O Mundo de Gelo e Fogo

George R. R. Martin

Resenhas - O Mundo de Gelo & Fogo

Stefani 16/04/2017

Livro completo!
Finalmente terminei a leitura desse livro! Sem duvida demorei pra ler esse livro mais do q ao volume mais longo dessa saga, e o motivo da minha demora? Esse livro é uma enciclopedia do mundo de Game of Thrones entao tem umas partes bem maçantes de ler.
Resumindo o livro é dividido em 2 partes: a primeira em q é narrada a historia de cada Rei dos 7 reinos, e toda a historia do seu reinado, essa parte é incrivel, super empolgante de ler.
Ja a segunda parte conta a historia de cada país do mundo de Game Of Thrones, e tbm a origem dessas terras, e a historia de todos os povos q a habitam, e pra ser franca achei essa parte bem cansativa de ler, parecia q nao ia acabar nunca, sempre estava surgindo uma nova terra kkk, enfim eu nao curti essa parte.
O livro é repleto de ilustrações perfeitas, sem duvida é um dos livros mais lindos q eu ja tive o prazer de ler.
Outra coisa importante a ser dita sobre esse livro é a riqueza de detalhes q ele possui, gente o mundo de Game of Thrones é tao, mais tao detalhado q tinha momentos q eu me questionava se nao era real tudo aquilo kkkk é impressionante a genialidade dos autores(George R. R. Martin e tbm de seus dois amigos q escreveram essa enciclopedia), eles criaram um mundo muito completo.
Enfim pra quem curte os livros ou a serie GOT esse livro é leitura obrigatoria. Leiam!
+Uma 17/04/2017minha estante
Ai vou acrescentar a lista, to lendo o primeiro da saga já que sou apaixonada pela série, mas é mtoo comprido kkkkk

Stefani 20/04/2017minha estante
Sim é comprido, mas vale muito a pena amiga! Leia sim vc vai curtir, a historia é rica em detalhes, e quando vc percebe já leu todos os volumes ;-)
Espero q goste amiga =D

Brian 27/08/2017minha estante
Eu estou procurando para comprar, mas está difícil! Você leu O cavaleiro dos sete reinos?

Stefani 07/09/2017minha estante
Eu li em ebook, mas já que vc tem interesse em comprar eu recomendo q vc entre no site Buscapé, lá vc encontra o livro pelo menor preço.
Li sim O cavaleiro dos sete reinos e amei, é um conto que se passa muitos anos antes da historia de Game Of Thrones, vc já leu?

Brian 07/09/2017minha estante
Saiu uma nova edição, está sendo vendido pela Amazon na pré venda. Dia 30 será o lançamento! :)

Stefani 08/09/2017minha estante
Q legal! Eu não sabia, obrigada por avisar ;-) !

Brian 08/09/2017minha estante
De nada, eu estou muito hypado para comprá-lo. Tive que compartilhar!

Stefani 08/09/2017minha estante
kkkkkk compre sim! e depois me conte se essa nova edição vale a pena ;D ! Torço para q supere tuas expectativas =D

Lady Bridgerton 13/04/2021

eu amo a criatividade que o martin teve pra esse mundo
cara quanta informação, sei que a maioria delas estavam bem espalhadas nas cronicas mas mesmo assim fazer essa viagem foi algo muito uauu, teve umas historias que eu amei mais que outras obvio né, mas todas elas foram muito bem contadas nessas paginas, hbo ta bem servida se quiser fazer um gotverso, material não falta.
Theo 30/05/2021minha estante
SIM!!!!! cara, so da era da aurora ate a perdição de valiria ja da umas seis temporadas, em diante tem os vários reinados dos Targaryen cheio de intrigas e guerras, daria pra fazer umas 20 temporadas ou mais, sinceramente, pqp

Lady Bridgerton 30/05/2021minha estante
psé, cara da pra nós alimentar de series desse universo por uns 10 anos ou 20 anos, tem muita coisa, muita informação que a pessoa chega tem overdose se deixar

Theo 30/05/2021minha estante
eu to na parte do reinado do Aegon III e tive que parar, era informação demais kkk a morte dos dragões me deixou triste demais, os bbs ;(

