A casa assombrada

A casa assombrada John Boyne

Resenhas - A Casa Assombrada

Marcia @belaspaginas 03/10/2019

Muito booommm!!!!
Pela sinopse já dá para saber o que vamos ter nesse livro. Eliza 21 anos mora com seu pai numa casa bem pequena em Londres, ela acaba se sentindo só depois que seu amado e bondoso pai morre, a única saída pra sua solidão é mudar de vida, ir embora de Londres, morar no condado de Norfolk, e ser governanta na mansão Gaudlin Hall. Até ai tudo bem, mas ela não demora a perceber que tem alguma coisa errada, e a partir daí fui capturada pelo clima de terror e suspense que o autor cria no livro.
Tudo é muito bem construído no livro, todos os personagens são ótimos, a dosagem do sobrenatural te prende e se encaixa perfeitamente em toda história, Eliza é forte, corajosa e em meio a tantos medos e ataques sobrenaturais não se acovarda e fica querendo desvendar o porque de tudo. A história me deixou tensa, e ansiosa para seguir em frente, muitas pontas soltas, muitos segredos espalhados e eu já querendo juntar tudo, tem perdas, medos, solidão e recomeço.
Se você quer ler algo sobrenatural nesse mês de outubro A Casa Assombrada é uma ótima escolha.

Grazi 28/09/2019

Um bom suspense
Definitivamente não é o livro do Jonh Boyne que mais me agrada.

Não é um livro ruim. Porém quando comparado aos outros livros do autor - que me deixaram completamente fissurada, este se torna mediano, quase uma sombra.

Mas se você está procurando um suspense de cunho sobrenatural com um ótimo final e enredo extremamente bem montado... Você vai adorar esse livro

Bart 30/03/2019

A Casa Assombrada
*John Boyne*

Não é um livro de terror, tem o elemento sobrenatural, mas acima de td, é um livro q fala de coragem nas situações mais adversas e da força q a mulher tem de encarar o q vier na esperança de salvar duas crianças!
Logo depois da morte repentina do pai, Eliza Caine é contratada como governanta em uma propriedade chamada Gaudlin Hall, para dar continuidade à educação de duas crianças Isabella e Eustace, mas uma presença violenta na casa não a quer perto das crianças...se quiser saber mais...já sabe!!

Livro massa, e o q mais surpreende é a personagem de Eliza! Uma mulher à frente do tempo dela!!
Ótimo livro!!

Marcos 14/03/2019

Eliza é uma jovem rica, que sempre teve tudo na vida.Ela é muito próxima a seu pai, que sempre a encheu de amor, carinho e de todos os sentimentos bons e nobres. Porém, após o seu falecimento, ela se vê sem rumo na vida. Logo ela decide aceitar um emprego de governanta em um vilarejo distante de onde morava. Porém, ao chegar lá, ela se depara com algumas crianças numa mansão completamente vazia. Ou pelo menos é o que ela acha.

Sem conhecer seus reais patrões ou os outros empregados da casa, Eliza resolve então começar a trabalhar para os jovens. Logo ela começa a ter sensações estranhas como se alguém a observasse ou se alguém estivesse a seguindo pelos corredores. Sua vida começa a correr risco quando uma série de acidentes a envolvendo acontece.

A Casa Assombrada é um livro que mistura suspense e terror, escrito pelo autor irlandês John Boyne, meu autor favorito da vida. O livro é uma espécie de recontagem do clássico do gênero A Volta do Parafuso.

Esse é um livro que, digamos, foge ao padrão dos outros livros do autor. Como já li todos os livros do Boyne publicados no Brasil, detecto que ele tem algumas temáticas e alguns formatos de narrativa já predeterminados. Porém em A Casa Assombrada nenhum desse elementos foi utilizado. narrativa suave e gostosa do autor continua, mas só. O livro não tem forte peso nos personagens infantis, também não retrata um tema com contexto social ou histórico e não traz grandes reflexões e metáforas brilhantes que John já utilizou ao longo de sua obra.

Confesso que, de todos os livros dele, foi o que eu menos gostei. Ainda assim, é uma leitura leve e gostosa, pois Boyne tem uma suavidade na escrita que me encanta muito. O uso das palavras no teto, o dosar entre diálogos e descrições, entre outros aspectos, são coisas muito interessantes de serem lidas.

Recomendo a todos que gostem dos livros do autor, mas não julgo ser esta uma boa porta de entrada para a sua obra geral.

