Doctor Who

Doctor Who Neil Gaiman...

Resenhas - Doctor Who

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Isa Canha 09/01/2015

Resenha: Doctor Who:12 Doutores 12 Histórias
Doctor Who: 12 doutores 12 histórias é um livro que tem a formula perfeita para ser um livro fantástico. Juntar Doctor Who com 12 autores maravilhosos e super aclamados não poderia dar errado. Mas no fim, o livro foi mais que fantástico. Foi sensacional.

Sou uma grande fã da série desde sempre, e quando o livro foi lançado não resisti a grande tentação de compra-lo, e posso dizer que vale muito a pena.

O livro é fantástico, a edição é linda e muito bem feita, os contos são maravilhosos, um melhor que o outro. Geralmente em livros de contos eu sempre tenho aquele conto que eu menos gostei, mas nesse livro não teve isso. Todos os contos são muito originais e bem escritos, cada conto era uma aventura, uma viagem, diferente.

Em meio a tantos contos fantásticos consegui destacar 2 favoritos, que me deixaram sem fôlego. Um deles foi definitivamente o Hora Nenhuma (11° doctor) escrito por Neil Gaiman, que é um autor que eu sempre ouvi criticas positivas e sempre tive vontade de ler algo, ao fim desse conto entendi todas aquelas críticas maravilhosas , que são mais que merecidas, e agora minha vontade de ler algum livro dele só cresceu!
Meu segundo conto de destaque é O Efeito da Propagação, escrito por Malorie Blackman, que é uma autora que eu ainda não conhecia mas que me surpreendeu grandemente! Esse conto é maravilhoso!

Sempre tive uma certa vontade de assistir a série clássica, mas depois desse livro estou sentindo uma urgência em fazer isso! Quero começar muito em breve!

O livro já se tornou um dos meus favoritos, leva 5 estrelas e eu recomendo muito para todos!
nyquest.smile 27/02/2015minha estante
Fantastic!

Laurent 24/06/2015

Um belo presente de aniversário.
Os doze doutores é uma homenagem aos 50 anos da série de maior sucesso da Inglaterra, Doctor Who. Um time de peso, que conta com grandes nomes das literatura como Neil Gaiman (stardust, Corline) e Holly Black (As Crônicas de Spiderwick), foi escalado para escrever contos independentes para cada regeneração do Doutor. A ideia foi um acerto, pois cada autor conseguiu captar todos os diversos fragmentos de personalidade do "senhor do tempo" respeitando (e principalmente) não confundindo a particularidade de cada um.
O livro, assim como a série, vai ganhando complexidade ao longo das histórias, te fazendo duvidar no início mas prendendo a atenção e ganhando sua simpatia logo no capítulo seguinte. O livro também é uma excelente forma de apresentar os Doutores da série clássica aos fãs mais novos de Doctor Who ou que não tiveram a oportunidade de ver os episódio de 1963 pra cá, só que com uma grande vantagem: na literatura não temos as limitações orçamentárias e tecnológicas da época, e no que se diz das aventuras do Doutor, nem o céu é o limite.
Outro fator interessante é que você não precisa necessariamente ser fã da série para apreciar a leitura, pra quem nunca ouviu falar em Doctor Who vai ler e achar ótimas histórias de aventura/ficção científica e ainda vai sorrir reconhecendo referências universais como em ?Uma Mãozinha para o Doutor? de Eoin Colfer, onde a aventura do 1º Doutor acaba inspirando um certo autor à escrever a história de um garoto que não quer crescer e enfrenta um pirata com mão de gancho ou a história do 10º ?O Mistério da Cabana Assombrada? onde a aventura se passa em um mundo criado pelas lembranças literárias de Martha Jones.
Doctor Who - Os doze doutores vale a leitura é é item obrigatório para um verdadeiro whoovian
Leo Oliveira 24/06/2015minha estante
Melhor resenha, já quero esse livro.

