Lendas Negras

Lendas Negras Júlio Emílio Braz

Resenhas - Lendas Negras

Geovanna328 07/10/2023

Lendas negras
O livro traz oito lendas africanas por um ponto de vista interessante e diferente daquilo que podemos imaginar. Foi o livro mais rápido que já li e não apostava nada mas valeu a pena.

Duda França 08/09/2023

Resumo do livro Lendas Negras
? Olá Guardião da Leitura, tudo bem? Estamos iniciando as leituras do mês de setembro e, pra começar, nada melhor do que um livro horripilante sobre o folclore africano.

? Em Lendas Negras, de Júlio Emílio Braz e Salmo Dansa, alguns contos assustadores são apresentados ao leitor, com ilustrações misteriosas, que se parecem com sombras.

? Desvende o folclore africano! A África tem uma infinidade de histórias místicas, e esse livro trás apenas algumas delas. Sabemos, infelizmente, que não é tão reconhecido, não vemos tantos livros sobre esse incrível tema, há quem acredite que nesse continente só existe pobreza, doenças e guerras, mas não, a África possui uma cultura riquíssima e deve ser admirada.

? Recomendo esse livro para os leitores que amam terror e horror, pra quem quer conhecer mais sobre o continente africano e até pro leitor que adora livros de mitologias.

? Já leu esse livro? Fale nos comentários!

Dearibeiro 09/07/2023

Da infância
Um dos muitos livros que a escola me apresentou.
Me lembro de ter gostado quando li. Uma nostalgia rever essa capa.

Anna Paixão 28/04/2023

Lendas Negras como o próprio nome já demonstra é um livro de lendas. Lendas que contam sobre o continente africano.
São ao todo oito lendas com origem em: Botsuana, Angola, Mali, Tanzânia, África do Sul, Nigéria e Quênia. Todas curtas e em algumas percebi um elemento em comum os espíritos do mato.

Luana 22/12/2022

Uma leitura boa. Livro curto, mas interessante. As histórias são envolventes e algumas sobre algumas lendas conhecidas.

Emily 18/12/2022

Ótima proposta
A proposta do livro é excelente e gostei muito, mas considerando que são contos foi escrito de forma complicada demais

@litera2023 22/10/2022

Interessante!
Um livro cheio de cultura. Aqui o autor preocupou em passar para os leitores, as histórias africanas, mas além delas a cultura, o que a mídia não expõe.

Ivan.Lucas 23/08/2022

Super
Achei a leitura bem interessante. Sinceramente, eu não dava nada para esse livro, mas cai do cavalo, pois ele me surpreendeu bastante. Gostei de conhecer um pouco mais da cultura africana. Só achei o livro muito muito corrido, mas vale a pena.

MARTA CARVALHO 21/07/2022

Nosso povo é miscigenado e recebeu influência de várias etnias, mas a mais influente e que mais se expandiu é a mais desprezada. Em "Lendas Negras" há um resgate de alguns contos/lendas africanos ricos e cheios de significado e por muitos ignorados, afrodescendente ou não.
Os contos são curtos e de fácil compreensão e por isso deveriam ser passados aos mais jovens porque além do contato/conhecimento do folclore desse povo, há muitas lições ricas a serem aprendidas.
Uma leitura rápida e válida.

Franciele 11/06/2022

Você se perde
As lendas não são massante, e possui um bom "moral da história" em cada lenda, o que faz com que você queira sempre ler a próxima logo.

Antonio Maluco 24/07/2021

África
O livro conta histórias das lendas africanas e como elas surgiram no mundo e a gente só fala das outras lendas mundiais

Dani Ferraz 23/06/2021

"Lendas negras resgata essa herança esquecida ou premeditadamente ignorada..."
"Lendas negras resgata essa herança esquecida ou premeditadamente ignorada, apresentando-a a todos os dispostos a conhecer esse rico folclore e, quem sabe, despertar outros tantos a escrever mais sobre ele".

Este livro, escrito por Júlio Emílio Braz nos apresenta oito lendas africanas vindas de diversos países como Botsuana, Angola, Mali, Tanzânia, África do Sul e Nigéria. E como são gostosas de se ler!

O autor nos mostra em suas palavras que a África ainda é um mistério para muitos e são esses mistérios, o resgate das tradições culturais tão ricas em contextos, conteúdos e histórias que nos fazem mergulhar nas lendas apresentadas.

Em "Tsui’goob ou A batalha conta a morte" é impossível não sair lágrimas dos nossos olhos, assim como também saem do personagem. O ditado ou ensinamento/moral presente em "Quem perde o corpo é a língua", mais real impossível! Em "O homem-leão e o gado" e
"A menina e o barril" podemos notar o toque de magia, de encantamento que permeia algumas crenças. É possível identificar elementos tão inerentes ao comportamento humano, como por exemplo a persistente teimosia que nem sempre leva ao êxito em seu final nas lendas do "O demônio que engolia vidas", "Kigbo e os espíritos do mato" e "O homem que carrega a morte nas costas". E o que dizer da lenda "A viúva velha"? Os meios justificaram seu fim? Para ela a quem foi dado e tirado tudo mais de uma vez, estava claro que a felicidade não faria morada definitiva em seus dias...

Teimosia, encantamento, espíritos maus, espíritos protetores das florestas, a morte, povos zulu, chaga, mali, lendas, folclore, uma África rica, sábia, que comunga com a natureza as suas crenças e tradições e que nos é apresentada em uma linguagem fluida e cativante. Vale ressaltar que as ilustrações de Salmo Dansa representadas por misteriosas silhuetas se fundem na história de uma forma excepcional.

Conan0 26/04/2021

Gostei
Esse é um infanto juvenil sobre lendas de origem africana. Achei bem legal por ser um tema pouco explorado, principalmente quando o público alvo são crianças/ pré-adolescentes.
Achei muito bom!
É um ótimo livro introdutório e a ilustração também é super legal!

Milla 26/01/2021

Sobre este livro...
É um livro bom, com leitura muito rápida e com bastante representatividade, como o título já diz "Lendas Negras", já dá para ter uma ideia sobre o que o livro se trata