Alessandra @euamolivrosnovos 09/03/2019

Um mistério previsível.
Eliza Caine não é uma típica mocinha de romance de época. Considerada de feições grosseiras, ela não tem aspirações de se casar e dedica seu tempo à função de magistério.

Embora tenha perdido a mãe ainda muito menina, encontrou em seu pai um grande companheiro e amigo, até que mais uma vez as intempéries da vida vieram e cobraram seu preço. A morte de seu grande protetor leva Eliza a um ato impensado, aceitando um cargo de governanta em uma cidadezinha próxima de Londres.

Além do anúncio um tanto quanto apressado em um jornal, sua chegada é regada de acontecimentos inexplicáveis e o que ela encontra é uma mansão em mal estado, duas crianças sem o cuidado de um adulto e fatos aterrorizantes.

Ao longo da narrativa descobrimos com a mocinha os mistérios que rondam as crianças, mas tudo isso sem muita pressa do autor. A protagonista torna-se quase uma detetive, buscando respostas em qualquer um que possa ajudar.

Como esperado, todos são muito relutantes em contar o que de fato ocorreu na mansão, tornando a leitura um pouco enfadonha mas sem fazer com que o leitor perca o ritmo de leitura, de maneira alguma.

É aquele livro para se ler numa sentada só, com uma escrita fluida e simples, porém previsível demais, tirando um pouco do obscuro prometido pelo autor.

A história é bem amarrada, mas sem deixar muito para a imaginação, com muitos questionamentos, inclusive sobre a "fragilidade" da mulher na época e as crenças sobre vida após a morte.

Essa foi minha primeira experiência com John Boyne, mas apesar de não ter achado o melhor livro que li na vida daria outra chance para ele com certeza.

Se você quer um livro rápido e gostoso de ler, essa é a pedida para incrementar sua meta de leitura do ano.

site: https://euamolivrosnovos.blogspot.com

Tibúrcio 13/12/2018

Maravilhoso
A casa assombrada é um daqueles livros que te prende desde a primeira página.

Eliza Caine é uma professora que acaba de perder o pai e sem dinheiro e com aluguel para pagar se depara com um anúncio no jornal buscando uma governanta para cuidar da educação das crianças de Gaudlin Hall, propriedade no condado de Notfolk, Inglaterra.
Após a longa viagem de Londres até Gaudlin Hall, Eliza depara-se com duas crianças: Isabella, uma menina muito inteligente para sua idade e Eustace, seu irmão de oito anos. Os pais não estão e as crianças evitam falar neles. Ninguém no vilarejo passa informação e se esquivam sobre o assunto. Somado a isso, Eliza passa a sentir e observar estranhos acontecimentos na casa que parecem não querer sua presença no local.
O livro é uma homenagem às histórias de terror do século XIX, porém a única (e melhor surpresa) é a heroína da história. Diferente de outros personagens comuns nas histórias de Boyne, Eliza é destemida dentro do seu medo e mergulha fundo nos mistérios de Gaudlin Hall.
Prepare-se para os arrepios e a sensação de está sendo vigiado. Eu dormi com a luminária ligada!

Guynaciria 07/10/2018

Esse é um livro fácil de ler, que vai te prender por conter uma história interessante e ao mesmo tempo simples, porém em muitos momentos ela lembra outros clássicos do horror com que já tivemos contato, o que torna a história previsível.

Temos uma mocinha (Eliza), que perdeu a mãe na infância, foi criada por um pai amoroso, se tornou professora em uma escola de meninas e que não tem nenhuma perspectiva amorosa em decorrência de sua aparência física desfavorecida.

Em dado momento essa garota perde o pai e tem que mudar de casa, ela acaba respondendo a um anuncio de governanta em outra cidade, mas algo a surpreende ao chegar a seu destino. Ela não foi contratada pelo dono da casa, e sim pela governanta que vai suceder, para piorar a situação ela se ver vitima de alguns episódios bem desagradáveis em sua estadia na mansão de Gaudin Hall .

Elisa, ficou responsável pela educação de  Isabella, menina muito inteligente para sua idade, e seu doce irmão Eustace.

Isabella, visivelmente é a figura dominante da casa, mas toda a sua força e personalidade foi moldada de acordo com o perfil de sua falecida mãe.

Elisa, ganha destaque na segunda parte do livro, fazendo algumas descobertas ( levou mais tempo do que as governantas anteriores), e se posicionando de uma forma enérgica para solucionar os problemas encontrados, mesmo que para isso conte com uma ajudinha do além.

