Memórias de um país distante

Memórias de um país distante Júlio Emílio Braz

Resenhas - Memórias de um país distante

isapoirot 06/08/2020

quando eu comprei o livro, o escritor tava perto do trabalho da minha mãe!! ele me deu um autógrafo e escreveu meu nome com um recadinho muito fofo. talvez isso tenha alterado minha visão sobre o livro, mas não tem problema rs :)

Moriza 19/09/2011

Memórias de um país distante - Julio Emilio Braz.
O livro conta a história de Linus, Patrícia e Bruno, três estrangeiros que vem ao Brasil por algum motivo. É mostrada a visão que cada um tinha do Brasil quando estavam vindo para cá, e como cada um vai descobrindo a realidade daqui.
O começo é cansativo, chato me arrisco a dizer, porém a história vai se tornando bem interessante. Não é aqueles contos de fada da qual estamos acostumados e sim um livro que fala da verdadeira situação. Quase que nos força a ver a verdade. Nos mostra que o Brasil tem muito no que ser melhorado. Mas enfim, eu gostei bastante do livro.

Gostei, linda!

gustavo 19/09/2011

resenha do livro
eu adorei o livro ele conta a historia de 3 alemaes, bruno , patricia , e linus que viéram ao brasil .
eles achavam que ao brasil éra somente samba , axé , felicidade e muito futebol, porem descobrem que o brasil tem muita pobresa , infelisidade e corupção.isso foi feito mostrando as historia de lenine , pirua e boró , bazú (cooperativa leiteria)o livro é otimo é muito bom eu recomendo a todos vocês.
Valeu, Gu!

Vitória Lima 19/09/2011

Bom..No começo achei que ia ser muito chato de ler .Mas quando comecei ler profundamente percebi que não era tão chato assim ,mais que se tratava de relatos e historias de pessoas que pensam de varias maneiras o nosso pais .
Linus achava que tudo se relacionava futebol.
Bruno sempre achou que o Brasil não prestava e depois que veio pra cá não mudou de pensamento.
Patricia não tinha muita coisa a esperar do Brasil mais quando chegou aqui gostou muito e disse que irá voltar.
Adorei esse livro!!

Gostei, Vi!

Cristine 18/09/2011

Memórias de um país distante - Júlio Emílio Braz
Memórias de um país distante é um livro de suspense, realidade e muitas emoções. O livro conta a história de três pessoas distintas, sem algum parentesco ou algo que as torne parecidas ou próximas, mas pessoas que tem algo em comum: as três visitam o Brasil por algum motivo. Cada um desses personagens conta uma realidade do país. São as três: Corrupção na política, o falso pensamento que alguns tem do Brasil e criticas em geral sobre criminalidade, assaltos, etc. As três pessoas se decepcionam, descobrem coisas que nem imaginavam acontecer no país. Na minha opinião o livro é bom, mas deve ser lido com muita atenção, caso contrário, será entendido como confuso e sem um desfecho interessante. O livro também pode ser, muitas vezes, um pouco cansativo, principalmente na parte da política, mas isso vai do assunto preferido de leitura de cada um. Recomendo, boa leitura.
Alinson 19/09/2011minha estante
Parabéns Cris vc arrazou!!

Amei, Cris!

legal!

Vc fez, que legal!

Desativado 18/09/2011

Todos por um Brasil melhor...
...Já deu no saco.

Mas que grosseria; o fato de começar a resenha por um comentário tão coloquial e sem argumentos em linhas anteriores, confesso, pode ser interpretado como grosseria.

Descaso.

Se o fosse, sequer estaria eu digitando sentenças. Antecipando, apenas, críticas ao meu primeiro dizer, que sei que seria questionado. De qualquer forma, o momento pré-opinião que caracteriza minhas resenhas aqui se finda.

Quiçá não.

A obra inteira cansa ao retratar as mesmas coisas. Posso resumir boa parte da crítica nesta frase - e sem arrependimentos. Ora, vamos lá.

Política e corrupção.
Criminalidade.
Precariedade social.

Moralistas aparecem, pomposos; "Mas são esses os problemas do Brasil".
Primeiramente, se querem mesmo fazer suas crianças se interessarem tanto pela situação do país, além de uma breve máscara imersa em tal glacê delicioso e trivial da hipocrisia, o uso massivo desses temas quebra a magia.

Haha, claro que quebra.

Devaneios, se permitem-me. O verdadeiro motivo da crítica ao fato da repetição impetuosa não fora o mostrado - sequer sou assim. Não vou, também, apelar ao meu frasear de sempre, culpando e acusando ser uma arte comercial.

Não dei relevância a isso, penso que pela primeira vez em tempos. Porventura, por pura preguiça; talvez, desatenção.

Já que toda uma ordem de descrição fora rompida sem muito relutar por mim, acompanhem agora uma breve revelação do enredo;

Ps. BBcodes não funcionam, mas gosto de usá-los mesmo assim. Costume.

