O Mundo de Gelo e Fogo

George R. R. Martin

Resenhas - O Mundo de Gelo & Fogo

Karolina.Souza 31/08/2016

o mundo de gelo e fogo
É um livro muito interessante,fala bastante sobre Westeros . As ilustrações são muito bem ilustradas,a capa muito interessante,e parece que os personagens saltam das páginas para sua mente,fazendo com que voce imagine a cena do livro na sua mente é bastante realista.Minha nota é 10.

Walt 15/03/2017

O meio mundo de gelo e fogo
Eu fiquei apaixonado pelo livro. Primeiramente as ilustrações são impecáveis, maravilhosas, representam muito bem o que é falado e o que tinha na minha imaginação sobre os livros da série. As imagens retratando a arquitetura das fortalezas e das cidades me deixaram encantado, sem dúvida. Sobre o conteúdo, é incrível ver quanta coisa foi pensada pra esse mundo e quanta coisa ainda pode ser explorada em outros livros. Mas me incomodei um pouco com o fato de colocarem muito conteúdo que só era abordado em um parágrafo e vinha dito pra buscar mais informações nos livros fictícios. Senti falta dos mapas de Essos, eu revirei o livro várias vezes achando que eu tinha passado por eles sem perceber. Então acompanhava por mapas da internet. Espero que surjam mais histórias sobre conteúdos desse livro, como a região de Sothoros, Asshai, Yi Ti, entre outros.

site: tenhoquecontar.blogspot.com.br

Pedro 30/04/2020

Livro de luxo! História e geografia de Westeros!
Tenho a edição "nova", da capa vermelha, e devo dizer que esse é o livro mais belo da minha estante. A capa é espessa e gostosinha de ser tocada, as ilustrações dentro do livro são belíssimas e ajudam o leitor a imaginar Westeros.
Sobre o conteúdo: trata-se de um compêndio da história e geografia de Westeros escrita por um meistre ao Rei Tommen, o livro não tem uma história com início, meio e fim e, sim, informações sobre a história de cada rei, povo e região de Westeros.

Naoê 19/07/2017

Maravilhoso
Livro essencial para os fãs dessa série maravilhosa

rafael 04/11/2017

"Mundo de Gelo e Fogo" traz uma visão geral do universo criado por George R. R. Martin, razão pela qual sua leitura é essencial para os fãs das "Crônicas de Gelo e Fogo".

Jon Snow 14/01/2018

Obrigatorio para todos os fãs!
Bem, quando eu iniciei minha odisseia relacionada a ler "o mundo de gelo e fogo", eu esperava um livro bem escrito, que expandisse meu conhecimento sobre este maravilhoso mundo, porem meus amigos, a experiência que tive com este livro excedeu absolutamente todas as expectativas, pois além de ser, sim, extremamente bem escrito, ele aborda tudo com uma maestria fantástica, falando absolutamente tudo, sobre todas as casas do continente de Westeros, sobre as cidades livres, sobre as terras de verão, sobre o grande descampado doutraki, sobre as terras além das montanhas, sobre um reino tão antigo e muito mais poderoso do que os senhores dos dragões jamais foram, do passado, do presente e conjecturando sobre o futuro, este livro é simplesmente uma viagem sem igual para absolutamente todo fã deste mundo, que após le-lo ira querer ainda mais, sobre tudo, das ilhas de ferro, até o sombrio porto de Ashai nos confins do mundo conhecido, obrigatório para todos os fãs!

Guilherme Amaro 28/04/2018

Enciclopédia o Mundo de Gelo e Fogo
A História não Contada de Westeros de George R.R. Martin publicada pela editora Leya, 2014, pesquisa bem extensa dos continentes de Westeros e Essos, segue uma sequência histórica, o livro é contado por um meistre da Cidadela em Vila Velha como se ele tivesse feito todo o processo de pesquisa, divididos em :

1. História Antiga - irão conter as lendas, os primeiros humanos e criaturas a habitar esse mundo, Filhos da Floresta e os Gigantes, depois caminha para a chegada dos Primeiros Homens e as batalhas com os nativos, após esses eventos criação dos primeiros reinos, período da Longa Noite, aparecimento dos Caminhantes Brancos, Ascensão de Valíria e seus Dragões, mais batalhas com a chegada dos Andalos e Roinares,Perdção de Valíria
processo de construção da Muralha de Gelo.

2. O Reinado dos Dragões - Família Tragaryen migra para Westeros ( Pedra do Dragão), conquista de Agon e suas irmãs.

3 - Os Reis Targaryen, acontecimentos do reinado, casamento, descendentes e a famosa Dança dos Dragões.

4 - A Queda dos Dragões - Fim do reinado dos Targaryen e do Rei Louco, a Rebelião de Robert, inicio da família Baratheon ( período recente).

5 - Os 7 Reinos, informaçoes dessas regiões, guerras, formação dos reinos, famílias, personagens lendários.

