Memórias de um país distante

Memórias de um país distante Júlio Emílio Braz

Resenhas - Memórias de um país distante

Alinson 18/09/2011

Resenha - "Memórias de um país distante"
Ótima história de Julio Emílio Braz, que conta sobre três personagens que por motivos diferenciados vem para o Brasil.
Bruno - Após a morte de sua mãe, a sua suposta avó o convida para vir passar um tempo aqui no Brasil, mas chegando, acontece muitas coisas, onde fica indignado com a forma que as leis do país são cumpridas, dentre outras coisas.
Patrícia - Veio para o Brasil para satisfazer o último pedido de seu falecido avô político: enterrá - lo no seu país. Quando chega ao Brasil fica na casa de seu tio - avô Lenine Galvão outro político brasileiro, onde juntamente com seus primos começa à se envolver na política.
Linus - Juntamente com seu pai vem para o Brasil poi o mesmo foi tranferido para trabalhar aqui, logo que chegam Linus é raptado por habitantes da Cooperativa Leiteira e é la que passa a maior parte da trama, onde seu maior sonho era participar de uma partida de futebol. Acaba se tornando amigo de seu próprio raptor e conhece um país diferente do que sempre imaginou.

No começo de minha leitura achei meio dificil pois tinham muitas coisas em alemão, mas no decorrer da história as coisas vão se esclarecendo, e começamos a entender qual o motivo de Julio ter escrito uma trama tão emocionante e envolvente que conta o lado dos turistas que por aqui passam. CORRUPÇÃO, VIOLÊNCIA, dentre tantas outras coisas e também a visão que os mesmos tem do nosso tão "amado" país.
Como todos os livros este também nos transmite vários códigos de vida (como disse o autor em sua visita à escola).
Vejo que o livro retrada de forma verdadeira tudo o que está acontecendo em nossa pátria e penso que se tudo está desta maneira é porque NÓS brasileiros vemos tudo e não fazemos nada.
"NÃO PODEMOS FAZER UM NOVO COMEÇO, PORÉM PODEMOS MUDAR O FINAL"
Só depende da gente para mudar o final da história brasileira!
Rafaberge 18/09/2011minha estante
gostei muuito da sua resenha, esta muito boa!
Parabens!!!

Brukshilds 19/09/2011minha estante
Parabéns...............adorei..............vc escreve super bem !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Dá até vontade de ler o livro!

Alinson 19/09/2011minha estante
obrigado Rafaa, a sua tb está mt boa!
Obrigado Bruna, vc tb escreve super bem!
ááá vcs sabem disso (hehe)

Prof. Angélica Zanin 01/10/2011minha estante
Sou sua fã. Sua resenha é ótima como vc e muiiiiiito obrigada por me ajudar com seus amigos!

isapoirot 06/08/2020

quando eu comprei o livro, o escritor tava perto do trabalho da minha mãe!! ele me deu um autógrafo e escreveu meu nome com um recadinho muito fofo. talvez isso tenha alterado minha visão sobre o livro, mas não tem problema rs :)

