, o risco."

site: http://livrosgold.blogspot.com.br/

Cath´s 10/01/2016

Resenha O Mar Infinito.
Eu ganhei O Mar Infinito em uma promoção do blog Confraria Cultural e devo admitir que fiquei animada, pois o primeiro livro de série, A 5ª Onda, foi muito bom.

O primeiro livro foca principalmente na Cassie tentando resgatar seu irmão, no meio da invasão extraterrestre que dominou a Terra, com ajuda de um silenciador (extraterrestre que deveria matá-la) com o qual se envolveu romanticamente, Evan. No término da obra, Cassie consegue fugir com um grupo, mas teve que deixar Evan para trás, sem saber se este viveu ou morreu.

O Mar Infinito começa alguns dias depois de quando terminou A 5ª Onda com todos se escondendo em um hotel velho e cheio de ratos enquanto Cassie espera que Evan tenha sobrevivido e a encontre, conforme prometeu a garota.

Especialista, por sua vez, vê que precisam arranjar um novo local para ficar, não só pelo hotel estar infestado de ratos, mas pela necessidade de comida também, então vai fazer uma busca para avisar os outros.

Acontece que nada sai como o planejado e, logo, os que ficaram no hotel começam a enfrentar problemas, enquanto Especialista confunde Teacup (membro do seu grupo) com um silenciador e atira nela, tendo que escolher matá-la de vez ou se entregar para o inimigo para poderem salvá-la.

O começo da obra é um pouco confuso, só quando entrar a parte de um personagem em especial que você vai conseguir se situar totalmente, mas acaba que essa confusão é necessária para dar a devida ação à obra.

Algo muito positivo é que o autor deu abertura há vários personagens nesse livro, desenvolvendo bem cada um deles e dando espaço para aparecerem mais, não só focando na Cassie (embora eu goste do foco na Cassie, pois adoro o romance dela com Evan).

Também se descobre mais sobre a Especialista que era uma incógnita, aos poucos se vê que existem motivos por trás do seu temperamento e que ela é uma garota bem forte. Acredito que, as suas maneiras, ela e Cassie conseguem manter a força feminina na história, enquanto os homens, com suas armas, parecem mais impulsivos.

O final traz uma surpresa, que obviamente não contarei, abrindo margem para imaginar o que vai se passar no próximo, deixando a sensação de que vai ter muito mais ação e suspense, pois o autor foi interligando cada vez mais os personagens e já dando charadas para como podem salvar o mundo da invasão.

Leitura totalmente recomendada por mim para quem gosta de distopia, invasão alienígena e ação, bem como o romance, que embora não seja o foco, é muito bem desenvolvido.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2016/01/resenha-o-mar-infinito-de-rick-yancey.html

Alex 14/01/2016

Excelente continuação
Livro muito bom, igual ao primeiro. A leitura é fácil e a história envolvente, com muita ação e sem enrolação. Muitas revelações sobre a história neste livro. Já estou doido para ler a conclusão. Acho que vou ter que ler em inglês (somente em maio) para não ter que esperar a tradução chegar !

Bruna 14/01/2016

A surpresa é a resposta
No segundo livro da série "A quinta onda", Rick yancey dá continuidade à história de Cassie, em sua tentativa de desvendar as verdadeiras intenções dos Outros. Após fugir da base de concentração, Cassie e seus amigos escondem-se em um hotel lotade de ratos, divididos entre continuar em movimento ou esperar a chegada de Evan Walker, conforme a promessa feita pela Efemérida. Dessa vez, somos apresentadas à três POV's: naturalmente, o de Cassie, o da Especialista/ Marika, o de Pão de Ló e o de Evan.
Somos apresentados à três problemas:
1) O problema dos ratos.
2) O problema das rochas.
3) O problema das crianças.
Quando eu li a quinta onda, devo admitir, não abri as páginas carregada de expectativa nenhuma. Eu não esperava amar e nem esperava odiar, ao que terminei odiando o amor que senti. No entanto, quando li o mar infinito, as expectativas estavam lá em cima, maiores do que eu, maiores do que o próprio livro.
E Rick conseguiu superar todas elas.
O mistério que envolve o livro me fez devorá-lo: é aquele negócio né, tem livro que consegue te enganar direitinho. Bem quando você pensa que sabe alguma coisa, o autor te mostra que você não sabe de nada, e, ainda mais, que você precisa continuar. O livro tem mais surpresas do que respostas, e você passa o tempo todo assim, até descobrir que as surpresas SÃO as respostas. Ele vai dando dicas ao longo da narrativa... Cabe a você prestar atenção nelas ou não.
Preste atenção.
Amei com ainda mais intensidade personagens que já amava (Como é que o Yancey consegue cativar tanto, chamar tanto a atenção para um romance, dedicando umas poucas páginas à ele? O livro é mais aventura do que romance, mas ele está mesmo lá, e você ama cada segundo dele). Passei a adorar personagens que eu não tinha opinião nenhuma (Esp, sua linda). Senti muito por personagens que não esperava sentir (.... sem spoilers, né?)
Amei. Amei. Amei. A saga já estava entre as minhas favoritas, e agora eu só quero gritar para todos sobre a genialidade dela, e, sério, vocês estão me ouvindo?
VOCÊS ESTÃO ME OUVINDO?
Por favor, leiam. Por favor, amem.
Porque só há essas duas opções.

