Lendas Negras

Lendas Negras Júlio Emílio Braz

Resenhas - Lendas Negras

Vanessa 14/10/2020

“Sempre me ressenti como afro-descente da inexistência de livros que falassem sobre a África ou que contassem suas histórias. Sem procurar muito, até hoje é bem mais fácil encontrar livros com lendas europeias, vikings, celtas, russas, japonesas. Nada contra. O homem é a somatória de suas experiências e de tudo o que lê. Quanto maior e mais diversificada sua leitura, melhor. De qualquer forma, a máxima não se aplica às lendas, histórias e culturas africanas”.
É assim que o autor Júlio Emílio Braz começa sua obra, já me fazendo perceber que eu deveria ter o lido anos atrás, quando um professor indicou na ficha de leitura da escola, mas ainda bem que eu deixei o livro na minha estante e agora pude ler.
Como o título já sugere, o que o autor faz é adaptar lendas de países africanos, mostrando a sabedoria de diversos povos. É uma leitura bem rápida, de algumas horas, mas riquíssima e cheia de ilustrações que criam o clima das histórias.
Um excelente livro para o público infanto-juvenil: vocabulário simples, histórias curtas e com uma temática bem pouca explorada, mas essencial para o conhecimento da nossa própria cultura.

Tati- Leitora 13/06/2020

Livro de criança também é bom
Acho que o único defeito desse livro é que ele é muito curto. Ele conta várias história folclóricas de várias regiões da África, todas foram muito bem contadas e são extremamente divertidas. As ilustrações presentes no livro inteiro são bem simples e ao mesmo tempo lindas. Eu amei!

Luis Leitor 02/08/2010

Legal
Adorei ler sobre esse livro por que eu conheci mais sobre historias da Africa