O Mundo de Gelo e Fogo

George R. R. Martin

Resenhas - O Mundo de Gelo & Fogo

Teu 06/12/2020

Um tesouro
Uma precisiosidade, esse livro só demonstra de uma vez por todas a extensão do trabalho criativo do Martin, o quanto esse mundo que ele criou tem uma história tão rica que parece real, as ilustrações são maravilhosas, as histórias são críveis e brilhantes, como não amar?

Aisha Andris @AishandoBooks 29/10/2020

Tudo o que queríamos saber sobre o universo de "As Crônicas de Gelo e Fogo" e ainda mais
"O Mundo de Gelo e Fogo" é uma verdadeira enciclopédia, só depois de lê-lo podemos ter a noção real do tamanho e da complexidade do universo criado por George R. R. Martin. Como "Fogo e Sangue", ele é feito como se tivesse sido escrito por um meistre da cidadela, sendo mais didático do que qualquer outra coisa.
Este livro aborda a história dos sete reinos desde a Era da Aurora, passando pela Era dos Heróis, a chegada dos ândalos e dos roinares a Westeros e a ascensão e queda de Valíria e da dinastia Targaryen. É uma oportunidade única de descobrir como funciona o mundo que tanto amamos e como ele chegou ao que conhecemos em "A Guerra dos Tronos". Cada reino (oito em vez de sete, a meu ver; ao menos eu vejo as Ilhas de Ferro como um reino separado, e, dessa forma, elas são abordadas no livro) tem a própria história e suas particularidades, e aqui podemos conhecê-las mais a fundo.
Embora o grosso do livro aborde Westeros, podemos ver também o mapa do mundo conhecido e aprender um pouco sobre cada local retratado nele, seu povo, sua cultura, sua história e sua religião (ou, mais comumente, abundância de religiões). Durante a leitura de "As Crônicas de Gelo e Fogo", a maioria desses lugares é abordada de alguma forma e, conforme vamos vendo-os, acabamos nos lembrando de algumas menções feitas a eles e até ligando determinados personagens a determinados lugares. Eu confesso que fui lendo e, ao mesmo tempo, consultando os livros da série principal. E foi uma delícia fazer isso. Se prestarmos atenção, é possível até mesmo reconhecer algumas das referências usadas pelo titio Martin na escrita, principalmente aquelas da cultura pop.
Essa foi a minha última parada pelo fascinante universo literário de "As Crônicas de Gelo e Fogo" até o lançamento de "Os Ventos do Inverno" e "Um Sonho de Primavera". Foi maravilhoso reler os cinco livros da série principal e ler pela primeira vez aqueles que servem para enriquecer a saga. Eu aprendi muito e me apaixonei ainda mais por essa obra, é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores e mais incríveis da ficção fantástica de todos os tempos. George R. R. Martin com certeza já está eternizado pela sua genialidade e talento ímpar com as palavras.

site: https://aishando.home.blog/

Ludmila 28/10/2020

Que livro maravilhoso! Para os fãs de GOT como eu é um verdadeiro deleite.

Campos 19/10/2020

Indo Além dos Livros
Esse livro aqui foi uma grata surpresa, tinha ele na minha estante faz tempo, mas ainda não havia lido, o principal motivo é a dificuldade em segurar o mesmo, e o cuidado que teria para que ele não sofresse avarias, já que era um material lindo. Devo dizer que a obra é muito boa, ela expande e muito o universo dos livros, com histórias e lendas que vão além do que acontece na obra principal, é essencial, para matar o tempo, enquanto não chefa o próximo livro.

Pricila.lima 12/10/2020

Continuo fingindo que as últimas temporadas de GoT foram um delírio coletivo e agora estou lendo todos os livros que envolvem o universo criado pelo George R. R. Martin.
Este volume é uma história abrangente dos Sete Reinos e oferece relatos vívidos de batalhas épicas, rivalidades amargas e rebeliões audaciosas que levaram aos acontecimentos de As Crônicas de Gelo e Fogo.
É uma crônica que se estende da Era da Aurora até a Era dos Heróis; da vinda dos Primeiros Homens à chegada de Aegon, o Conquistador; do estabelecimento do Trono de Ferro, por Aegon, até a Rebelião de Robert e a queda do Rei Louco, Aerys II Targaryen - o que nos leva até as "atuais" disputas entre Stark, Lannister, Baratheon e Targaryen.