[i]A história de três jovens, dois com traços tupiniquins, que chegam ao Brasil para a execução de atos diversos - um, a clássica história de transferência de trabalho de um dos pais, outro, uma jornada moral e psicológica, outra, um dilema e o enterro de seu avô sonhador.[/i]

Quaisquer semelhanças com figuras reais e/ou demais fictícias, apenas um amontoado de coincidências. Haha.

Três histórias. Seguem rumos, claramente, que vemos se encontrar, ásperos, em uma linha temporal que consiste em persistência numa crítica quase cega ao panorama em que vivemos.

Certo, várias afirmações jogadas ao ar. Bem meu estilo, peço perdão, portanto.

A grande sacada da obra; vocês não adivinhariam. Noventa por cento diria que era sobre a narração ser complementada por um sentimento subentendido de patriotismo e, ainda assim, ódio pela condição atual do país. Bem, eu, facilmente interpretável, não ideio da mesma forma.
Julio se mantém compreensível e, o mais importante, interessante, pela sua escrita; não impecável, porém repleta de sentimentos.

Precisamos de escritores que transpõem suas emoções e incorporam suas criações, na execução e confecção de uma história plausível. Uma história consideravelmente fixa e rígida.

Vejamos, a crítica negativa, em suma. Um livro completamente desnecessário. Para a leitura cotidiana, digo, já que o autor tem direito de escrever o conto que quiser, o conto que, ao momento, lhe der maior prazer e satisfação. A maioria das obras do tipo são classificadas como RESTRITAS, a.k.a. adultas. Porque devem ser. Quando se adapta a realidade pra um limite que é estabelecer a categoria infanto-juvenil, perde-se credibilidade. Veracidade. Crianças, hoje em dia, já sabem muito bem o que vivem - ou, ao menos, uma visão piorada, sempre manipulada -, porque exatamente descobrem as obras adultas e as desfrutam.
Resumindo, ainda mais - Memórias de um país distante é uma contradição pura. Inviável. Por isso prossegue cansativo, por horas surreal, ainda passando pelo desagradável. Outro erro de Braz foi a caracterização de uma escrita - sim, disse que era o ponto forte. E é - que chega a ser, em momentos, ainda mais desgastante que o desenrolar da história. Repetições exageradas de expressões, palavras, num ênfase assustadoramente ineficaz e esteticamente repulsivo.

Vejamos, a crítica positiva, em suma - vejam a repetição como deve ser, com certo tom de sarcasmo. O objetivo foi bom; representar - MAIS UMA VEZ, como adoro continuar dizendo - para os pequeninos o país em que vivem. Realidade. Sem fantasia, ou, ao menos, não aparentemente. As pessoas superestimam a realidade. É algo cru, clichê e sempre alterado bruscamente pela ficção que, queiram ou não, jorra inescrupulosamente sobre as faces dos leitores, sem que eles percebam. , inclusive.
Outro ponto positivo, como já comentado, a escrita. Sem que os céticos e afiados venham me criticar, vejo parte da escrita de Julio Emílio Braz deveras semelhante ao meu modo de escrever. E vice-versa. Consegue transpor narrações convincentes, um aroma doce e agradável de harmonia, por vezes.

O livro não é ruim.
Seu único problema - dividido em inúmeras vertentes - é a exploração de um assunto maçante. Abominável, por mim, em dias atuais. O exagero. A falta de originalidade - na desculpa de ser a mais pura realidade.

Não veremos livros retratando, com seus autores defendendo armados de uma devoção verdadeira, belezas e outras coisas do Brasil, sem ser por fins comerciais.

"Will you give another chance?
Will you try a little try?
Please stop and you'll remember
We were together
Anyway
All right"

Shaman's Blues - The Doors
Alinson 19/09/2011minha estante
Leonardo e seus pensamentos (hehehe), ótimos por sinal.
Meus parabéns!

Prof. Angélica Zanin 01/10/2011minha estante
Vc é demais! Te amo, embora isto possa lhe parecer um tanto...massivo, hipócrita, enfim, mas é assim.

Aninha 18/09/2011

Esse livro é muito bom no sentido de amizade e de saudades, a parte que mais gostei do livro foi a parte de Bruno, pois o livro é constituído de três histórias, na parte de Bruno é muito interessante pois mostra que as aparências enganam umas podem ser boas e outras ruins, mais Bruno consegue achar as dua coisas, pessoas boas com Roseli, Piruá e Pedágio agora nas pessoas ruins tem o Ranulfo, mas com isso aprendemos a respeitar as diferenças !

parabéns ana gostei

Legal!

Veh 18/09/2011

Memorias de um país distante

REALIDADE!!!
Em minha opinião a palavra mais adequada para definir um livro tão magnifico como esse.
Júlio mostrou a todos nos a realidade que não queremos ver sobre o nosso Brasil.
Três historias em apenas um livro, no inicio confuso, no fim “um balde de agua fria”. Linus, Bruno e Patrícia três jovens que de formas diferentes conhecem a realidade brasileira.
Linus, sempre acreditou que o Brasil tivesse futebol e carnaval em todas as esquinas. Para ele aqui era perfeito, o que na realidade não foi muito como ele esperava.
Bruno veio para o nosso país sem saber muito bem o que esperar. Sua mãe era brasileira e faleceu há pouco tempo antes de sua viagem que foi justamente por esse motivo, ele queria conhecer mais sobre a sua família.
Patrícia acabou chegando aqui por causa de um imprevisto. Mais para poder realizar o ultimo pedido de seu avô. Aqui ela conheceu uma das piores realidades do Brasil.
Veh 18/09/2011minha estante
Um pouco em cima da hora...desculpem mais tive motivo para ocorrer a demora

Alinson 18/09/2011minha estante
Parabéns pela sua resenha Verônica está ótima!
e não liga pela demora ainda está em tempo poxa, sem problemas não é mesmo?!