Letiolive 13/12/2015

Uma coletânea digna de 12 doutores
Normalmente, coletâneas não são o tipo de livro que você lê do inicio ao fim, mas que você lê em qualquer ordem, e nesse caso é um prazer ler 12 histórias sobre o Doutor não importa a ordem.
Mesmo conhecendo a série só por causa da série moderna e não do telefilme ou da série clássica, Doctor Who tem a capacidade de ser versátil em suas tramas pelo tempo e espaço. E esse é o caso da coletânea criada pela BBC em ocasião do cinquentenário da série em que 12 autores, alguns deles mais populares no Brasil do que outros, escolhem sua encarnação favorita do Doutor e escrevem uma história com ele.
Todos os contos conseguiram transmitir o espírito do Doutor escolhido e como os episódios da série, são bem rápidas e empolgantes.
Óbvio que as histórias com os Doutores da série moderna eram mais fáceis de criar um filme na minha mente, pois é a série mais fácil de se assistir, mas até as dos Doutores clássicos e do 8º Doutor (que imaginei com o cabelo de The Night of the Doctor, pois era muito melhor que o corte que o Paul McGann usou no filme), mas mesmo assim, os contos antigos me agradaram e conseguiram me fazer imaginar esses Doutores e seus companions em ação.
Os melhores contos, na minha opinião, são O mistério da cabana assombrada de Derek Landy, com o 10º Doutor explorando as memórias literárias de Martha Jones, incluindo Crepúsculo (essa cena é impagável!), Luzes Apagadas de Holly Black, que conta o que o 12º Doutor fez para pegar café para a Clara no final de Deep Breath, A lança do destino de Marcus Sedgwick, contando como o 3º Doutor descobre a origem da mitologia nórdica ao mesmo tempo que enfrenta seu arqui-inimigo e As Raízes do Mal de Philip Reeve, em que o 4º Doutor encontra uma estação espacial em forma de árvore e lida com as consequências das ações de seu eu futuro numa referencia premonitória do autor a participação de Tom Baker no final de O Dia Do Doutor (Who nose?). Mas todos os contos vão te agradar e te fazer mergulhar nas diversas faces do Doutor.
Além disso, a capa em Azul TARDIS, mesmo não sendo dura, é um luxo só!
A menina que ama ler 29/12/2017minha estante
Sempre leio coletâneas do início ao fim. Deve ser TOK

Lina DC 10/01/2015

Espetacular!
"12 Doutores, 12 histórias" é um livro para os fãs de Doctor Who, mas também é uma ótima indicação para aqueles leitores que não conhecem nada sobre a série. Com 12 histórias curtinhas, que podem ser lidas de forma aleatórias (são todas independentes umas das outras) e contadas por 12 autores consagrados, torna-se impossível não se apaixonar por esses doutores que viajam no tempo e na maionese.

* O Primeiro Doutor: uma mãozinha para o Doutor por Eoin Coffer - o título dessa história é bem explicativo. Enquanto o Doutor está tentando arranjar uma nova mão com Aldridge, um cirurgião xing bem espertinho, ele precisa resgatar sua neta Susan dos Piratas de Almas e lutar novamente com Igby, um pirata realmente insistente.

"Os Piratas de Almas eram criaturas abomináveis: uma mistura de escória das espécies humanoides do universo, com apenas duas coisas em comum. Uma, como mencionado, era que eles tinham aparência quase humana; a outra era que eles não se importavam nem um pouco com a vida dos outros". (p. 16)

Apesar de não ser a minha história favorita no livro, temos todas as características que rodeiam as histórias do Doctor Who: os diálogos confusos, o bom humor e um final estratégico.

* O Segundo Doutor: A cidade sem nome por Michael Scott - A história começa em Londres, no ano de 1968, onde o jovem escocês Jamie McCrimmon heroicamente salva o professor Thascalos de um assalto. Jamie, o Doutor e Polly (a companheira do Doutor) acabam tendo problemas na TARDIS e acabam indo parar em um lugar chamado Grande Desolação.
Uma história com direito a muitas aventuras, criaturas e muito humor!