Bruno 17/09/2011

Um avião vindo da Suíça chega ao Rio de Janeiro e nele três pessoas cujos destinos irão se cruzar.
Patrícia traz os restos mortais do avô Gregório (um exilado político) para seu país de origem.
Lenine Galvão, irmão do avô, um deputado federal que tem uma família em que todos estão voltados para a política.
Após uma cerimônia, enterram os restos do avô e Patrícia passa a conviver com eles.
Bruno Babel, um adolescente de 17 anos, veio ao Brasil para encontrar sua avõ Blandina, após a morte da mãe.
Ao chegar a Natal e não ser esperado pelos parentes, é assaltado por Ranulfo, um taxista mau caráter, que o deixa sem nada. Ranulfo vive dos assaltos que faz aos turistas e divide o lucro dos roubos com policiais desonestos.
Ao se ver perdido em Natal é socorrido por Piruá e Roseli.
Um dia, os policiais matam Ranulfo e eles presenciam tudo.
Encontram a avó Blandina e Bruno descobre que ele não é sua avó e sim uma amiga de bordel onde sua mãe viva.
Bruno não vê a hora de voltar à Suíça e reencontrar seu pai. A experiência vivida no Brasil foi traumatizante.
Linus, um menino de 10 anos, loirinho e cujo sonho é jogar bola igual aos meninos brasileiros, traz uma bola nos braços o tempo todo. Ele e o pai vêm ao Brasil após a morte da mãe para trabalhar, devido à transferência do pai. Passam a viver numa casa com outros funcionários da firma.
Um dia, ao irem para a fábrica em que o pai trabalha, são abordados por delinquentes e Linus é seqüestrado por Boró. Um resgate é pedido através da bola e ele passa a viver na Cooperativa Leiteira com várias famílias e Boró.
Essas famílias invadiram a cooperativa por não terem onde morar. Linus passa a conviver com os meninos e acaba convencendo-os a jogar bola com eles. Foi o melhor dia da vida de, quando jogou bola.
Um dia ele é roubado por Bazu (marginal que vivia com a irmã de Boró). Boró vai até o esconderijo de Bazu e mata todos, inclusive sua irmã. Fica muito arrasado e resolve soltar Linus. Manda ele embora, mas nisso chega a polícia para desocupara a cooperativa e o tiroteio começa. Boró pega uma pipa e vai soltar. É a única vez que Linus viu um sorriso no rosto dele, antes de ser morto pela polícia.
Patrícia também se encontrava na cooperativa junto com seu tio Lenine Galvão, que fazia distribuição de alimentos.
Ao ver Linus, segura-o e o tio é morto na confusão. Acham que foi alguma bala perdida, mas depois percebem que ele enfartou. Nisso o ônibus em que Bruno Babel está vindo de Natal quebra na entrada da rua da cooperativa, no instante da confusão. Os três se veem.
Depois de algum tempo voltam todos para a Suíça e cada um leva na alma experiências nada agradáveis do Brasil. Mas de tudo o que viveram de ruim, restou alguma coisa boa: a amizade que encontraram, desinteressada de Piruá por Bruno.E com a convivência a amizade surgio entre Boró e Linos.
Patrícia resolveu voltar ao Brasil e viver aqui, porque viu a carência de pessoas e ajudá-las foi a maneira que encontrou de realizar os seus sonhos.
Alinson 18/09/2011minha estante
NOSSA Bruno você arrazou cara, meus parabéns são ótimas as suas resenhas e esta não foge disso.

Valeu, Bubyyyyyyyyyyyyyyy!

Pietra 15/09/2011

Memórias de um páis distante ..
.. fala sobre 3 pessoas que são de lugares diferentes do mundo e vão para o Brasil, para descobrir novas coisas. Patrícia, Bruno e Linus passam por problemas que atualmente aqui no Brasil são os mais comuns. Patrícia foi para o Brasil por causa de seu avô que morreu, ele era um político e foi embora do Brasil por causa de seu irmão, tambem um político muito conhecido. Ela acaba ficando por mais tempo, e passou a admirar muito seu tio, mais acaba descobrindo que não muito diferente de outros políticos por ai, ele é corrupto e não liga pra nada.
Bruno, foi para o Brasil pra conhecer a sua suposta avó e também sobre o passado de sua mãe, pois ela morreu em um acidente de carro e ele se culpa muito por isso. Então chegando lá ele é roubado e passa por muitas dificuldades como: a fome, a violencia, o abandono. E ainda descobre coisas ruins de sua mãe.
Linus, é um garoto muito aventureiro, divertido, e que gosta muito de futebol. Ele vai para o Brasil com seu pai por conta do trabalho. Mas o garoto acaba sendo sequestrado e levado pra uma favela, aonde ele faz amigos, só que no meio de uma confusão acabam acontecendo muitas coisas horríveis com eles.
Apesar do livro ser grande, vale muito a pena ler. É bem interessante, e um ótimo livro para refletir.
Paulinha 16/09/2011minha estante
nossa amiga descupa ae arrasou parabeens hahaha
aprendeu comigo né? s2

NOOSSA Pietra arrazouu
parabéns mesmoo!

