O Assistente de Vampiro

O Assistente de Vampiro Darren Shan

Resenhas - O Assistente de Vampiro

ranylson.carvalho 04/11/2021

Uau
De uma trama mais ou menos pra um terceiro livro bem tenso. Protagonista acordou pra vida, as primeiras cenas de ação e um final triste. Pronto, tá do jeito que eu gosto rs. Vamos ver o que a sequência guarda pra nós.

Jefferson 29/03/2024

Perfeito!
Olá, tudo bem com você??
Resenha #7?
Livro: Assistente de Vampiro?
Autor: Darren Shan?
Nota: ??????
Esse é o segundo livro da Saga de Darren Shan, uma história fantástica sobre vampiros narrada em primeira pessoa por um personagem que descreve de forma efetiva a prender o leitor uma aventura sinistra que agrada adultos e crianças!?
Sim, é uma história infanto-juvenil, porém me prendeu antes (li pela primeira vez na adolescência) e me prendeu de novo na vida adulta! (E olha que morro de medo de releituras, para não estragar a experiência da nostalgia)?
Mas... vamos à história:?
Nesse livro Darren acompanha o vampiro Sr. Crepsley no seu início de vida (ou morte) como meio vampiro e eles acabam voltando ao Circo dos Horrores porque Darren estava se sentindo muito solitário.?
No circo nosso personagem faz alguns amigos, como o Ofídio (o homem cobra), o Sam Crespo (uma criança curiosa disposta a tudo para poder fazer parte do grupo) e o C.C. um cara que faz parte de um grupo que luta para preservação da natureza!?
C.C. não gosta de ver os animais sendo maltratados e quando vai ao circo e percebe que tem um homem lobo aprisionado, ele tenta de tudo para libertar a fera, sem saber que sua intenção de uma boa ação teria um futuro oposto!?
Nesse livro vemos o Darren lutando contra a obrigação de beber sangue humano acreditando que com isso ele poderá voltar a ser humano um dia.?
Um livro cheio de sentimentos, bons personagens, ótimos diálogos e bastante informação deste incrível e único universo criado pelo autor!?
Sigo ansioso pelos próximos livros dessa saga incrível!!!?
Até breve!!!

dgallinucci 13/08/2020

Assim como no livro anterior a história é bem curtinha e fácil e rápida de ler. Neste 2° volume conhecemos mais a rotina de Darren Shan como assistente do vampiro que o transformou. Apesar de sua relutância em beber sangue humano o vampiro tenta convence-lo da melhor forma possível e se preocupa com o garoto. Sempre que estão juntos o momento é engraçado ou ''pesado'' demais. Darren ainda não se acostumou com seu novo ''eu'' e isso muitas vezes acaba sendo chato porem é de se entender.
Momentos finais são muito emocionantes, com o novo amigo Sam.
Recomendo muito.

Pedro 27/11/2022

Uma aventura indelicada.
Quando comecei os dois primeiros livros,fora um desejo por conta da premissa do filme. Dois amigos ,em que um sacrificou tudo pelo outro, e o surgimento de uma rivalidade e uma futura guerra em que ambos seriam líderes (pelo que entendi). Ao começar os livros,percebemos que o filme foi mais uma adaptação adolescente de meados de 2010,como Percy Jackson,alterando as idades dos personagens e fazendo um romance adolescente numa história mórbida de Vampiros,por isso,resumo a vocês que,o filme foi divertido na sua proposta, e fizera boas escolhas na sua adaptação, mas o livro, continua sendo melhor e possui uma história mais pesada até agora(tire suas próprias conclusões).
Como esta é uma resenha do segundo livro, considero que já tenham lido o primeiro,por isso não vou abordar os detalhes, e agora vou resumir sem spoilers o segundo livro:
Já vi muitas resenhas aqui falando deste livro como o pior,por sua falta de conteúdo e antipatia com o protagonista mas,creio que esse livro vai ser o mais importante para o amadurecimento do personagem. Neste livro,podemos dizer que, acompanhamos Darren com sua impaciência e insesante mania de culpar a todos, menos a si mesmo pelos seus erros e consequências de suas ações . Muitas vezes fica uma sensação de raiva com as ações do protagonista, para mim, a pior parte,de todas as suas ações neste livro, foi sua vontade de fazer escolhas sobre a vida de outra pessoa, decidir sobre o que seria melhor para a vida de outra pessoa(tentei não dar spoiler).
Enfim, podemos pensar,no final do livro,que quase todos os problemas foram causados por Darren e sua aversão aos Vampiros, mas acredito que agora,depois dos erros cometidos,ele amadureça,pois ainda é uma criança nesse livro, e acabara de perder tudo.
Fora isso,a série de livros continua incrível e com um ar pesado do início ao fim.
Bom enredo
Boa premissa(saga em si)
Bons personagens
Boas interações de personagens (conversas)
Bom vilão
Livro meio corrido
Personagem antipático
Vale a pena ler,mas nem tudo nesse livro é bom