Lady Bridgerton 30/05/2021minha estante
eu li bem devagar por isso, era muita informação mesmo kkkkkkkk a parte da historia de cada casa e a dos targs foi as minhas favoritas, e me deixou ansiosa pra ler fogo e sangue, targ e lannister tem as melhores historias pra series de tv alem dos personagens, queria muito ver as chuvas de castamere assim na tv

Theo 30/05/2021minha estante
eu queria era ver se tem mesmo uma conspiração de meistres como dizia a teoria, porque ao longo desse livro a gente vai vendo as mulheres Targaryen tendo bebes natimortos com caudas e monstruosos, e esse livro foi escrito por um meistre, e eles odiavam os Targaryen, acho que eles colocavam venenos nas comidas, pois eu estava lendo o prólogo do Fúria dos Reis e o meistre Cressen deixou bem claro "aqueles que curam também podem matar" lkkk ai eu amo essas conspirações

Lady Bridgerton 30/05/2021minha estante
olha assim kkkkkkk eu preciso reler e reler varias vezes pra formular mais essa teoria porque não vi nada muito meu deus tem algo ai, acho que essa informação o velho lerdo so vai dar nos livros e se der ne, porque essa conspiração pode nem se confirmar, eu queria a confirmação da teoria dos blackfyre, essa sim acho que ainda vai ser trabalhada e também é um capitulo muito bom desse livro falando deles

Rodrigo 01/01/2023minha estante
E aí, mano véio! Feliz 2023 pra nós, que seja um ano de grandes leituras! Falando nisso, tu vai ou não ler o Aníbal?

Alessander.Oliveira 01/01/2023minha estante
Sim. Esse ano vai?

Rodrigo 01/01/2023minha estante
Hauhauha tá certo! Procure pra venda no site estante virtual...

Ethieny.Santos 04/09/2015

O Mundo de Gelo e Fogo
Espetacular!
Se você leu os 5 livros da coleção ASOIF e tem curiosidade em conhecer as diferentes culturas, os lugares incríveis de Westeros, Essos e além, esse é um ótimo livro. Tem detalhes sobre os diferentes povos e (o que mais me chamou a atenção) conta em detalhes o reinado dos Targaryen. Outra coisa interessante (e que resulta em mais curiosidade do que em respostas) são as histórias sobre Sothoryos e as Terras das Sombras.
Algo que me ajudou muito durante a leitura foi consultar o mapa que coloquei no link, ele é excelente para nos "situarmos" durante a leitura.

site: http://amapoficeandfire.com/home/
Samuel "Wyrd bið ful ãræd" 13/10/2015minha estante
Obrigado pelo link do mapa! Fantástico!

Hildeberto 01/04/2016minha estante
O mapa é show! Valeu

Brian 27/08/2017minha estante
Bela resenha, parabéns! ?

Isadora Pontes 27/07/2021

Incrivelmente bem-feito.
Me prendeu do início ao fim, eu adoro a complexidade das obras do Martin e com essa não foi diferente, há muitas curiosidades sobre o universo e as artes são lindas.
yas 16/08/2021minha estante
Todo dia isso

yas 16/08/2021minha estante
Fala sobre

Thalita Branco 15/06/2015

Resenha ~ O Mundo de Gelo e Fogo - George R. R. Martin
Mais uma temporada de Game of Thrones terminou. O próximo livro está a anos luz de ser lançado. E agora? Uma boa opção para matar a saudade é O Mundo de Gelo e Fogo.

Primeiro de tudo, o livro é L-I-N-D-O! Não sei explicar, mas eu sinto um orgulho gigantesco do mercado editorial brasileiro quando vejo coisas tão bonitas e bem feitas assim a venda nas livrarias! E para a minha alegria (e tristeza do meu cartão de credito) parece que sempre vejo mais e mais edições de luxo a venda. Portanto, um brinde!

O livro é uma bela enciclopédia. Conta absolutamente tudo sobre o mundo criado por Martin, desde o inicio e primeiros habitantes de Westeros até a história das Cidades Livres. Personagens muitas vezes apenas brevemente citados, como a maioria dos Reis Targaryen, tem a vida esmiuçada aqui.

O bacana do livro é que ele foi escrito como se houvesse sido, na verdade, escrito por um Meistre da Cidadela. Impresso em papel que remete a pergaminho antigo, você se sente como se tivesse em mãos uma obra vinda diretamente de lá, de Westeros, e que aquilo tudo existiu de verdade.