Legal!

Gih matucci 17/09/2011

Memórias De Um País Distante por Júlio Emílio Braz
Um dos livros mais espetaculares que já li esse ano, de fato. Conta a história de três adolescentes que vão ao Brasil, sendo dois de origem suíça, e um de origem alemã.
O alemão, cujo nome é Linus, sempre sonhou em jogar futebol com os meninos brasileiros e possui uma imagem perfeita sobre o Brasil.
Patrícia é de origem suiça, com uma mãe brasileira. Não gosta do Brasil, mas decide ir até lá para enterrar seu avô e conhecer mais um pouco sobre sua família.
Bruno também é de origem suiça, com uma mãe brasileira que fugiu do País para se prostituir no exterior. Ele decide ir para lá para encontrar sua avó.
Aventura. Emoção. Mentira. Esse livro reúne muitas emoções diferentes vividas por estes personagens durante sua visita ao País tropical, o País do futebol, o da corrupção.
Alinson 18/09/2011minha estante
Sempre arrazando não é mesmo Giovana?

Gostei, linda!

Cristine 18/09/2011

Memórias de um país distante - Júlio Emílio Braz
Memórias de um país distante é um livro de suspense, realidade e muitas emoções. O livro conta a história de três pessoas distintas, sem algum parentesco ou algo que as torne parecidas ou próximas, mas pessoas que tem algo em comum: as três visitam o Brasil por algum motivo. Cada um desses personagens conta uma realidade do país. São as três: Corrupção na política, o falso pensamento que alguns tem do Brasil e criticas em geral sobre criminalidade, assaltos, etc. As três pessoas se decepcionam, descobrem coisas que nem imaginavam acontecer no país. Na minha opinião o livro é bom, mas deve ser lido com muita atenção, caso contrário, será entendido como confuso e sem um desfecho interessante. O livro também pode ser, muitas vezes, um pouco cansativo, principalmente na parte da política, mas isso vai do assunto preferido de leitura de cada um. Recomendo, boa leitura.
Alinson 19/09/2011minha estante
Parabéns Cris vc arrazou!!

Amei, Cris!

Juh Contiero 17/09/2011

Memórias de Um Pais Distante
Achei esse livro muito bom, pois conta a história de três personagens em um só livro. Cada um por razões diferentes vem ao Brasil e passam por muitas surpresas e decepções.
A história que mais gostei foi de Linus. Um garoto que desde pequeno sonhava em vir para o Brasil e presenciar e jogar o futebol brasileiro, cheio de felicidade e alegria. Quando chegou ao pais, não foi o que encontrou. Passou por muitas decepções mas, no fim , conseguiu o que queria, jogou bola, e pra ele foi muito mais do que esperava.
O livro fala sobre a realidade brasileira : corrupção, problemas sociais, preconceitos... É um livro muito reflexivo, onde você pensa se vale a pena lutar pelo nosso país.
E você, lutaria pelo Brasil ??

Julia Contiero 9ºano manhã'

Alinson 18/09/2011minha estante
ótima resenha Julia parabéns!
bem eu lutaria para melhorar a situação do nosso país e vc Julia lutaria pelo Brasil?

Veh 18/09/2011minha estante
Arrasou amiga!!!!
Se não lutarmos pelo Brasil, quem é que vai???

Linda, Ju!

Guilherme H. 18/09/2011

o livro não fala muito da realidade do povo que mora em um condominio particular , e sim fala da realidade que o pessoal que mora em favela vive , uma realidade que muitos não conheçe e muitos nunca iram conheçer , porque não é uma realidade tão boa , é uma realidade que muitos não gostariam de viver , o mundo da favela , o mundo da corrupção , o mundo da policia que não ajuda , e sim atrapalha , não ajudando a população , resumindo o livro fala sobre a realidade do brasil a realidade que muitos não conheçem .