Amanda 26/09/2020

O dinheiro mais bem gasto em livro
A riqueza das histórias e ilustrações, um mundo expandido das crônicas de gelo e fogo. Sem contar num designer impecável do livro. Amo

Almofada 21/02/2021

George R. R. Martin, juntamente com Elio M. García Jr. e Linda Antonsson trazem neste exemplar uma espécie de enciclopédia sobre As Crônicas de Gelo e Fogo. Desde a origem dos Primeiros Homens e dos Filhos da Floresta, à chegada dos Ândalos às terras ocidentais, os autores nos levam de Westeros a Essos, com belíssimas ilustrações dos mais épicos acontecimentos através dos séculos. Narrado por um maistre da cidadela, O Mundo de Gelo e Fogo relata A Conquista de Aegon I, trazendo a linhagem dos reis Targaryen até a queda de Aerys II, viajando desde Além da Muralha até Ashai, contando a história dos inúmeros povos esquecidos durante o jogo dos tronos.
Por mostrar uma visão histórica e seu intuito de apenas narrar, quem busca uma abordagem crítica pode se frustrar com a ausência de julgamento do narrador, e se chocar com a frieza que certos fatos são contados. Contudo, os mesmos traços que o tornam de certa forma indiferente, o mantém neutro, dando ao leitor a possibilidade de interpretar os fatos de sua própria maneira.
Para os fãs do universo criado por Martin, este livro é uma porta para uma imersão ainda maior na sua sociedade complexa e uma oportunidade para melhor entender a política das casas, conhecer os mais variados deuses adorados nas terras distantes e aprender sobre as rivalidades familiares que começaram há centenas de anos e até hoje regem a guerra dos tronos.
~Arwen

Clara 23/08/2020

Simplesmente perfeito
O livro é muito detalhado, tanto em contar a história de Westeros com habilidade e precisão , quanto em sua beleza física.

Hedivaldo 29/06/2020

Panorâmico
O mundo de gelo e fogo, além de ser um volume muito bonito esteticamente falando, é também ótimo para termos uma visão panorâmica dos eventos e histórias de Westeros e além. Leitura obrigatória para todo fã das Crônicas de gelo e fogo e indispensável àqueles que desejam iniciar a série de contos!

Hayra.Oliveira 23/06/2020

Feito para fãs
Esse livro é indispensável para quem gosta da saga Crônicas de Gelo e Fogo e gostaria de aprofundar seus conhecimentos no universo maravilhoso desta saga de fantasia.
O mais incrível desse livro é que você não precisa ter lido os outros livros para ler, pelo contrário, ele ajuda você a compreender o universo complexo e apaixonante criado por Martin.

Pedro 30/04/2020

Livro de luxo! História e geografia de Westeros!
Tenho a edição "nova", da capa vermelha, e devo dizer que esse é o livro mais belo da minha estante. A capa é espessa e gostosinha de ser tocada, as ilustrações dentro do livro são belíssimas e ajudam o leitor a imaginar Westeros.
Sobre o conteúdo: trata-se de um compêndio da história e geografia de Westeros escrita por um meistre ao Rei Tommen, o livro não tem uma história com início, meio e fim e, sim, informações sobre a história de cada rei, povo e região de Westeros.

arthur 26/04/2020

curti
esse livro aqui tem muito conteúdo a respeito de todo o universo literário de Martin, com certeza acrescenta demais para os fãs da saga

Larissa 07/04/2020

A maior força da fantasia é o desconhecido. O mistério, a aventura da descoberta. Algo quase que perdido no mundo moderno. Me pergunto como devia ser a sensação de não saber como era o mundo, navegar para terras distantes, ver coisas inimagináveis, novos povos, cidades, línguas, animais. Nenhum de nós viu tudo isso na prática, mas existe tanta informação disponível que tudo parece familiar.

Eu nunca fui muito fã de construção de mundo. Os extensos apêndices sobre todos os detalhes da Terra-Média me entediavam até a morte. Eu só queria a história, queria ver como os personagens interagiam com esse mundo, pouco me interessavam as linhagens e detalhes geográficos.

Então surgiu As Crônicas de Gelo e Fogo, com personagens tão vívidos que faziam o mundo inteiro parecer interessante. Eu realmente queria saber tudo que havia para saber sobre o universo. Todas as guerras, castelos, continentes distantes e mares inexplorados. Cada pequeno detalhe respirava mais vida dentro da história. Comecei a reler os livros para encaixar as peças, para reunir as informações que não tinha visto antes, até que os livros não eram suficientes.

O Mundo De Gelo e Fogo conta a história conhecida de Westeros, através do conhecimento limitado que os habitantes têm sobre seu próprio mundo, misturando fatos e mitos. O livro brilha mais quando se aprofunda no desconhecido. Quanto menos familiarizados os personagens da série original estão com aquilo, mais eu me sentia compelida a absorver cada palavra sobre. O que foi a Longa Noite? O que aconteceu com Valyria? O que é o Deus Afogado, a pedra negra e outros mistérios antigos? Tudo que sabemos vem de arquivos escassos e deteriorados ou de relatos pouco confiáveis de viajantes.