O livro é bom, bem escrito, e de fácil leitura, mas previsível, sem nenhuma grande revelação ou reviravolta em seu enredo.

Miih 12/08/2018

Muito bom, porém previsível
A história se inicia nos guiando pelas motivações de Eliza para tomar as decisões que a levaram aos acontecimentos trágicos que o livro narra. A trama conta com um fim previsível. No entanto é uma leitura que nos prende até às paginas finais, com uma escrita leve e de qualidade, que me fez lembrar de alguns clássicos da literatura durante o seu desenvolvimento.
Recomendo o livro para quem busca bons momentos de entretenimento ou para quem está começando a se aventurar em leituras de suspense/terror.

Rosana - @tudoquemotiva 11/08/2018

O livro vai se passar na Londres de 1867 e nossa protagonista, Eliza Caine, tem 21 anos e trabalha como professora em uma escola e tem uma vida bem comum ao lado de seu pai, sua mãe faleceu há nos. Eliza divide o amor pelo autor Charles Dickens com o pai, que vem a falecer de forma inesperada após ficar doente.

Com contas para pagar e seu salário não sendo suficiente, ela acaba achando uma vaga de governanta em outra cidade. Decidida a começar uma vida nova ela responde à essa vaga que não deixa claro algumas informações básicas, como por exemplo: quem são os responsáveis pela casa onde vai trabalhar.

Após uma longa e cansativa viagem de trem e de cavalo, até chegar à propriedade, ela enfim chega à Mansão de Gaudlin Hall no condado de Norfolk, onde vai passar a morar nos próximos meses e, talvez, anos. No entanto, coisas estranhas começam a acontecer ao redor dela. Ela sente como se mãos estivessem segurando ela, ou até empurrando quando ela não está percebendo. Aos poucos essas situações estranhas vão tomando proporções ainda maiores ao ponto que Eliza terá que lutar pela própria vida.

Eu gosto demais da escrita do autor e da forma como ele consegue ser tão versátil e diferente em seus livros. Esse aqui é um ótimo exemplo de entretenimento, mistério e suspense que consegue prender o leitor até a última página.

Eu amei os personangens, Eliza é carismática, prestativa e questionadora. Ela quer saber o que está acontecendo e quando ela descobre, não tenta fugir e escapar do problema. Eliza enfrenta cada situação, esteja ela com medo e/ou apenas determinada. As crianças parecem ser normais, mas tem algo ali que não é nada normal e conforme a leitura vai sendo feita, você vai entendendo.

Não é um livro assustador, mas contém cenas que podem te deixar impressionado. Não é nada daquilo que já não vimos em filmes por aí, mas ainda assim o autor conduziu tudo muito bem. As coisas acontecem de forma gradativa e no ápice de tudo, a resolução é esperta, o autor não buscou por nada ousado, porém foi muito prático.

Eu não sabia muito bem o que esperar do livro e o resultado foi melhor do que imaginei, tanto que minha nota pra ele foi 5/5. O livro tem vários diálogos interessantes e até alguns questionamentos, acredito que vale a leitura e o reflexão após lê-lo. É um livro que vai te deixar com um calafrio, e talvez até uma sensação de estar sendo observada. Recomendo demais!

site: http://www.tudoquemotiva.com/2018/08/livro-casa-assombrada-john-boyne.html

Edna 09/06/2018

Uma sensação única em cada livro
Londres Vitoriana - 1867 - Eliza Caine fica orfã, agora do Pai, se vê sozinha, já que perdera a mãe quando criança, totalmente só, e ainda descobre que a casa em que moram não pertence a eles o Pai vinha pagando aluguel em sigilo, ela vai viver as histórias de Dickens que tanto lê e ama, mas na vida real.

A história é narrada por ela e ela levando o Pai para assistir uma apresentação de Dickens, o Pai e ela os adoram, e mesmo doente insiste em ir, tomam chuva e piora a enfermidade não resistindo.

Uma semana após enterrar o Pai, Eliza responde à um anúncio nada explicito, para governanta, pede demissão da escola onde estudou a vida toda e agora ensina em sala de meninas, logo depois está em um trem viajando para um lugar desconhecido que a convoca para assumir de imediato o emprego na Mansão chamada Gaudlin Hall no condado de Norfolk, ao desembarcar do trem, ela é recepcionada por uma neblina tão forte que mal enxerga a própria bagagem caminha esperando pelo seu contratante ela caminha à deriva e leva um encontrão com uma pessoa que a olha estranhamente mas está correndo para não perder o trem, e sente como tivesse sido violentamente empurrada e socorrida por um Senhor que a salva de cair embaixo do trem que já está em movimento.