Alinson 18/09/2011minha estante
nossa é isso ai Guilherme parabéns!

Valeu, Gui!

Silviano 18/09/2011

Sobre Memórias de um país distante...
''... agimos e vivemos como se aquele que está do nosso lado, na nossa frente, não existisse ou não fosse importante do que planejamos para ele, em nome dele. Por conta disso, estamos fazendo coisas e aceitando outras tantas que não tolerávamos nos outros...''

Gostei dessa parte que Júlio Emílio Braz escreveu, foi uma parte do livro que me fez pensar.

Adorei o livro no entanto me deixou meio confuso com três histórias interligadas e ao mesmo tempo diferenciadas entre si.
A história de três crianças que tem seu ponto de vista em relação ao Brasil.

Linus o garotinho alemão que acha que o Brasil é um país bonito e bonzinho.
Bruno que odeia o Brasil pois acredita que sua mãe faleceu por causa dele.
E Patrícia que foi no Brasil só para enterrar as cinzas de seu avô e acabou descobrindo muitas coisas.

Cada história com enredo diferente mas ao mesmo tempo muito parecidas.

Alinson 18/09/2011minha estante
Esse trecho é um dos melhores da trama, parabéns pela resenha gá está ótima!

Lindo, gostei!

Aninha 18/09/2011

Esse livro é muito bom no sentido de amizade e de saudades, a parte que mais gostei do livro foi a parte de Bruno, pois o livro é constituído de três histórias, na parte de Bruno é muito interessante pois mostra que as aparências enganam umas podem ser boas e outras ruins, mais Bruno consegue achar as dua coisas, pessoas boas com Roseli, Piruá e Pedágio agora nas pessoas ruins tem o Ranulfo, mas com isso aprendemos a respeitar as diferenças !

parabéns ana gostei

Legal!

Rafaberge 29/08/2011

Memórias de um pais distante
Esse livro conta a história de três jovens que acabaram tendo o destino de suas vidas cruzado, e que apesar de não serem do mesmo país ou não terem nenhum vínculo familiar, eles possuem muito em comum, a começar pelo destino da viajem: o Brasil. Cada um deles vem para cá por um motivo diferente, por razões pessoais e cada um sofre um pouco dos problemas gerais que cada brasileiro vivencia diariamente, e que nos países de primeiro mundo acontecem com menos frequência, tais como: a corrupção, a violência, a maldade, a fome. Porém o livro, assim como o ser humano, não retrata apenas coisas ruins, mostra também o verdadeiro significado da amizade, da bondade, da compaixão, sentimentos esses que movem a maioria das pessoas, independentemente da classe social, por mais que uma pessoa seje pobre, não significa que ela vai ser má e que vai querer sempre prejudicar os outros, normalmente as pessoas mais humildes possuem um coração muito maior e mais generoso do que as pessoas mais ricas. O livro mostra bastante sobre isso,e mostra também como é ser um estrangeiro em um país muito amistoso, mas que diversas vezes pode acabar com a confiança de todos.
Eu adorei a evolução que todos eles tiveram em relação a imagem Brasil, já que os três possuiam ou uma imagem péssima, ou uma muito perfeita;o livro mostra muito bem a realidade, sem alterações e mudanças, sem coberturas e camuflagens. Eu sinceramente adorei e o recomendo para uma pessoa que deseje embarcar na realidade, com um pouco de imaginação, livro perfeito para uma tarde em que não se tem nada para fazer!!!

Alinson 29/08/2011minha estante
nossa rafa como já disse em outras resenhas suas vc é 10, sempre arrasa e sabe disso.
Parabéns, explêndida resenha a sua.

Rafaberge 29/08/2011minha estante
aii que lindo!!!
brigadoo

Valeu, meritíssima!