Fechei o livro e minha mente continuou acelerada. Não me deu respostas, mas continuo obcecada. Longas noites pensando em como devem ser Sothoryos e Ulthos, imaginando se Dany algum dia iria a Yi Ti ou Asshai para que eu pudesse vê-las. Buscando compulsivamente teorias de fãs que pudessem me dar algum insight. Saí me sentindo uma especialista, mas acabei só ganhando mais perguntas.

É empolgante ver quantas narrativas complexas já existem e não se pode deixar de imaginar como seria se alguns deles tivessem seu próprio momento, saber sobre Nymeria e a guerra entre os primeiros homens e os filhos da floresta ou sobre a Rebelião de Robert e Tywin Lannister se tornando mão do rei.

O livro pode ser muito difícil de acompanhar, especialmente quando apresenta a história de cada uma das principais famílias, com os personagens centrais dos eventos tendo pouca ou nenhuma caracterização e contexto. Já que é impossível descrever com tantos detalhes todo o escopo que George e sua equipe cobrem aqui, é nossa a missão de acompanhar e tentar preencher os espaços em branco.

Se você tiver curiosidade sobre o universo e estiver disposto a enfrentar toda a densidade de informações, certamente encontrará momentos notáveis. Este livro é rico, amplo e digno do seu tempo. Agora vou para Fogo & Sangue para saciar minha sede até que Os Ventos De Inverno chegue.

Leonardo 03/04/2020

História antiga
O Mundo de Gelo e Fogo é um livro que contém diversas histórias e mitos do universo de As Crônicas de Gelo e Fogo, do escritor George R.R. Martin, publicado em 2014. Contém diversas ilustrações, representando cenas memoráveis e personagens de algumas das histórias passada de Westeros e um pouco das Cidades Livres, muitas delas citadas em As Crônicas de Gelo e Fogo. A história é narrada pelo Meistre Yandel, como se fosse um livro de histórias.

O livro vai desde a Era da Aurora, falando sobre os primeiros mitos de criação do mundo, até anos antes do início do livro A Guerra dos Tronos, falando sobre a Rebelião do Robert Baratheon e o fim do reinado da casa Targaryen.

Assim como o nosso mundo, o passado de Westeros, chamada de Era da Aurora, é repleto de mitos e lendas, ficando a cargo do leitor decidir o que é história e o que é lenda. Chegando na Era dos Heróis já começamos a ter mais evidências das histórias passadas, com castelos e também as grandes familias de Westeros. É nesse momento que a maioria das grandes casas de Westeros surgirão, porém muitas delas com histórias fantasiosas, considerado por muitos como lendas. Uma das mais famosas é o surgimento da casa Lannister, onde Lann, o Esperto, conseguiu enganar os Casterly, e os expulsou de seu Rochedo utilizando apenas a sua inteligência. Nesse livro é contada as versões dessa lenda. Outra história muito interessante presente nesse livro é a Chuva de Castemare, onde Tywin Lannister fez seu nome exterminado a casa Reyne, afogados em seu próprio rochedo depois que ele alterou o curso de um rio que passava ali perto. Daí surgiu uma das principais canções da saga. Aqui temos um resumo dessa história

Conhecemos um pouco das principais casas da saga, e também um pouco dos tempos antigos, quando a grande muralha ainda estava sendo erguida.

Um dos principais pontos do livro, na minha opinião, é a história do reinado dos Targaryen, onde descobrimos muitas informações novas, e também um pouco mais sobre a Dança dos Dragões, uma guerra civil entre a casa Targaryen que deixou milhares de mortos, e mesmo depois de muitos anos ainda era um assunto muito delicado. Outra rebelião muito famosa é a Rebelião Blackfyre, onde o Rei Aegon IV, O Indigno, legitimou todos os seus filhos bastardos. Um deles, Daemon, recebeu a espada Blackfyre, uma relíquia de família que era passado para o próximo na sucessão do reinado. Assim, ele acreditava que tinha tanto direito ao trono quanto o seu irmão, Daeron. E disso surgiu uma rebelião que iria durar por mais quatro gerações.

Se caso você já conhece As Crônicas de Gelo e Fogo, vai gostar muito desse livro, que eu coloco como um dos melhores do universo de gelo e fogo. Com contos incríveis e imagens muito bem detalhadas, é um livro quase que obrigatório para todos os leitores da saga original.

Victor 06/03/2020

Conteúdo ótimo, mas cansativo
O livro é muito denso, há muita informação e tudo é muito condensado. É compreensível, porque o livro tenta emular um livro-texto de História, com datas, nomes e acontecimentos importantes para a História de Westeros. Mas, a leitura é muito cansativa. A sensação é de realmente estar estudando história, não lendo sobre um mundo fantástico. A grande quantidade de nomes e as repetições de nomes para personagens diferentes só deixa tudo ainda mais confuso. Fogo e Sangue, que tem a mesma proposta e conta boa parte da mesma história, consegue chegar no seu objetivo de um modo muito mais interessante e simpático.