".... Parece ser bem antigo, pelo que me contaram.
- Um pouco como eu - disse o Doutor, sorrindo. - Envelhecido, como um bom vinho.
- Ou um queijo mofado...." (p. 52)

* O Terceiro Doutor: A lança do destino por Marcus Sedwick - A história começa em Londres no ano de 1973 e o Doutor encontra-se exilado na Terra pelo Alto Conselho dos Senhores do Tempo. Graças a um nexo físico -temporal somos transportados juntos com o Doutor e a Jo Grant para a época dos vikings e iremos descobrir que não são apenas humanos que estão em uma grande batalha...

* O Quarto Doutor: As raízes do Mal por Philip Reeve - Nessa história, o Doutor e a Leila (uma amazona de Sevattem) vão parar em uma Estrutura Heligan, uma árvore que serve de moradia para o povo da Terra no século XXIV. Com a ajuda de Veen, um garoto de 15 anos de idade, os dois terão que descobrir porque a árvore quer se vingar do Doutor!

* O Quinto Doutor: Na ponta da língua por Patrick Ness - O Doutor e Nyssa vão para o Maine no ano de 1945. Com Hitler em plena atividade na Europa, nessa pacata cidadezinha existe um dispositivo que está fazendo muito sucesso: o contador da verdade. E com sucesso, quero dizer caos.
Jonny e Nettie, dois jovens de 14 anos de idade irão nos mostrar que as vezes a verdade não é a melhor opção!

"O homem conduzia o que aparentava ser duas ovelhas que andavam eretas e eram bastante altas. Mas eram ovelhas com rostos de uma espécie de peixe gigante. Mas também misturados com um esquilo. E uma abóbora" . (p. 189)

* O Sexto Doutor: Algo emprestado por Richelle Mead - Diferentemente das histórias contadas até o momento, essa é narrada em primeira pessoa pela perspectiva da companheira do Doutor, Peri Brown.
Os dois vão investigar um ataque de pterodátilos em miniaturas que está acontecendo entre a população de Koturianos, ao mesmo tempo em que vão presenciar o casamento d filho do Lorde Makshi, Jonos. Muita confusão e o ressurgimento de um arqui-inimigo irão marcar a história de Richelle Mead.

* O Sétimo Doutor: O efeito de propagação por Malorie Blackman - Presos em um Plexo Temporal no espaço há mais de uma semana, o Doutor e Ace irão tomar uma atitude que mudará completamente a realidade existente. Nessa história, iremos até a Academia em Skaro, e veremos que os Daleks não estão agindo da forma esperada.

* O Oitavo Doutor: Esporo por Alex Scarrow - O Fort Casey localizado no deserto de Nevada nos EUA foi contaminado e cabe ao Doutor e a capitã Evelyn Chan encontrar uma maneira de evitar que o Esporo se propague por toda a Terra.

* O Nono Doutor: A Besta da Babilônia por Charlie Higson - O Doutor e Ali, uma adolescente do planeta Karkino tem um terrível encontro com Starman. A história tem a participação especial de Zábia, o sumo sacerdote de Marduk, o rei Hammurabi e o capitão da guarda real Gurgurum. A lição dessa história? Não se meta com Ali!

* O Décimo Doutor: O mistério da cabana assombrada por Derek Landy - O Doutor e sua companheira Martha Jones encontram-se presos em uma história contada em livros. Como será que eles conseguirão escapar?

"Os Encrenqueiros - repetiu o Doutor - Uma série de 32 livros infantis escritos por Annete Billingsley ao longo de quinze anos, começando em 1951. Não, nunca li. Eram horríveis. Cópias malfeitas do Grupo dos Cinco e da Turma dos Sete. Ah, Enid Blyton. Eu a conheci, sabia? Mulher estranha, com orelhas esquisitas." (p. 361)

* O Décimo Primeiro Doutor: Hora Nenhuma por Neil Gaiman - Essa foi a história que eu mais gostei do livro. O ano é 1984 e o esperto Kin consegue dar um golpe surpreendente para conquistar a Terra. Cabe ao Doutor e a Amy Pound impedi-lo.