Rafaberge 02/10/2011minha estante
hahaha que vergonha professora :P
meritíssima só no tribunal né? uahahauhauhau
beeijo

Desativado 18/09/2011

Todos por um Brasil melhor...
...Já deu no saco.

Mas que grosseria; o fato de começar a resenha por um comentário tão coloquial e sem argumentos em linhas anteriores, confesso, pode ser interpretado como grosseria.

Descaso.

Se o fosse, sequer estaria eu digitando sentenças. Antecipando, apenas, críticas ao meu primeiro dizer, que sei que seria questionado. De qualquer forma, o momento pré-opinião que caracteriza minhas resenhas aqui se finda.

Quiçá não.

A obra inteira cansa ao retratar as mesmas coisas. Posso resumir boa parte da crítica nesta frase - e sem arrependimentos. Ora, vamos lá.

Política e corrupção.
Criminalidade.
Precariedade social.

Moralistas aparecem, pomposos; "Mas são esses os problemas do Brasil".
Primeiramente, se querem mesmo fazer suas crianças se interessarem tanto pela situação do país, além de uma breve máscara imersa em tal glacê delicioso e trivial da hipocrisia, o uso massivo desses temas quebra a magia.

Haha, claro que quebra.

Devaneios, se permitem-me. O verdadeiro motivo da crítica ao fato da repetição impetuosa não fora o mostrado - sequer sou assim. Não vou, também, apelar ao meu frasear de sempre, culpando e acusando ser uma arte comercial.

Não dei relevância a isso, penso que pela primeira vez em tempos. Porventura, por pura preguiça; talvez, desatenção.

Já que toda uma ordem de descrição fora rompida sem muito relutar por mim, acompanhem agora uma breve revelação do enredo;

Ps. BBcodes não funcionam, mas gosto de usá-los mesmo assim. Costume.

[i]A história de três jovens, dois com traços tupiniquins, que chegam ao Brasil para a execução de atos diversos - um, a clássica história de transferência de trabalho de um dos pais, outro, uma jornada moral e psicológica, outra, um dilema e o enterro de seu avô sonhador.[/i]

Quaisquer semelhanças com figuras reais e/ou demais fictícias, apenas um amontoado de coincidências. Haha.

Três histórias. Seguem rumos, claramente, que vemos se encontrar, ásperos, em uma linha temporal que consiste em persistência numa crítica quase cega ao panorama em que vivemos.

Certo, várias afirmações jogadas ao ar. Bem meu estilo, peço perdão, portanto.

A grande sacada da obra; vocês não adivinhariam. Noventa por cento diria que era sobre a narração ser complementada por um sentimento subentendido de patriotismo e, ainda assim, ódio pela condição atual do país. Bem, eu, facilmente interpretável, não ideio da mesma forma.
Julio se mantém compreensível e, o mais importante, interessante, pela sua escrita; não impecável, porém repleta de sentimentos.

Precisamos de escritores que transpõem suas emoções e incorporam suas criações, na execução e confecção de uma história plausível. Uma história consideravelmente fixa e rígida.

Vejamos, a crítica negativa, em suma. Um livro completamente desnecessário. Para a leitura cotidiana, digo, já que o autor tem direito de escrever o conto que quiser, o conto que, ao momento, lhe der maior prazer e satisfação. A maioria das obras do tipo são classificadas como RESTRITAS, a.k.a. adultas. Porque devem ser. Quando se adapta a realidade pra um limite que é estabelecer a categoria infanto-juvenil, perde-se credibilidade. Veracidade. Crianças, hoje em dia, já sabem muito bem o que vivem - ou, ao menos, uma visão piorada, sempre manipulada -, porque exatamente descobrem as obras adultas e as desfrutam.
Resumindo, ainda mais - Memórias de um país distante é uma contradição pura. Inviável. Por isso prossegue cansativo, por horas surreal, ainda passando pelo desagradável. Outro erro de Braz foi a caracterização de uma escrita - sim, disse que era o ponto forte. E é - que chega a ser, em momentos, ainda mais desgastante que o desenrolar da história. Repetições exageradas de expressões, palavras, num ênfase assustadoramente ineficaz e esteticamente repulsivo.

