Lendas Negras

Lendas Negras Júlio Emílio Braz

Resenhas - Lendas Negras

Luis Leitor 02/08/2010

Legal
Adorei ler sobre esse livro por que eu conheci mais sobre historias da Africa

Tati- Leitora 13/06/2020

Livro de criança também é bom
Acho que o único defeito desse livro é que ele é muito curto. Ele conta várias história folclóricas de várias regiões da África, todas foram muito bem contadas e são extremamente divertidas. As ilustrações presentes no livro inteiro são bem simples e ao mesmo tempo lindas. Eu amei!

Vanessa 14/10/2020

“Sempre me ressenti como afro-descente da inexistência de livros que falassem sobre a África ou que contassem suas histórias. Sem procurar muito, até hoje é bem mais fácil encontrar livros com lendas europeias, vikings, celtas, russas, japonesas. Nada contra. O homem é a somatória de suas experiências e de tudo o que lê. Quanto maior e mais diversificada sua leitura, melhor. De qualquer forma, a máxima não se aplica às lendas, histórias e culturas africanas”.
É assim que o autor Júlio Emílio Braz começa sua obra, já me fazendo perceber que eu deveria ter o lido anos atrás, quando um professor indicou na ficha de leitura da escola, mas ainda bem que eu deixei o livro na minha estante e agora pude ler.
Como o título já sugere, o que o autor faz é adaptar lendas de países africanos, mostrando a sabedoria de diversos povos. É uma leitura bem rápida, de algumas horas, mas riquíssima e cheia de ilustrações que criam o clima das histórias.
Um excelente livro para o público infanto-juvenil: vocabulário simples, histórias curtas e com uma temática bem pouca explorada, mas essencial para o conhecimento da nossa própria cultura.

Milla 26/01/2021

Sobre este livro...
É um livro bom, com leitura muito rápida e com bastante representatividade, como o título já diz "Lendas Negras", já dá para ter uma ideia sobre o que o livro se trata

Conan0 26/04/2021

Gostei
Esse é um infanto juvenil sobre lendas de origem africana. Achei bem legal por ser um tema pouco explorado, principalmente quando o público alvo são crianças/ pré-adolescentes.
Achei muito bom!
É um ótimo livro introdutório e a ilustração também é super legal!

Dani Ferraz 23/06/2021

"Lendas negras resgata essa herança esquecida ou premeditadamente ignorada..."
"Lendas negras resgata essa herança esquecida ou premeditadamente ignorada, apresentando-a a todos os dispostos a conhecer esse rico folclore e, quem sabe, despertar outros tantos a escrever mais sobre ele".

Este livro, escrito por Júlio Emílio Braz nos apresenta oito lendas africanas vindas de diversos países como Botsuana, Angola, Mali, Tanzânia, África do Sul e Nigéria. E como são gostosas de se ler!

O autor nos mostra em suas palavras que a África ainda é um mistério para muitos e são esses mistérios, o resgate das tradições culturais tão ricas em contextos, conteúdos e histórias que nos fazem mergulhar nas lendas apresentadas.

Em "Tsui’goob ou A batalha conta a morte" é impossível não sair lágrimas dos nossos olhos, assim como também saem do personagem. O ditado ou ensinamento/moral presente em "Quem perde o corpo é a língua", mais real impossível! Em "O homem-leão e o gado" e
"A menina e o barril" podemos notar o toque de magia, de encantamento que permeia algumas crenças. É possível identificar elementos tão inerentes ao comportamento humano, como por exemplo a persistente teimosia que nem sempre leva ao êxito em seu final nas lendas do "O demônio que engolia vidas", "Kigbo e os espíritos do mato" e "O homem que carrega a morte nas costas". E o que dizer da lenda "A viúva velha"? Os meios justificaram seu fim? Para ela a quem foi dado e tirado tudo mais de uma vez, estava claro que a felicidade não faria morada definitiva em seus dias...

Teimosia, encantamento, espíritos maus, espíritos protetores das florestas, a morte, povos zulu, chaga, mali, lendas, folclore, uma África rica, sábia, que comunga com a natureza as suas crenças e tradições e que nos é apresentada em uma linguagem fluida e cativante. Vale ressaltar que as ilustrações de Salmo Dansa representadas por misteriosas silhuetas se fundem na história de uma forma excepcional.

Antonio Maluco 24/07/2021

África
O livro conta histórias das lendas africanas e como elas surgiram no mundo e a gente só fala das outras lendas mundiais

Franciele 11/06/2022

Você se perde
As lendas não são massante, e possui um bom "moral da história" em cada lenda, o que faz com que você queira sempre ler a próxima logo.

MARTA CARVALHO 21/07/2022

Nosso povo é miscigenado e recebeu influência de várias etnias, mas a mais influente e que mais se expandiu é a mais desprezada. Em "Lendas Negras" há um resgate de alguns contos/lendas africanos ricos e cheios de significado e por muitos ignorados, afrodescendente ou não.
Os contos são curtos e de fácil compreensão e por isso deveriam ser passados aos mais jovens porque além do contato/conhecimento do folclore desse povo, há muitas lições ricas a serem aprendidas.
Uma leitura rápida e válida.

Ivan.Lucas 23/08/2022

Super
Achei a leitura bem interessante. Sinceramente, eu não dava nada para esse livro, mas cai do cavalo, pois ele me surpreendeu bastante. Gostei de conhecer um pouco mais da cultura africana. Só achei o livro muito muito corrido, mas vale a pena.

@litera2023 22/10/2022

Interessante!
Um livro cheio de cultura. Aqui o autor preocupou em passar para os leitores, as histórias africanas, mas além delas a cultura, o que a mídia não expõe.

Emily 18/12/2022

Ótima proposta
A proposta do livro é excelente e gostei muito, mas considerando que são contos foi escrito de forma complicada demais