Clã 16/05/2015

Clã dos Livros - O Mar Infinito
"Até agora, sempre achei que os Outros não sentiam nada por nós, além de desdém, talvez misturado com um pouco de nojo, assim como nos sentimos em relação aos ratos, (...). Humanos, não é nada pessoal, mas vocês têm que desaparecer. Nunca me ocorreu que poderia ser inteiramente pessoal. Que simplesmente nos matar não bastava."

Cassie conseguiu fugir junto com seus amigos: Zumbi, Especialista, Nugget, Pão de Ló, Dumbo e Teacup.
Agora o grupo precisa se esconder até a chegada de Evan Walker. Mas e se Evan estiver morto? E se ele não voltar? O abrigo onde estão é precário, sujo, infestado de ratos e inseguro. Zumbi está gravemente ferido e necessita de cuidados, remédios... mas ainda é o líder do grupo. Cassie está apaixonada por Evan e acredita nele, mas seus amigos não pensam o mesmo.

Todos estão assustados e inseguros, menos Especialista. Ela parece saber de tudo e sempre tomar as melhores atitudes.

O próximo ataque é inevitável, então Especialista resolve ir em busca de abrigo nas cavernas. Ela precisa encontrar um lugar melhor para o grupo. Mas no caminho, algo imprevisto acontece e a ela vai se deparar com revelações surpreendentes, conseguindo ter uma visão mais clara do que realmente está por trás de todos os ataques.

Evan luta para chegar ao ponto de encontro com Cassie. Ele prometeu que a encontraria, mas não prometeu que se manteria vivo, porém precisava chegar lá e salvá-la.

Novos personagens aparecem para deixar tudo ainda mais tenso e interessante.

Evan só pensa em salvar sua Cassiopéia e isso lhe dá forças para continuar, mesmo estando muito ferido. Porém, talvez todo o seu esforço não seja suficiente.

"Não posso fazer nenhuma promessa dessa vez - ele se apressou. - Mas você pode. Prometa-me, Cassie. Prometa que vai terminar isso."

Especialista ganha mais destaque neste livro e podemos entender melhor a personagem e seu comportamento frio.

Todos ainda se perguntam, por que será que os Outros não exterminaram todos os humanos com uma bomba de uma vez por todas? Por que torturá-los com este extermínio lento, em etapas, deixando alguns vivos aqui e lá.. para serem perseguidos e caçados?

Os primeiros ataques mostraram uma eficiência brutal, eliminando 98% da população e até a quarta onda fez algum sentido: é mais difícil formar uma resistência significativa quando não se pode confiar um no outro. Mas depois disso a brilhante estratégia deles começa a se desfazer. Dez mil anos para planejar a erradicação dos humanos da Terra e isso é o melhor que conseguem fazer?

Muitas perguntas serão esclarecidas e novas dúvidas vão aparecendo ao longo de O Mar Infinito.

A narração é variada, tendo alguns capítulos em primeira pessoa e outros em terceira pessoa. Neles podemos ver o ponto de vista de diversos personagens. Além disso, o autor nos faz ver trechos do passado e do presente, deixando-nos mais próximos ainda deles: suas angústias, sofrimentos, amores, dores, traumas, esperanças...