6 - Além do Reino do Por do Sol, terras e cidades Além de Westeros ( Cidades Livres, Baia dos Escravos, Sodorros, Pradarias, Ashai, entre outros, características pessoas, religião, história, geografia, curiosidades e detalhes apenas mencionados nos livros.

Final do livro contém Uma Árvore Genealógica dos Targaryen, Starks, Lanninesters, pequena linha do tempo dos reinados dos Targaryen e Baratheom.

LetiBortolotti 07/02/2019

Realmente completo
Esse é um daqueles livros que você tem que ter se curtiu a série As crônicas de Gelo e Fogo
Trata-se de um compêndio que trás toda a descrição do mundo conhecido que George R. R. Martin criou para os livros.
Ele nos trás detalhes importantes da geografia, localização, povos e costumes de todos os lugares que você lê na série. Além disso nos mostra toda a história dos quase 300 anos de reinado Targaryen, descreve a conquista Baratheon e o início de seu reinado.

Juvi E. Anne 12/03/2019

Cansativo, porém informativo
O livro é bom? Sim, ele é. Muito bom, na verdade. Porém, para apreciar essa leitura sem ter o que reclamar dela, você tem que ser muito fã das Crônicas de Gelo e Fogo – o que não é o meu caso.

Eu pensei que o leria bem rápido, já que boa parte dele é só ilustração. Assim, poderia finalmente começar a imersão na série principal. Mas acabei empacada demais nesse livro... levei TRÊS MESES para finalizá-lo, pois muitas foram as vezes em que eu tive que dar um tempo nele para recuperar a minha paciência.

Em boa parte do livro eu tive a sensação de que estava estudando para uma prova de História (coisa que, acredito eu, deve ter sido a intenção do autor, já que esse livro supostamente existe nas bibliotecas de Westeros). No entanto, tem coisinhas na narrativa que mostram que a obra foi mal revisada depois da tradução e adaptação, pois existem várias palavras repetitivas ao longo dos textos.

Além disso, várias vezes a sua leitura é interrompida por um "texto dentro do texto", que pode atrapalhar demais se você for uma pessoa um pouco distraída.

Concluindo, eu apontei só as características ruins do livro porque as outras resenhas já estão apontando os pontos positivos dele.

No fim, lê-lo foi um sacrifício que, apesar de tudo, valeu a pena porque não vou começar A Guerra dos Tronos completamente perdida em Westeros.

Só espero que eu consiga gostar do mundo cinza do tio Martin.

Joao.Felipe 19/07/2019

World building!
Obrigatório pra quem é fã da série, você vai aprender tudo sobre a história de Westeros e descobrir mais sobre os povos e lugares existentes mundo afora! Fantástico!!!

Valerio.Assolari 12/02/2020

Leitura obrigatória para quem ama as crônicas de gelo e fogo. Nesse livro é possível conhecer a história de Westeros e um pouco mais sobre o grande continente de Essos. Além do mais as ilustrações são muito belas.

Victor 06/03/2020

Conteúdo ótimo, mas cansativo
O livro é muito denso, há muita informação e tudo é muito condensado. É compreensível, porque o livro tenta emular um livro-texto de História, com datas, nomes e acontecimentos importantes para a História de Westeros. Mas, a leitura é muito cansativa. A sensação é de realmente estar estudando história, não lendo sobre um mundo fantástico. A grande quantidade de nomes e as repetições de nomes para personagens diferentes só deixa tudo ainda mais confuso. Fogo e Sangue, que tem a mesma proposta e conta boa parte da mesma história, consegue chegar no seu objetivo de um modo muito mais interessante e simpático.

Leonardo 03/04/2020

História antiga
O Mundo de Gelo e Fogo é um livro que contém diversas histórias e mitos do universo de As Crônicas de Gelo e Fogo, do escritor George R.R. Martin, publicado em 2014. Contém diversas ilustrações, representando cenas memoráveis e personagens de algumas das histórias passada de Westeros e um pouco das Cidades Livres, muitas delas citadas em As Crônicas de Gelo e Fogo. A história é narrada pelo Meistre Yandel, como se fosse um livro de histórias.

O livro vai desde a Era da Aurora, falando sobre os primeiros mitos de criação do mundo, até anos antes do início do livro A Guerra dos Tronos, falando sobre a Rebelião do Robert Baratheon e o fim do reinado da casa Targaryen.