Vejamos, a crítica positiva, em suma - vejam a repetição como deve ser, com certo tom de sarcasmo. O objetivo foi bom; representar - MAIS UMA VEZ, como adoro continuar dizendo - para os pequeninos o país em que vivem. Realidade. Sem fantasia, ou, ao menos, não aparentemente. As pessoas superestimam a realidade. É algo cru, clichê e sempre alterado bruscamente pela ficção que, queiram ou não, jorra inescrupulosamente sobre as faces dos leitores, sem que eles percebam. , inclusive.
Outro ponto positivo, como já comentado, a escrita. Sem que os céticos e afiados venham me criticar, vejo parte da escrita de Julio Emílio Braz deveras semelhante ao meu modo de escrever. E vice-versa. Consegue transpor narrações convincentes, um aroma doce e agradável de harmonia, por vezes.

O livro não é ruim.
Seu único problema - dividido em inúmeras vertentes - é a exploração de um assunto maçante. Abominável, por mim, em dias atuais. O exagero. A falta de originalidade - na desculpa de ser a mais pura realidade.

Não veremos livros retratando, com seus autores defendendo armados de uma devoção verdadeira, belezas e outras coisas do Brasil, sem ser por fins comerciais.

"Will you give another chance?
Will you try a little try?
Please stop and you'll remember
We were together
Anyway
All right"

Shaman's Blues - The Doors
Alinson 19/09/2011minha estante
Leonardo e seus pensamentos (hehehe), ótimos por sinal.
Meus parabéns!

Prof. Angélica Zanin 01/10/2011minha estante
Vc é demais! Te amo, embora isto possa lhe parecer um tanto...massivo, hipócrita, enfim, mas é assim.

Letícia Ferri 13/09/2011

Brasil: Uma farsa espalhafatosa ou uma riqueza maravilhosa? Vale à pena refletir!
"Eu não acredito no Brasil"...

Uma frase marcante, dita pelo jovem, Bruno Babel e, também, com a qual trava todo o enredo da obra textual "Memórias de Um País Distante".
Em tal obra podemos constatar a história de três jovens estrangeiros, dois adolescentes de origem suíça (Bruno Babel, 16 anos, Basileia; Patrícia Galvão, 17 anos, Zurique) e um garotinho de origem alemã (Linus Von Abenteuer, 10 anos, Berlim)que, por alguns motivos particulares, decidem ir ao Brasil, cada um com um distinto ponto de vista, cada um com um desejo diferenciado, onde, por intermédio de circunstâncias do destino, se encontram em um voo de Frankfurt (Alemanha) para a cidade do Rio de Janeiro e não se esquecem por mais separados que estejam em seus respectivos afazeres.
Bruno, é um jovem rapaz, solitário, após o falecimento da mãe, em um acidente de carro, o que faz de sua vida um sofrimento, ao considerar-se o culpado quanto ao ocorrido. Seu motivo para viajar para o Brasil, é conhecer sua avó materna e, também, procurar compreender porque se considerava tão culpado, pela morte da mãe brasileira. Bruno também não gosta do Brasil, o considerando como um tolo país, ridículo, onde a farsa é extrema e a corrupção o domina.
Patrícia, é uma jovem sonhadora, neta de um político brasileiro, que sempre sonhou em ver seu "amado" país sendo mais justo. Patrícia admirava o sábio avô, o que a incita deliberadamente a conhecer o Brasil, levando suas cinzas para sua terra natal (do avô).
Já Linus, é um pequnino garoto, que sonha em conhecer matas, florestas, praias e, principalmente, jogadores de futebol. Viaja pois, seu pai, recebe uma proposta de emprego no Brasil.
São três jovens distintos, mas com um semelhante propósito: compreender a verdadeira essência deste país tão magnífico e corrupto, tentando driblar os tortuosos caminhos de seus destinos e finalmente desvendar os inúmeros mistérios de um país tão vasto quanto o nosso Brasil.