O livro é uma distopia eletrizante. Tenso, angustiante, inteligente e absolutamente imperdível.

"A incerteza de minha experiência está desabando. Estou me afogando em um mar infinito. Afundando devagar, o peso das profundidades sem luz me empurrando para baixo, espremendo o ar de meus pulmões, tirando o sangue de meu coração."

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-mar-infinito-livro-2-da-serie.html

Giovanna65 22/01/2016

Sequência maravilhosa
Ok, o que?? O livro responde uma das grandes questões sobre os alienígenas. Quem são os alienígenas? Somos nós. São eles. O risco da exposição ao perigo é grande nessa sequência.
O livro foca mais em Especialista, o que é bom, por que aprendemos a história dela e um pouco sobre o futuro que ela pode ter na série. Finalmente vemos ela derrubar os muros que usa pra se fechar e se abrir pra uma pessoa.
Navalha é incrível! Ele é corajoso e forte, o que ele faz no final do livro, é chocante. Não tenho palavras pra descrever o Navalha, de tão incrível que ele é.
O livro é surpreendente, tem revelações sobre os alienígenas ao mesmo tempo em que nós ficamos mais no escuro! Esse tipo de reação é difícil de se criar, mas Rick conseguiu muito bem!

Manu 26/01/2016

Cassie e todos que escaparam de Wright Patterson agora se refugiam em um hotel abandonado ainda à espera de Evan. Ainda com medo de um revidamento por parte dos Outros eles se mantem tensos com a situação e depois de enfrentar 5 ondas, já tem certeza de o que vem pela frente será bem pior.

Ainda melhor do que o primeiro livro Mar Infinito conta com ainda mais ação e narrativas de outros personagens nos permitindo conhecer a história e eles ainda melhor. Impossível parar de ler!

thiago.bonan 13/07/2015

Depois da quinta onda...Minha vida só melhorou
Esse livro é fantástico. Há uma alternância na narrativa, entre Cassie e Esp e isso foi uma ótima ideia, onde podemos ver as opniões de pessoas tão diferentes. O livro é bem tenso e com um diálogo muito forte. Acho que conseguiu superar o primeiro. Estou apaixonado por essa saga de livros, pena que um dia vai acabar. Nesse volume, Cassie e seus amigos estão esperando/escondidos em um prédio velho á espera de Evan Walker, pois eles não fazem a menor ideia se ele está vivo ou não, então acontece algumas coisas (as quais não posso falar) que deixam a história muito interessante, e ainda novas personagens aparecem, deixando a história ainda melhor. Estou esperando ansiosamente pelo terceiro volume: " The Last Star". recomendo a todos a lerem, estou sem palavras para descrever aquele final, cheio de surpresas e me causou algumas dúvidas e eu amo pontas soltas, principalmente por me deixarem mais ansioso para ler a sequência.

Caique Apolinário | Cappuccino Cast 29/01/2016

O Mar Sem Limites de Ação de Suspense
O Mar Infinito começa apenas alguns dias depois do final impactante onde a base super-protegida acabou sendo sabotada e destruída em uma grande explosão, mas não antes de Cassie, Ben Parish e Sam escaparem. Mas e o ''imorrível'' Evan? Fica em um mistério por um tempo a salvação dele, porém, ele acaba escapando apenas para cair de cara com uma certa mulher atraente e poderosa. Uma mulher que esconde um passado conturbado com o meio-alienígena e que não pretende trair a causa como ele fez.

Cassie, de Cassiopeia, agora enfrenta uma dura realidade. Esperar por Evan Walker ou partir para um lugar seguro para passar o duro inverno? O grupo formado pela protagonista e seu irmão, Ben "Zumbi" Parish, a especialista chamada de Especialista, o quieto Pão de Ló, a revoltada Teacup e o entusiasta médico chamado Dumbo estão com estas dúvidas de "ficar ou partir" enquanto estão no ponto de encontro que Cassie tinha marcado com Evan. Porém, Esp não quer esperar e parte sozinha como uma batedora para achar uma caverna onde eles possam se aquecer na fria vida que cheira a sangue e doença.

Entretanto, tudo começa a desmoronar quando Megan, aquela amiguinha de recrutamento de Sam, entra pela porta do hotel sozinha e com "dor de garganta". Uma escolha tem que ser feita e não podem omitir a responsabilidade. As dúvidas de moralidade e caráter que os personagens tem que passar são duras e são muito bem elaboradas. E querendo ou não, o destino deles esta sendo decidido ali, naquele exato quarto de hotel.