Assim como o nosso mundo, o passado de Westeros, chamada de Era da Aurora, é repleto de mitos e lendas, ficando a cargo do leitor decidir o que é história e o que é lenda. Chegando na Era dos Heróis já começamos a ter mais evidências das histórias passadas, com castelos e também as grandes familias de Westeros. É nesse momento que a maioria das grandes casas de Westeros surgirão, porém muitas delas com histórias fantasiosas, considerado por muitos como lendas. Uma das mais famosas é o surgimento da casa Lannister, onde Lann, o Esperto, conseguiu enganar os Casterly, e os expulsou de seu Rochedo utilizando apenas a sua inteligência. Nesse livro é contada as versões dessa lenda. Outra história muito interessante presente nesse livro é a Chuva de Castemare, onde Tywin Lannister fez seu nome exterminado a casa Reyne, afogados em seu próprio rochedo depois que ele alterou o curso de um rio que passava ali perto. Daí surgiu uma das principais canções da saga. Aqui temos um resumo dessa história

Conhecemos um pouco das principais casas da saga, e também um pouco dos tempos antigos, quando a grande muralha ainda estava sendo erguida.

Um dos principais pontos do livro, na minha opinião, é a história do reinado dos Targaryen, onde descobrimos muitas informações novas, e também um pouco mais sobre a Dança dos Dragões, uma guerra civil entre a casa Targaryen que deixou milhares de mortos, e mesmo depois de muitos anos ainda era um assunto muito delicado. Outra rebelião muito famosa é a Rebelião Blackfyre, onde o Rei Aegon IV, O Indigno, legitimou todos os seus filhos bastardos. Um deles, Daemon, recebeu a espada Blackfyre, uma relíquia de família que era passado para o próximo na sucessão do reinado. Assim, ele acreditava que tinha tanto direito ao trono quanto o seu irmão, Daeron. E disso surgiu uma rebelião que iria durar por mais quatro gerações.

Se caso você já conhece As Crônicas de Gelo e Fogo, vai gostar muito desse livro, que eu coloco como um dos melhores do universo de gelo e fogo. Com contos incríveis e imagens muito bem detalhadas, é um livro quase que obrigatório para todos os leitores da saga original.

Larissa 07/04/2020

A maior força da fantasia é o desconhecido. O mistério, a aventura da descoberta. Algo quase que perdido no mundo moderno. Me pergunto como devia ser a sensação de não saber como era o mundo, navegar para terras distantes, ver coisas inimagináveis, novos povos, cidades, línguas, animais. Nenhum de nós viu tudo isso na prática, mas existe tanta informação disponível que tudo parece familiar.

Eu nunca fui muito fã de construção de mundo. Os extensos apêndices sobre todos os detalhes da Terra-Média me entediavam até a morte. Eu só queria a história, queria ver como os personagens interagiam com esse mundo, pouco me interessavam as linhagens e detalhes geográficos.

Então surgiu As Crônicas de Gelo e Fogo, com personagens tão vívidos que faziam o mundo inteiro parecer interessante. Eu realmente queria saber tudo que havia para saber sobre o universo. Todas as guerras, castelos, continentes distantes e mares inexplorados. Cada pequeno detalhe respirava mais vida dentro da história. Comecei a reler os livros para encaixar as peças, para reunir as informações que não tinha visto antes, até que os livros não eram suficientes.

O Mundo De Gelo e Fogo conta a história conhecida de Westeros, através do conhecimento limitado que os habitantes têm sobre seu próprio mundo, misturando fatos e mitos. O livro brilha mais quando se aprofunda no desconhecido. Quanto menos familiarizados os personagens da série original estão com aquilo, mais eu me sentia compelida a absorver cada palavra sobre. O que foi a Longa Noite? O que aconteceu com Valyria? O que é o Deus Afogado, a pedra negra e outros mistérios antigos? Tudo que sabemos vem de arquivos escassos e deteriorados ou de relatos pouco confiáveis de viajantes.

Fechei o livro e minha mente continuou acelerada. Não me deu respostas, mas continuo obcecada. Longas noites pensando em como devem ser Sothoryos e Ulthos, imaginando se Dany algum dia iria a Yi Ti ou Asshai para que eu pudesse vê-las. Buscando compulsivamente teorias de fãs que pudessem me dar algum insight. Saí me sentindo uma especialista, mas acabei só ganhando mais perguntas.

É empolgante ver quantas narrativas complexas já existem e não se pode deixar de imaginar como seria se alguns deles tivessem seu próprio momento, saber sobre Nymeria e a guerra entre os primeiros homens e os filhos da floresta ou sobre a Rebelião de Robert e Tywin Lannister se tornando mão do rei.

O livro pode ser muito difícil de acompanhar, especialmente quando apresenta a história de cada uma das principais famílias, com os personagens centrais dos eventos tendo pouca ou nenhuma caracterização e contexto. Já que é impossível descrever com tantos detalhes todo o escopo que George e sua equipe cobrem aqui, é nossa a missão de acompanhar e tentar preencher os espaços em branco.

Se você tiver curiosidade sobre o universo e estiver disposto a enfrentar toda a densidade de informações, certamente encontrará momentos notáveis. Este livro é rico, amplo e digno do seu tempo. Agora vou para Fogo & Sangue para saciar minha sede até que Os Ventos De Inverno chegue.