Querida, valeu!

Guilherme H. 18/09/2011

o livro não fala muito da realidade do povo que mora em um condominio particular , e sim fala da realidade que o pessoal que mora em favela vive , uma realidade que muitos não conheçe e muitos nunca iram conheçer , porque não é uma realidade tão boa , é uma realidade que muitos não gostariam de viver , o mundo da favela , o mundo da corrupção , o mundo da policia que não ajuda , e sim atrapalha , não ajudando a população , resumindo o livro fala sobre a realidade do brasil a realidade que muitos não conheçem .

Alinson 18/09/2011minha estante
nossa é isso ai Guilherme parabéns!

Valeu, Gui!

Garcia 18/09/2011

Resenha '' MEMÓRIAS DE UM PAÍS DISTANTE ''
É um livro bem realista, que aborda certos problemas que existem no Brasil, tais como corrupção, miséria e etc.
A vinda de 3 jovens estrangeiros para o Brasil conta como eles são recebidos, e o pacto que tais levam ao ver um Brasil diferente do qual imaginavam. A jovem Patricia pretende voltar ao Brasil para ajudar em projetos carentes, o jovem mais novo, de apenas 10 anos, ainda fica com a imagem de um Brasil grandioso, na '' fábrica '' de jogadores de futebol, e Bruno, detesta o Brasil e não pretende voltar...
Cada um deles passam por experiencias realista do Brasil, e cada um tem sua reação. Um livro bom, como já disse realista, bom, realista é umas das principais palavras que definem o livro.
Boa leitura!!!!!!!!!! :)

Valeu, promotora!

Silviano 18/09/2011

Sobre Memórias de um país distante...
''... agimos e vivemos como se aquele que está do nosso lado, na nossa frente, não existisse ou não fosse importante do que planejamos para ele, em nome dele. Por conta disso, estamos fazendo coisas e aceitando outras tantas que não tolerávamos nos outros...''

Gostei dessa parte que Júlio Emílio Braz escreveu, foi uma parte do livro que me fez pensar.

Adorei o livro no entanto me deixou meio confuso com três histórias interligadas e ao mesmo tempo diferenciadas entre si.
A história de três crianças que tem seu ponto de vista em relação ao Brasil.

Linus o garotinho alemão que acha que o Brasil é um país bonito e bonzinho.
Bruno que odeia o Brasil pois acredita que sua mãe faleceu por causa dele.
E Patrícia que foi no Brasil só para enterrar as cinzas de seu avô e acabou descobrindo muitas coisas.

Cada história com enredo diferente mas ao mesmo tempo muito parecidas.

Alinson 18/09/2011minha estante
Esse trecho é um dos melhores da trama, parabéns pela resenha gá está ótima!

Lindo, gostei!

talita 18/09/2011

Memórias de um País Distante - Julio Emílio Braz
O livro fala sobre 3 estrangeiros que veem para o Brasil, Patrícia, Bruno e Linus, cada um com seu objetivo, uma coisa leva a outra e eles descobrem um lado do Brasil de corrupção, pobreza e injustiça
A imagem que o Brasil passa pra quem tá de fora, é de futebol, mulher e festa, mas não é só isso, temos muitos problemas ainda pra resolver e o livro os retrata muito bem, gostei bastante recomendo!!

Alinson 18/09/2011minha estante
Muito boa sua resenha Talita, parabéns!

Gostei, linda!

Bia 18/09/2011

Resenha do livro : Memorias de um país distante
O livro conta a historia de três jovens,que por razões diferentes resolvem vir ao Brasil.Bruno sai da suíça para conhecer a família da mãe, que morreu em um acidente de carro.Patrícia tem a missão de cumprir o desejo do seu avô:ser enterrado em sua terra natal.Linus, um garoto alemão que adora futebol,vem morar no país por causa do trabalho de seu pai.
Eu particularmente achei bem confuso este livro, porém é interessante. Pois fala a nossa verdade,ou seja,fala a verdade do Brasil.Mostra "aquilo" que muitas pessoas sabem,mas não quer ver.
Mas agora eu me pergunto: o que fazer para mudar essas situações que o povo brasileiro vem presenciando cada vez mais? Bom de uma coisa eu tenho certeza,ficar aqui esperando alguma solução cair do céu,não ira ajudar. Então vamos no mexer, e começar desde de agora á colaborar com um mundo melhor não só para nós,mas também para os nossos filhos!

Eu indico este livro a todos,espero que gostem.
Boa Leitura (:

Luara 23/09/2011minha estante