Dear.Manoel.Neto 17/05/2019

Bem-vindo ao Show de Horrores (literalmente)
Depois daquele final você realmente quer saber urgentemente como será essa relação do Crepsley e o Darren, e no início deste livro esta relação é bem explorada, aonde podemos saber mais a respeito deste universo de vampiros.

Mas a história realmente começa quando eles retornam para o circo, aonde o circo em si já foi algo maravilhoso no primeiro livro, e você acompanhar os bastidores e conhecer mais daqueles persongens é maravilhoso.

A amizade que surge com o Ofídio é algo tão saudável e necessário depois de tantas tragédias e serve ao menos pra que nem tudo na vida do Darren seja solitário e triste, além de ser algo divertido pra balancear tudo de terrível que acontece.

Os novos persongens que surgem e que conhecemos ao longo da história, são bastante únicos e cativantes, da metade pro final surge uma tensão macabra, seguido de vários avisos que algo de horrível irá acontecer e quando realmente acontece é chocante, inesperado e muito triste.

Como um todo, o livro 2 da saga cumpre bem o papel de dar continuidade a história, embarcar pra um futuro e deixar ganchos curiosos. Este é um pouco (talvez muito) mais sombrio que o anterior, o que me deixa mais ansioso pelo próximo enredo desta trama.

Felipe 11/12/2009

Avaliação de O Assistente de Vampiro
Escrito por Darren Shan, O Assistente de Vampiro é o segundo livro da saga vampiresca de Darren Shan. A história principal do livro é contar as aventuras de Darren Shan (personagem-narrador), após ser transformado em vampiro. Ele passa a ser assistente de um vampiro, Sr. Crepsley, descobrindo tudo sobre essa vida tão diferente à que costumava ter.
Com esse livro, aprendí a apreciar a leitura. Aprendí muito sobre a literatura, aprendí a imaginar o que acontece no livro, pois não se pode ver literalmente. Esse livro me prendeu, fiquei curioso em ler cada página, e desfrutei de cada página, me sentindo dentro do livro. Foi a partir desse livro que despertei o desejo da leitura.
Indico esse livro à qualquer pessoa que goste de ler, goste de histórias vampirescas, e de muita imaginação.

Hernane 25/12/2009minha estante
Eu estou curioso para ler esse livro. Vi o trailer do filme no youtube, a bateu aquele interesse.

karen472 17/04/2022minha estante
começei a ler série a uns anos atrás e nunca terminei, tenho que voltar a ler ela

lfcardoso 21/02/2010

História sobre amizade e amadurecimento
Depois de uma breve introdução de Darren sobre o que aconteceu no volume anterior, o leitor vê uma típica cena de filme de terror. Uma pessoa sozinha caminha por um local deserto. Ela começa a ouvir estranhos barulhos. Tenta encontrar uma explicação racional para aquilo, o medo vai se instalando na mente. Passo acelerado, alguns sustos e perda da consciência. A criatura maligna faz mais uma vítima.