O ritmo lembra o de livros acadêmicos. Com letras pequenas divididas em duas colunas, a leitura não rende, mas nem por isso deixa de ser interessante. A imensa quantidade de datas, números e nomes foram um pouco cansativos para mim, o tipo de pessoa que não se liga nesse tipo de informação, mas provavelmente serão um deleite para os fãs ávidos e encherão os olhos de quem curte esse tipo de material. Me incomodou a contradição do narrador. Muitas vezes ele nos conta A, para dizer que também existem as versões B e C e que na verdade nenhuma das três versões pode ser efetivamente confirmada como verdadeira dentro do universo.

As ilustrações são um show a parte. Os mapas, as cidades, as paisagens e principalmente os personagens enchem os olhos. Ver ilustrações tão belas de personagens que só podemos imaginar é fantástico. Um livro muito bem feito que merece estar na coleção de qualquer fã.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br
Bela resenha! ?

Thalita Branco 27/08/2017minha estante
Obrigada :)

Simone 11/07/2015

Para fãs
Pre-quel dos acontecimentos de "As crônicas de Gelo e Fogo".
A frustração fica pelos erros crassos que uma boa revisão teria resolvido.
As ilustrações estão bem bonitas.
JPHoppe 16/11/2015minha estante
Se possível, você poderia apontar os erros?

Igor Stevin 13/12/2015minha estante
Quais erros você encontrou? A tradução e revisão foram feita nas "coxas" para colocar em venda no Brasil. Creio que não revisado novamente.

Raphael 03/03/2015

Obra Prima
Um belo livro do Martin, com tantas informações sobre o mundo que ele criou, sem falar nas belas artes, muito bom, recomendo a todos.
Karolina.Souza 31/08/2016minha estante
´´O mundo de fogo e gelo ´´é um belo livro,muito bem ilustrado,mapas muito úteis,e é um livro muito interessante.George R.R. Martin é com certeza um homem com uma imaginação muito criativa.Minha nota é mil vezes 10.