Em minha opinião, o autor, Júlio Emílio Braz, ousou em introduzir em sua obra textual detalhes tão profundos de nosso país, como a corrupção, a "tenebrosa" e má qualidade de treinamento e caráter de nossos policiais, a duríssima realidade de nossas favelas, a incompetência política, enfim; de maneira interessante e madura, corajosa e crítica.
Definitivamente o autor acertou em tal situação.

O autor pecou ao introduzir situações demasiadamente implícitas em tal história, como, por exemplo, as descobertas que Bruno fez, à respeito do passado de sua mãe.

Ao ler "Memórias de Um País Distante", pude perceber que, meu país, por mais desigual, injusto, irregular que seja, não possui culpa do mesmo e, sabe sobre quem caiu esta culpa? Resposta: Sobre nós mesmos, pois ao nos acomodarmos, estamos incitando a barbárie de nosso país, estamos oferecendo nossa aceitação, quanto ao assunto.
Averiguei de maneira mais real, que nosso país não está preparado para receber uma Copa do Mundo e Olimpíadas, o que me dói profundamente, pois passa ao mundo, uma visão errônea de que o Brasil é um país sem capacidade para fazê-lo.

Enfim, adorei o livro e o recomendo àqueles que adoram uma excelente história em uma tarde de feriado, onde bate uma vontade de conhecer pessoas e lugares diferentes, sem sair do conforto de seu sofá...

Boa Leitura...

Alinson 19/09/2011minha estante
parabéns lety, como sempre arrazando néé?!
ótima sua resenha!

Adorei, linda!

Maah 15/09/2011

Memórias de um País Distante.
Memórias de um país distante conta a historia de três jovens com objetivos e vida diferentes, mais todos com o destino igual.
Os três vão para o Brasil cada um com um motivo, Bruno para conhecer a "família" de sua falecida mãe, Patrícia para enterrar seu avô, e Linus que gostava de futebol mais veio pelo trabalho do pai.
Linus tinha uma visão bonita e encantadora do Brasil, Bruno já não pensava do mesmo modo, que ao chegar no Brasil só satisfez mais ainda sua opinião. Linus se decepcionou.
Patricia ao conviver no Brasil com seu tio avô Lenine, descobre que ele é um péssimo politico corrupto, construindo uma realidade diferente do que pensava.
Varias decepções e constrangimentos sobre o Brasil foram marcadas na vida dos três fazendo assim, cada um construir sua imagem sobre o país.
É um livro interessante, no começo é um pouco confuso mais depois você vai entendendo e encaixando as partes.
Acho que o objetivo principal do livro é nos mostrar a realidade verdadeira de um país, e não o que a mídia quer que você veja.

parabéns Mayara!

Prof. Angélica Zanin 01/10/2011minha estante
Vc leu e isto é tuudo! Obrigada, linda!

yaya 17/09/2011

Memórias de um País Distante
Memórias de um País Distante conta as experiências vividas por três jovnes,Patricia,Linus e Bruno,aqui no Brasil,cada um com seus objetivos de vida e a sua visão do país,eles irão enfrentar vários problemas e conflitos que aqui são comuns,mas que chocam a todos.Eu gostei e recomendo a leitura,porque é um livro verdadeiro que mostra a realidade vivida aqui no país,faz nós sentirmos vergonha do quanto a situação tá precária,violenta e querermos mudar,pois somos os responsáveis por tudo isso.É um livro muito bom e bem tocante que vai fazer você enxergar o Brasil de perto.

Yasmin Peres Cunha 9°ano

Alinson 18/09/2011minha estante
ótima resenha Yasmin e é verdade quando diz que está dando vergonha do nosso país

Yasmin lindaaaaaa!