Darren está tendo dificuldades em aceitar a sua nova condição de meio-vampiro. Mesmo sabendo que o seu desejo é impossível, o garoto quer voltar a ser um menino normal. Ele se recusa a tomar o sangue de seres humanos, a única coisa que pode mantê-lo vivo. O sangue dos animais alivia um pouco a sede, mas não impede que Darren fique fraco.

O protagonista se sente solitário, pois teve que abandonar a família e os amigos. Ele não pode contar às pessoas sobre o fato de ser meio-vampiro, porque tem medo de que elas o odeiem e o tratem como monstro. Além disso, devido à sua grande força e à sede de sangue, Darren teme machucar acidentalmente as pessoas normais.

Preocupado com seu assistente, o vampiro Sr. Crepsley resolve voltar ao Circo dos Horrores. Lá Darren não precisa esconder de ninguém a sua nova condição. O garoto faz amizade com Ofídio, o menino-cobra, e Sam Crespo, um garoto esperto e curioso que pretende fazer parte da trupe daquele circo incomum.

É também no Circo dos Horrores que o protagonista conhece o líder dos misteriosos e mascarados anões que trabalham lá, o Sr. Desmond Tino, que gosta de ser chamado Des Tino. O dono do circo e Crepsley têm medo dele. Tino afirma que já conhecia Darren de algum lugar, mas o garoto não se lembra de tal encontro.

"De repente fiquei sabendo por que aquele homem era tão temido. Ele era malévolo. Não apenas mau e desagradável, mas o próprio mal demoníaco. Era um homem que eu podia imaginar matando milhares de pessoas, só para ouvir os gritos."

Darren, que também é narrador da história, faz questão de frisar ao leitor de que aqueles dias felizes e tranquilos no Circo dos Horrores estavam com os dias contados. Uma tragédia envolvendo o terrível Homem-Lobo e um estranho defensor da natureza estava prestes a acontecer. As lembranças desse incidente serão dolorosas para Darren, mas o obrigarão a amadurecer e a rever a sua relação com o Sr. Crepsley. O protagonista o detesta, pois ele foi o responsável por transformá-lo em meio-vampiro. Mas não pode matá-lo ou abandoná-lo, porque precisa aprender com o vampiro como sobreviver no mundo dos sanguessugas.

O universo de Darren Shan “dessacraliza” a imagem dos vampiros. Eles estão longe de serem idealizações adolescentes de amantes ou os imortais nobres sedutores e cruéis. Não imortais, apenas vivem algumas de anos a mais do que os homens. Não têm presas, mas os dentes e unhas são fortes e resistentes. Não podem se transformar em animais. Os vampiros têm reflexo, mas não podem ser filmados ou fotografados. Alho, crucifixo e água benta são inofensivos. A luz do sol pode matá-los, assim como estacas, facadas, tiros e choque elétrico. Eles são resistentes, mas não invulneráveis.

"O assistente de vampiro" não é apenas uma história sobre vampiros, mas também sobre crescimento e amizade. Darren aprende que o processo de crescimento envolve perdas e sacrifícios. Aprende também que sempre carregamos conosco uma parte daqueles que nos são caros, pois os guardamos através de nossas lembranças.

Veja mais resenhas em http://www.literatsi.com/category/resenha/

AndyinhA 02/04/2010

Well, let’s go!! Finalmente um livro de vampiros que o vampiro transformado não esta feliz com esta condição, serio, em todos os outros livros, a galera é transformada e acha o maior barato beber sangue, matar as pessoas, não poder andar na luz do sol, como se isso fosse o “in” da vida, tenho que me tornar um vampiro para ser feliz !!!

Neste livro, eles voltam ao Circo dos Horrores e lá Darren conhece melhor Ofídio – o menino cobra que aparecesse no livro 1 – e começa uma nova amizade, já que ele é um dos poucos que consegue entender pelo que Darren passa, mas a vida de nosso jovem amigo vampiro é cheia de altos e baixos, e quando ele se encontra com Sam e CC, ameaças ao Circo começam a surgir, bem como um grande acidente que coloca a vida deles em perigo e deixa Darren irritado, pois ele foi “proibido” pelo sr. Crespley de ter amigos, já que ele é bem mais forte que um ser humano comum.