"Ele conseguia sentir as linhas do tempo se emaranhando e reemaranhando. O tempo é algo complexo: nem tudo o que aconteceu, de fato aconteceu. Só os Senhores do Tempo entendiam isso e, mesmo assim, consideravam esse conceito impossível de descrever." (p. 441)

* O Décimo Segundo Doutor: Luzes apagadas por Holly Black - essa é a segunda história narrada em primeira pessoa e também minha segunda história favorita. A perspectiva da história é dada pelo personagem 78351 na Estação Espacial, onde um crime ocorre. Cabe ao Doutor descobrir o culpado. Apesar do clima investigativo da história, ela também tem um lado triste e emocional que acaba despertando a atenção do leitor.

"- Gosto de alguma coisa em você. Além disso, você me conheceu antes, o que com certeza diz muito a respeito das companhias com quem anda. Então tem que ser meu companheiro até resolvermos este mistério". (p. 452)
Doze histórias fantásticas que merecem ser lidas e relidas. O trabalho gráfico da editora está incrível, assim como a sua revisão.
Internamente temos uma página com doze silhuetas de doze Doutores diferentes. Cada história tem uma capa onde uma dessas silhuetas é estampada. A capa é espetacular: a cor, a TARDIS e o material com que foi confeccionado combinam perfeitamente.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Catharine 17/01/2015

Adorável
Para começar antes de falar do conteúdo do livro vale ressaltar o trabalho gráfico lindo que a editora fez em "Doctor Who- 12 doutores, 12 histórias", a capa é mais dura que as capas de livros tradicionais, tem as letras em relevo e a linda cor azul característica da Tardis do doctor. Por dentro também não deixa a desejar abrindo o livro com as doze silhuetas dos doutores e cada conto começa com a imagem dessa silhueta do respectivo doutor, tudo isso já fez com que eu me encantasse pelo livro antes mesmo de começar a ler.

Cada um dos doze contos é escrito por um autor diferente e sempre considerando as características de cada doutor, pois apesar deles serem versões da mesma pessoa cada um deles possuem personalidades e particularidades diferentes. Não tenho o que reclamar de nenhuma das histórias, mesmo que algumas tenham sido mais favoritas para mim do que outras, porém todas são muito bem escritas e divertidas, dando a impressão de que se está assistindo algum episódio da série. O fato delas serem curtas dão a sensação de que a leitura passa bem rápido, me controlei bastante para ler aos pouquinhos, mas cada história era tão legal que eu queria logo ver a próxima.

Se você nunca ouviu falar de Doctor who pode começar a conhecer através desse livro, acredito que as histórias são bem simples facilitando para quem não está tão familiarizado com esse vasto universo. Para quem só assiste a série atual também é um ótimo meio de conhecer um pouquinho sobre os doutores da série clássica. Por fim esse livro também é ótimo para quem quer matar a saudade de algum doutor favorito, já que a gente sempre acaba tendo um que se apega mais, no meu caso é o décimo e foi ótimo poder matar a saudade dele com o conto que se tornou o meu favorito do livro.

No geral é uma leitura muito divertida e que quando você menos se dá conta já chegou ao final, assim como a série que sempre faz com que a gente fique tão vidrado em cada episódio e sempre querendo por mais. Não é à toa que Doctor who já se mantém a 50 anos firme e forte conquistando cada vez mais novos fãs e mantendo esse universo tão rico e fantástico.

Tamires 13/04/2015

12 Doutores, 12 Aventuras
Doctor Who: 12 doutores, 12 histórias, é uma coletânea de contos, publicada pela editora Rocco, do doutor mais querido de todos os tempos! Doze autores dos mais gabaritados que temos atualmente em nossa galáxia contam aventuras inéditas dos 12 doutores (suas regenerações).

Para quem, como eu, não assistiu a série clássica, o livro é bem interessante por nos permitir conhecer, ainda que só um pouco, a personalidade das regenerações mais antigas do Doctor. Percebi que, na medida em que eu ia virando as páginas, o personagem ia ficando mais moderno e atraente. Contudo, as formas mais antigas também me proporcionaram aventuras incríveis!