Dhiego Morais 18/03/2015

A PRIMEIRA PARTE: A HISTÓRIA ANTIGA
Depois do turbulento lançamento de A Dança dos Dragões, sexto volume de As Crônicas de Gelo e Fogo, em 25/06/2012, os milhões de fãs do bom velhinho podem levantar as mãos para os céus e agradecer à R’hllor, aos deuses do norte ou aos Sete, ou aos que melhor desejarem, pois foi neste finzinho de ano que a LeYa Brasil lançou “O Mundo de Gelo e Fogo: A história não contada de Westeros e As Crônicas de Gelo e Fogo!
Com uma capa escura, distinta da vermelha característica do lançado no exterior, a nossa edição brasileira não poderia esbanjar mais luxo e refinamento possível. De capa dura, letras prateadas e marcada pelos principais brasões das casas mais influentes de Westeros, a obra traz uma gama de mais de 170 imagens coloridas belíssimas, desenhadas especialmente para a o volume por figuras conceituadas, tais como: Marc Simonetti, Philip Straub e Karla Ortiz. Uma edição definitivamente necessária para os westerosi no Brasil. O livro foi composto com a parceria de Elio M. García Jr. e Linda Antonsson, os fundadores do renomado site westeros.org, que adicionaram e colaboraram com o conteúdo deste livro.
A primeira vez que eu botei as mãos nesse volume foi quando um amigo o levou para a faculdade. Quando folheei as páginas ricas em detalhes (papéis escurecidos, simulando o envelhecimento pelo tempo, a fim de retratar um volume qualquer de uma biblioteca de Westeros), o meu pensamento foi justamente este: o livro está cheio de informação e curiosidades da história do mundo de Gelo e Fogo. É quase impossível reduzi-lo a uma resenha comum sem perder dados valiosos. Foi por isso que, analisando o sumário da obra eu decidi dividir esta resenha em quatro partes, apesar do livro ser dividido em seis.
Portanto, vamos comentar a Parte I:
A primeira parte de A História não contada de Westeros retrata com detalhes a História Antiga. Com inúmeras ilustrações que vão desde os poderosos gigantes do Norte até os imponentes dragões ardendo na Perdição de Valíria; George R. R. Martin nos apresenta ao início de tudo (ou até o mais distante na história que um Meistre se atreve a presumir), à Era da Aurora. O livro foi escrito para servir como um livro natural das bibliotecas de Westeros. Por isso, ele é “escrito” pelo Meistre Yandel, que assume o papel de pedreiro, entalhando laboriosamente a história dos Sete Reinos e de Essos.
Westeros atravessou diferentes momentos antes de Aegon, o Conquistador aterrissar no oeste em seu assombroso dragão, Balerion, o Terror Negro. A Era da Aurora é a primeira delas, onde milhares e milhares de anos antecedem os acontecimentos de As Crônicas de Gelo e Fogo. Nesta época, o continente era povoado principalmente por gigantes e pelos Filhos da Floresta. Pressupõe-se que as duas raças eram hostis entre si, como retratou em seus estudos o Meistre Kennet. No entanto, acredita-se que uma terceira raça tenha povoado há muitos milhares de anos as Ilhas de Ferro, já que, quando os Primeiros Homens aportaram lá, encontraram a famosa Cadeira de Pedra do Mar em Velha Wyk.
Ainda nesta primeira parte, conhecemos mais sobre a história dos primeiros homens, quando entre doze e oito mil anos antes de Aegon, o Conquistador, um novo povo cruzou a faixa de terra que interligava o continente com as terras orientais, pelo Braço Partido — antes de ser partido — em Dorne. Guerras com os Filhos da Floresta se sucederam após o início da destruição dos sagrados represeiros. Conta-se que o Braço Partido foi obra dos videntes verdes, mas mesmo com tanto poder, apenas depois de extensas batalhas houve a paz. Então a Era dos Heróis se iniciou.
É interessante ver aqui os eventos da Era dos Heróis, pois são eles, depois da Longa Noite, que prepararam junto aos ândalos o terreno para a entrada dos Dragões de Valíria. A Longa Noite é retratada não apenas nos anais de Westeros, mas também nos contos de Asshai e Yi Ti. Um inverno que durou uma geração e arrebatou milhares de vidas, com direito a criaturas feitas de frio e escuridão, cavalgando aranhas de gelo, cavalos mortos e liderando uma legião de mortos-vivos. Não parece ter sido muito agradável, não?
A Ascensão de Valíria e Os Filhos de Valíria narram o que muitos fãs mais apreciam: a história dos Senhores de Dragões e seus reinados de fogo e poder na construção de um império capaz de ocultar a Velha Ghis de Grazdan, o Grande. Curiosidades como o nascimento de Braavos também acompanham a caminhada de fogo de Valíria.
“Em Asshai, os relatos são muitos e confusos, mas certos textos —todos possivelmente antigos— dizem que os dragões vieram da Sombra, um lugar em que todo o nosso conhecimento nos falha.” (Pág. 13)
Depois dos ândalos, das terras do Machado, ao nordeste de Pentos, migrarem para Westeros, fugindo dos valirianos, e conquistarem as terras dos Primeiros Homens; a última migração para Westeros ocorreu, com os roinares, fugindo da fúria e voracidade valiriana, com a princesa Nymeria, de Ny Sar, em seus dez mil navios.
A chegada de Aenys Targaryen, o Exilado e sua família à Pedra do Dragão, um posto avançado dos valirianos, após a premonição de Daenys, a Sonhadora, sobre a Perdição encerra a História Antiga. O Aegon conhecido como o Conquistador viria somente anos depois da Perdição.
Muita história tinge as páginas da obra, portanto, fiquem ligados nas demais resenhas! “Valar Dohaerys!”.

site: http://www.intocados.com/index.php/literatura/resenhas/516-resenha-o-mundo-de-gelo-e-fogo-george-r-r-martin-elio-m-garcia-jr-e-linda-antonsson-parte-i
Guilherme Amaro 03/08/2017minha estante
Espetaculo de resenha

Arlefe_ 07/03/2021

O MUNDO DE GELO E FOGO
Com base nos estudos do Arquimeistre Gyldayn, o Meistre Yandel fez seu próprio compilado contando as histórias de todo mundo conhecido.
Ele mostra relatos de todos os eventos importantes do universo, era da Aurora, era dos heróis, a chegada dos primeiros homens, a chegada dos ândalos e etc..
Mostra cultura e clima de cada região, como foi construída cada fortaleza, como foi criada cada casa. O mundo de gelo e fogo é uma verdadeira enciclopédia de todo esse universo.