Especialista acaba se envolvendo em um trágico episódio quando Teacup decide seguir a mesma. Elas acabam caindo nas mãos sedentas e manipuladoras de Vosch que faz questão de querer controlar Esp. A garota sempre foi guerreira e tem uma personalidade unica, nos fazendo até pensar que ela merecia ter mais destaque nesta saga. O vilão a deixa trancafiada em uma sala enquanto a procede em uma intervenção cirúrgica que muda sua vida para sempre. E temos o melhor personagem do livro ao lado dela a partir daquele momento, o enigmático Navalha, que nos proporciona um desfecho de surpreender o mais cético dos leitores.

Rick Yancey continua nos dando uma baita dinâmica nos dando diversas perspectivas de uma mesma estória e nos dando revelações que vão mudar o curso da vida da humanidade. E muito tem que ser explicado no terceiro livro que provavelmente deve ser o último da saga. Única coisa que me decepcionou foi a quantidade bem menor de páginas e por consequência, uma narrativa mais curta se comparada ao primeiro livro. Mas, nada que estrague a experiência.

site: http://www.multiversonews.com/2016/01/critica-o-mar-infinito-5-onda-2-de-rick.html

Aurora.Dias 29/01/2016

Livro maravilhoso!
simplesmente fantástico, as expectativas estavam extremamente altas pelo fato do primeiro livro ser ótimo, e este as superou. Surpreendente! (o final é chocante)
Depois que li a trilogia Jogos Vorazes, nenhum livro me cativou tanto quanto esse, recomendo muito MUITO mesmo.

Sandi 19/06/2015

O mar infinito- Rick Yancey
Existem autores que não escrevem apenas uma história, criam toda uma realidade, na qual cada palavra faz aquele mundo mais verossímil, como se realmente o leitor pudesse percebe-lo com todos os seus sentidos. Lauren Oliver, Veronica Rossi, Suzanne Collins, Laini Taylor. Posso afirmar que todos esses escritores tem esse dom e realmente os amo. Mas se eu fosse construir um top, Rick Yancey passaria de desconhecido para o número um facilmente.

Faz pouco tempo que li A quinta onda e fiquei dias e dias tentando escrever uma resenha que descrevesse o quanto aquele livro me tocou. No fim, acabei ganhando O mar infinito antes de completar essa tarefa e não consigo mais desvencilhar um livro do outro para escrever sobre A quinta onda sem spoilers. Logo, falando de O mar infinito, estarei falando do primeiro livro, pois os dois conseguem ser incríveis no mesmo nível, o que é totalmente difícil em uma série.

O mar infinito começa exatamente onde o último livro terminou. Cassie, Zumbi e os demais sobreviventes da destruição do Campo Abrigo estão escondidos em um hotel esperando o retorno de Evan. Claro que as opiniões se dividem sobre o fato de Evan estar morto ou não, logo o grupo está com os ânimos exaltados e surgem dúvidas se devem permanecer no local ou fugir antes que a 5º onda se consuma totalmente. Mal esperariam, porém, que os acontecimentos anteriores eram apenas o começo.

Um dos grandes trunfos do livro é a narração alternada entre os personagens. Se no primeiro livro já havia esse recurso, agora o leque de vozes aumenta e entendemos o sentimento de outros personagens sobre o mundo prestes a acabar. É incrível como o autor consegue imprimir características próprias a cada personagem, um jamais soando como o outro. Mais inteligente ainda é como cada uma das narrativas converge em um determinado ponto de encontro. Logo, além de conhecermos o íntimo de cada um, temos todos os pontos de vista relevantes para apreciar a condução da história. Se você pensa que isso torna o livro monótono, uma vez que os livros com narrações múltiplas geralmente acabam repetindo o mesmo fato várias vezes, você está enganado. Rick Yancey coloca em cada ponto de vista um elemento novo e primordial para entendermos como os acontecimentos se desenrolam e as repetições são as mínimas necessárias para estabelecer as conexões.