Mais em: http://andyinha.blogspot.com/2010/04/poison-books-o-assistente-do-vampiro.html
Matheus Caixeta 23/12/2010minha estante
"como se isso fosse o in da vida..."

Fato, é quase sempre assim.

Beatriz Gosmin 26/05/2011

Resenha por: Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.blogspot.com
Bom, como eu só comecei a ler esta série devido ao filme (que envolve o primeiro e o segundo livro), já deveria saber que eles teriam distorcido totalmente a história. E confesso que me decepcionei. Com o filme. Pois o livro, bem, o livro é muito melhor.

Apreciem!

Neste segundo livro da saga, Darren agora já não mais um humano – pelo menos não completamente -, é obrigado a se adaptar a sua nova vida como assistente de vampiro.

Darren sente-se sozinho, sente raiva do Sr. Crepsley e o culpa por te-lo transformado. Se vê incapaz de ter amigos novamente uma vez que uma simples brincadeira poderia resultar em um acidente terrível e talvez até na morte de alguém inocente devido a sua força e reflexos não-humanos.

Então, ao lado do Sr. Crepsley ele segue rumo ao encontro do circo dos horrores, uma vez que o Sr. Crepsley acredita que somente lá ele poderá ter amigos.
No circo ele conhece Ofídio – o menino cobra, e logo se tornam amigos inseparáveis.
Darren e Ofídio também ficam amigos de um garoto humano chamado San Crespo, o que faz a história ficar ainda melhor!

Tudo estaria na mais perfeita harmonia se não fosse pelo fato que Darren se recusa a tomar sangue humano, mesmo sabendo que se não o fizer, a morte será certa para ele.
Darren começa a enfraquecer rapidamente e mesmo com a insistência do Sr. Crepsley para que ele tome sangue, Darren se recusa e sente nojo só de pensar.

Neste livro também é introduzido um personagem chamado Sr. Des Tino (é, Destino o.o), que é o suposto “líder” dos pequeninos – seres pequenos que andam de capuzes azuis e que são supostamente mudos (jamais falam com ninguém), sem falar que consomem apenas carne, podre ou não, tanto faz).

O livro tem uma boa narrativa: rápida, precisa e muito eletrizante! Bem, tem umas partes meias sangrentas (também, o que esperaríamos de um autor que passou a infância lendo livros de terror?), mas não é nada muito horrível.

Eu estou simplesmente apaixonada por esta saga, mesmo sendo livros pequenos, o autor consegue envolver o leitor de modo que não dá vontade de largar o livro antes de terminá-lo.

Os personagens são únicos e especiais, todos me chamaram a atenção. Teve alguns que despertaram mais a minha curiosidade a seu respeito como o Dr. Des Tino e seus pequeninos. Acredito que ainda aparecerão muito na história. E eu senti muito a falta do Lucas Leopardo (que não aparece neste livro), uma vez que no filme ele atuou mais. Espero que ele volte a aparecer!
Eu sinceramente gostei do final, mesmo com a tragédia que teve de ocorrer (por que???).

Bom, eu super indico esta série, pois estou adorando! Não vejo a hora de ler o próximo livro! (A biblioteca que me aguarde! Hehe.)

Karla Tepedino 19/02/2009

O drama de um recem criado meio vampiro(é....existe um meio termo nesta série)....com aqueles problemas existenciais de sempre, beber ou não beber sangue humano?

embora os vampiros desta série sejam "bonzinhos" e moderados com a quantidade de sangue que bebem o personagem principal tem muitos problemas para aceitar tal destino.

um livro que parece bobo e inutil na série, mas alguns de seus personagens tem importancia mais para frente.

Diego.Andrade 19/05/2021

O primeiro livro que eu li e terminei na minha vida
Esse livro me marcou muito, e por mais que tenha algumas cenas fortes, definitivamente é uma delícia para instigar a imaginação do público adolescente e que não tem muita experiência com a leitura. Narrativa fluida e ótimos personagens.