Iniciei neste universo Who a pouco tempo, por meio do querido e saudoso Douglas Adams, mas, até agora, foi só alegria! A série da BBC é ótima e este livro também é bem legal. Recomendo.

site: alguemdisseque.tumblr.com

Pry 10/10/2015

Muito bom!
Para quem quer saber um pouco mais das características dos antigos doutores e viajar junto à personagens que conquistaram nossos corações ou companheiros novos! Leitura fácil, rápida e que prende nossa atenção!

Rodrigo 29/11/2015

12 Histórias. 12 Doutores. 1 Senhor do Tempo
Um extraterrestre que viaja no tempo e salva o Universo (e muitas vezes o nosso planetinha azul) das mais diversas catástrofes, isso é o que o adorável Doutor faz para passar o tempo.

Para quem não conhece, Doctor Who é uma série britânica da BBC beeem antiga, da década de 60. A série clássica teve suas histórias exibidas a partir de 23 de novembro de 1963 até 06 de dezembro de 1989 e a atual série, que está na sua nona temporada, teve início em 26 de março de 2005.

A história é a seguinte:

Doctor Who segue as aventuras de um renegado Senhor do Tempo do planeta Gallifrey que simplesmente atende pelo nome de “Doutor”. Ele fugiu de seu planeta natal em uma TARDIS (abreviação para “Time and Relative Dimensions in Space”, em português “Tempo e Dimensões Relativas no Espaço”) Tipo 40 – o que lhe permite viajar através do tempo e espaço. Devido a um mau funcionamento do “circuito camaleão” da TARDIS, que normalmente permite que a TARDIS possa assumir a aparência de objetos locais para disfarçá-la, a TARDIS do Doutor permanece fixa como uma cabine telefônica policial britânica. O Doutor raramente viaja sozinho, e muitas vezes traz um ou mais companheiros para compartilhar essas aventuras. Como um Senhor do Tempo, o Doutor tem a capacidade de se regenerar quando seu corpo é mortalmente danificado, ganhando uma nova aparência e personalidade. O Doutor ganhou inúmeros inimigos recorrentes durante as suas viagens, incluindo os Daleks, Cybermen, e outro Senhor do Tempo renegado, o Mestre.

Veja mais em: http://dropsliterario.wordpress.com

site: https://umdropsliterario.wordpress.com/2015/11/23/12-historias-12-doutores-1-senhor-do-tempo/

Caio Mater 01/01/2016

Contos leves e divertidos
Acredito que este livro seja compra obrigatória para quem assiste ou já assistiu Doctor Who. Muito bom mesmo. É incrível ver personagens que você ama tão bem representados em outra mídia.

Os contos são bons, especialmente quando você nutre uma paixão especial por algum personagem. O conto que mais gostei foi Hora Nenhuma, escrito por Neil Gaiman. Esse conto me fez imaginar o Décimo Primeiro Doutor (meu favorito) em toda linha de diálogo, uma experiência impagável.

marinacatao 18/01/2016

O que dizer?

Rana 15/02/2016

Ótimo pra se conhecer um pouco de cada regeneração
Todos os contos são independentes e você não precisa assistir a série para entender a história, mas se você assistir verá as referencias mais claramente, eu senti essa diferença quando começaram os contos a partir da nona regeneração do Doutor, nossa senti meu coração bater mais forte quando Rose foi mencionada. Ler essas aventuras inéditas me fizeram sentir ainda mais carinho pela série, é curioso ver o Doutor lidando com consequências de algo que ele ainda não fez (viajar no tempo dá nisso).

site: http://bit.ly/12doutores

Cecy 30/12/2016

Doze histórias do meu alien favorito por doze autores
Allons-y Whovians de plantão!

Doze Doutores, Doze Histórias foi escrito por doze autores. Cada autor escreveu sobre um Doctor em um tempo diferente. Esse livro é uma coletânea de contos que já haviam sido escritos, e em 2013 quando completou 50 anos da série, eles lançaram a história de número 12 e fizeram um volume único. Não detalharei muito cada conto para não ficar muito extenso, tentarei falar pouco, hahaha...