Se o estilo de narração já é ótimo, nem tenho como descrever o estilo de escrita de Rick. Ele é poético, intenso e carrega de emoção cada momento da história. Citações favoritas? Eu teria que sublinhar o livro inteiro. E o mais interessante, o título do livro se faz presente em cada capítulo, para que o leitor entenda que depois que tantas ondas invadem a costa, o mar se torna infinito.

As personagens são complexas, fortes, inteligentes, honestas. Não espere que o autor tenha piedade delas por se tratar de um YA. Com um estilo parecido com Suzanne Collins, a história é conduzida com a realidade esperada em meio a uma guerra, sem tempo para sentimentalismos baratos e eufemismos. Gosto muito de Cassie, porém nesse livro é Esp que rouba a cena. As interações também são incríveis e os romances bem construídos. Adorei o fato do autor não ter caído na saída fácil do triângulo amoroso, pois odiaria que a história pendesse para esse lado como o grande clichê dos YAs.

A única decepção que tive com essa série, é o fato do último livro demorar até ano que vem para sair haha. Não vejo a hora de saber como Rick responderá a todos os enigmas que criou, mas tenho certeza que será com a genialidade que conduziu os dois primeiros livros. Super recomendo como uma das melhores distopias da atualidade.

Manoela Pontual 04/02/2016

"Você pode esmagar nossos corpos, mas nunca nosso espírito"
É muito difícil o segundo livro de uma série conseguir ser melhor que o primeiro, mas O MAR INFINITO conseguiu! Eu gostei do livro anterior, mas não tanto quanto este, que vem com uma dose muito maior de adrenalina, mais ação, mais suspense e muitas surpresas.
Novos personagens surgem e passamos a conhecer mais a vida e o passado de velhos conhecidos. E quanto mais vou adentrando a história, mais me apaixono por Especialista, sem dúvida a melhor personagem da série. E neste segundo volume ela está muito mais presente e protagonizando as melhores cenas.

"Mas o mundo é um relógio prestes a parar e não existem mais coisas como minutos tranquilos".

Neste livro nada é o que parece. Podemos criar mil hipóteses e teorias, mas o autor derruba cada uma delas com surpreendentes revelações.
O livro é repleto de ação o tempo todo. O grupo que sobreviveu à 5ª onda está agora enfrentando novos desafios para se manterem vivos, mas quanto mais eles tentam, mais difícil a tarefa se torna.

"Gostaria de ter um minuto. Gostaria de ter trinta segundos. Trinta segundos seriam uma vida. Um minuto seria a eternidade".

Gosto muito da forma como o autor escreve, com um texto inteligente, frases com metáforas e cheias de significado. Muitas vezes estamos lendo um capítulo sem saber exatamente quem está narrando e a forma como o autor faz isso é fantástica, ele nos deixa no suspense e aos poucos vai nos dando pistas para descobrir quem é o narrador do momento. É com certeza um livro diferente, mas que encanta exatamente por isso. Rick Yancey consegue ser brilhante ao nos mostrar o que realmente é a ironia do destino, em cenas protagonizadas por Evan e por Esp. São essas coisas que tornam seu texto tão elaborado e inteligente.

"Sou maior do que a soma do meu medo".

É um livro maravilhoso que realmente vale a pena e só me deixou mais ansiosa pelo próximo.

Luan 19/05/2015

Quase tão bom quanto o primeiro, O Mar Infinito é marcado por reviravoltas importantes
Fã da série que sou, e não escondo, aguardava com ansiedade a continuação de A 5ª Onda. Não sabia o que esperar de O Mar Infinito. E agora, depois de lê-lo, não sei o que pensar. Foi um livro intenso e de reviravoltas, que você está convidado a conhecer nas próximas linhas. Linhas estas que mostrarão um livro mais denso e não recomendadas para quem não leu o primeiro volume da trilogia.

Depois que Cassie, Sammy, Ben, Esp, Dumbo, Pão de Ló e Teacup fogem da explosão no Campo Ashpit, eles fogem, eles se protegem. Eles tentam sobreviver. A história inicia mostrando a espécie de QG encontrada pelo grupo, que servirá de proteção e também de casa, enquanto aguardam o retorno de Evan. E é neste período que muita ação e reviravolta acontecerão.

Bem, tentarei não avançar muito além disso para não estragar as surpresas que a história guarda. Mas é preciso dizer que, por exemplo, eles sentem que estão sendo procurados pelos Outros. E os Outros - e Vosch, por que não? - podem estar muito mais perto do que pensam. Por isso, é preciso que decisões até cruéis sejam tomadas por um bem maior.

