Antes do Baile Verde

Resenhas - Antes do Baile Verde

Aline Oliveira 28/09/2021

Favoritei!
Antes do Baile Verde é um livro composto por contos de Lygia Fagundes,
que mexeram com meu psicológico, fiquei super pensativa após a leitura de cada um, tentando entender o que se passava, e também imaginando o que seria depois pra cada personagem.
logo de inicio o conto "Objetos" me deixou pasma...
eu ri de alguns e fiquei em choque com outros.
Essa mulher é maravilhosa!

Apaixonada por essa leitura, ??
amei a experiência de conhecer sobre Lygia Fagundes na LC do @Valerumlivro com a Taty.

Pedro 18/01/2023

Esse livro é incrivelmente delicioso. Uma caixa de chocolates com sabores nem tão doces assim, uma obra prima da literatura brasileira...

Edivania 29/01/2022

Uma experiência diferente.
Nunca tinha lido um livro de contos e foi bem diferente. Ficou aquela vontade de saber o fim de cada conto, aquele desejo de ter mais o que ler de cada um...
Lygia F. Telles foi sábia demais ao escolher esses contos para fazer parte da obra definitiva de "antes do baile verde".

fer 07/01/2023

muiito bem escrito, chocante e inteligente. um livro, que repito, complexo e várias vezes difícil de se situar, mas que traz umas cenas muito reais e bem feitas, que quando a gente entende, nos marca!!! amei demais ler mais ainda dessa autora. literatura da melhor qualidade. ??
Mariana 07/01/2023minha estante
Preciso continuar essa leitura! A escrita da Lygia é totalmente instigante.

Larilee 05/01/2021

Coletânea de contos
Antes do baile verde é um livro que reuni o total de 18 (dezoito) contos, que na minha percepção pode definir que todos têm um tom meio sobrenatural ou fantástico.
Os contos que eu mais gostei foram às pérolas, o menino e venha ver o pôr do sol.

Erika Santos 29/03/2024

Cada conto é mais surpreendente que o outro. Tem cada reviravolta que você nem imagina e é pego de surpresa.

Marco Oliveira 02/12/2023

Lygia Fagundes Telles
Confesso que esse livro foi uma grande surpresa.

Tenho uma política de que, se me obrigarem a ler uma obra, eu automaticamente vou perder 80% do interesse nela. Entretanto, Tive que ler esse livro para realizar uma avaliação da faculdade, na matéria de "Correntes Críticas dos Estudos Literários".

Meu primeiro contato com ele e, portanto, com o conto "Objetos" foi desagradável: não entendi muito bem o que estava acontecendo, tudo parecia muito doido.
Contudo, à medida que as aulas foram acontecendo, a leitura de Lygia fluia cada vez mais.
Mas, foi na aula de "Psicanálise" em que a leitura decolou. Tudo que eu havia lido parecia começar de alguma forma a fazer sentido e no fim, fiz uma análise literária do conto "O Menino" (o último da obra) com a perspectiva freudiana do complexo de Édipo. Foi Maravilhoso!

O professor nos instruiu em uma reescrita, e com base nas suas orientações individuais (Confesso que minha conclusão tenha ficado um lixo), tirei nota máxima.

Outros colegas também tiraram boas notas, fazendo análises de outros contos como "A caçada", "Venha ver o pôr do Sol" e "Apenas um Saxofone".
Todos eles são maravilhosos!

Claro que, sempre existem aqueles que a gente não gosta; e está tudo bem.
Leiam Lygia sem medo.

livi123 20/03/2022

Lygia neste livro consegue nos fazer rir, ficar curiosos, ter uma certa inquietação e até mesmo sentir arrepios como no conto "Venha ver o pôr do sol".
Ela consegue nos transportar com a perfeita descrição dos ambientes e até sentir o desespero de alguns personagens, nos deixa com gosto de quero mais naqueles contos que tem final aberto.
Uma parte do posfácio de Antônio Dimas consegue descrever perfeitamente a experiência de ler estas obras:
'Fique esperto. Porque, quando você menos espera, as unhas retráteis aparecem e, logo depois delas, o risco na carne, o filetinho de sangue escorrendo. Nada muito profundo, mas o suficiente para incomodar na hora e por tempo extenso, cravadas na memória. O suficiente para se lembrar que, nas próximas vezes, você não deve se aproximar tão desguarnecido e confiante, porque o bote pode vir, quando menos se espera, não se sabe de ontem. A cada aproximação, um aprendizado, independente do conto que você escolha.
Fique esperto! Não confie no ron-ron de Lygia Fagundes Talles'.

nico 08/01/2023

muito bom
adoro esses contos, me vejo sempre relendo eles e achando novos significados e coisas escondidas. são tão diversos e refrescantes, amei.

Luluzinha 25/04/2021

Sinceramente, totalmente sem palavras para esse livro de contos da Lygia Fagundes. É impressionante a forma como ela manipula nossos sentimentos, e se utiliza de temas sutis e problemáticos para perpetuar a nossa mente com pensamentos longínquos. Meus contos preferidos são: Os objetos, Antes do Baile Verde, Apenas um Saxofone, A Janela, A Ceia e O Menino

Thami 21/10/2021

Lygia incrível!
Muito positivamente surpreendida pelos contos da Lygia: uma autora muuuito plural, consegue vestir-se da pele de indivíduos diferentes, consegue descrever sem descrever ambientes, tensões, climas no ar? impressionada! Diferente de tudo que já li!