O Primeiro Doutor: Uma Mãozinha para o Doutor - Eoin Colfer

Susan Foreman, neta do Doutor, e o próprio estão no ano de 1900 em Londres. O Doutor está em um tipo de consultório médico/megastore intergaláctico para fazer um implante de uma mão, pois, perdeu a sua em uma batalha contra os Piratas de Alma. A TARDIS detectou mais uma vez aqueles Piratas, e, com o ferimento recente, o Doutor está mais fraco que o normal. Os Piratas de Alma estão capturando diversas pessoas, entre elas, Susan e fazendo coisas horríveis que não posso falar para não perder a graça, hahah...

O Segundo Doutor: A Cidade Sem Nome - Michael Scott

De volta à Terra, a TARDIS está com um pepino que a impede de viajar pelo vórtice temporal com segurança. Jamie McCrimmon é o companion da vez, e o Doctor pede que o homem busque alguns itens. Jamie vê um senhor sendo assaltado e ao ajudá-lo, Jamie ganhou um livro muito do misterioso como agradecimento. O Time Lord não gosta nada quando descobre que o livro é Necronomicon - Livro dos Nomes Mortos - que foi escrito por um dos povos mais antigos do universo - e assim que o Doctor diz seu nome, a TARDIS é levada através do universo em uma velocidade muito alta e aterrissa na Cidade Sem Nome, local onde os Archons - uma raça destruidora - habitam. Jamie e o Doctor são separados e ambos precisam ganhar tempo para saírem vivos de lá.

O Terceiro Doutor: A Lança do Destino - Marcus Sedgwick

Jo Grant é a companion da vez e, o Doutor - que está passando um tempo na Terra exilado trabalhando na UNIT (Força - Tarefa Unificada de Inteligência). A empresa então os envia em um tipo de missão: digamos que eles precisavam "pegar emprestado sem pedir e se esquecerem de devolver" uma lança que está exposta em um museu de arte. Só que nem tudo são flores, algo dá errado e os seguranças os impedem. E então, o Doctor resolve ser o Doctor e fazer as coisas do seu jeitinho, rs, então ele entra em sua amada TARDIS e volta no tempo encarando muitos perigos e até mesmo Vickings para conseguir resgatar a lança.

O Quarto Doutor: As Raízes do Mal - Philip Reeve

Num futuro distante, Doctor e Leela (uma linda selvagem de linhagem Sevateem) estão visitando a Estrutura Heligan e notam que tem algo diferente no ar. Todos os habitantes daquele lugar odiavam o Time Lord e desejavam sua morte. Existe uma árvore que foi geneticamente construída mas que possui gravidade própria, e essa árvore além de ser o lar do povo, ela está nervosa e quer vingança contra o Doutor por algo que ele fez no futuro. O que ele fez? Só lendo!

O Quinto Doctor: Na Ponta da Língua - Patrick Ness

Nyssa e Doctor estão no Maine, Estados Unidos, em 1945, ou seja, Segunda Guerra Mundial. Esse é o conto mais estranho que tem nesse livro em minha opinião. Ao mesmo tempo que é uma narrativa complexa ela é engaçada. Temos um período de guerra, um menino judeu-alemão, uma garota negra em uma cidade branca e protestante que foi tomada por uma modinha chamada de "Contadores da Verdade" e pode ser adquirido por dois dólares. É só encaixar esse troço na boca e olhar para a pessoa e tudo o que se pensa a respeito é jorrado pra fora de sua boca - e seu cérebro! Na verdade, o Senhor do Tempo e sua companion quase não aparecem, a estória flui muito bem sem eles, mas, no fechamento do enredo são necessários os conhecimentos do Doutor. Fora que o final é fófis!