O Mar Infinito está basicamente dividido em duas partes - Cassie, Sammy, Ben, Dumbo, Pão de Ló de um lado, e Esp e Teacup de outro. Não que ambos estejam agora em lados opostos. Mas eles acabam se dividindo. Enquanto com o grupo de Cassie muita ação acontece, com Esp há muitas reviravoltas e segredos revelados que te farão pensar: WTF????

Por isso eu disse, lá em cima, que não sei o que pensar agora. Depois que segredos são revelados, algumas vidas não serão mais as mesmas e nossa experiência como leitor também não. Isso é fato. Mas antes de dar de fato minha opinião sobre este aspecto em especial, vou falar de outros pontos.

Como por exemplo, dos personagens. Não dos que nós conhecemos. Mas dos novos. Há algumas inserções pontuais, na história. Não são muitos e nem com grande destaque. Mas são precisos para que aquela determinada história aconteça da forma com que a cabeça de Rick Yancey quer. Sem aprofundar muito em cada um para não contar o que não devo, Glória, Navalha e Clare são personagens novos que somam à história e também muito bem construídos - o que dizer do Navalha, caramba???

Talvez o principal destaque da história de Rick, a escrita elogiadíssima se faz ainda presente. Quem sabe até mais afiada? As entrelinhas, as ironias, o sarcasmo, o dito pelo não dito. A reflexão. A história contada sem ser dita. Este é o Rick de A 5ª Onda, e também o de O Mar Infinito. A leitura flui bacana, só não é tão rápida pela riqueza de detalhes e pela existência de muita informação nas entrelinhas, que te fazem pensar muito para o ponto que o livro está andando.

Assim como no primeiro volume, aqui novamente há mais de uma perspectiva da história. Começamos por Esp. Aliás, a edição é quase especial para ela. Esp é quase que uma nova protagonista. Depois que ela vai procurar um novo refúgio, a história dela e de todos mudará (mais cedo ou mais tarde) - e aos fãs de Cassie, não fiquem desapontados; ela segue sendo a protagonista verdadeira. Vemos também Cassie narrando, assim como praticamente todos os outros personagens recorrentes. Algumas vezes em primeira pessoa, outra em terceira.

A diagramação é bem feita, os detalhes são bem cuidados. A capa é muito bonita. Mas na revisão faltou cuidado. Poucas vezes li um livro com tanto problema ortográfico. Letras faltando e erros de digitação são comuns nas páginas da história. O tamanho do livro ficou bom, mas com um gosto de quero mais. As 248 páginas foram recheadas de história, com ação a todo momento - muito mais do que no primeiro volume. Mais que isso, talvez seria encheção de linguiça.

E a sensação que você vai tendo ao ler a história é que, por se passar em poucos cenários - um deles, o refúgio, a casa - a leitura será monótona. Mas isso não passará de impressão. Mesmo que não muita saída de lugar, e nem uma grande história que se desenvolve, é uma história profunda e muito bem conduzida por Rick - destaque para o capítulo do passado do Pão de Ló me deixou aflito, pensativo.

Enfim, de forma geral uma ótima leitura. Não supera, mas quase se iguala ao primeiro. Sobre as revelações nas últimas páginas - que só isso fez valer o livro, porque, caso contrário, seria um bom livro, mas sem uma boa história e não haveria justificativa para ser publicado, a não ser pressa da editora - eu ainda tento refletir se aprovei ou não. Sim, você sentirá a mesma sensação. É algo que, na boa, véi, Rick foi fod*. Só não sei se no bom ou mau sentido.

Tenho medo, fico receoso com a forma com que a virada poderá conduzir a trama. Mas só poderei ter uma opinião 100% formada, de fato, ao fim da leitura da série, quando A última estrela - título provisório - estiver em minhas mãos e eu virar a última página. Até lá, me resta ficas na expectativa do lançamento do filme, mesmo. E, bem, se ficou uma imagem de que o livro pode frustrar, em absoluto. Leitura muito válida, mas curiosa e corajosa pelas atitudes tomadas. Já quero ler, venha logo... lança isso logo, obrigado!

Como nota, merece quatro! Era isso!