Alexandre249 12/01/2023

Meu primeiro livro da Lygia
Gostei da maioria dos contos. Densidade, profundidade em alguns ...outros bem misteriosos. Alguns mais introspectivos.
O texto oscila, o que motiva a avançar na leitura.
Interessante, vou ler mais Lygia.

Alexandre Kovacs / Mundo de K 30/08/2015

Lygia Fagundes Telles - Antes do Baile Verde
208 páginas - Lançamento original 1970, reeditado pela Companhia das Letras em 2009.

Seleção de dezoito contos escritos entre 1949 e 1969, hoje todos clássicos da literatura nacional que justificam porque Lygia Fagundes Telles foi agraciada com o Prêmio Camões 2005 e que merecem muito bem ser incluídos em qualquer antologia universal. A inspiração dos textos está na sensibilidade do olhar que revela os impasses da existência nas grandes cidades, a solidão compartilhada no desgaste dos casamentos falidos, o isolamento da vida em uma sociedade injusta e desigual ou o a perda das ilusões na busca da felicidade a qualquer preço, enfim, todos os pequenos dramas anônimos da classe média. A construção de cada narrativa é um exercício de originalidade onde Lygia vai esboçando com virtuosismo e sutileza as motivações e intenções dos personagens, sempre priorizando uma abordagem psicológica em detrimento da ação. Mas como realizar a mágica de captar a essência do homem que, segundo a própria autora é indefinível: "Por mais que tente você não consegue defini-lo totalmente. O ser humano é inalcançável, inacessível e incontrolável".

Em "Os Objetos", Miguel e Lorena mantêm um diálogo desconexo com base em uma série de objetos que fazem a ligação entre passado e presente, um globo de vidro que é um peso de papel sem utilidade mas que parece uma bolha de sabão ou uma bola de cristal, uma adaga na forma de meia-lua de prata, mas "para que serve uma adaga fora do peito?" e assim sucessivamente os objetos servem como ponto de apoio à autora, ajudando a conduzir e revelar os detalhes da narrativa até o final surpreendente e não conclusivo que deixa o leitor sem fôlego. O que, por uma associação com a "adaga", me lembra agora uma citação de Isaac Babel sobre o bom final de um conto: "Nenhum ferro pode penetrar no coração humano de maneira tão gélida como um ponto colocado no momento exato". Lygia sabe fazer isto muito bem.

No conto que empresta o título ao livro, "Antes do Baile Verde", a autora revela a sua trama através de contrastes. Enquanto as duas protagonistas, Tatisa e a empregada da casa Lu, preparam a fantasia de Tatisa para o baile de carnaval, colando lantejoulas na saia para formar uma constelação desordenada, o pai de Tatisa agoniza no quarto ao lado entre a vida e a morte. As duas acompanham da janela a passagem do rancho e a alegria da festa repleta de música e movimento enquanto discutem as probabilidades da morte do pai de Tatisa, justamente naquela noite. Será que a consciência da filha a impedirá de participar do baile e acompanhar os últimos momentos do pai moribundo? Outra aula de literatura imperdível.

Lygia presta homenagem ao estilo de Edgar Allan Poe com o ótimo e mórbido "Venha Ver o Pôr do Sol" onde Ricardo e Raquel, um casal de ex-namorados, resolve se encontrar em um cemitério abandonado à pedido de Ricardo sob o pretexto de um último encontro de despedida. Aos poucos vai se descortinando através dos diálogos precisos e também de pequenos sinais no comportamento de Ricardo as suas verdadeiras intenções de vingança, principalmente quando convida Raquel para entrar no seu jazigo de família. O leitor percebe aos poucos que, apesar do título e do início romântico, não haverá um final feliz para este casal.

Mas é com "O Menino", conto que encerra esta antologia, que percebemos toda a riqueza do arsenal criativo da autora. Um menino vai ao cinema com a bela mãe de quem se orgulha, uma situação simples e de segurança afetiva, mas as intenções do conto são muito mais complexas e, para isso, Lygia descreve uma série de transformações no pobre protagonista que passa de criança a adulto em poucos momentos, numa grande confusão emocional, ao presenciar sinais do adultério da mãe no conforto da sala de projeções. Ele percebe "a mão pequena e branca, muito branca" da mãe pousar "devagarinho nos joelhos do homem que acabara de chegar". A brutalidade da revelação e a quebra da inocência e confiança do filho são narrados em etapas até o retorno à casa e o encontro com o pai "feio e bom" na cadeira de balanço, lendo o jornal. Mais um final que dá um nó na garganta.

"O texto de Lygia prima pela unidade, pela densidade, pela extraordinára dignidade que confere à língua portuguesa, mesmo quando trata de temas ou situações sórdidas, perversas, violentas. Ler Lygia Fagundes Telles, para quem é dado a esses requintes, traz o prazer da descoberta da beleza, da sonoridade e da expressividade." - Caio Fernando Abreu

Bela190 08/05/2024

Esse livro é importante
Eu achei esse livro muito bom para as pessoas que não conhecem o lado ruim do mundo, esse livro nos ensina a pensar melhor em nossa vida, e sempre pensar que na vida sempre vai ter alguém pior que a gente, por isso devemos agradecer a vida que temos e seguir em frente. É muito triste saber que coisas assim acontecem no mundo. Afinal a vida ninguém é perfeita, todo mundo sofre ou ainda vai sofrer nessa vida, nem que seja um pouco...

Cami 05/03/2021

Lygia para a vida!
Nesse livro de contos, Lygia nos leva a refletir sobre questionamentos, inseguranças e desejos do "ser" humano.