Marlon.Vinicius 10/12/2021

Incomodo porém compreensivo
Bem, com certeza focaram mais na vida circense nesse livro do que no anterior, porém acho que poderiam ter descrevido melhor a entidade fantástica que seria o circo dos horrores ao invés de só reduzi-lo a um pano de fundo dos dramas do Darren. Sinceramente, esse talvez seja o meu livro menos quisto da história. Imagino que pelo fato de ser uma saga tão longa, com 12 livros, o autor possa se dar ao luxo de se demorar mais para desenvolver o personagem e resolver seus dilemas, porém sinto que ele errou a mão aqui, arrastou tanto que se tornou repetitivo e enfadonho, quase penoso de ler nesse sentido. Sua relação com seu mentor também me incomodou bastante, fazendo com que por diversas vezes sentisse raiva ao invés de empatia ou compaixão. No mais, parece muito mais um conjunto de capítulos com continuação direta do primeiro livro do que um livro sequencial.

Kézia 25/06/2011

Vida de Meio-Vampiro
Essa é a segunda aventura de Darren Shan iniciada em Circo dos Horrores , nesse segundo volume a história é leve e tranquila, mas não chega a ser tão empolgante quanto o primeiro livro por ter menos ação, mas que se baseia mais no sentimento humano e ensina alguns valores que levaremos para avida inteira.

A história continua com Darren em sua nova vida, agora ele é um meio-vampiro e assistente do Sr. Crepsley, eles não tem uma vida muito interessante, dormem e vivem ao relento, aonde puder. Mas Darren detesta essa vida, pois está sozinho e sem amigos, sente raiva do Sr. Crepsley e o culpa, Darren também está em um conflito terrível, ele acha abominável beber sangue de humanos, por isso alimenta-se apenas de animais, mas seu tutor afirma que ele precisa tomar sangue humano senão não poderá resistir e morrerá, mas Darren não se importa nem um pouco.
O Sr. Crepsley entende que Darren precisa de amigos, então decidi levá-lo ao único lugar que o aceitarão de bom grado, O Circo dos Horrores, pois lá Darren poderá ter companhia e amigos! E estava certo, lá ele conhece Ofídio, um menino cobra, ambos dividem o quarto e se tornam amigos inseparáveis, e logo depois eles conhecem San Crespo, que deseja muito entrar para a trupe tão peculiar.
Mas o circo não esconde apenas boas amizades, Darren conhece o perigoso Homem- Lobo e misterioso e temido Sr. Desmond Tino, mas conhecido como Sr. DesTino. Mas muita coisa está para acontecer, e fará com que Darren mude completamente as suas convicções.

Esse segundo livro trata-se mais dos conflitos interiores de Darren, de uma forma totalmente humana, as lembranças dos acontecimentos bons e muito mais os ruins que ocorrem no circo serão dolorosas para Darren, mas o obrigarão a amadurecer e a rever a sua relação com o Sr. Crepsley e uma melhor aceitação para a sua nova vida.
No universo de Darren Shan, a vida dos vampiros também é explicada, o mundo dos vampiros não é tão glamourosa como estamos acostumados, estão longe de ser a idealização de amantes imortais sedutores. Nem um pouco imortal eles apenas vivem um pouco mais que os humanos, não tem presas, não se transformam em animais, têm reflexo, mas não podem ser filmados ou fotografados, a luz do sol pode matá-los, assim como estacas, facadas, tiros e choque elétrico. Eles são resistentes, mas não invulneráveis. Não são tão poderosos quanto estamos acostumados.
Além dos conflitos de Darren, é mostrada a vida no circo, e as pessoas diferentes que vivem por lá, além de alguns segredos e mistérios e pessoas perigosas, e como todo o livro de aventura não pode deixar de mencionar que ação também não falta neste volume, e perigo, muito perigo!
O Assistente de Vampiro não é apenas uma história superficial e sobre vampiros, mas sobre aceitação apesar das diferenças, crescimento e amizade. E que as pessoas que amamos não se vai para sempre, pois as guardamos através de nossas lembranças, na nossa memória e no coração!