O Sexto Doutor: Algo Emprestado - Richelle Mead

Peri Brown e Doctor estão no planeta Koturia no século XXII como convidados de lorde Evris para o casamento de seu filho Jonos. São recebidos de maneira calorosa por pterodáctilos (oi?!?) e o Doutor já nota que algo não está bem. A cidade além de lembrar um pouco Las Vegas, eles se sentem incomodados o tempo todo, principalmente Peri - que narra a trama. Nesse conto vemos uma conterrânea do Doctor vinda diretamente de Gallifrey para atazanar a vida de todos ali, rs!

O Sétimo Doutor: Efeito de Propagação - Malorie Blackman

Ace e o Doctor, ou melhor, Professor - como ela sempre o chamou - ficaram presos em um ponto no Plexo Temporal - como se fosse areia movediça só que no espaço, rs - juntamente com outras naves. Para solucionar o pepino, o Senhor do Tempo precisou explodir uma estrela mesmo sabendo todos os transtornos que essa explosão poderia causar. Ao saírem do Plexo Temporal porém, notam que algo está muito, mas muito diferente mesmo: além de estarem no planeta Skaro lotado de Daleks - os piores inimigos da população de Gallifrey - eles são educados, inteligentes e bondosos. Eu confesso que no universo Who, os Daleks são meus vilões preferidos (na verdade, os Weeping Angels levam o troféu de favoritismo, os Daleks vêm em seguida, rs) e os que mais tenho raiva, rs. E vê-los tão amigáveis com os humanos, transmitindo seus conhecimentos e usando-os para o bem geral me surpreendeu bastante. E era legal, o Doctor estava curtindo isso. Mas, isso por mais perfeito que fosse, não estava certo.

O Oitavo Doutor: Esporo - Alex Scarrow

Fort Casey, Deserto de Nevada. Algo está transformando os moradores em líquido. Isso mesmo. Algo está contaminando as pessoas em velocidade acelerada atingindo a níveis críticos. Com um enredo complexo e bastante diferente do que estamos acostumados, aqui o Doctor não está lidando com alguém, com um vilão, mas, contra uma contaminação. Não vou falar mais nada!

O Nono Doutor: A Besta da Babilônia - Charlie Higson

Esse enredo conta com três cenários: planeta Karkinos, Babilônia século XVIII a.C e Terra, 2005. Em Karkinos o Doctor está simplesmente caminhando pela grama, pensativo. Do nada se vê envolvido em uma perseguição a um Starman, quando Ali, uma nativa local se une a ele nas investigações. Investigações essas que os leva para a Babilônia antiga que está sob o domínio do famoso legislador Hamurábi em sua primeira dinastia. Ali e o Doctor formam uma dupla sensacional, porém, essa é a nona encarnação, e ele acabou de passar pela Guerra do Tempo e está em fase de aceitação com seu novo eu recém regenerado, e ainda que tem que lidar com seus próprios tormentos. Ali apesar de muito eficiente, era uma criatura muito tempestuosa, não daria certo para ela viajar com ele naquele momento. Uma pena, seria show. Mas, quer saber o que me fez ficar realmente encantada por esse conto? A última página dele, na Terra. No momento em que o Doctor abre a porta da TARDIS vemos Rose ali em um dos momentos mais importantes da série. Quem assistiu a primeira temporada New Who e ler esse conto vai sorrir também!

O Décimo Doutor: O Mistério da Cabana Assombrada

E aqui temos meu Doctor favorito com minha companion favorita. Doctor e Martha Jones de alguma forma muito louca vão parar dentro de um livro. Ou de vários, afinal, eles estão na série Os Encrenqueiros, de Annette Billinsley, pulando de conto em conto tentando sair da ficção. Martha reconhece o cenário, afinal, são projeções de sua mente, o Doutor resolve o problema, descobre o mistério e fim. Só que não, eles não saem do livro após descobrirem o segredo, na verdade, eles mal chegaram lá... Apesar de Martha não ser a favorita da maioria dos Whovians, pra mim ela é perfeita. Rose era uma diva, eu também adoro ela, e a maneira como ela saiu da vida do Doctor e como Martha entrou marcou muito, deixando muitos Whovians descontentes odiando a pobre Martha. Detalhe que em uma temporada, Jones salvou o planeta Terra algumas vezes, o universo mais outras e o Doctor em quase todos os episódios, e quando apareceu lá na quarta temporada, novamente, teve uma presença louvável, salvando o mundo novamente. Me julguem, me critiquem, não estou nem aí: Martha Jones rocks!