Ao tocar no nome do local para onde está indo, o casal que a salvou muda totalmente o semblante que a deixa em desconforto, sem entender o porque, mas já é chamada pelo cocheiro que viera buscá-la, mais distante ainda isolada inclusive distante do vilarejo próximo, é uma pessoa estranha que responde por monólogos às perguntas de Eliza Caine, assim como vai descobrir dias após a chegada em visita ao Vilarejo que ninguém gosta de falar sobre os "Fatos ocorridos" na mansão.

Srta. Caine como será chamada por Isabella de 10 anos que a recebe no dia em que chega e Eustace, seu irmãozinho de 6 anos, ela percebe uma criança se comportando como adulta, formalmente muito bem vestida e alinhada, questiona onde estão seus Pais e é surpreendida com a resposta: Você é a adulta da casa, um clima tenso, uma casa sombria, um quarto onde a janela não abre muito sinistro, mas Eliza não se dá por vencida e vai em busca no dia seguinte no Vilarejo, sobre as informações do Advogado responsável pelos assuntos da mansão, informações essas que será muito difícil de consegui-las.

Ela vai ser surpreendida por mãos agarrando seus pés durante à noite, por ventos fortíssimos que a derruba, por portas que não se abrem, em um momento e em outro está tudo normal.

ela vai viver dias terríveis, sem ter com quem contar pois apesar dos acontecimentos sinistros, com fatos horripilantes, tragédias, de ser a sexta governanta em um ano, mesmo assim ela insiste em desvendar por já ter se afeiçoado às crianças.

John Boyne muda o genero e nos surpreende, nos encanta a cada história e nos faz suar frio com o desfecho de A casa Assombrada.
Fantástico,para quem gosta de um terrorzinho brando!!!

Citação:

"Somos todos animais sob nossas peles, srta.Caine? Mascaramos nossso instintos com palavras bonitas, roupas e comportamento aceitável? Dizem que se nos entregássemos aos nossos desejos verdadeiros, avançaríamos uns sobre os outros com uma sede de sangue sem precedentes, todos nós."

4,5/5

Carol 02/06/2018

Entretêm mais do que assusta
Não sei se vocês são assim, mas eu tenho períodos que só quero ler um determinado gênero de livros. Isso acontece com mais frequência do que eu gostaria, e não adianta mesmo ir contra porque vou empacar e não ler nada. Então melhor remar com a maré.

Foi desse modo que cheguei até A Casa Assombrada. Queria ler um livro de suspense/terror e os únicos que tenho aqui são os do King, que demandam um tempo grande para ambientar, e queria algo rápido. Então fuçando no Kindle acabei encontrando esse antigo do John Boyne, e como adoro histórias sobre casas assombradas, não pensei duas vezes antes de começar a ler.

O livro vai focar em Eliza, uma jovem moça que acabou de perder o pai e que aceita um emprego oferecido em um jornal para ser governanta de duas crianças em um interior da Inglaterra. Lá Eliza começa a perceber que tem algo de estranho com tudo em relação a esse emprego. Ninguém cuida das crianças além dela. Não há nenhum parente, e tudo o que ela precisa resolver recorre ao advogado da família. Sem contar que os meninos são peculiares, com a inteligência aguçada de Isabella e o carisma quase doce demais de Eustace. O lugar, de algum modo, tem suas próprias vontades, e Eliza entende que não é bem vinda a aquela casa, por vivos e por mortos.

Olha, não posso dizer que é um livro realmente aterrorizante. Tem uns momentos interessantes, mas de modo geral ele entretêm mais do que assusta. A casa, que deveria ser um organismo vivo, como a maioria das histórias com casas assombradas, é mais um palco onde coisas estranhas acontecem. Então talvez eu ache que faltou um pouco mais de exploração na questão da casa em si.

Os personagens são ótimos. A protagonista é carismática e segura bem o leitor para entender tudo sob sua ótica. Já as crianças são um tanto excêntricas. Não gostei muito de nenhuma delas, mas acho que isso era o modo do autor de conversar conosco. Criando duas crianças que não deveriam se apegar a nada nem a ninguém. Pessoalmente eu tinha medo delas.