Assim como fogo e sangue, o mundo de gelo e fogo é escrito por um meistre, e também pode ser encontrado nas bibliotecas do universo.

(Editada dia 18/11/2021)
TaAs 09/01/2023minha estante
Como faço pra ler? Não estou conseguindo

Fabrina 17/08/2015

Interessante
O livro é ricamente ilustrado, uns dos mais lindos que já possui! Para quem é fã, não pode deixar de lê-lo. Porém, achei alguns capítulos cansativos e algumas partes desnecessárias (ele faz algumas suposições sobre alguns acontecimentos, para depois informar que devemos ignorá-lo).
Gostei muito de um capítulo onde ele nos conta o que aconteceu com os personagens do livro "O Cavaleiro dos Sete Reinos", o que me deixou muito feliz.
E por fim, aconselho não ler de uma vez só, e sim consultá-lo quando tiver curiosidade ou no decorrer da leitura da série.
Ótima resenha! ?

sallyzinha 12/06/2023

Um livro da História de Westeros.
É um livro estilo os nossos livros de história, onde conta a história desde o início (não sendo 100% confirmada) até a história atualmente de Westeros.
Esse foi o meu primeiro livro da saga got, no início fiquei bem confusa, mas aos poucos gostei e fui pegando aos poucos. Porém não consegui terminar ele todo (parei na parte das Ilhas de Ferro) e provavelmente voltarei mais no futuro pra terminá-lo, isso eu sei que vou fazer.
victoria.lxxv 04/01/2024minha estante
kkkk começar por esse é complicado msm, tô gostando de ler ele mas pra mim seria melhor ler esse aí quando já conhecessem mais do universo

JPHoppe 16/11/2015

Boa parte da história de Westeros - e os demais continentes - está presente no lore dos livros da série. Mas, e se tudo isso fosse compilado, com a cronologia na ordem correta e com os detalhes entre os eventos explicados e comentados? Mais, e se o livro fosse escrito a maneira do Hobbit, que é um livro escrito por um personagem? Junte a isso ilustrações belíssimas, e temos a enciclopédia e breve história do "Mundo de Gelo e Fogo".

O livro é estruturado como se fosse escrito por Meistre Yandel, um acadêmico que escreveu toda a história do mundo conhecida para presentear o rei que ocupou o Trono de Ferro quando o projeto foi iniciado, o Rei Robert Baratheon. Mas, muita coisa mudou em Westeros desde que a Mão do Rei morreu e Robert buscou Eddard Stark como a nova Mão...

O melhor do livro é que ele conta toda a história, mas mesmo assim não pode ser visto como a verdade dos acontecimentos. Isso porque não é uma "Word of God" de que foram assim os acontecimentos e personagens, mas a construção histórica que um Meistre do próprio universo teria acesso. Logo, o passado longínquo é conhecido apenas através das lendas, com pouca coisa fundamentada, e qualquer coisa mais distante que Westeros e as Cidades Livres é praticamente desconhecida.

A base da Torre em Old Town, onde residem os próprios meistres, centro de conhecimento do mundo, tem origem desconhecida. A ilha onde reside tem o nome de Ilha da Batalha, ainda que ninguém tenha ideia do motivo. Mesmo ali, o conhecimento é tão distante quanto as terras além do Mar de Jade, como Asshai e os Cinco Fortes. É um mundo cheio de paralelos com a era dos descobrimentos, como o próprio continente Ulthos, que ninguém sabe se é a ponta de um continente ou apenas uma ilha comprida, evocando as várias Terra Australis que existiram nos mapas medievais em nosso mundo.

Recomendo.
Brian 27/08/2017minha estante
Parabéns, ótima análise! ?

Ruana Iris 01/01/2016

excelente
Livro extremamente rico em detalhes e bastante complexo, trazendo uma história envolvente sobre o mundo fantástico criado por Martin. Leitura obrigatória para os amantes das crônicas de gelo e fogo.
Quero muito! ?

Poc Leitora 08/05/2024

George R. R. Martin realmente é um gênio.
Eu não consigo descrever o quão grandioso e magnífico é o mundo das Crônicas de Gelo e Fogo. George Martin criou um universo rico e muito bem construído para servir de palco para sua obra. Esse livro reúne informações muito importantes para o entendimento da saga principal mas principalmente para quem quer explorar e se aprofundar nesse rico universo.