O Décimo Primeiro Doutor: Hora Nenhuma - Neil Gaiman

Confesso que me vi ansiosa para ler este conto, primeiro porque nunca tinha lido nada de Gaiman, só o conhecia por causa do Doctor mesmo, então, juntei a fome com a vontade de comer. Em Hora Nenhuma, matamos a saudade do meu amor Eleventh Doctor - eu sei que disse que o Tenth é meu favorito, mas, tenho uma química com o Eleventh que não sei, gente, sorry! - com Amy Pond, uma das mais amadas companions de todos os tempos. Na verdade, eu mesma não sou muito fã dela, mas, tem quem goste, rs! Tudo bem que eu preferia o Rory a ela, mas, sempre gostei do jeito doidão dela! A TARDIS está no quintal de Amy, mas, a casa não é mais dela, e sim de Kin, um inimigo dos Senhores do Tempo. E o pior: não só a casa, mas o planeta Terra pertence ao Kin. Então, o Doctor e Amy voltam no tempo para entenderem o que aconteceu com o planeta, e descobrem que todas as propriedades foram vendidas para um homem com uma máscara de coelho. Sim, isso mesmo, quem venderia uma propriedade pra um cara com uma máscara de coelho? Pelo visto, todo mundo, rs! E mais: quando ele pergunta que horas são...

O Décimo Segundo Doutor: Luzes Apagadas - Holly Black

Nesse último conto, o Doctor fica sabendo que algumas mortes misteriosas estão acontecendo na Estação Intergaláctica da Torra de Café, a EITC e o Time Lord entra na fila para comprar um café para Clara. Lá ele conhece o Capitão 78351, ou apenas "Cinquenta e Um". Ele é um bom sujeito. Apesar de ter medo do escuro, costuma viajar sozinho em sua nave para transportar o café. Enquanto estão na fila, as luzes de repente se apagam, e quando tudo volta ao normal, alguém está morto. Os dois vão fazer de tudo para desvendar tal mistério e se verão mais envolvidos do que nunca nesse trama! De boa, essa aventura é a cara de Capaldi!

Beijoooo e Geronimo!

site: http://mundoliterariodacecy.blogspot.com.br/2016/11/resenha-37-doze-doutores-doze-historias.html

Lucas dos Reis @EstanteQuadrada 10/05/2017

12 Histórias do mesmo universo
O livro de Doctor Who publicado pela Fabrica 231, selo da Editora Rocco, é uma coletânea de contos, de 12 autores diferentes. Cada um deles escreveu sua própria história, que tem uma média de 40 páginas, sobre os 12 primeiros Doctors.

Como é de se esperar em um livro de contos, existem as histórias fantásticas e as chatas. Grande parte das histórias foram realmente atraentes e empolgantes, que realmente acrescentam algo para o universo da série, mas também é um ótimo livro de se ler mesmo sem conhecer Doctor Who.

Cada autor tem seu próprio jeito de contar a história, com suas características próprias, mas todos souberam usar os trejeitos marcantes de cada Doctor para que tudo ficasse ainda mais imersivo. É um livro incrível para repensar o universo, apresentando histórias de Doctors da série clássica fazendo referência à Doctors da era "New Who" (a série atual, de 2005 em diante).

Cada história tem sua particularidade, sendo incrível de seu próprio jeito, mas cada pessoa se sentirá atraído por uma história diferente. Particularmente, me senti mais atraído pelos contos do "New Who", já que são com os personagens da parte do universo que mais conheço.

É um ótimo livro para todos, fãs de Doctor Who ou não, basta apenas gostar de viagem no tempo e mundos de fantasia.

LEIA O RESTA DA RESENHA:

site: http://estantequadrada.blogspot.com/2017/05/doctor-who-12-doutores-12-historias.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5