Os acontecimentos vão surgindo de maneira gradativa e suficiente para te prender até a página seguinte. Logo no início a gente entende que alguém - ou alguma coisa - quer expulsar Eliza da casa. O negócio é justamente o porquê. O motivo. E isso vai te fazer comer a história até perto do fim, quando enfim entende o que está acontecendo. Mas vou te contar... até que essa revelação chegasse foi um tormento ver a coitada da Eliza tentando entender o que acontecia com a casa e ninguém querer contar para ela por sei lá que motivo. Se fosse eu dizia logo "Minha filha, volta correndo para Londres porque aqui a treta é perversa!"

De modo geral eu gostei do livro. Conheci Boyne com outro tipo de narrativa, mas que ele não deixa longe da sua história de fantasma. Enxergamos nitidamente o estilo "Boyne", e quando chega o final fica aquela sensação de que era mais um terror psicológico do que um terror físico, e em ser terrorista da mente o autor é mestre.

Enfim, foi um bom livro para o feriado. Ainda não era o tipo de livro que estava esperando, mas foi suficiente para segurar as pontas até encontrar aquele terror que me prenda. Se você tem uma boa sugestão nesse sentido, passa lá no meu IG (@caroltelesbispo) e deixa sua indicação. Vou adorar!

Até a próxima, pessoal!

site: www.terradecarol.blogspot.com

Adriana1161 26/12/2017

Excelente!
O livro começa meio devagar, achei que seria meio sem graça, um tema um pouco ingênuo. Mas conforme a leitura foi avançando, a história foi ficando interessante, curiosa, muito boa!
Em alguns momentos lembra Amber House, em outros, Jane Eyre.
Recomendo!

Paula Maria 20/06/2017

Embate sombrio
Ok, nunca li “O Menino do Pijama Listrado”, ou seja, parece que, nesse mundo, só eu não havia lido nada de John Boyne. Rs! Mas então “A Casa Assombrada”, edição publicada pela Companhia das Letras, em 2015, caiu na minha mão, e eu não posso dar nada menos do que cinco estrelas.

Não é daqueles livros arrebatadores, que te fazem repensar a vida... Mas tem diálogos muito bem construídos, uma história que prende a atenção do início ao fim - prato cheio para quem gosta de contos de terror e de suspense - e uma narrativa deliciosa. Ou seja, basta!

Na trama, que se passa em 1867, Eliza Caine é uma moça de 21 anos que acaba de perder o pai. Sozinha e sem grana para se manter sozinha, ela se depara no jornal com um anuncio de um tal H.Bennet, que busca uma governanta para cuidar de duas crianças que moram em Gaudlin Hall, propriedade de Norfolk.

Mais do que depressa, Eliza larga o emprego de professora e segue em busca desse trabalho. Chegando lá, se depara com Isabella, uma menina adulta demais para seus 12 anos de idade, e Eustace, um garotinho fofo e ingênuo de apenas oito anos. Bom, o resto é puro mistério: quem é H.Bennet, onde estão os pais das crianças, quem são os outros funcionários da casa, porque as pessoas da vila evitam tudo que se refere à mansão... E, como se não bastasse o mistério, coisas assustadoras começam a acontecer.

EMBATES.

Bom, a fórmula do terror está ali e não poderia ser mais clichê: mansão misteriosa, funcionários monossilábicos, crianças com comportamentos estranhos e ventania plus “bateção” de portas e janelas.

Em contrapartida, Boyne consegue construir uma narrativa a partir de uma história banal cujo terror se torna progressivamente insano! E, o melhor: o autor dá conta de todos os porquês dos elementos apresentados no início da trama.

Como um presente, o capítulo 20, que inicia com um diálogo entre Eliza e o reverendo Deacons. De um lado ela, que questiona Deus, fé num respiro feminista. “A Bíblia foi escrita por homens”. De outro, o padre: “Receio que vá discordar de mim, mas creio que seria verídico dizer que sua sensibilidade, enquanto mulher...” Ou seja: vale cada palavra desse debate!

Em tempo, eu li na versão digital, mas tive contato com sua capa física e os arabescos em amarelo e a sensação de névoa que cobre as letras do título e do nome do autor fazem todo o sentido ao final da leitura. Recomendo a leitura com louvor!

site: http://paulamariaprado.wixsite.com/literature-blog-pt/single-post/2017/06/20/Opini%C3%A3o-A-Casa-Assombrada-de-John-Boyne

@lucassntn 04/05/2017

Ótimo
O lento desenvolvimento no início da história ajuda a construir o suspense, que dura até a última página do livro. A história é super envolvente e a protagonista é super carismática, entretanto a história não assusta tanto - além de previsível, é um pouco cliché e não muito original. No mais, achei a leitura super divertida.